James Harden: Barba e habilidade no melhor da NBA!

Talvez você já tenha visto um meme por aí de um jogador de basquete barbudo, que sai andando com uma cara bem expressiva de “que pergunta idiota!” ao ouvir um questionamento de um repórter. Para alguns, talvez seja só um cara marrento e que se acha muito jogando basquete. Mas para outros, ele é James Harden, e uma das lendas vivas e modernas da NBA.

Essa é uma tônica meio comum entre caras talentosos. Jogue muito bem, saiba se expressar, não tenha medo de expor sua opinião, e seja odiado por isso, não importa o que faça de bom. Tá certo que o James não ajuda às vezes também, com sua postura meio “bad boy” nas câmeras. Só que é um fato, inegável, que ele faz e muito pelo basquete americano e por sua equipe, o Houston Rockets.

Vamos ver um pouco da história desse novo ídolo do basquete americano, e por que James Harden, e sua barba maneiríssima, são tão importantes para a nova geração de jogadores.

A trajetória de James Harden

James Harden teve uma trajetória bem antes antes de chegar na NBA

James Harden, ou “Lucky”, como sua mãe costumava chamá-lo sem ele próprio saber, é um rapaz literalmente no auge de sua carreira. Com 29 anos, ele já batalhava um bom tempo para estar na principal competição de basquete do mundo.

Você pode até achá-lo meio marrento, mas o fato é que a personalidade forte dele é tanto sua característica mais intensa, como uma forma de sobreviver a uma realidade que, na prática, infelizmente não é muito diferente aqui no Brasil. Hampton, seu bairro natal em Los Angeles, é conhecida como uma das mais perigosas.

O basquete, mais do que uma forma de recreação e uma paixão de James Harden, foi o meio que tanto ele como sua mãe encontraram para manter-se fora das ruas;

E foi nessa dedicação pelo basquete que o rapaz se encontrou, e se tornou uno com ele desde então. Para você ter uma ideia, em um documentário feito pela ESPN, a mãe de James Harden comenta que ele ficava até altas horas da madrugada na escola ou em casa, treinando arremessos e jogadas. O que faria uma diferença danada nos anos seguintes.

A Entrada na NBA

James Harden e sua escolha no Draft de 2009 da NBA

Foi em 2009, então com 18 anos, que a mudança mudou para valer. Então um jogador do basquete universitário, James Harden foi escolhido no Draft da NBA daquele ano pelo Oklahoma City Thunder. Para quem não manja muito, o Draft é uma espécie de “peneira”, em que os times da NBA selecionam prodígios do basquete universitário para suas equipes, como uma promessa para suas equipes.

No começo, pelo Thunder, ele ainda era reserva, como ala-armador, e assim como sua alcunha de “o barba” foi crescendo, sua qualidade como jogador, e como pessoa, também. Ele recusou mais de uma vez a vaga como titular, sabendo de sua função e sua qualidade dentro da equipe.

A carteirada esportiva: os recordes do jogador na NBA

James Harden começou bem sua carreira no Oklahoma Thunder

Em 2012 a carreira James Harden se desenhava de uma maneira brilhante. Ainda com 22 anos, ele se tornou um dos jogadores mais jovens a receber o prêmio de Sexto Homem pela NBA, um título dado a jogadores notáveis de toda a história do basquete americano. Naquele mesmo ano, o Oklahoma Thunder chegou às finais da NBA.

Mas foi pelo Houston Rockets que a carreira deslanchou. Como jogador principal da equipe, James passou a integrar o All-Star Team da NBA, só com os melhores da temporada, e está na posição até hoje. É um dos principais marcadores de pontos da equipe, com uma média bizarra de 26,3 pontos, acima da média de um jogador regular.

Na temporada de 2015, foi nomeado pela primeira vez como o MVP, ou “Most Valuable Player”, ou ainda “O Jogador mais Sinistro da Temporada”, se preferir. E já faz uns 6 anos que ninguém supera seus recordes de triplos-duplos na história da NBA. Ah, e o cara tem um dos contratos de extensão de equipes mais longevos e mais caros da história da NBA, de US$ 228 milhões. Eu disse que era uma carteirada, não?

A icônica barba e os caras que o acompanham nessa

James Harden não é chamado de "O Barba" a toa

Quem acompanhou a trajetória de James, desde a época do Draft de 2009, sabe que uma coisa que passou a crescer ao longo dos anos não foi apenas sua conta bancária ou os recordes como jogador, mas sua barba. A barba cheia e volumosa do jogador lhe renderam a alcunha de “The Beard”, e meio que virou sua marca registrada, tanto quanto seus arremessos de 3 pontos.

Quem pratica esportes com frequência sabe que cuidar de uma barba do tipo é um pouco trabalhosa, mas também é recompensadora. E outros jogadores barbudos do basquete sabem disso ao ponto de se inspirarem na figura para se dedicar ao visual. Você pode até dar uma olhada aqui, e ver que não estamos brincando.

Cuidando da barba como James Harden

Cuide da sua barba e tenha presença como James Harden

Agora que você tem uma figura top para se inspirar, por que não considerar uma barba desse tamanho para cultivar em qualquer atividade escolhida, jovem? James Harden mostrou que não é tão difícil assim, e vamos te dar uma dicas bem simples e práticas para dar esse trato.

produtos para barba

  • Balm para barba semprepassar um pouco depois de uma boa limpeza durante o banho é uma forma fundamental de manter o visual cheio limpo e bem estimulado.
  • Penteie a barba –  Como você acha que o sujeito como James mantém o visual impecável mesmo jogando daquele jeito? Depois do banho, ou antes de sair de casa, dê aquela penteada marota na barba. Além de desembaraçar os fios, permitirá um crescimento muito mais intenso.
  • Aparação é essencial – A barba não precisa crescer até o pé se você não quiser. Uma aparação de tempos em tempos vai manter o visual equilibrado, e não destoar do que realmente deseja, já vai te deixar bem estiloso com o barbão.

Quando você for procurar por uma boa referência de barbudo atleta, não deixe de olhar as últimas do James Harden. Ele é um bom exemplo de jogador de qualidade, de presença, e de barbudo também. E vai acabar com suas desculpas de manter o visual cheio para qualquer momento. Não deixe de cuidar da barba, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *