4/5 - (2590 votes)

Sabe, jovem, proteger não apenas o rosto, como toda a pele com o filtro solar, é essencial tanto pela estética como pela saúde. Tem quem ainda subestime as consequências do sol, e acaba sofrendo com efeitos pesados da exposição, como queimaduras de segundo grau e, a longo prazo, mesmo um câncer de pele. Por isso, o uso de protetor solar para homem é necessário.

Se você é um barbudo que já passa um bom tempo no sol e nunca teve problemas, saiba que um cuidado, mesmo que básico, pode salvar seu dia. E isso vale até para aquele cara que nunca teve problemas com dias ensolarados. Usar um bom protetor solar é válido até para o cara mais "monstrão" que acredita ter a pele de ferro.

Enfim, queremos te mostrar a importância de usar um bom protetor solar.

Pontos importantes na hora de comprar protetor solar para homem

dicas para comprar protetor solar

Um aspecto surpreendente quando se toca nesse assunto com os homens é que eles, muitas vezes, sequer sabem as diferenças entre os protetores solares. Pontos como FPS (não é first person shooter, barbudo gamer), se permite bronzeamento, como passar… Tudo isso passa despercebido.

Vamos a fundo nesses fatores para que você não fique perdido com seu visual e aproveite bem os dias de sol, seja no verão ou outras épocas.

FPS e PPD 

É um dos pontos mais importantes na hora de procurar por um bom protetor solar. Enquanto o FPS define a proteção contra os raios UVB, o PPD é usado para marcar a proteção contra raios UVA. Com o PPD é bem simples: se você vir essa sigla, ou “FPD”, ou ainda três cruzes (+++), significa que o protetor possui essa proteção extra.

Já o FPS, aquela conhecida numeração na embalagem, mostra o quanto eles protegem dos raios UVB, que são transmitidos pelo sol das 11h às 15h. Por exemplo: um FPS fator 50 indica que sua pele está 50 vezes mais protegida contra os efeitos dos raios UVB. Daí entram fatores como o tipo de pele, a frequência com que vai ao sol, etc.

Algumas das marcas mais procuradas de protetor solar são: Lancôme, Roc Minesol, La Roche-Posay, Sun Fresh, Vichy, Nivea, Sundown, Banana Boat, Australian Gold, Neutrogena e Coppertone.

Se você tiver intenção de mergulhar no mar ou na piscina, prefira produtos que mencionem a resistência à água no rótulo. O mesmo vale para a prática de esportes, já que a transpiração também encurta a ação do filtro na pele. 

Tipos de protetores solar 

Existem três tipos de protetores solares: físicos, químicos e os que mesclam esses dois. Os físicos refletem a radiação solar, e duram por um bom tempo. Já os químicos são os mais populares, pois transformam a radiação em energia para pele. Ambos são eficientes, mas, caso você possua alguma alergia aos componentes do protetor químico, opte pelo físico.

Protetor solar para o rosto

O protetor solar para o rosto ou protetor solar facial deve ser um produto específico pois, muitas vezes o filtro solar facial deve contemplar a peculiaridade da pele do rosto. Muitas vezes o protetor solar para o rosto é do tipo físico, esse protetor solar com base pode sem encontrado em diversos tons, desta forma além de proteger o rosto ainda disfarça as manchinhas do rosto.

Considere que para peles muito claras e de crianças, idosos e pessoas em tratamento dermatológico, o fator de proteção deve ser de no mínimo 50 e, de preferência, com cor, já que ela forma uma barreira física na pele. Então se o barbudo ai esta levando o filhote para a praia, não esqueça que a pele da criança é bem mais sensível, ok? Já a sogra, nem nos preocupamos, brincadeira 🙂 .

Sabe aquelas dicas que sempre passamos sobre produtos para peles oleosas? O mesmo se aplica aqui. Se você tem uma pele desse tipo, prefira o protetor solar para pele oleosa em formato de gel, já que os cremes deixam a pele ainda mais oleosa. Para peles mais mistas e secas, pode-se escolher tanto o creme quanto o gel, porem o creme ainda vai hidratar a pele.

Algumas das marcas mais procuradas para protetor solar facial são LA ROCHE-POSAY, BIORÉ, ANESSA, NIVEA SUN TOQUE SECO, NORMALIZE PORE ADA TINA, ADCOS FILTRO SOLAR TONALIZANTE, FILTRUM ULTRA SECO, MINESOL OIL CONTROL ROC E CAPITAL SOLEIL VICHY.


Dicas na hora de passar o protetor solar

As dicas a seguir servem tanto para o barbudo que gosta de uma praia ou clube, e quer pegar um bronzeado, como para aquele que apenas quer dar uma reforçada na proteção e sair por aí. Ou para quem não usa proteção nenhuma, mas agora tá sentindo os efeitos de um jeito um tanto desagradável. Dá só uma olhada.

Primeira aplicação

Tão importante quanto escolher o produto certo é usá-lo corretamente. A primeira aplicação é a mais importante, segundo a dermatologista, e deve ser feita entre 10 e 20 minutos antes da exposição ao sol, se possível dentro de casa e sem roupa. "A quantidade ideal corresponde a uma colher de chá rasa para o rosto e uma xícara de café para o corpo", ela conta. Espalhe uniformemente pelo corpo e reaplique a cada duas horas ou toda vez que entrar na água ou praticar alguma atividade física

Tatuagem? Passe o dobro 

Se você tem tatuagens em locais que ficam muito expostos no calor, dobre a quantidade de protetor nessa área. É bem importante para não deixar a pele da região ressecada, até mesmo para não desbotar a tatuagem (sim, isso acontece!).

Considere o spray se… 

Caso você seja um barbudo com muito mais pelos ao redor do corpo, os protetores no formato de spray são uma opção mais tranquila e interessante em relação ao gel ou creme. São eficientes do mesmo jeito, e fica até mais charmoso para a mulherada.

Passe o protetor direito! 


Nada de passar o protetor muito rápido e cair na água. Sobretudo com protetores químicos, passe 30 minutos antes de entrar em contato com o sol, o que inclui também não entrar na água nesse período. E espalhe bem por toda a superfície da pele, e isso inclui pescoço, orelhas e nos pés!

Passe no mormaço também 

Parece que avisar desse ponto é “chover no molhado”, mas até hoje tem gente que não se liga nisso. Passar o protetor solar é necessário mesmo naqueles dias de mormaço, justamente por queimar a pele de forma mais sutil. Não caia nessa armadilha.

Não passe o protetor normal na boca!

Se você é um barbudo que se cuida nos mínimos detalhes, saiba que existe um protetor solar específico para a boca, o protetor solar labial, o que é importante, principalmente, para quem sofre de herpes, já que as altas temperaturas podem "ativar" a doença. Não é preciso passar muito o protetor labial, apenas o suficiente para deixar sua boca bem protegida.

Por que o protetor solar é importante para um barbudo?

Por uma razão muito simples, jovem. Por mais que você tenha uma barba grande e fechada, os pelos faciais garantem a proteção do rosto contra os raios UV, o que de certa forma seria um protetor solar natural, porem o protetor solar cremoso em si garante que a barba não resseque nos dias quentes e principalmente exposta ao sol por longos períodos.

De uma forma similar funciona o óleo para barba, mas em ambientes como praias e piscinas, ele não é uma boa ideia. Passar um pouco de protetor nas regiões do rosto fora da barba se faz necessário completar a proteção dessa área quando está no sob o sol.

Ah, mas não exagere, beleza? Também é bom lembrar que um protetor solar para homem é tão oleoso quanto o próprio óleo para barba. Se usar com cuidado, você evita que o produto passe pelos bulbos capilares da barba e a deixe oleosa.


E não se esqueça de lavar bem o rosto durante o banho quando voltar da praia ou piscina! Protetores solares, principalmente no formato de creme, ficam por um bom tempo no rosto, e, se não lavar adequadamente, você vai sentir as consequências na barba. E não se esqueça que depois de um dia torrando no sol, jogando aquela peladinha e tomando a gelada, um hidratante para o corpo vai muito bem. Ele vai hidratar a pele e evitar que fique descascando, soltando pele por todo lado. 

A importância de usar protetor solar no inverno

Se engana quem acredita que o protetor solar deve ser usado apenas no verão ou quando estamos na praia. O uso do protetor é indispensável todos os dias do ano. No inverno a incidência dos raios UVB, aqueles que causam queimadura e câncer, é menor. Porém, a radiação UVA, que causa envelhecimento precoce da pele, é constante o ano inteiro, mesmo em dias frios e nublados.

É importante que cada um escolha um protetor solar de acordo com o tipo de pele e com um bom fator de proteção, como o 30. A reaplicação deve ser feita de acordo com o recomendado na embalagem. Mas vale lembrar que é importante proteger toda a pele do corpo que ficará exposta, não apenas a do rosto.

Mesmo com o uso do protetor solar, é fundamental hidratar a pele para restabelecer o teor ideal de água. E se você é dessas que não sai de casa sem maquiagem, fica aqui uma dica importante: a ordem ideal é usar o hidratante antes de tudo para, depois, proteger a pele com protetor. Espere secar para, aí sim, fazer sua maquiagem.

O melhor remédio para a saúde do corpo e da pele é a prevenção. Cuide-se e previna problemas graves e envelhecimento precoce.

 


Curtiu as dicas sobre protetor solar para homem, jovem? Agora que você sabe como a barba protege bem o rosto no verão, pode considerar uma opção interessante raspar a cabeça e manter os pelos faciais. Dá só uma olhada nesse artigo, e até a próxima!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Comments (2)

  1. Avatar for Rodrigo Lidyane
    Posted on 21/06/2018
    • Avatar for Rodrigo Rodrigo
      Posted on 13/08/2018

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh