4.8/5 - (1305 votes)

Sabe o que é pior do que não conseguir crescer uma barba de qualidade? Ter uma barba desigual. É jovem, se você não cuidar bem dos pelos faciais, todos aqueles meses gastos no crescimento da barba vão embora sem nenhum aproveitamento. E qualquer desculpa que der aqui vai soar como algo triste…

Mas não criemos pânico, meu camarada. Se já está acontecendo dos seus pelos faciais não crescerem como você gostaria, segue a gente aqui. Vamos te dar umas boas ideias e dicas práticas para salvar sua barba de um desastre.

1 – Mantenha a Barba Desigual em um Tamanho Curto

 

Mantenha a Barba Desigual em um Tamanho Curto

Se a barba desigual tem sido um problema desde o começo do crescimento – ou desde quando você começou a reparar com mais atenção, o ideal seria tirá-la totalmente, e começar tudo de novo, usando os produtos para estimular a barba de acordo.

Caso não queira fazer isso, já que deixou tanto tempo para crescer, uma boa dica é deixar a barba desigual curta e despenteada. Isso mesmo, como ela fica logo de manhã cedo. Pode ficar feio a princípio, mas vai te dar o tempo que precisa para fazer a aparação certa, e voltar ao ritmo de crescimento normal.

2 – Deixa crescer de uma vez!

Barba Desigual, Deixa crescer de uma vez

É um fato: se você ainda não tinha deixado a barba crescer antes, a possibilidade de aparecer pequenos buracos é grande. E pior ainda se você der aquela coçadinha nos primeiros meses, as marcas vão ser visíveis, e nada bonitas. Mas tem um jeito muito simples de evitar isso: não coce, e não apare.

Não coçar pode ser difícil, ainda mais no inverno. O que você pode fazer para evitar a coceira é aplicar algumas gotinhas de óleo para barba antes de sair de casa, para evitar os problemas do tempo frio; e utilizar com frequência o balm para barba, que vai oferecer os nutrientes para que ela cresça saudável e macia. Eu faço isso com frequência, e sempre dá certo.

Deixando crescer sem mexer além do necessário para sua saúde, o resultado vai ser uma barba bonita, que pode ser bem feita, e o melhor, sem desigualdade. Só deixa ela crescer e não se apresse.

3 – Mantenha Penteada

Mantenha Penteada sua barba Desigual

É um princípio básico, tão importante quanto pentear o cabelo de manhã ao sair de casa. Quando você penteia os cabelos direito, ele parece mais volumoso, macio, e mais cheio. E você pode fazer o mesmo pela barba: usando um pente próprio para ela, penteie na vertical, e com cuidado, escondendo os pontos desiguais de forma natural.

Fazendo pelo menos uma vez por dia, e logo após o banho assim como penteia os cabelos, você mantém o visual que deseja sem precisar de grandes sacrifícios. Com o cuidado constante, o tempo vai corrigi-los.

4 – Se não tiver jeito, faça uma aparação

Se não tiver jeito, faça uma aparação na sua Barba Desigual

Caso os métodos que mostramos acima não deixem sua barba desigual top, o melhor então é aparar. Sim, tentamos de tudo, mas nem mesmo nestes casos você ficará no prejuízo. Apare a barba no mesmo nível da falha. Como elas costumam expôr a pele, o ideal é deixar a barba por fazer nesses casos.

Para essa tarefa intricada, você vai precisar de uma navalha, um óleo para barbear e um bom pós-barba. Ah, você também vai precisar de um pano quente antes de fazer a nivelação, e um pano frio depois. Todas essas dicas você pode ver aqui, para não correr um risco desnecessário ao aparar a barba.

5 – Transforme a desigualdade em um estilo

Transforme a Barba Desigual em um estilo

É isso aí. Pra quê complicar se você pode fazer das falhas na sua barba um estilo próprio? E tem uma explicação até bem lógica para tanto. Repare quando você está deixando a barba crescer, e ainda não faz uso constante do balm para estimular os bulbos capilares. A tendência é que eles cresçam mais na região das costeletas, no queixo, na linha do pescoço e no bigode.

E como muitos caras estão mais preocupados com o fato da barba não crescer nas bochechas, maxilar e mesmo no queixo em alguns casos, a situação fica como está. A sugestão aqui é nivelar o campo, para que transforme as áreas com buracos em uma barba por fazer top e que combine com qualquer tipo de rosto.

Então vamos ao nosso passo-a-passo

  • Primeiro, vamos cuidar das costeletas, mantendo o mesmo tamanho dos locais com falhas. Com um aparador adequado, retire a costeleta até o nível de uma barba rala, mas sem tirar completamente!
  • Agora, vamos cuidar da linha do pescoço. Com uma navalha, conforme vimos ali em cima, tire por completo os pelos faciais nessa região, controlando o crescimento com frequência. E não se esqueça de fazer o mesmo com a região das costeletas.
  • Com as duas áreas prontas, hora de trabalhar o restante da barba por fazer. Use uma aparador automático, ou siga a mesma técnica da navalha com cuidado para não tirar a barba toda. A ideia aqui é que ela fique de uma forma que as falhas façam parte do estilo, e não destoem.
  • Use um pente se preferir após o término da aparação. Se fizer tudo direitinho, você garante um estilo bonito enquanto a barba cresce naturalmente, e inclusive te dá tempo para fazer os cuidados certos quanto a usar os produtos.

Essas dicas vão facilitar muito a vida de um futuro barbudo que ainda não desenvolveu seus pelos faciais em seu maior potencial, o que é perfeitamente aceitável. E se você estiver com dificuldades em seguir alguns dos métodos que mostramos, ou não está muito seguro em fazer a aparação certa, sem problemas.


Buscar um barbeiro quando perceber a barba desigual não é nenhum problema. Buscar uma pessoa boa de navalha e tesoura para salvar sua barba depois de tanto tempo também é uma maneira muito simples e direta para resolver, então não fique com vergonha. Ah, e depois mostre pra gente como ficou sua barba seguindo nossas indicações, sempre é bom saber dos resultados. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh