Uma das atividades mais saudáveis e divertidas de se fazer é ser um ciclista. Ela movimenta o corpo em vários pontos, permite percorrer enormes distâncias, e pode ser um programa interessante para os barbudos e barbudetes que curtam algo a dois, ao ar livre.

Para quem deseja levar esses passeios um pouco mais a sério, ser um ciclista também implica em vários cuidados, inclusive com a barba e o cabelo. Sim, jovem, você pode combinar os pelos faciais com as duas rodas da bicicleta. E claro, vamos mostrar as melhores dicas para os barbudos ciclistas aproveitarem o momento de forma propícia.

Quais os melhores Benefícios em ser um Ciclista?

O ciclista tem vários benefícios diários com sua prática

De forma geral, o ciclismo é uma atividade parecida com a natação quando se trata de benefícios ao corpo. Os movimentos favorecem a musculatura como um todo, a circulação e a respiração, e se feitas dentro de um período de tempo bem demarcado diariamente, as diferenças são sentidas com muito mais rapidez em comparação a exercícios na mesma categoria, como a corrida, por exemplo.

Em resumo, andar de bicicleta com frequência oferece os seguintes benefícios.

  • Músculos mais Fortes: é um dos benefícios mais evidentes ao andar de bicicleta. E apesar das pernas serem as principais beneficiárias das pedaladas constantes, todo o corpo se fortalece. Os braços e costas, por exemplo, se fortalecem com o equilíbrio na bicicleta. E mesmo os ossos ganham mais resistência, principalmente quando se pratica desde criança. Na verdade, a bicicleta consegue ser um bom exercício inicial justamente por fortalecer os músculos sem causar impactos maiores a tornozelos, canelas e quadril.
  • Aumenta sua Stamina: por ser uma atividade aeróbica,  o uso das bicicletas como atividades físicas aumenta sua energia e fôlego de uma forma ainda maior que uma corrida. Além da resistência e do impulso feito pelas pedaladas, as distâncias percorridas são ainda maiores. Isso é ótimo para várias atividades, se você me entendeu bem
  • Ajuda a Diminuir o Estresse: assim como várias atividades físicas, pedalar ajuda a acabar com o estresse diário do barbudo. E traçar rotas específicas, passando pelos pontos mais chamativos da região, pode ser uma boa terapia contra a depressão também.
  • Diminui o Impacto Ambiental: este não é exatamente um benefício para os barbudos, mas para todo mundo. Andar de bicicleta é um dos meios mais saudáveis e ecologicamente amigáveis de transporte. Só para você ter uma ideia, jovem, 10 Km diários de bicicleta diminui em até 1,3 toneladas de gases de efeito estufa. Imagine o quanto o planeta pode ser poupado.
  • Combate a artrite e a perda de peso: por trabalhar a musculatura e a estrutura óssea do corpo, o ciclismo é uma boa forma de combater ou prevenir doenças como a artrite e a tendinite. E com toda certeza, é uma forma excelente para diminuir o peso.

Dicas para o Barbudo Ciclista

Um Ciclista barbudo tem tantas outras vantagens além de um ciclista normal

Você já sabe dos benefícios, mas e a barba? E o cabelo? Eles não podem ficar de fora, mesmo que digam sobre os pelos faciais serem uma forma de prejudicar o desempenho nas bikes por conta do atrito com o ar… Saiba que isso é uma escolha reservada apenas aos profissionais e atletas. Se você não é desse rolê, pode curtir tranquilamente sua bicicleta com a barba.

Para deixar as pedaladas ainda melhores, aqui vão umas boas dicas para cuidar do seu visual enquanto aproveita as brisas promovidas pela bicicleta.

  • Guarde um pano limpo e óleo para barba durante as pedaladas mais longas: assim como qualquer atividade que envolva movimentação constante do corpo, pedalar pode deixar o rosto bem suado, e suor pode prejudicar um bocado a sua barba. Tenha sempre um pano para secá-la, e quando bem higienizada, passar um óleo para barba, caso pedale longas distâncias.
  • Não se esqueça dos equipamentos de segurança: essencial para o passeio mais básico até as longas pedaladas. Se você não curtir usar tudo, tenha pelo menos um capacete, que realmente vai salvar a sua vida em alguns lugares.
  • Água ajuda a qualquer hora: água aqui não vai apenas matar sua sede. Ela ajuda a limpar o rosto, e mais importante a barba, além de refrescar depois de uma pedalada. Não deixe de instalar um suporte adequado na sua magrela.

As Campanhas que incentivam o Ciclismo

Mais legal do que ser um Ciclista, é ter grupos para compartilhar seus gostos

O ciclismo, seja como uma atividade recreativa ou levado a sério em suas várias categorias – como mountain bike e ciclismo de rua -, é importante o bastante para existir diversos movimentos que incentivam as práticas de ciclismo no lugar de meios mais “preguiçosos” ou destrutivos.

Vamos ver alguns nos quais você pode se inspirar para colocar a “magrela” em ação.

Amigos de Bike

Os Amigos de Bike vieram diretamente da Bahia. O grupo é bem divertido, e promove diversas atividades de bicicleta em grupo por lá, com foco principalmente nas bikes como meios de transporte e de turismo. Para os barbudos baianos que buscam um meio legal de aproveitar o seu local, é uma boa ideia procurar por eles.

Ciclocidade

É uma associação de ciclistas vindas de São Paulo. De todos os grupos que você vai encontrar por aí, é um dos mais mais ativos principalmente na adoção das bikes na capital paulista, bem conhecida não apenas pelo trânsito caótico, mas pela falta de ciclovias adequadas, e a falta de educação dos motoristas com o pessoal de bicicleta também.

Night Bikers Club Brasil

Sabe os moto clubes, que se reúnem a noite e aproveitam bem a vida em grupo tendo como algo em comum as motos clássicas e bem tunadas? Pois então, os Night Bikers Club seguem a mesma ideia, mas tendo as bicicletas como referência. O legal aqui é que eles possuem vários pontos espalhados pelo Brasil e pelos Estados Unidos, vale à pena dar uma conferida.

Ser um barbudo de bicicleta vale muito a pena, jovem. E mais do que isso, fazer outras atividades físicas também, principalmente se você considerar que elas ajudam a manter o corpo ativo e a barba em seu melhor estado. Não deixe de investir na sua saúde, e seja um bom ciclista. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh