Novembro já está pertinho, e como de costume nos últimos anos aqui no Brasil, é época de Black Friday! Apesar de muitos se empolgarem com a ideia de ter um dia com descontos bem abaixo da média, o dia ainda é um pouco mal visto no Brasil graças a certas “políticas” de descontos. Sabe o famoso “dobro pela metade do preço”? Então, é bem por aí.
Apesar dessa mancha no dia em questão, as coisas mudaram bastante, e sai na frente quem simplesmente faz o certo na Black Friday. Para quem caiu de paraquedas, e não tem ideia de como esse dia surgiu, vamos mostrar não apenas de onde veio, mas porque ele é tão importante, principalmente para o e-commerce. Acredite, nós ficamos bem empolgados com as possibilidades e promoções da Black Friday.
De onde veio essa história da Black Friday?
Por padrão, a Black Friday é comemorada nos Estados Unidos como o “pós-Ação de Graças”. Aliás, este feriado para eles é tão importante quanto as festas de fim de ano aqui no Brasil, porém com 1 mês de antecedência. É sabido que, por lá, a Black Friday é considerada uma das formas de queimar o estoque acumulado antes do grande feriado.
Entretanto, o passado e a origem desse evento são verdadeiras nebulosas. O nome Black Friday foi relacionado a uma crise econômica ocorrida nos Estados Unidos ainda no século XIX, quando a queda no valor do ouro fez com que diversos investidores perdessem verdadeiras fortunas. O termo só ganhou um aspecto mais positivo em 2005, quando policiais na Filadélfia usaram o termo já com a conotação que temos hoje.
Algumas redes de lojas de departamentos americanas (para os barbudos que nasceram nos anos 90 para cá, são aquelas lojas no estilo “Magazine Luiza”, porém muito maiores e mais variadas) reclamam o título de precursora da Black Friday..
Mas a origem mais aceita, até hoje, é a da loja canadense Eaton’s o título de primeira loja a investir no Black Friday, ainda no início do século XX. A loja realizou um desfile dedicado ao Dia de Ação de Graças, direcionando o público a suas várias lojas, com descontos de um único dia após no dia seguinte ao feriado.
A ideia deu muito certo, mas a popularidade do dia comercial só veio no começo dos anos 2000, quando várias lojas passaram a aproveitar o dia para realizar uma verdadeira queima de estoque. Mas tem um detalhe nessa história toda que alguns barbudos podem ficar confusos: por que o nome “Sexta-Feira Negra”, justamente depois de um dia mais tradicional e tão festivo?
O Evento no Brasil
O Brasil adotou a Black Friday de maneira tímida. Seguindo para seu sétimo ano, o dia em questão não tem nada a ver com o feriado de Ação de Graças, sendo mais voltado ao aspecto comercial do momento. Na verdade, o evento por aqui é mais um “esquenta” para as compras de natal, o que ajuda muitas empresas a se prepararem para o final de ano.
Como dissemos lá no começo, a Black Friday no Brasil teve um começo um tanto conturbado. Preços que não eram descontos reais, somados a um estoque muito aquém do ideal, deixaram muitos consumidores confusos e bem irritados com a ideia de que estavam sendo enganados.
Foi aqui que o E-Commerce começou a ganhar mais relevância. Com promoções mais competitivas e ofertas mais em conta, o dia em questão foi um dos grandes catalisadores das lojas virtuais. Para você ter uma noção do quanto a Black Friday foi benéfica para o comércio brasileiro como um todo, dê uma olhada nos dados a seguir.
Dados para nenhum comerciante e cliente botar defeitos
Como uma prévia do que esperar em vendas para o natal, o Black Friday é uma ótima oportunidade para consumidores e clientes conseguirem aqueles itens que antes não eram possíveis para compras, o que alguns kits especiais por aqui… Quando chegar a época, vamos mostrar tudo para os barbudos.
Só para você ter uma ideia, a Black Friday 2016 movimentou cerca de R$ 1,9 bilhão no Brasil, somando vendas tanto digitais como físicas. E esse número é previsto para aumentar em 20% para este ano, segundo uma pesquisa do Google Brasil.
O aumento no interesse do público pela data, além de buscarem preços mais interessantes para diversas categorias, são alguns dos fatores que prometem tornar a Black Friday ainda mais intensa para 2017. Mas o principal fator para considerar a Black Friday 2017 ainda mais intensa é quanto aos números do próprio comércio virtual até aqui.
As vendas virtuais crescendo de um jeito muito forte esse ano. Datas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, e o Dia dos Pais foram muito bem sucedidos em termos de venda. Só esse primeiro semestre, foram R$ 21 Bilhões gerados no E-commerce, e sim, nós estamos nessa meiuca aí rsrs.
Os motivos para isso são muito simples, jovem. Se antes ainda havia muita dúvida quanto aos meios de uso do e-commerce, agora é muito mais tranquilo pesquisar a qualidade e confiabilidade das lojas virtuais, bem como os meios de pagamento para tal. Ainda que o frete e o sistema de entregas encontre seus percalços, é inegável que as lojas virtuais se tornaram um ponto de virada na economia brasileira.
Se programe e economize ainda mais!
Então jovem, que tal explorar as possibilidades da Black Friday aqui na Beard? Fique esperto em nossas redes sociais, pois quando a época de ouro chegar, você estará pronto para conseguir os produtos que deseja. E claro, nós também possuímos nossas próprias promoções com boa frequência, vale a pena dar uma olhada e não perder nenhuma. Até a próxima!