4.9/5 - (2827 votes)

Modelar a barba é uma das tarefas mais diferenciadas em relação aos cuidados com os pelos faciais. Ela pede uma mistura tanto de criatividade como de um conhecimento mais adequado, para que acabe não exagerando nos produtos e arrume uma situação bem complicada. Por isso é bom conhecer as peculiaridades dos modeladores de barba. Para começar, vamos falar da cera para barba.

Este item, que costuma ser mais comum no trato dos bigodes, tem uma série de particularidades que pode fazer toda a diferença nos seus pelos faciais. Assim como os modeladores para cabelo, saber a diferença entre a cera para barba e os demais produtos é de grande importância para ter barbas modeladas e fora de série.

E sabemos que você não tinha muitas informações por aí… Até agora. Preparamos um guia completo para que tenha os visuais mais estilosos com as barbas, e a cera específica para elas será nossa aliada.

Vejamos como ela funciona

O Guia para sua Cera para Barba

O que é cera para barba e bigode?

Cera para bigode é um dos grandes Produtos para Barba

A cera é um tipo específico de modelador. Estes são produtos especialmente para garantir formas e estilos que não seriam possíveis de formas “naturais”, vamos dizer assim. Os modeladores não apenas permitem que você consiga ajustar os visuais de acordo, como também mantê-los por longas horas.

É o mesmo princípio dos modeladores de cabelo, com a diferença que, na barba, sua aplicação pode variar bem. Na verdade, seu uso é muito mais comum nos bigodes, já que eles são mais fáceis de modelar, retirar os produtos, e garantir uma boa variedade de estilos. Salvador Dali que o diga.

Como ela é produzida?

As fórmulas podem variar de acordo com as inúmeras marcas disponíveis no mercado. De forma geral, a base da cera para barba é vaselina, somado a alguns óleos essenciais, resina e outros ingredientes específicos, que aí sim mudam conforme as marcas. Uma variação, por exemplo, é a cera de abelha.

Uma das vantagens das ceras para barbas, agora que entendemos parte de sua composição, é a possibilidade de atribuir cheiros variados, o que torna a estilização ainda mais interessante. Não é raro encontrar ceras para bigodes que levam hortelã, eucalipto, ou mesmo pinheiro… Escolha aquele que vai do seu gosto.

As diferenças entre cera e pomada modeladora

Existe uma grande diferença entre a Cera para Barba e a pomada para barba

À primeira vista, parece não haver diferenças entre a cera e a pomada de barba, principalmente por conta da aplicação ou mesmo da composição similar entre ambos. Porém, assim como suas variantes para os cabelos têm usos distintos, os modeladores de barba, e mais especificamente os de bigodes, possuem usos um pouco mais amplos, que são adequados a necessidades diferentes.

A diferença mais importante entre um e outro é o formato que você deseja para o seu visual. As ceras para barbas garantem mais consistência na barba, permite que você consiga ajeitar o visual do jeito que quiser, e manter por um bom tempo.

As pomadas para bigodes, por sua vez, são feitas para dar um pouco mais de “rebeldia”. Por serem mais fluídos, eles mantém uma aparência única na barba, com aquela aparência mais “molhada”. Entretanto, a liberdade para modelar ao longo do dia é perdida: diferente das ceras, as pomadas não levam vaselina na composição, sendo feitas a base de óleos essenciais.

Por que utilizar a cera para barba?

Usar Cera para barba ajuda a criar um visual único

Existem dois bons motivos para fazer um bom uso das ceras para barba, principalmente se o seu bigode já está um pouco maior. O mais importante deles, além de estilizar o visual, é proteção de certa forma. Como a cera de bigode consegue manter a posição dos pelos faciais por mais tempo, você pode usá-la para proteger essa parte da barba na hora de se alimentar.

Nunca tinha pensado nisso? Mas é bem verdade: como o bigode fica mais exposto a molhos, bebidas mais espessas, pedaços de alimentos, entre outros, a cera consegue deixar o bigode afastado o suficiente da boca para que ele não suje.

O segundo é a estilização propriamente dita. O foco da cera, obviamente, são os bigodes, com as possibilidades de moldá-los nos formatos mais ousados e até divertidos. Contudo, para quem deseja algumas variações para as barbas mais cheias, você pode aplicá-las em toda a extensão dos pelos faciais.

Aqui, é preciso uma boa dose de prudência, e uma ideia bem clara do que deseja fazer. Apesar da cera para barbas não oferecer riscos muito grandes para os pelos faciais, o excesso pode dar um trabalhão para tirar a cera


Mas não se preocupe. Você não precisa ficar com medo de estilizar o seu visual com esta ferramenta, achando que vai fazer lambança na barba e ter que começar tudo do zero. Seja para estilos com pelos faciais pequenos ou barbas mais cheias, vamos te mostrar como você pode usar de maneira segura, bem como algumas sugestões de estilos.

E se você acabar sujando a barba, não tem problema: tirar a cera é bem tranquilo. Vejamos como funciona.

Estilizando a barba (e mais ainda o bigode) com a cera

Aprenda a usar a Cera para Barba

Como qualquer outro produto para o corpo, você deve usar a cera de barba com uma boa dose de cuidado, para explorar o melhor do produto sem estragar o visual. Para tanto, vamos para algumas definições básicas de uso, os cuidados simples, e então mostrar algumas ideias de estilos que você pode customizar com o modelador.

Pode usar todo dia?

Em teoria, sim. Como o objetivo é estilizar e modelar a barba, ele pode ser aplicado na frequência que você desejar, de acordo com suas necessidades estéticas. Só que precisamos adicionar dois adendos muito importantes aqui: utilize apenas uma vez ao dia, e numa quantidade razoável. Esses produtos rendem bastante com uma quantidade bem pequena, então não é preciso exageros.

Qual a Quantidade Ideal?

Uma porção do tamanho da sua unha é o suficiente para modelar toda a barba. Mesmo para barbas mais cheias, a cera para barbas consegue cobrir a extensão do rosto e dos pelos faciais com folga. Além disso, uma quantidade muito grande pode deixar a barba oleosa. Na dúvida, considere sua aplicação de forma similar aos óleos para barba.

Quando aplicar?

Da mesma forma que os balms e os óleos para barbas, as ceras devem ser aplicados preferencialmente após o banho, e antes de sair de casa, quando o efeito do produto já está devidamente ativo nos pelos faciais.

Contudo, também não precisa ser aplicado com tanta antecedência: uma dos charmes desse modelador é justamente as fragrâncias que a acompanham. Como o efeito passa ao longo do dia, procure criar uma rotina bem adequada para tirar o máximo de proveito do modelador.

Como aplicar e conservar

É bem fácil, na verdade. Só raspar, com cuidado e com um dos dedos, a superfície da cera, tirando a quantidade que recomendamos mais acima. Se achar mais prático, divida a quantidade em dois dedos, e passe na extensão da barba, sem modelar ainda. Após o produtos estarem na extensão desejada para a modelagem, é só começar os trabalhos.

Para conservar a cera para barbas, é só mantê-la em um local arejado, e devidamente fechado, para que seja fácil de manusear, e principalmente garantir a qualidade do produto por muito mais tempo.

Como lavar a barba para tirar a cera?

Igualmente simples. Como o efeito da cera da barba diminui ao longo do dia, basta que, ao final do mesmo, você lave bem com shampoo para barbas, seque e depois penteie com um pente apropriado, para tirar os últimos resíduos da cera.


Sempre se atente com a limpeza, para que o excesso a longo prazo não deixe a barba mais quebradiça e difícil de absorver os nutrientes de outros produtos, como o balm, por exemplo.

Estilos de bigode a serem feitos com a cera

Vamos a algumas ideias de bigodes que você pode fazer com a cera. Esta é a parte mais bem beneficiada pelo modelador: os bigodes podem ficar muito bem estilizados com a cera, dos mais engraçados aos mais ousados.

Vejamos aqui como aplicar.

Handlebar

Com a Cera para Barba, você pode fazer um bom handlebar

É o mais clássico. Sabe aquele bigode volteado, que muito lembra os artistas de pelo menos dois ou três séculos atrás? Então, são eles os responsáveis por ar de classicidade que esse bigode oferece. Combinado com a barbicha, temos aquele clássico Van Dyke. Aqui, você primeiro precisa tirar toda a barba, e deixar o bigode numa altura adequada para modelar com a cera.

E mais importante, não exagere na cera para bigodes. Como é um tamanho relativamente compacto, a metade do que recomendamos acima é o suficiente.


Estilo Dali

Dali é uma bom visual com a Cera para Barba

Além de um pintor renomado, Salvador Dali foi muito bem conhecido por seus bigodes… Diferentes. É só ver alguma foto oficial dele que vai entender. Como Salvador Dali tinha diversas variações para aquele bigode comprido, mas vamos focar aqui no mais simples dele, que mais parece com um Fu Manchu esticado na horizontal.

Para tanto, você vai precisar de um bigode bem comprido, que chegue na altura do maxilar. Apare em uma altura seja possível “enrolar” o bigode com a cera, e estique até a altura desejada.Esteja pronto para ajustar o bigode quando o efeito do modelador passar.

O Inglês

Aprenda a estilizar o bigode com a Cera para Barba

Parece um pouco com o Handlebar, porém é menos exagerado em sua volta. É o mais adequado para os bigodudos que desejam estilizar os pelos faciais pela primeira vez com a cera para barbas.

Como ele não precisa de um tamanho muito grande, basta que você apare suas pontas em um tamanho próximo dos lábios, e use um pente para fazer uma boa divisão, para então passar a cera.

O Inglês Excêntrico

Salvador Dali também inventou um estilo de bigode interessante com a Cera para Barba

Funciona de forma similar ao bigode inglês. A diferença é que você adiciona uma ponta comprida, igual ao bigode Dali. Recomendamos que você aplique esse bigode apenas quando dominar os exemplos anteriores, já que basicamente você vai unir dois estilos em um. Ah, e procure não utilizar no trabalho também, a menos que o ambiente permita essa liberdade curiosa.

Estilos de Barba com a modelagem da cera para barba

Basicamente, os estilos de barba são pequenas extensões dos bigodes que vimos acima, mas não deixam de ter os seus destaque interessantes. Vejamos alguns deles.

Van Dyke

O van dyke é um clássico da cera para barba

Apesar do Van Dyke ser feito basicamente com uma boa aparação e acabamento constante, eles podem ganhar tons bem interessantes com a cera para barba. Que tal testar extremidades mais pontudas, ou uma barbicha mais triangular, com o bigode volteado? O que não falta são alternativas curiosas para este visual.

Tapa-Buracos

A Cera para Barba pode ser um bom aditivo para a barba falhada

Mais do que uma ideia estilosa, ele também é uma alternativa muito interessante para os barbudos azarados que acabaram com pequenas falhas na barba, e precisam dar um jeito no barbeiro, ou mesmo buscando um dermatologista. Caso você tenha uma barba mais cheia, use a cera para ajustar os pelos de modo que cubram as falhas no visual. Mas sempre procure fluidez: você tapar de qualquer jeito, vai ficar claro que tem alguma coisa “errada” no seu visual.

Pontuda

Você pode usar a Cera para Barba e deixar seus pelos faciais pontudos

Essa é uma indicação para ocasiões especiais, e que sejam as mais informais possíveis. Para os barbudões, daqueles bem cheios, você pode explorar a cera para barbas para criar pontas na linha do maxilar, levando a particularidades bem interessantes. Talvez os fãs de fantasias retrofuturistas, como o Steampunk, vão pirar, mas tente aplicar apenas em situações mais descontraídas.

Onde comprar cera para barba?

Na beard, você encontra Cera para Barba e muito mais!

Ora, com a gente mesmo! A Beard oferece uma linha bem variada de ceras para bigode, e para barba. O que não falta são opções variadas para que explore o potencial dos seus pelos faciais, e mais ainda as possibilidades de aromas também. Dá só uma olhada na seção de acordo, jovem.


A cera para barba é um grande aliado para os barbudos que desejam inovar no visual, ou apenas dar aquela estabilizada no seu estilo mais utilizado. Com apenas uma porção bem singela, sua barba ganhar características únicas, e mesmo despertar poderes ocultos. Dê uma chance, garanto que você vai ter a mente explodida com tantas descobertas.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh