Hipsters e suas barbas! Saiba como aproveitar o melhor desse estilo!

Já comentamos por aqui algumas vezes sobre como o hipsters tiveram importante, para não dizer fundamental, na popularização das barbas nos últimos anos. Eles, com seus estilos diferenciados e desafiadores para um barbudo tradicional, mostraram como um existe um grande mercado e trend a ser explorada. E enquanto os barbudos tradicionais passaram a seguir os passos dos hipsters, eles próprios começaram a trazer coisas novas.

É sobre esse novo barbudo hipster que vamos falar hoje. Desde os estilos popularizados por eles, até os mais atuais. Se você tinha aquela rixa com eles por nadarem contra a maré com relação aos estilos e coisas do tipo, pode mudar de ideia. Eles devem ser tão respeitados quanto qualquer outro tipo de barbudo.

Como os Hipsters Popularizaram as barbas?

A Barba atual começou Hipster

Para entender como os hipsters tiveram essa importância com os pelos faciais, primeiro temos que voltar mais ou menos uns 18 anos no tempo. Lá para o final dos anos 1990 até metade dos anos 2000, as barbas eram consideradas fora de moda. Lembre-se que passamos por um tempo em que elas foram bem populares, nos anos 1980, e aos poucos começaram a cair em desuso.

Foi justamente na metade da primeira década do Século XX que as coisas mudaram aos poucos para os barbudos. 

E só para constar aqui: não foi algo que simplesmente ditado pela moda. Os hipsters, seguindo o seu aspecto mais intrínseco, passaram a investir nos visuais barbados aos poucos, justamente indo na contramão de cara lisa da época. Alguns movimentos também traziam um pouco da fama para a barba, como o Novembro Azul, por exemplo.

Os Estilos que eles trouxeram

Estilos de Barbas Hipsters

O surgimento das barbas começaram aos poucos, e foi apenas nos últimos anos que ela voltou com tudo. No começo, ter uma barba cheia e bem cuidada era algo exclusivamente hipster, justamente por ser algo fora do habitual, e até contra tendência da época, de barbas mais cerradas ou mesmo inexistentes.

Com a popularização de outros movimentos atrelados ao visual, como as cervejas artesanais, e até cuidados mais apurados com o visual e o corpo como um todo, vivemos uma verdadeira utopia para os barbudos. E os hipsters? Bem, eles continuam trazendo novos visuais, mas já chegamos lá.

Entre os visuais que eles trouxeram, estão os seguintes

Barba Cheia

Esse é o estilo básico de Barbas Hipsters

O visual que começou o movimento. É um visual volumoso, com comprimentos variados de acordo com a preferência do barbudo, e que se destacam não apenas por esses aspectos, mas por serem muito bem cuidados com os produtos certos. Hoje eles são o visual padrão de muitos barbudos por aí, sendo a escolha principal na hora de deixar os pelos faciais crescerem.

O Estilo Lenhador

O lumberjack é um dos símbolos das Barbas Hipsters

Você já deve ter ouvido falar do Lumbersexual, ou a atração de pessoas pelo visual de lenhador. Isso engloba não apenas a barba cheia, ou sua variante, a Short Boxed Beard, mas também o visual completo, com camisa xadrez, uso bem destacado do cinto ou do suspensório, e calças jeans. Foi um outro visual muito popularizado pelos hipsters, hoje já considerado um pouco menos como deles.

Bigodes

Bigodes são Barbas Hipsters bem conhecidas

Esse teve um começo tímido com o Novembro Azul, que até hoje incentiva a deixar a barba, e mais especificamente o bigode, crescer. Mas hoje eles estão um tanto comuns, embora sejam bem mais relacionados aos hipsters por conta da estilização que eles possuem. Isso é tão verdade, que existe toda uma gama de bigodes que podem ser usados hoje em dia sem problemas, é só você conferir aqui.

Barba do Bárbaro

A barba viking dos bárbaros é uma das mais novas Barbas Hipsters

Esse ficou mais popular na Europa, por razões mais climáticas do que estilísticas. O visual cheio e comprido dos bárbaros já era relativamente popular por lá, mas foram algumas figuras hipsters que modernizaram o visual. Por exemplo, passaram a adicionar os produtos certos para que a barba ficasse macia, os cabelos grandes passaram a acompanhar a barba, e a aparação se tornou mais constante e bem feita. Uma dessas figuras que a utilizam muito bem é o norueguês Lasse Martberg.

Curiosidade: os New Lad

Os New Lad não fazem parte das Barbas Hipsters

Os New Lad podem ser definidos como uma resposta inglesa a proliferação de barbudos como uma tendência atual. Na verdade, uma oposição um tanto agressiva até: os New Lad se definem como os “machos sem frescura”. Entre suas características, estão a cara lisa por ser mais prático, falta de atenção no uso das roupas, optando pelas camisas de clubes de futebol tradicionais, e consumir tudo do mais simples e tradicional. Ou seja, nada de gourmet.

O movimento é até bem interessante se você é do tipo que não curte tanta coisa em moda. E mesmo que eles não gostem, acabam por agir da mesma forma que os hipsters nos últimos anos, sendo a vanguarda de um contra-movimento.

Não vamos dizer para você que os New Lad são totalmente legais. Os caras não usam barbas, o que tem de legal nisso? Brincadeiras à parte, o que podemos tirar de bom nesse movimento é que você pode seguir essa linha mais simples do jeito que preferir. Só não tire a barba: você vai machucar os sentimentos de alguém.

As Novas Barbas Hipsters, e como você pode aproveitar seu estilo

Você pensa que eles pararam? Dá só uma olhada no que os hipsters estão aprontando hoje em dia. De estilos retrô a coisas talvez um tanto à frente do seu tempo, eles são uma boa prova de que você deve manter o seu visual atualizado. Ou no mínimo, não ter medo de inovar. Dá só uma olhada, e como você pode adicionar essas características no seu estilo.

1 – Barba Steampunk

As barbas do estilo steampunk estão entre Barbas Hipsters

Esse estilo é parte das novidades que as modas retrôs estão trazendo. Para ser mais específico, o Steampunk é um gênero da ficção científica que coloca nossas tecnologias atuais nos tempos entre o século XVIII até o começo do século XX, tomando como base a tecnologia à vapor.

Mais do que um gênero literário, temos todo um estilo de vida que seus maiores fãs adotam, inclusive nas barbas. Os hipsters desse estilo cultivam barbas longas, em versões mais extravagantes que os exemplos da época, como Charles Darwin, Abraham Lincoln, entre outros. Você pode usar algumas das ideias para integrar no visual, mas sem tantas extravagâncias.

2 – Estilo Pin Up

As Barbas Hipsters são bem populares , e o pin up mais ainda

Outra moda retrô, um pouco mais “comportada”, é a do Pin Up. Embora esse estilo artístico esteja mais relacionado as mulheres, e a presença de barbas tenha sido deixada de lado em boa parte da época que o Pin Up cobriu, os hipsters do nosso tempo souberam adaptar muito bem as primeiras décadas do século XX, incluindo os pelos faciais aqui.

Para uma barba desse tipo, adote barbas um pouco mais curtas, mas completas. Se puder trabalhar mais o cavanhaque, melhor ainda. E mais do que a barba, procure trabalhar mais os visuais da época: jaquetas de couro, penteados com um pouco mais de estilização e produtos de acordo (gel, cera para cabelos…).

3 – Barbas Coloridas

Barbas coloridas estão se tornando moda entre as Barbas Hipsters

É aqui que as coisas ficam mais inusitadas. Cabelos de cores fora do tradicional, com mistura de várias cores, ou apenas um único tom mais metalizado, já eram conhecidos de muita gente, e em alguns meios é até bem aceito. Agora, o que tem sido novidade para muitos barbudos e não-barbudos são as barbas serem pintadas da mesma cor que os cabelos.

Esse é um caso que deixo a escolha para você, barbudo. Pintar a barba de cores como azul claro, laranja, entre outras, vão dar um destaque ousado para os pelos faciais, e dependendo do ambiente em que estiver, pode causar algumas situações um tanto incômodas. Fica à seu critério se vale acrescentar o estilo.

4 – Bigode Lápis

O antigo bigode lápis é muito querido entre os hipsters

O bigode lápis é um estilo bem peculiar desde sua existência. Muito meticuloso de se fazer e manter, ele chama atenção por dar um ar de nobreza que já não cabe nos nossos tempo, mas que ainda assim impressionam. Tá certo, isso tudo é um jeito de dizer que o bigode já está fora de moda faz um tempão. Mas quem é o hipster, senão um cara que não segue as tendências, mas passa a definir as tendências?

Se você pertencer ao grupo dos barbudos que não tem um visual mais fechado, você pode arriscar o bigode lápis. Vai precisar de uma navalha, de paciência e de técnica para deixá-lo bem próximo à linha dos lábios, mas fica bem interessante se mantido.

5 – A Verdadeira Barba Hipster

Essa é a verdadeira barba dos Hipsters hoje em dia

Bem, essa é a barba que começou todo o movimento. O estilo acabou padronizado para todos que usam o visual, e atualmente o que se considera uma barba hipster é mais um conjunto de características que circulam os pelos faciais. Em resumo: sabe o hipster da federal, o meme que rodou algum tempo atrás nessa internet imparável? Pois então, é mais ou menos aquilo.

Para ter uma verdadeira barba hipster nos dias atuais, é preciso seguir alguns passos importantes e bem básicos. Veja como.

  • Deixe a barba crescer bem, para ter um visual volumoso, e deixe bem aparada. Até aqui, nada diferente do que você já deve fazer com os pelos faciais, certo?
  • Deixe o cabelo bem grande. Ou melhor, o suficiente para fazer um coque samurai de respeito. É o visual que os hipsters estão adotando em uma quantidade impressionante.
  • Escolha um visual que valorize bem o corpo. Camisas mais soltas, ou regatas mesmo, e calças não muito justas são o suficiente para dar umas sugestões para elas de como você pode ser.

Pode levar na brincadeira se quiser, mas repare como muitos hipsters estão adotando visuais nesse estilo, e tem feito uma grande diferença se você parar para pensar.

6 – Barba Rural

A barba "descuidada", ou "rural", também é popular entre os hipsters

As barbas rurais são um estilo relativamente recente, que tem recebido maior destaque em outros países da américa latina. Por aqui ainda não é muito comum, embora tenhamos alguns exemplos aqui e ali. Basicamente, o que chamam de “barba rural” seriam aqueles visuais mais cheios, mas que dão a impressão de serem mal cuidados.

Mas seria apenas a má impressão mesmo: ainda que falte o óleo para barba, ainda seriam inclusos os demais cuidados, como uma aparação (menos precisa), limpeza com shampoo e balm, e outros cuidados. Mas tudo feito numa quantidade mínima. A imagem acima fala por si só sobre esse visual inusitado.

7 – Estilo Folk

O estilo dos Hipsters é o do Folk

O estilo folk é um pouco mais comportado entre as barbas hipsters, mas não menos interessantes. O estilo folk traz barbas mais comportadas, mas com um cuidado bem maior. Não é raro muitos adotarem um visual mais macio para os pelos faciais, ou até bem liso. O que, combinado com o visual que lhe dá o nome, deixa bem chamativo quanto ao conjunto.

Adotar o estilo folk é mais indicado para quem curte uma barba mais cheia. Leva um pouco de tempo até deixar os pelos mais macios, mas o resultado é recompensador.

8 – Van Dyke

O Van Dyke é sempre um dos grandes pilares dos Hipsters

Por fim, temos um dos visuais mais populares entre os hipsters e além. O Van Dyke é um estilo já bem antigo, de séculos de popularidade, e tem ganhado ainda mais relevância nos últimos tempos com a quantidade de barbudos famosos que a adotaram. E sim, elas também foram iniciados pelos hipsters. Para fazer um Van Dyke de respeito, é só acompanhar o post a seguir.

Os hipsters ainda vão continuar fazendo uma grande diferença no visual dos barbudos com o passar dos anos, trazendo novos estilos ousados e chamativos para quem quiser adotar por completo, ou só adaptar para seu gosto. Deixe nos comentários quais você curte, e vamos trazer mais dicas sobre eles. Até a próxima, jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *