Vingadores: a Guerra Infinita – Para onde a Marvel está indo!

4.5/5 - (3352 votes)

Já tem um tempinho que rolou a San Diego Comic Con, e costuma ser por lá que as primeiras novidades do cinema nerd são lançadas. Difícil um fã de quadrinhos e das adaptações cinematográficas de seus heróis para os cinemas não ficarem com aquela ponta de ansiedade quando as notícias mais esperadas dos seus filmes favoritos são reveladas. Não foi diferente esse ano com a primeira olhada na Guerra Infinita, o terceiro filme dos Vingadores previsto para 2018.

Para quem já acompanha os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel nos últimos anos, já sabe que esse plano megalomaníaco da empresa do grupo Disney vem sido construída aos poucos, sempre com aquela expectativa aumentando a cada filme.

Por um lado, tem quem critique o fato dos espectadores terem que acompanhar todos os filmes da Marvel para entender o que está acontecendo (e bem, essa é a ideia deles mesmo). Por outro, ter esse sentimento de que tudo vai convergir em uma grande história é meio o que os quadrinhos de super-heróis são há pelo menos uns 50 anos – e não tem melhor forma de honrar isso do que interligando seus filmes.

Mas chega de enrolar, jovem. Para quem pegou o bonde andando e quer ficar esperto quanto ao que significa esse hype crescente com a Guerra Infinita, preparamos um guia simples e direto. E claro, sem deixar o nosso lado barbudo de lado.

As Origens da Guerra Infinita: Thanos

Thanos é o responsável por começar a Guerra Infinita

Antes de falarmos deste esperado filme da Marvel, primeiro precisamos explicar quem é o vilão central da trama: Thanos, encarnado nos cinemas por Josh Brolin. Thanos é um dos vilões mais poderosos e mais perigosos do Universo Marvel nos quadrinhos. Nascido em Titã, um Satélite de Saturno, ele desde sempre teve sua sede de poder e conquista insaciável.

Ele, junto ao pai Kronos, criou nada menos do que Drax, aquele dos Guardiões da Galáxia na primeira versão do heróis nos quadrinhos. Mas sua característica mais marcante é a paixão sem precedentes pela Morte. no Universo Marvel, a Morte é uma entidade feminina, envolta em mistério e melancolia. E inclusive tem um arco bem curioso com o Deadpool, mas isso fica para falarmos em outra oportunidade.

Essa paixão pela Morte fez com que Thanos entrasse em conflito com praticamente todo o Universo Marvel. Sempre em conflito com outros povos e raças, o vilão dizimou planetas inteiros para mostrar o seu poder. É em um desses massacres que ele adota Gamora como sua filha adotiva.

Em uma das sagas que inspira praticamente todo esse primeiro grande arco dos cinemas, o Titã Louco, como é conhecido, decide que vai “equilibrar” o Universo junto com a Morte através das Joias do Infinito, gemas que teriam vindo dos restos da criatura que originou o Universo.

A grande paixão de Thanos, que dá início a Guerra Infinita, é literalmente a Morte

Nos quadrinhos, elas pertenciam aos Anciãos, a raça mais antiga do Universo, e Thanos derrota todos eles. Para canalizar o poder das joias, ele cria a Manopla do Infinito, e assim ele causa um dos arcos mais épicos dentro da Casa das Ideias, o Desafio Infinito. Recomendo para quem curte ir a fundo nas referências.

O que são as joias do infinito?

A Guerra Infinita acontece por conta delas, das joias do infinito

De forma simples e direta, as joias do infinito tem o poder de alterar tudo ao seu redor de acordo com suas propriedades. Vejamos quais são seus poderes, baseados em suas aparições no cinema:

Joia do Espaço – Poder de estar em qualquer ou em lugar algum, ao mesmo tempo. Apareceu na forma do Tesseract no primeiro filme do Capitão América, e Os Vingadores.

Joia da Mente – Altera os pensamentos, sonhos e qualquer vontade de qualquer ser pensante no cosmos. Atualmente é o que dá vida ao personagem Visão.

Joia da Realidade – Permite dar vida a qualquer coisa. Apareceu pela primeira vez como o Éter em Thor: o Mundo Sombrio, e está sob posse do Coleciobnador, de Guardiões da Galáxia.

Na Guerra Infinita, as joias do infinito tem um papel fundamental

Joia do Poder – Oferece o poder de moldar toda a existência. Foi a primeira gema a aparecer em sua forma original, em Guardiões da Galáxia.

Joia do Tempo – Dá a capacidade manipular o tempo. Apareceu dentro do Olho de Agamento em Doutor Estranho.

Joia da Alma – Permite controlar as almas dos vivos e dos mortos. Ainda não apareceu nos cinemas.

A Guerra Infinita no MCU

O começo da Guerra Infinita nos cinemas foi em Os Vingadores, com a trama de Loki atrás das gemas

Se você não se preocupou em acompanhar esses detalhes quanto a Guerra Infinita nos cinemas, aqui vai um breve resumo da história e em quais filmes as gemas apareceram, para você (re)assistir já ciente do que está por vir.

Em Os Vingadores, temos tanto a aparição direta das joias do infinito, como uma rápida aparição de Thanos e seu interesse nelas. O tesseract, que todos achavam ser o Cubo Cósmico (outro artefato importante do universo marvel), na verdade guardava a Joia do Espaço, que após os eventos do primeiro filme, ficaram sob os cuidados de Heimdall, em Asgard.

Para invadir a terra, Loki usou a gema da Mente, que estava dentro do cetro que recebeu do assecla de Thanos. O cetro acabou nas mãos da Hidra, sendo recuperado pelos Vingadores, e posteriormente utilizado para dar vida a Visão.

Em Guardiões da Galáxia, vimos não uma, mas duas gemas. Toda a trama do filme gira em torno da Gema do Poder, que felizmente acaba sob custódia da Tropa Nova, e por pouco não ficou sob domínio de Ronan, o Acusador. É aqui que também temos a explicação das joias pelo Colecionador: criadas pelas Entidades Cósmicas, as Joias representam as singularidades do universo, e aquelas que a possuírem se tornam oniscientes e onipresentes.

Em Guardiões da Galáxia, temos um vislumbre real do que é a Guerra Infinita

Thanos sabe tão bem disso que criou a Manopla do Infinito e está atrás de todas elas, como ficou provado tanto em Guardiões da Galáxia e Vingadores: a Era de Ultron. Em Doutor Estranho, descobrimos que a Joia do Tempo, que foi criada pelo Mago Supremo como sua tarefa inicial, sabendo do poder imensurável das joias.

O paradeiro da última gema, a da Alma, ainda é desconhecido. Contudo, com os próximos lançamentos (Thor: Ragnarok, Pantera Negra, entre outros), logo logo saberemos a quem Thanos irá procurar para concluir seus planos…

Curtindo os Super-Heróis sem exageros

Está pronto para a Guerra Infinita?

Como deu para ver, não é necessário que os barbudos precisem assistir todos os filmes do Universo Cinematográfico Marvel para entender a trama da vindoura Guerra Infinita. É possível curtir os seus filmes favoritos numa boa, e ainda entrar no hype da provavelmente maior reunião de super-heróis no cinema.

Não, Capitão América: Guerra Civil não conta. E agora que você está um pouco mais antenado no que está por vir, que tal entrar nesse meio com o visual também? O que não falta são super-heróis barbudos para se inspirar, inclusive na Marvel. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Comments

  1. Erick Costa

    Será que a jóia da alma está em Wakanda, pois o Pantera tem um meio de se comunicar com seus antepassados e os mortos também. Acredito que a jóia da alma faça a intermediação entre o Pantera e seus antepassados. Isso sem falar em Necrópolis a cidade dos mortos em Wakanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *