Porque a barba e a carreira de Jared Leto são de respeito!? Confira!

Jared Leto

Poucos artistas até hoje conseguiram se consagrar em mais de uma área com a mesma excelência. Quer dizer, até tem músicos que são quadrinistas, quadrinistas que se tornam roteiristas de cinema, diretores que também são atores, e tantos outros casos…

Mas são poucos que se destacam bem em tantas áreas como o Jared Leto. E sim, ter uma barba sinistra como a dele é um dos motivos.

Há muitos anos atrás, quase uns 20, o ator americano era só mais um entre os vários caras lisas que estrelavam comédias românticas chatas e repetitivas como tantas outras. Até que um belo dia ele resolveu deixar a barba crescer, e assim como a qualidade de seus trabalhos começou a aumentar, seus campos artísticos também.

Vamos acompanhar um pouco dessa trajetória do ponto de vista de um barbudo de respeito.

A Vida antes da Barba

Jared Leto teve um papel quase escondido em Clube da Luta

Pode não parecer, mas Jared Leto já é um homem acima dos quarenta, tendo se formado lá em 1992 na faculdade de artes de Nova Iorque. O intuito inicial era ser pintor, até seguir de vez na carreira de ator. O começo foi tímido como tantos outros atores recém-formados, com papéis secundários aqui e ali até ganhar mais oportunidades.

A carreira no cinema começou em 1995, no filme “Colcha de Retalhos”, seguindo por outros papéis similares até seu grande boom no cinema em 2000, com o pesado “Réquiem para um Sonho”. Mas é curioso que tanto neste, como em alguns dos outros longas que participou nesse período, a cara lisa ainda era bem frequente.

Ah, uma curiosidade: talvez você não tenha percebido, mas ele faz uma ponta em “Clube da Luta”, em 1999, naquele discurso de Tyler Durden em que fala sobre desejarmos o sonho de ser um “superstar”. Na época sua carreira musical ainda estava longe de sobressair, e de certa forma a carinha lisa seria bem moldada ali. No caso específico do filme, de porrada mesmo…

O Senhor das Barbas

Jared Leto começou a apostar na barba desde o modelo por fazer até os vários tipos de bigodes

É um exercício interessante analisar a carreira cinematográfica de um ator pela barba. No caso de Jared Leto, começamos a ter uma percepção disso em 2005, no incrível “O Senhor das Armas”, em que faz o papel do irmão do protagonista interpretado pelo extremo Nicolas Cage. Entendedores entenderão.

Ali, a barba rala e por fazer combinavam com o estilo meio quebrado de vida do personagem, e com o passar do anos, seu volume só passou a aumentar cada vez mais. Podemos pular seu inesperado papel em “Capítulo 27”, em que a barba não existe, e pegar uns exemplos bem bacanas.

Em “Prefontaine – Um Nome Sem Limites”, em que o bigode vai se apresentando pouco a pouco. Ainda nos bigodes, outro ótimo exemplo é o lápis bem feito em “Os Fugitivos”, que faz jus aqueles caras da máfia casca-grossas. E só pra fechar os bigodes, “Clube de Compras Dallas”, o estilo um pouco mais cheio não lhe rendeu apenas mais identidade, como o Óscar.

Em 2012, começamos a ter exemplos mais diretos e expressivos da barba de Jared Leto. Em “Artifact”, o visual estava mais presente na linha do maxilar, em uma crescente que se relaciona com sua carreira musical que vamos falar a seguir. O ápice foi em 2017, com “Blade Runner: 2046”, em que assumiu a barba cheia por completo, que já se alinhava a outros de seus trabalhos.

E fica tranquilo que não vamos falar do Esquadrão Suicida aqui. Sabemos que nem você, nem a maior parte do público, gostaram dele como Coringa mesmo que ele fosse um cara até bem confortável com o papel. Paciência.

Jared Leto e o 30 Seconds to Mars

Jared Leto investiu forte na barba com o passar dos anos

Como falamos lá em cima, é difícil bons artistas terem carreiras bem consolidadas em mais de uma área. Digo com o mesmo nível de fama e respeito. No caso do Jared Leto, o cara sempre conciliou bem os dois lados, sem nunca se dedicar mais do que o necessário. Com o 30 Seconds to Mars, a carreira começou em 2002, ainda com a cara lisa.

Talvez você torça o nariz para o momento em que a banda surgiu. Sua fama começou a surgiu em meados de 2005, época em que o rock ganhava tons dramáticos e um tanto exagerados com o Emorock. Felizmente, sua fama e qualidade musical foi além do período, e até hoje eles continuam muito bem ativos.

Claro, Jared Leto, no período em que saiu em turnê com a banda, não deixou de aderir ao estilo do momento, o que é respeitável, embora seja controverso. Enfim, deixando os julgamentos de lado, o fato é que a barba do vocalista o acompanhou da mesma forma que na carreira cinematográfica, e no último Rock in Rio, o pessoal viu a combinação de um visual bem cuidado com boa música.

A barba moldável

Jared Leto é bem conhecido por seus vários estilos de barba

Jared Leto é um bom exemplo de caras que, mesmo com uma cara lisa e sendo melhor lembrado por isso, podem ficar muito estilosos e até bem versáteis quando deixam a barba crescer. É só reparar nas imagens mesmo: de uma barba por fazer simples, até bigodes e barbas cheias bem desenhadas, tá aí um sujeito que entende a importância delas.

Mas isso só é possível quando se dá o devido respeito e cuidado com o visual, jovem. O uso correto de produtos para a barba, além de combinar a barba adequadamente com os tipos de rosto, são os segredos para atingir essa excelência, então invista bem. Até a próxima!


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *