Os barbudos do esporte que marcam nosso tempo

ames hardem mito da nba

Por serem estrelas mundiais e ídolos de milhões de pessoas, os principais esportistas do mundo são extremamente influentes e contam com voz ativa na sociedade. Isso também, claro, se estende para o lado da moda.

James Hardem
Photo by Game Face

Esportistas como James Harden, Lionel Messi e Fernando Alonso são alguns dos principais influenciadores no que diz respeito à barba masculina. Esse trio, que dita moda e tem a barba como uma de suas marcas registradas, exemplificam como o visual pode ser tão forte e representativo como seus respectivos desempenhos no esporte.

Com foco nos barbudos que marcam nosso tempo, separamos alguns dos mais famosos e com barbas marcantes no esporte.

James Harden

Quando o assunto é jogador barbudo, talvez não há nenhuma referência maior do que James Harden. O atleta do Houston Rockets tem a barba mais imponente da NBA e isso não é fácil em uma liga com Nikola Mirotic, Robin Lopez, LeBron James e tantos outros que também contam com barbas notórias.

O curioso é que Harden não tinha essa barba marcante quando jogava basquete universitário. Além disso, em seu primeiro ano de NBA, o jogador também não adotava esse estilo. O ala-armador demorou um pouco para assumir de vez o visual quase “Papai Noel”.

James Hardem
Photo by Tim Shelby 

Além do estilo marcante, a barba virou um negócio para Harden. Em 2018, a revista Forbes fez um artigo destacando que o jogador não conseguiria os mesmos US$ 18 milhões em patrocínio só no último ano se não fosse por sua barba.

Várias campanhas publicitárias de Harden, como a realizada para a marca de doce Trolli, foram feitas com o foco na barba do jogador.

Pau Gasol

Um dos grandes pivôs do basquete moderno, Pau Gasol ainda está em atividade, apesar de não estar mais no auge da carreira. O espanhol se destacou por várias temporadas com o Los Angeles Lakers e atualmente veste a camisa do Milwaukee Bucks.

Pau Gasol
Photo by Howcheng

Com um visual bem maduro, o espanhol tem barba cheia há mais de uma década. Quando ainda jogava no Memphis Grizzlies, o jogador chegou a ter uma barba de grande volume que marcou época.

Hoje, já veterano e perto de completar 39 anos, Gasol assumiu a barba branca. A maioria dos pelos faciais do jogador já atingiram essa tonalidade por conta da idade e ele não quer saber de pintar.

Igor Kurganov

O poker é um esporte da mente em que o competidor ganha através de suas habilidades e estratégias. Parte disso também passa por confundir os oponentes em certos momentos, como um blefe desconcertante ou algo do tipo. Portanto, na missão de enganar o rival, muitas vezes o visual é importante. Tudo tem um propósito e por isso que muitos competidores utilizam óculos exóticos, roupas chamativas ou acessórios brilhantes.

A barba se encaixa nesse propósito de chamar atenção do oponente para detalhes visuais que podem desconcentrá-lo. Nesse ramo, poucos barbudos se destacam mais do que o russo Igor Kurganov. Um dos competidores mais bem-sucedidos de todos os tempos, ele tem um estilo “good vibes” que é representado nas mesas de poker de maneira bem relaxada e descontraída.

Igor Kurganov
Photo by World Poker Tour

Amplamente reconhecido como uma das barbas mais imponentes do poker, é provável que o russo não se desfaça desse “acessório” tão cedo.

Fernando Alonso

Com um estilo espanhol charmoso, a barba de Fernando Alonso fez parte de seu amadurecimento como adulto. Em 2005, quando o piloto conquistou o seu primeiro título da Fórmula 1 com apenas 24 anos, ele não tinha praticamente nenhum pelo na cara.

O mesmo aconteceu em 2006, quando o espanhol se tornou um dos bicampeões mais jovens de todos os tempos. Já em 2009, quando se aproximava dos 30 anos, o piloto resolveu assumir uma barba completa e nunca mais largou dela.

Fernando Alonso
Photo by Ben Sutherland

Apesar de nunca ter chegado a um estágio do tamanho de Kurganov ou Harden, a barba de Alonso tem o seu próprio estilo. Sempre aparada e certinha, o espanhol consegue mantê-la perfeitamente simétrica.

Lionel Messi

Assim como Alonso, adotar a barba foi um processo de amadurecimento para Messi. Um dos maiores jogadores de todos os tempos, quando o argentino começou no time principal do Barcelona ele tinha uma feição bem marcante de garoto que permaneceu por muitos anos.

Se hoje Messi tem uma das barbas mais imponentes do futebol, a realidade era bem diferente em suas primeiras temporadas. É o que diz Ariel Bermudez, dono de um salão de beleza de Barcelona que cuida do visual do jogador. “Por causa de um contrato publicitário com uma marca de lâminas de barbear, ele não podia ter. Mas agora ele está usando e ficou feliz com o resultado”, disse Bermudez em 2016.

Lionel Messi
Photo by Кирилл Венедиктов

Com uma barba completa, Messi chegou a descolori-la um pouco quando ficou com o cabelo loiro. No entanto, o tom ruivo nos pelos faciais é natural para o jogador. “As pessoas estranharam a cor ruiva da barba. Mas é o normal dele, não é tonalizante”, completa Bermudez.

Alisson Becker

Um dos destaques da última Champions League, o brasileiro Alisson Becker também chama atenção pela sua barba completa.

Alisson Becker
Photo by Oleg Bkhambri (Voltmetro)

Desde quando estava no Internacional, nos primeiros anos de carreira, o goleiro já tinha uma barba de respeito. Quando foi para Europa, jogar na Roma, Alisson deixou tudo ainda maior e o estilo permaneceu debaixo das traves do Liverpool.

Outras barbas memoráveis

Claro que é impossível mencionar todos os jogadores barbudos que marcam nosso tempo, mas há alguns outros que precisam ser citados na parte de “menção honrosa”. Um deles é o atleta de vôlei Lucão, meio-de-rede medalhista olímpico que tem uma barba de tanto respeito que é apelidado de “Pau Gasol brasileiro”.

Outro esportista que também se destaca nesse quesito é o italiano Daniele De Rossi. Ex-meio campista da Roma e que jogou no time principal da equipe da capital por 18 anos, há muito tempo ele utiliza sua barba completa com tom loiro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *