5 Maneiras Simples de Corrigir uma Barba Desigual

4.8/5 - (1305 votes)

Sabe o que é pior do que não conseguir crescer uma barba de qualidade? Ter uma barba desigual. É jovem, se você não cuidar bem dos pelos faciais, todos aqueles meses gastos no crescimento da barba vão embora sem nenhum aproveitamento. E qualquer desculpa que der aqui vai soar como algo triste…

Mas não criemos pânico, meu camarada. Se já está acontecendo dos seus pelos faciais não crescerem como você gostaria, segue a gente aqui. Vamos te dar umas boas ideias e dicas práticas para salvar sua barba de um desastre.

1 – Mantenha a Barba Desigual em um Tamanho Curto

Mantenha a Barba Desigual em um Tamanho Curto

Se a barba desigual tem sido um problema desde o começo do crescimento – ou desde quando você começou a reparar com mais atenção, o ideal seria tirá-la totalmente, e começar tudo de novo, usando os produtos para estimular a barba de acordo.

Caso não queira fazer isso, já que deixou tanto tempo para crescer, uma boa dica é deixar a barba desigual curta e despenteada. Isso mesmo, como ela fica logo de manhã cedo. Pode ficar feio a princípio, mas vai te dar o tempo que precisa para fazer a aparação certa, e voltar ao ritmo de crescimento normal.

2 – Deixa crescer de uma vez!

Barba Desigual, Deixa crescer de uma vez

É um fato: se você ainda não tinha deixado a barba crescer antes, a possibilidade de aparecer pequenos buracos é grande. E pior ainda se você der aquela coçadinha nos primeiros meses, as marcas vão ser visíveis, e nada bonitas. Mas tem um jeito muito simples de evitar isso: não coce, e não apare.

Não coçar pode ser difícil, ainda mais no inverno. O que você pode fazer para evitar a coceira é aplicar algumas gotinhas de óleo para barba antes de sair de casa, para evitar os problemas do tempo frio; e utilizar com frequência o balm para barba, que vai oferecer os nutrientes para que ela cresça saudável e macia. Eu faço isso com frequência, e sempre dá certo.

Deixando crescer sem mexer além do necessário para sua saúde, o resultado vai ser uma barba bonita, que pode ser bem feita, e o melhor, sem desigualdade. Só deixa ela crescer e não se apresse.

3 – Mantenha Penteada

Mantenha Penteada sua barba Desigual

É um princípio básico, tão importante quanto pentear o cabelo de manhã ao sair de casa. Quando você penteia os cabelos direito, ele parece mais volumoso, macio, e mais cheio. E você pode fazer o mesmo pela barba: usando um pente próprio para ela, penteie na vertical, e com cuidado, escondendo os pontos desiguais de forma natural.

Fazendo pelo menos uma vez por dia, e logo após o banho assim como penteia os cabelos, você mantém o visual que deseja sem precisar de grandes sacrifícios. Com o cuidado constante, o tempo vai corrigi-los.

4 – Se não tiver jeito, faça uma aparação

Se não tiver jeito, faça uma aparação na sua Barba Desigual

Caso os métodos que mostramos acima não deixem sua barba desigual top, o melhor então é aparar. Sim, tentamos de tudo, mas nem mesmo nestes casos você ficará no prejuízo. Apare a barba no mesmo nível da falha. Como elas costumam expôr a pele, o ideal é deixar a barba por fazer nesses casos.

Para essa tarefa intricada, você vai precisar de uma navalha, um óleo para barbear e um bom pós-barba. Ah, você também vai precisar de um pano quente antes de fazer a nivelação, e um pano frio depois. Todas essas dicas você pode ver aqui, para não correr um risco desnecessário ao aparar a barba.

5 – Transforme a desigualdade em um estilo

Transforme a Barba Desigual em um estilo

É isso aí. Pra quê complicar se você pode fazer das falhas na sua barba um estilo próprio? E tem uma explicação até bem lógica para tanto. Repare quando você está deixando a barba crescer, e ainda não faz uso constante do balm para estimular os bulbos capilares. A tendência é que eles cresçam mais na região das costeletas, no queixo, na linha do pescoço e no bigode.

E como muitos caras estão mais preocupados com o fato da barba não crescer nas bochechas, maxilar e mesmo no queixo em alguns casos, a situação fica como está. A sugestão aqui é nivelar o campo, para que transforme as áreas com buracos em uma barba por fazer top e que combine com qualquer tipo de rosto.

Então vamos ao nosso passo-a-passo

  • Primeiro, vamos cuidar das costeletas, mantendo o mesmo tamanho dos locais com falhas. Com um aparador adequado, retire a costeleta até o nível de uma barba rala, mas sem tirar completamente!
  • Agora, vamos cuidar da linha do pescoço. Com uma navalha, conforme vimos ali em cima, tire por completo os pelos faciais nessa região, controlando o crescimento com frequência. E não se esqueça de fazer o mesmo com a região das costeletas.
  • Com as duas áreas prontas, hora de trabalhar o restante da barba por fazer. Use uma aparador automático, ou siga a mesma técnica da navalha com cuidado para não tirar a barba toda. A ideia aqui é que ela fique de uma forma que as falhas façam parte do estilo, e não destoem.
  • Use um pente se preferir após o término da aparação. Se fizer tudo direitinho, você garante um estilo bonito enquanto a barba cresce naturalmente, e inclusive te dá tempo para fazer os cuidados certos quanto a usar os produtos.

Essas dicas vão facilitar muito a vida de um futuro barbudo que ainda não desenvolveu seus pelos faciais em seu maior potencial, o que é perfeitamente aceitável. E se você estiver com dificuldades em seguir alguns dos métodos que mostramos, ou não está muito seguro em fazer a aparação certa, sem problemas.

Buscar um barbeiro quando perceber a barba desigual não é nenhum problema. Buscar uma pessoa boa de navalha e tesoura para salvar sua barba depois de tanto tempo também é uma maneira muito simples e direta para resolver, então não fique com vergonha. Ah, e depois mostre pra gente como ficou sua barba seguindo nossas indicações, sempre é bom saber dos resultados. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *