Jogos Sagrados: Série da Netflix com barbas e bigodes de respeito!

Jogos Sagrados: Nova Série da Netflix com barbas e bigodes de respeito!

Se tem uma coisa que a Netflix tem feito nesses últimos anos é trazer material original de todos os lugares do mundo. E quando falo todos, é realmente todos! A sua mais recente adição ao catálogo de streaming vem da Índia, ou é bem inspirado nela. Trata-se de Jogos Sagrados, e não, não tem Bollywood aqui, caso você saiba do termo. Lá no final falamos um pouco melhor.

Jogos Sagrados é uma série que puxa vários elementos dos filmes e séries de ação americanos, e até um pouco do que já vimos nas produções brasileiras, e ambienta dentro da realidade indiana. A série teve uma repercussão tão grande por lá, que alguns políticos querem censurar algumas das cenas relacionadas a política do país. Mas isso é outro assunto.

O que importa aqui são as partes de porrada, e mais importante ainda as barbas. Os indianos são um dos povos que mais valorizam os pelos faciais, é parte de sua cultura. E isso tá bem retratado na série. Mas antes…

Do que se trata Jogos Sagrados?

A série Jogos Sagrados tem muitas referências da série Narcos

Seguindo a pegada de séries como “Narcos”, Jogos Sagrados é ambientada em Mumbai, na Índia, e conta a história do policial Sartaj Singh, que recebe um misterioso pedido para capturar um poderoso chefe do crime local, e como toda boa caçada, vem cheia de mistérios, ou como no bom português, o buraco é mais embaixo.

A menção a Narcos não é à toa. A Netflix não apenas se baseou no livro homônimo de 2006, do autor Vikram Chandra, como traz diversos paralelos a realidade política e da segurança do país. Apesar de ter causado aquela controvérsia na Índia, tem recebido boas críticas de público e mídia, e chamou atenção o bastante da empresa de Streaming que uma outra série já está em produção “Filhos da Meia-Noite”.

Os barbudos e bigodudos de Jogos Sagrados

Uma série indiana não poderia faltar personagens badass de bigode ou barba. É um lugar que valoriza bastante seus representantes barbudos, e na série isso fica até bem evidente em seus visuais. Vejamos alguns deles para uma boa inspiração.

Sartaj Singh

Sartaj é o Jogos Sagrados, e é um sujeito badass

O protagonista da série não poderia deixar de ser esses policiais impetuosos, teimosos e com sangue de ferro comum dos heróis de ação. E não deixa de ser foda ver um cara com uma barba bem aparada e turbante, o que é um tanto incomum até para os astros de filmes do tipo.

O visual bem feito também combina bem com a conduta do policial, sempre na linha até quando deixa a polícia devido ao caso investigado. E fica tranquilo que isso não é um spoiler pesado.

Ganesh Gaitonde

Ganesh é o principal vilão de Jogos Sagrados

Esses nomes são muito maneiros… Lembram um pouco filmes dos anos 80 e 90, para dar aquela imponência logo de cara. Ganesh Gaitonde não é diferente, e como um bom vilão, também não deixa de ter um visual bem cuidado, com aquele bigodinho lápis que realça ainda mais os traços de vilão. Referência ao Escobar? Vai saber, mas o fato é que Ganesh é um vilão daqueles cerebrais, que sabe usar o traquejo social como uma arma.

Já sabe, não é jovem? Não precisa combinar a personalidade insana do vilão de Jogos Sagrados, mas o bigode, seja o lápis ou aquele mais cheio, não deixa de ser uma boa pedida até para dar mais destaque ao rosto. Só não exploda a cidade onde mora, sério mesmo.

Deepak “Bunty” Shinde

Bunty é um dos vilões mais perigosos de Jogos Sagrados

É membro da gangue de Ganesh, na verdade é um de seus carrascos mais perigosos. E como não poderia deixar de ser, ele também porta um bigode ostentoso, para mostrar o poder de sua gangue, e a própria influência sobre ela. Enquanto o estilo lápis de Ganesh intimida pela inteligência ardilosa, o estilo mais cheio de Bunty, quase um morsa, intimida pela brutalidade.

E assim pode ser com os visuais, jovem. Um bigode desse tipo é mais pesado e de destaque quando trabalhado dessa forma, pensando na presença que vai causar. Você pode até partir para um lado mais bruto como o de Bunty, só não esqueça da simpatia. Te garanto que isso vai quebrar bonito os que olharem de cara. Ou dar aquela assustada, o que é legal também.

Bollywood?

Jogos Sagrados não tem nada de Bollywood, muito pelo contrário

Não, não falamos de sacanagem se foi isso que pensou quando comentamos sobre Bollywood lá em cima. Eles realmente têm uma indústria de cinema inspirada na hollywood, com uma produção tão descomunal de filmes como em sua contraparte americana.

Só que tem dois detalhes aí: o primeiro é que o nome em si é uma combinação de Hollywood e Bombaim, o antigo nome da cidade de Mumbai. E o segundo é que esse nome se dá apenas a produção desta cidade, não o resumo de toda indústria indiana.

Outro fator relacionado ao cinema indiano são os temas um pouco “exagerados”, para dizer um mínimo. Seus filmes de ação são tão escrachados que acabam virando mais uma comédia, seus dramas são intensos que os mexicanos ficariam mordidos, e não, não tem filmes de terror. Não que a gente saiba.

Mas isso foi mais no passado. Jogos Sagrados veio para mostrar que há sim uma qualidade sem igual no cinema indiano, com boas atuações e um roteiro bem construído. E existem outras boas pérolas dentro e fora de Bollywood que valem a pena conhecer. Se os barbudos e bigodudos da série lhe inspiram, contamos mais sobre em uma outra oportunidade. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *