5 dicas de respeito para economizar no churrasco!

Com o verão chegando, uma das coisas que se tornam mais comuns para lidar com o calor intenso são os churrascos. Na verdade, até no frio uma boa “carne queimada” vale a pena. Em ambos os casos, sempre é bom ter certeza do que está fazendo, e isso antes mesmo de ir às compras. Por isso estamos à disposição para mostrar como os barbudos podem economizar no churrasco.

Para quem não manja muito de churrascos, deve estar um pouco por fora, mas este é um prazer que tem se tornado um tanto salgado, se me permitem o trocadalho. O preço das peças mais apreciadas no Brasil anda bem caro, é preciso encontrar um equilíbrio tanto na carteira, como na quantidade correta. Pior do que gastar muito no churrasco, é ficar sem peças disponíveis para todo mundo.

Mas fica tranquilo, vamos te ajudar em tudo que precisa para fazer um churrasco de respeito.

Economizar no churrasco é saber exatamente quantas pessoas vão vir.

Economizar no churrasco faz toda diferença

Um dos erros crassos de quem não costuma preparar muitos churrascos é comprar uma quantidade excessiva das peças para um público que, ou não vai consumir nem metade delas, ou não sabe as preferências do público em geral. O resultado, mesmo que os churrasqueiros iniciantes digam que “antes sobrar do que faltar”, é uma compra cara e desnecessária.

A melhor forma de evitar o desperdício no churrasco é saber, exatamente, quantas pessoas participarão dele. Sabendo a quantidade correta, fica bem fácil definir as peças, bem como aqueles acompanhamentos tão gostosos e necessários quanto.

E uma dica esperta para quem ainda não está convencido que se pode comprar o suficiente para o churrasco: no orçamento separado para as compras, deixe um pequeno fundo para “emergências”. Se faltar, você terá um valor disponível para peças extras. Mas com a dica a seguir, talvez você não precise ser tão precavido.

Pesquise, e Pesquise Muito para poder economizar no churrasco

Um dos segredos de economizar no churrasco é saber onde pesquisar

Hoje em dia isso é ainda mais necessário por conta dos altos preços no supermercado, mas pesquisar preços de carnes, frango, linguiças e outros acompanhamentos de um churrasco é obrigatório para manter um bom preço. Mesmo quem costuma comer carne vermelha no dia a dia sabe o quão alto estão os preços de peças como Contra-Filet, Filet Mignon, Alcatra…

Faça boas pesquisas em mercados, boutiques de carnes e açougues. Ainda que os valores tenham pouca diferença de um lugar para o outro – o que é um reflexo de como as coisas andam no país -, a importância aqui é encontrar as peças com os melhores custos benefícios.

De nada adianta comprar uma peça de carne barata, se ela não estiver dentro dos padrões de um bom churrasco. Reparar em detalhes como o tempo em que ela está no local, se tem gordura o bastante para a peça em questão, entre outros fatores, ajudam a oferecer um panorama maior.

E ainda tem a questão das próprias peças a serem utilizadas no churrasco. Como o foco no momento são as peças bovinas, qual será o seu carro chefe? Os exemplos que demos acima são alguns dos mais comuns, mas ela pode ir muito além. Mais a frente, temos alguns exemplos que podem ajudá-lo.

Escolha bons acompanhamentos para o Churrasco

Para economizar no churrasco, use bons acompanhamentos

Tão importante quanto as carnes bovinas, os acompanhamentos no churrasco são o que ajuda a dar um charme ao momento, e aliviar um pouco os preços nas compras. E o legal é que essas opções também não precisa ser necessariamente outras carnes vermelhas, ou mesmo carnes. Dá só uma olhada no que você pode bolar para economizar no churrasco.

  • Frango (Drumet, Asa, Coxa…)
  • Coração de Galinha
  • Linguiça (salame, peperoni…)
  • Pão de Alho
  • Queijo Coalho
  • Vegetais na brasa (tomate, cebola, pimentão)

Isso sem contar outros tipos de pratos que combinam bem com o churrasco, como o conhecido vinagrete, molhos…. Tudo isso ajuda a dar aquela acalmada no estômago enquanto os carros chefes não chegam. E quanto aos valores, peças de frango e linguiça costumam ser ainda mais baratas do que carnes, o que ajuda a aliviar os preços.

E a Cerveja?

Um bom churrasco não pode faltar a cerveja

Um bom churrasco não poderia faltar aquela cerveja, principalmente nos dias de calor. Mas temos um pequeno dilema aqui. Por um lado, temos aquelas cervejas mais populares que nem todo mundo vai curtir, mas são mais baratas, e por outro temos as cervejas artesanais que todo barbudo aprecia, mas são uma nota, sobretudo para consumir em grandes quantidades em um churrasco.

O segredo aqui é fazer como nas carnes. Comece com as mais em conta, para apreciarem com os acompanhamentos, e quando a grande peça chegar, venha com as cervejas artesanais. O momento fica perfeito!

Guarde o melhor para o final

Se você conseguir economizar no churrasco, vale a pena investir em peças especiais

Durante o churrasco, existem uma série de peças que demoram muito tempo para ficarem prontas, ou que são assadas apenas depois, como se fossem o prato principal do churrasco. Sempre é importante deixar essas peças mais interessantes para o final, para deixar o pessoal mais agitado e com água na boca para o grande momento.

Entre algumas das peças de carne que podem ganhar esse status, podemos separar as seguintes:

  • Prime Rib
  • File Mignon
  • Picanha Argentina
  • Ancho
  • Alcatra
  • Cupim

A lista vai muito além, mas apenas com essas opções, já fica bem fácil pensar em ideias de peças principais no seu churrasco. Algumas delas, como o Prime Rib, a Picanha Argentina, e o Cupim, precisam de muito tempo para ficarem prontas, então é importante prestar atenção nos detalhes do preparo, para servir no momento certo. O cupim, por exemplo, precisa ficar na churrasqueira, ou na brasa mesmo, por várias horas antes de ser servido.

E jovem, agora que você já sabe como economizar no churrasco, que tal ficar esperto nas formas de produzi-lo? Aqui na Beard temos uma série de dicas bem boas para você mandar bem no churrasco, inclusive cuidando bem dessa barba para não estragar durante a cozinha. Dá uma conferida, e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *