Sri Prem Baba: Uma voz de conselho e esperança

Pelo nome, você dificilmente ia achar que é um brasileiro, não é? Não precisa ficar sem jeito, jovem, todos nós entendemos. E te garanto que Sri Prem Baba também: além de uma figura de carisma e tranquilidade, ele até possui um bom senso de humor. E conhecer a história de conselheiro moderno é uma boa aula de humildade e respeito pelo mundo à sua volta.

Sri é um mestre conselheiro com uma história bem particular no que diz respeito a seus caminhos de iluminação espiritual. Enquanto figuras como Mário Sérgio Cortella possuem um engajamento mais pautado na educação e na filosofia como um todo, Sri Prem Baba foi além, dedicando toda sua existência ao direcionamento espiritual.

Vamos conhecer sua trajetória, e entender como ele vai muito além de ser uma figura sábia de grande importância, e ser um pouco parecido com o Gandalf também. Calma, calma, é brincadeira, viu…

A trajetória de Sri Prem Baba

Sri Prem Baba antes era conhecido como Janderson

Antes de adquirir esse nome, muito especial pelos motivos que vamos apresentar a seguir, Sri foi batizado como Janderson Fernandes. Nascido em 1965, teve uma infância e adolescência desafiadoras, tanto pelas condições do Brasil na época, como pela própria condição de vida da família, que não era algo alarmante, mas também não era fácil.

Desde pequeno, Janderson tinha essa inclinação para fé e para as necessidades do ser humano enquanto um ser livre de espírito. Esses questionamentos e reflexões o guiaram ao longo da vida por diversos caminhos espirituais, enquanto se formava em psicologia no Centro Universitário Paulistano, no bairro de Vila Mariana.

Esse é um detalhe interessante, pois mesmo em sua busca por um caminho, ele conseguiu uma grande oportunidade. Todo barbudo que deseja encontrar seu caminho pode ter um bom insight sobre a vida só com o que mostramos aqui. Mas vamos seguindo.

As buscas de Janderson levaram o então jovem a diversos caminhos como dissemos antes, mas sempre com essa particularidade do cuidado com o próximo. Entre seus trabalhos, esteve como instrutor de yoga, massoteraeuta, acupunturista, e por fim xamã.

O Primeiro brasileiro a dirigir um Ashram

Sri Prem Baba assumiu o legado de seu mestre, e foi muito além

Uma das atividades que mais chamaram atenção de Janderson no caminho por respostas era a Yoga. Praticada não apenas como uma forma de exercício, mas como uma forma de atingir o seu mais profundo ser, as buscas de Janderson o levaram ao mestre Osho.

Osho tem um papel bem importante na vida de Janderson. Durante o período em que passou na Índia, Janderson aprendeu não apenas sobre os ensinamentos xamânicos de Osho, mas sobre diversos da vida que tanto buscava.

Sem parar os estudos de psicologia e de Yoga, Janderson voltou para o Brasill. E em suas crises e reflexões, por fim encontrou o direcionamento que precisava com seu agora mestre. Foi para a Índia, onde teve seu despertar como Sri Prem Baba.

Sri é um homem que buscou as respostas para sua vida tanto nas coisas que o circulavam como dentro de si. Essa é uma base e uma máxima para nossas vidas, jovem. Cada ser humano possui esse despertar dentro de si, não necessariamente como o de Sri, mas cada um a seu próprio limiar.

Sri Maharaj ji, ou Osho, que foi mentor de Sri Prem Baba, acabou falecendo em 2011, e Prem Baba assumiu o Ashram no qual o antigo mentor liderava. Para quem não sabe, Ashrams são uma espécie de monastério na Índia, voltados para a peregrinação de várias pessoas.

Sri Prem Baba Hoje

além de sua comunidade, Sri Prem Baba também possui livros e filme com seu nome

Além de comandar o Ashram de seu antigo mentor, Sri Prem Baba mentora diversos discípulos no Brasil e no mundo inteiro. Um dos principais meios nos quais ele realiza essas atividades é com a organização Awaken Love, que inclusive tem a ver com seu nome  “Sri” significa senhor; “Prem”, amor divino; e “Baba”, santidade.

Através da Awaken Love, Sri traz suas reflexões sobre valores tão importantes para a vida humana. Entre amor, felicidade, gentileza e o autoconhecimento, ele ajuda diversas almas em busca de um caminho a se encontrarem, sempre de forma aberta e esclarecedora.

Além de seus trabalhos como guru e mentor, Sri Prem Baba também suas possui suas publicações em livros, para ajudar aqueles que nem sempre podem estar próximos. Desde 2014, ele já possui quatro livros, sendo que dois deles foram lançados no último ano chamado Propósito.

Além de todas essas contribuições, o velho sábio também possui um filme contando sua história! O documentário “Isso Existe”, lançado em 2015, mostra toda sua trajetória de vida, desde a infância e adolescência contestadora, até seu despertar como um novo ser.

Veja o documentário no vídeo no final do texto 😀

A Barba lendária

Sri Prem Baba tem uma grande referência entre os barbudos. Você sabe qual é

E claro, não poderíamos deixar de falar de outro aspecto muito característico de uma figura tão sábia. Acho que Sri Prem Baba não teria essa figura de sábio ancião se não mostraram essa lendária barba para todos aqueles próximos dele. E se tem um sujeito que faz honra ao título de “barbudo ancião lendário”, esse com certeza é Sri Prem Baba.

Talvez você possa não seguir por completo as lições dele, ou mesmo não seguir alguma. Como dissemos antes, cada um pode e deve encontrar o seu caminho na vida, seja ele qual for, desde que não machuque ninguém de alguma forma. E isso inclui Sri Prem Baba. Mas se tem algo nele que pode te inspirar bem, sem dúvidas está na barba.

Para os barbudos com a barba branca, é algo quase obrigatório, sobretudo se considerar o contato tão íntimo que Sri possui com a natureza. Para quem gosta de um visual mais comprido, há um bom exemplo de se cuidar apropriadamente. E mesmo para os carecas barbudos, aqui está uma figura de paz e grande imponência.

Em um bate papo descontraído Sri Prem Baba, também conhecido como “guru pop”, que recentemente participou de programas da rede Globo como Conversa com Bial, Encontro com Fátima Bernardes e recebeu a visita em São Paulo do astro americano Will Smith, diz que gosta de ir a restaurantes, assistir séries de televisão e que sim, também tem hobbies e se considera um homem comum: “a única diferença é que eu estou desperto, estou acordado”. Veja este vídeo no final do texto 😀

Wil Simth e Sri Prem Baba

Por mais esotérico que possa para parecer para alguns, o que Sri Prem Baba diz é absolutamente prático, afinal, fala sobre propósito; sobre a revolução da consciência pela qual o mundo está passando; a necessidade de popularizar a meditação e auto-observação, e como todos querem a mesa coisa – sentir alegria no coração.

Conhecer a história de Sri Prem Baba é uma boa forma de trazer um pouco de paz de espírito a si mesmo. Você pode ver os vídeos do Sri Prem Baba no canal dele no Youtube clicando aqui, além disso frequentemente ele produz podcast inspiradores e publica em seu SoundCloud que você pode ouvir clicando aqui,  você também pode acessar o site oficial dele www.sriprembaba.org . Todos podem encontrar o seu ritmo e fluxo de vida a qualquer momento dela, e dali buscarem o seu próprio rumo. E quem sabe o seu não poderia ser com ele? Se permita buscar essas respostas, jovem, e até a próxima!

Documentário “Isto Existe”

Prem Baba, o guru pop


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *