Parabenos, petrolatos e sulfatos: Mocinhos ou vilões?

Parabenos, petrolatos e sulfatos: Mocinhos ou vilões?
4.2/5 - (4350 votes)

Certa vez, quando falamos sobre óleos minerais para a barba, constatamos que, apesar de terem os seus benefícios, eles poderiam ser uma escolha não muito saudável para a barba. Mas existem outros compostos bem pertinentes nos quais os barbudos precisam ficar conscientes. Tratam-se dos parabenos, petrolatos e sulfatos.

Estes três componentes são comuns mais em produtos para o cabelo, mas encontram seu espaço entre os produtos para barba também. Embora a fama aqui no Brasil seja mais de produtos com base em composições naturais, também é bem conhecido que eles adicionam muito mais economia, tanto para os compradores como para os fabricantes.

Mas o quão válidos são os parabenos, os petrolatos e os sulfatos? É o que vamos observar aqui. E aqui fica uma lição valiosa: não vamos te assustar com as opções, viu. A ideia é que você escolha qualquer produto para a barba com consciência e tranquilidade. Afinal, mesmo os componentes naturais podem não cair bem com um ou outro barbudo. O importante é escolher com precisão.

Parabenos, Petrolatos e Sulfatos. O que significa cada um?

Entenda como os Parabenos, Petrolatos e Sulfatos funcionam na barba

Como dissemos antes, essas substâncias têm origem mineral, o que na prática significa que elas não são produzidas na natureza, e sim manufaturadas e com base em outros produtos sintéticos. Na maioria das vezes são eles os responsáveis pelos produtos “baratinhos”, fáceis de achar e adquirir. Mas que tem aquela qualidade… Meio estranha.

Vejamos em detalhes como cada um deles se comportam em nossos pelos faciais, e como eles costumam se apresentar. Assim vai ficar mais fácil para você reconhecer os elementos nos produtos para barba.

Parabenos

Os Parabenos, Petrolatos e Sulfatos causam efeitos diversos na barba

São conservantes sintéticos, produzidos em laboratório. São um dos mais conhecidos dentro da indústria de cosméticos, e servem mais para aumentar a durabilidade dos produtos do que oferecer algum benefício direto aos seus usuários.

Outra função muito comum dos parabenos é a proteção do cosmético contra contaminações por micro-organismos. Nesse ponto, ele é muito útil tanto para os barbudos que se cuidam em casa, como aos barbeiros, para evitar possíveis riscos de contrair alguma doença pelo couro cabeludo ou pela barba mesmo.

Contudo, não podemos descartar os riscos que conservantes sintéticos possuem. No caso dos parabenos, eles podem levar o usuário a crises alérgicas e envelhecimento precoce da pele. O que para o caso das barbas, é bem problemático.

Segue adiante alguns exemplos de componentes que levam parabenos.

    • Metil Parabeno
    • Propil Parabeno
    • Etil Parabeno
    • Isobutyil Parabeno

Petrolatos

Entre os Parabenos, Petrolatos e Sulfatos , os petrolatos são os mais usados

Nós já vimos os petrolatos por aqui, na forma dos óleos minerais. Sua base é o petróleo, sendo basicamente o responsável por dar a consistência em produtos estéticos, a custos mais módicos do que óleos vegetais e essenciais.

Entre os petrolatos que mais se destacam nos meios cosméticos, seja masculino ou feminino, são a vaselina, a parafina, além dos já mencionados óleos minerais. Além de cosméticos, eles se encontram na composição de alguns medicamentos.

O principal problema que eles podem causar a barba, é o fato deles não serem solúveis. Na prática, significa que você vai ter um belo trabalho para retirar produtos como a cera para bigode feita a base de petrolato do rosto, bem como alguns óleos para barba. À longo prazo, essa falta de cuidado gera ressecamento na barba.

Vejamos alguns exemplos de composições que levam petrolatos.

    • Petrolatum Petrolato
    • Paraffinum Liquidium
    • Óleo Mineral
    • Isopafrin
    • Dodeceno

Sulfatos

Dos Parabenos, Petrolatos e Sulfatos, os sulfatos possuem as maiores variações

Produtos que possuem sulfatos tem sua base feita em sódio. Na teoria, eles são ótimos para manter a validade dos produtos por longos períodos e até ambientes, o que facilita para os barbudos procurarem opções durante viagens, com opções mais baratas.

Na prática, o uso a longo prazo pode causar o entupimento dos bulbos capilares, tornando os pelos faciais mais ressecados, ásperos e com dificuldade para crescer. Em outras palavras, a chance de desenvolver problemas como caspas, ou mesmo a barba falhada, podem surgir sem que perceba.

Aqui vão alguns exemplos de substâncias que se enquadram na categoria de sulfatos.

    • Sodium Laureth Sulfate
    • Sulfato de Minoxidil
    • Lauril sulfato de sódio

Um dos poucos que entram em exceção nesse ponto, ao menos quanto a um uso equilibrado, é o minoxidil. Por ser a base de medicamentos, e por consequência ter o seu tratamento direcionado por prescrição médica, ele não causa malefícios diretos, uma vez que os usuários sigam as instruções a risca.

Então, vilões ou mocinhos?

Os Parabenos, Petrolatos e Sulfatos fazem mal a barba ou não?

Por tudo que falamos, seria meio estranho dizer que os parabenos, petrolatos e sulfatos são os mocinhos, não é? Bem, jogando limpo com todos vocês, de fato, esses produtos de origem mineral e sintética possuem muito mais riscos e malefícios do que benefícios.

Colocando as cartas na mesa, dá só uma olhada no comparativo a seguir.

Benefícios

    • Mais acessível em preços
    • Variedade relativamente grande
    • Facilidade para encontrar opções em todos os lugares

Malefícios

    • À longo prazo, causa danos a barba
    • Causam riscos à saúde como um todo
    • Dificultam o tratamento com outros produtos naturais.

Sim, parece equilibrado, certo? Mas vamos considerar aqui o custo-benefício. Quem acompanha o blog da Beard com frequência sabe que a forma de utilizar os produtos para barba conta bastante tanto no desempenho dos resultados, como no custo para mantê-los.

Se você o faz de forma focada e com o uso mínimo, dificilmente vai arranjar problemas nas suas finanças. E é aqui que você deve considerar a constância por produtos com base em parabenos, petrolatos e sulfatos, e os com base em produtos mais naturais.

Organizar seus recursos, assim como considerar a necessidade de cada item, vão te ajudar a escolher esses itens com mais precisão. Então não caia nesse papo do povão de que itens com parabenos, petrolatos e sulfatos são melhores por serem mais baratos. Lembre-se que o barato sai caro. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *