9 Situações do Grooming e Como Evitá-las

4.3/5 - (599 votes)

Embora aqui no Brasil a palavra grooming esteja muito associada ao cuidado com a barba (principalmente as mais avantajadas), a verdade é que ela se estende a todo cuidado que o homem venha a ter consigo e sua aparência.

Sendo assim, por vezes ocorrem algumas situações embaraçosas relacionadas a cuidados pessoais, e logo, ao grooming. Para que elas não ocorram com frequência, é importante saber como identificá-las. E aqui daremos dicas de como prevenir-se para pelo menos 9 delas.

1 – Excesso de suor está relacionado ao grooming

grooming excesso de suor

Muitos homens são “vítimas” deste mal (Eu!). Alguns suam nas axilas, outros nas costas ou ainda no peito. Geralmente, o suor ocasionado nas axilas costuma ser mais evidente e costuma causar maior constrangimento. Se você é um destes, fique tranquilo, pois há solução!

Entre as saídas mais modernas, existem: cirurgia, que é definitiva; aplicação de botox, que geralmente dura em torno de seis meses; e a opção menos invasiva, optar por desodorantes realmente power lançados no mercado.

Lembre-se: quem “soa”, é sino! Portanto, se for comentar, você SUA!

2 – Mau hálito

grooming mau halito

O quanto isso é negativo nem preciso mencionar. Contudo, muitos não percebem ou não sabem que sofrem deste mau. O lance é que diferentes razões podem ocasionar o mau hálito, entre elas:

. Falta de higiene;

. Medicamentos;

. Problemas de saúde;

. Hábitos como Tabagismo;

. Alimentos como cebola e alho.

Para resolvê-las, atitudes simples como escovar os dentes (sem esquecer da língua) e uso de fio dental regularmente podem evitar esta dor de cabeça, mas o mais importante é você visitar regularmente um dentista e adotar o tratamento recomendado.

Se você conhece alguém que não sabe sofrer disso, seja “brother” e dê um toque… Lembre-se de ser discreto e reservado para evitar constrangimento. E por mais que seu óleo para barba seja cheiroso, o mau hálito pode acabar com suas chances!

3 – Caspa

grooming caspa

Sem dúvidas algo que pode pesar contra sua imagem. Por mais que esteja bem vestido, as caspas são sinais evidentes de maus cuidados com o cabelo, ficando ainda mais visíveis em roupas escuras.

As causas variam de pele seca a dermatite seborreica, passando por estresses ou mesmo depressão. E por não apresentar sérios riscos a saúde, um tratamento à base de shampoo pode ser eficaz. Se o caso for mais grave, visite um dermatologista.

E apenas para garantir que sua barba não reflita o mesmo cuidado nos cabelos, procure manter cuidados com a barba no mesmo nível, com os cuidados certos, tudo ficará bem!

4 – Fora de estilo e o grooming

Estilos de se vestir podem ser muito pessoais, mas existem ocasiões específicas, que caso não tenham uma vestimenta correta, você corre o risco de não participar. Um exemplo bem conhecido são as festas em que é obrigatório o uso de Black Tie: caso você apareça de calça jeans, ou mesmo sem uma parte do terno, você simplesmente não entra, mesmo que seja o mais respeitado dos cavalheiros.

Além deste caso, existem várias outras situações que pedem por roupas adequadas. Portanto, para não cair em constrangimentos, procure saber como se vestem no lugar onde vai, para inovar mesmo dentro destas limitações. Por exemplo, em um encontro de amigos no bar, seria inadequado ir de sandálias – sim, os exemplos são extremos e esdrúxulos, mas apenas para dar uma noção de como pode ser desastroso quando o grooming não é levado tão a sério.

5 – Mãos secas

Sim grooming envolve os cuidados com as mão! Seja para cumprimentar alguém ou fechar um negócio, no ato pode-se notar se suas mãos estão secas, suadas, quentes ou se a pele está seca, quebrada ou grossa.

As razões podem variar basante: por exemplo, se você está tentando dar aquela cantada e não sentindo confiança, a sudorese pode surgir em excesso. Se ela está muito seca, podem ser sinais de algum distúrbio, ou apenas mal cuidado mesmo.

Para resolver este pequeno problema com as mãos, basta adotar um creme hidratante de mãos adequado e fazer uso regular do produto. Assim, suas mãos passarão a mesma confiança e respeito exemplificado em sua postura e palavras.

6 – Unhas sujas

Tão ruim quanto apertar mãos suadas ou muito secas, estão as unhas sujas. Além da evidente falta de higiene, elas podem transmitir germes e bactérias, o que dependendo do contexto, pode ser a sua ruína social.

Neste caso para evitar o grooming em um problema tão simples e tão letal, basta cortar semanalmente as unhas à medida que crescerem, e lavar as mãos ou até mesmo escová-las, dependendo do trabalho que executou durante o dia. Há quem defenda passar base transparente nas unhas, mas este não é o nosso caso – elas precisam estar apenas limpas.

7 – Barba mal cuidada

grooming barba mal cuidada

Sem dúvida, um dos motivos de estar por aqui é justamente a procura por cuidados mais específicos com a barba. Mas caso ainda não tenha notado o quanto este fator é importante, permita-me mostrá-lo de uma forma clara: mesmo que barbas possam protegê-lo de doenças, uma falta de cuidado não apenas quebra este argumento, como torna suas relações muito mais complicadas.

Não há nada de errado em adotar um estilo rústico se preferir. Mas sempre procure alguns cuidados simples quanto ao uso das barbas, como ceras, pomadas, ou mesmo gels específicos. E você pode encontrá-los de maneira mais prática aqui.

 8 – Dentes sujos

grooming e os dentes sujos

Nada é tão frustrante quanto você acertar o visual, cuidar da higiene dos cabelos, barba e unhas, e no momento de exibir um sorriso, vir algo que cause um desconforto em quem o vê, e logo em seguida em você mesmo. Mas sejamos honestos: dentes muito brancos, brilhosos, também causam um certo desconforto.

Dentes muito sujos, amarelados, ou mesmo enegrecidos, são péssimos sinais sociais, pois mostram maus cuidados, ou mesmo hábitos pouco saudáveis, como fumar, ou ainda falta de um bom fio dental e escova de dentes. Tenha um bom cuidado em sua limpeza, e procure moderar em hábitos como bebidas cheias de corantes e café.

8 – Chulé

Em um primeiro momento, o chulé pode não ser um incômodo para outras pessoas – afinal, estando com os pés calçados, o mal cheiro não se espalha. Contudo, para um olfato mais atento, é facilmente detectável o dono do chulé, causando um constrangimento sutil, e crescente.

Para resolver este problema, além de vestir meias de algodão de qualidade para prevenir o chué, um bom desodorante para os pés é recomendado. Pode parecer um exagero, mas em dias mais puxados, com horas e horas de pés calçados, fará uma enorme diferença.

Evite o chulé, não repetindo meia, troque diariamente suas meias! E aproveite para ficar no estilo com as Happy Socks!

 

Com essas dicas, tudo fica muito simples para a prática correta do grooming. E sua vida social se torna mais prática e mais favorável. Portanto, cuide-se e siga em frente! Nos vemos na próxima então?
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *