Como ser mais produtivo durante as suas manhãs!

4.1/5 - (3196 votes)

Deixa eu adivinhar: você clicou no título do post, com aqueles olhos marejados depois de acordar às 10h da madrugada, com a xícara de café morna para fria do lado, não é? Apesar de ser um barbudo proativo, inclusive cuidando dos pelos faciais mesmo caindo de sono, ser mais produtivo não é das melhores no período da manhã.

Para quem não se importa de trabalhar a tarde ou à noite, esse período de letargia na manhã é bem natural. Mas para quem não tem essa escolha de horários e precisa levantar cedo para seguir com a vida agitada, isso é um belo problema. Somado a falta de cuidados gerais com o corpo, a tendência é gerar uns quadros bem complicados de doenças derivadas do estresse, da depressão, da falta de imunidade…

Então, “comofas”? Apesar de ser um fato consumado por muitos barbudos, as obrigações do dia a dia não param, e muito menos diminuem para que você possa se adequar. Mas existem alguns pequenos macetes, “life hacks”, que podem facilitar seu cotidiano no momento em que você mais deseja ficar na cama, mas não pode.

E vamos começar com o momento mais importante do dia. Dormir de novo? Nada disso.

Montando um café da manhã simples e saudável para ser mais produtivo

Um bom café da manhã para ser mais produtivo ajuda e muito

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, e não é à toa. Os nutrientes que você consome de manhã, quando feitos na quantidade correta, dão a energia que precisa para se animar com o dia, e evitam aquelas fomes desesperadas no horário de almoço. Em outras palavras, um bom café da manhã vai garantir que sua produtividade seja constante, e dentro do ritmo certo para que possa almoçar sossegado.

Mas são 6h da manhã, não é possível montar uma mesa digna das novelas brasileiras – cheias de sucos, sanduíches, bolos… -, e você precisa correr para não se atrasar com o trampo. Ainda mais naquele primeiro dia de serviço, em que você precisa ser mais produtivo, ou aquela entrevista importante. Como proceder?

O segredo é buscar pratos que são rápidos de fazer, e que vão te dar energia suficiente para levar as primeiras horas do dia mais tranquilo. Vamos montar essa lista para você variar de acordo com seus gostos, e ser mais criativo também.

  • Iogurte neutro (ou de algum sabor específico), com uma fruta. Pode ser morango, maçã, amora, uva…;
  • Ovos mexidos com queijo e tomate. É rápido de fazer, e pode ser preparado enquanto o café esquenta.
  • Frutas com bastante fibra: banana, maçã, pêra, ameixa, manga, laranja…
  • Queijo minas com algum acompanhamento. Pode ser geleia, mel, goiabada…
  • Cereais. Uma boa combinação é granola com banana.
  • Café preto espresso. Por que não? Ele é um ótimo energético.

Repare como são pratos rápidos e que você pode preparar tranquilo. Ou, se não houver tempo para isso, pode deixar tudo pronto antes de dormir, já que não estragam de manhã. Sempre busque variar para ter uma boa gama de nutrientes de manhã e não se tornar um barbudo mórbido. Ah, e tome cuidado com os pelos faciais no caso de cereais e iogurte – é possível apreciar esses sabores sem sujar a barba.

Aquela Trilha sonora que te inspira a acordar. E não são só musiquinhas…

A trilha sonora de 300 é uma ótima forma de ser mais produtivo de manhã

Faz muito tempo que não assistimos aquelas propagandas bem animadas de pessoas se levantando da cama com aquele sorriso branco no rosto, cabelos bem arrumados, e aquela vontade de viver, sempre com aquelas músicas bem animadas e felizes. E isso é bem simples: já ficou bem claro que essa ideia é um pouco fora da realidade.

Bem, talvez a ideia de levantar super animado de manhã não seja tão verdadeira. Mas investir em trilhas sonoras instigantes é tão real quanto necessário. Escolher uma playlist com artistas instigantes, ou trilhas sonoras que sejam igualmente animadoras, vão deixando o corpo e mente mais agitados aos poucos. E se você pode escutá-las no trabalho, melhor ainda: você consegue um mindset perfeito para começar suas atividades.

Uma boa dica que posso te oferecer para ser mais produtivo, caso fique um tanto entediado, sem ideias de playlists novas para escutar de manhã, é adicionar outros tipos de experiências sonoras durante o seu trabalho.

Se as músicas se tornaram repetitivas, troque um pouco o estilo musical; se não está muito interessado em músicas cantadas – que podem tirar sua concentração depois de um tempo -, procure por trilhas sonoras. Caso suas tarefas não demandem uma concentração tão apurada, ou sejam algo mais físico, você pode procurar por podcasts.

Por falar em atividades físicas…

Nada de Academia: exercícios para deixar o corpo ativo

Exercícios simples ajudam a ser mais produtivo de manhã

Eu sei, jovem. O corpo mole nas primeiras horas da manhã desestimulam a vontade de fazer qualquer atividade física. E se você não é um daqueles barbudos que fazem atividades diárias, a situação fica ainda mais complicada. Mas existem algumas saídas relativamente simples para conseguir aquecer o corpo e ser mais produtivo.

  • Estique os braços, o máximo que puder. 10 segundo esticando para os lados, e depois mais 10 para cima. Isso ativa a circulação facilmente.
  • Estique os braços para o chão, arqueando a coluna, o máximo que puder. Assim que atingir uma altura aceitável, o mais próximo possível do chão, mantenha por 20 segundos. O exercício trabalha boa parte dos músculos, aquecendo-os para suas atividades;
  • Faça exercícios localizados de acordo com sua área de trabalho. Um barbudo que trabalhe no escritório, por exemplo, pode fazer alguns exercícios para pernas.

E não se esqueça da barba

não deixe de cuidar da sua barba. Para ser mais produtivo, basta estar com a autoestima lá em cima

Importantíssimo! Uma das causas da sua produtividade está baixa de manhã é justamente essa cara de “cansado” que você olha no espelho todos os dias. Dar um bom trato no rosto, principalmente nos pelos faciais, adiciona uma boa dose de autoestima e ânimo. Aos poucos, aquela proatividade que você só encontra quase no fim do expediente torna-se algo implícito desde os primeiros momentos.

E aí, jovem, me diga: você quer ser mais produtivo de manhã? Deixe nos comentários as suas dúvidas e sugestões. Todos os barbudos que precisam daquele empurrãozinho para ficarem em dia com o trampo agradecem. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *