Tudo que você precisa saber sobre Pogonofobia!

A fobia é um medo quase irracional por alguma coisa ou alguém. Muitas vezes causado por um trauma específico, as fobias quando não são tratadas de forma adequada podem levar seus enfermos a estados de extrema ansiedade, e danos permanentes no cérebro. Por mais que muitas vezes seja vista com tom humorístico em alguns contextos, nunca se deve levar a fobia de uma pessoa na brincadeira. Isso é bem sério. Muitos nunca ouviram falar de Pogonofobia na vida, até mesmo você.

Existem centenas de fobias pelo mundo inteiro, das mais variadas possíveis. Algumas entre as mais conhecidas são a Aracnofobia (medo de aranhas), Agorafobia (medo de sair de casa), Claustrofobia (medo de lugares apertados), Hidrofobia (medo de água, ou mais especificamente de mergulhar), além de outras mais bizarras. Pode incluir aqui o medo de palhaços, de plantas, de coelhos… E de barbas. Para os pelos faciais, ela é conhecida como Pogonofobia, e você vai saber tudo sobre ela com a gente.

O que é a Pogonofobia e de onde ela surgiu

pogonofobia de barba cheia

Assim como qualquer outra fobia, o medo de barbas é algo irracional. Quando está na presença de uma pessoa com barba, o estado fóbico do portador leva a crises de ansiedade intensa. Por isso a necessidade automática de ficar o mais longe possível do barbudo. E isso não se resume apenas a presença física, ao vivo: fotos e vídeos também caem nessa categoria.

A origem do medo pode variar muito, mas todas têm em comum o fato de que surgem à partir de um evento traumático e/ou negativo envolvendo as barbas. Eu sei que você pode considerar coisas bem pesadas, mas nem sempre é por aí. Vamos listar alguns exemplos:

Exemplos de Causas da Pogonofobia

  • Preconceito. Por incrível que pareça, é um dos mais comuns, e pode ocorrer ainda na infância. Antes do primeiro ou segundo contato com um barbudo, o medo das barbas pode ser incutido através de imagens e histórias horríveis envolvendo as barbas, como má higiene, experiências macabras, violência, etc. O medo acaba não sendo pelo que passou, mas pelo que supostamente iria passar.
  • Uma figura assustadora. É a mais grave das causas de Pogonofobia. Agressões físicas e verbais, assaltos, acidentes e outros traumas graves causados por um barbudo podem gerar a fobia por barbas. Aqui, além dos sintomas descritos adiante, o portador toma a ideia de que todos os barbudos são perigosos.
  • Um Susto. Intencional ou não, uma pessoa muito sensível ou que esteja em um momento de fragilidade pode gerar uma fobia de barbas por conta de pegadinhas ou situações em que a presença dos pelos faciais pode gerar um mal estar enorme.

causas da pogonofobia

  • Um personagem. Pode ser uma variação do exemplo anterior. Aqui a coisa pode ser ainda na infância também, ou para pessoas mais sensíveis, mas um personagem barbudo que a tenha assustado de uma forma muito intensa pode gerar uma fobia de barbas inesperada. Lembre-se que a fobia é algo que atinge o inconsciente, e nestes casos, é incontrolável.
  • Outros fatores. Aqui pode entrar uma mistura dos exemplos anteriores, bem como situações únicas que levaram uma pessoa a ter fobia com barbas. Isso pode ser desde aquele cara parecido com o personagem da TV com o qual se assustou, até mesmo a traição de alguém por quem era muito afeiçoado – lembre-se que a mente humana é muito profunda, e variada o bastante para gerar as situações mais inusitadas em sua cabeça.

Não se sabe exatamente em qual local elas foi registrada pela primeira vez, mas com as barbas presentes em todos os períodos importantes da história, pode-se cogitar que a Pogonofobia é uma das fobias mais antigas da história.

Sintomas da Pogonofobia, e seus efeitos no dia a dia

Estes são os sintomas mais comuns da Pogonofobia:

  •  Ansiedade
  •  Ataques de Pânico
  •  Falta de Ar
  •  Irregularidade nos Batimentos Cardíacos
  •  Náuseas
  •  Sudorese
  •  Tremores

A intensidade de cada um dos sintomas pode variar para cada paciente, mas todos eles estão presentes. Mas independente do grau que elas afetam o corpo e a mente, uma fobia como a de barba é muito prejudicial aos seus portadores. Uma vez que ela não pode ser tão evitada, como a claustrofobia, por exemplo, seus portadores podem ter vários problemas de convívio social.

De chefes a melhores amigos barbudos, ou mesmo parceiros que possuíram barba antes de conhecê-lo sem a mesma, ou mesmo qualquer cara na rua que possua pelos faciais em voga, uma pessoa com Pogonofobia pode passar por situações extremas com a presença de pelos faciais.

grande barba causadora da pogonofobia

À longo prazo, os prejuízos causados pela pogonofobia podem ir além do social. Problemas financeiros, além de danos psicológicos permanentes, como depressão, por exemplo, estão entre os principais efeitos que elas causam. Por isso reconhecer que a ajuda psiquiátrica é importante e necessária é o primeiro passo para a cura.

É possível se livrar do medo de barbas?

Muitas vezes, os cuidados médicos iniciais para amenizar os sintomas da pogonofobia é com o uso de medicamentos ansiolíticos, que são direcionados para controlar a ansiedade. O medo continua presente, mas os sintomas físicos são amenizados, se tornando apenas um incômodo.

Porém, os medicamentos terão apenas efeitos temporários. A psicoterapia e a terapia da conversa feita com um psiquiatra são as melhores maneiras de acabar com a Pogonofobia. Através de conversas, o médico irá educar e mostrar ao portador da fobia que nem todos os barbudos são perigosos, ou que barbas automaticamente podem gerar problemas a saúde, ou eliminar qualquer possibilidade negativa que gerou a fobia.

Cabe lembrar, tanto para quem sofre a fobia como para quem está próximo dos portadores, que este é um processo lento de recuperação, e que depende da colaboração de todos os envolvidos. Paciência e compreensão devem ser levadas ainda mais a sério, para que o tratamento clínico gere resultados satisfatórios. Com o tempo, mesmo os medicamentos são cortados.

Curiosidades que envolvem (direta ou indiretamente) a Pogonofobia

  • Embora não seja um fato empírico, os Estados Unidos carrega uma tradição de mais de 200 anos com presidentes SEM barba. O último grande presidente com barba em terras americanas foi Abraham Lincoln. Segundo os políticos americanos, não ter uma barba passa uma imagem de confiança para os eleitores. Sei…

Pogonofobia em abe lincon

  • Também não se relaciona diretamente a Pogonofobia, embora ela possa ter sido a fonte de algum caso por aí. Na época da Ditadura Militar no Brasil, nenhum dos presidentes tinham barba. Por mais que isso seja por conta da disciplina do exército, que não permite barbas, havia um forte argumento na época de que os usuários de barbas eram comunistas, e logo eram abordados ou mesmo presos. Muitos garotos e garotas devem ter gerado suas fobias daí…
  • Da mesma forma, nos primeiros meses e anos após o 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos, muitos casos de Pogonofobia surgiram por conta da relação das barbas com os terroristas do Oriente Médio. Até hoje algumas situações mais complicadas envolvendo árabes barbados e americanos ocorrem, com motivos ou não.

 

pogonofobia mulsumano

  • Alguns casos de Pogonofobia podem surgir por preconceito a religiões e culturas específicas. Além do caso acima, pessoas que tenham nascido e crescido em regiões cuja a falta de barba seja frequente, pode gerar um forte trauma caso encontre um barbado. O contrário também pode ocorrer.

Outras fobias relacionadas a pelos

A Pogonofobia pode ou se relacionar a outros tipos de medos. E na verdade existem outros tipos de fobia que se relacionam a barba, algumas com mais intensidade, outras menos. Separamos uma pequena lista, que vai te surpreender.

Caetofobia 

Medo de pelos compridos. Nesse caso não seria da barba, e sim dos cabelos e quaisquer outros pelos do corpo em grande quantidade.                                                                                                                                                   

Androfobia

Medo de homens. Aqui a fobia é generalizada, e os efeitos traumáticos são ainda mais graves do que na Pogonofobia. Se conhecer alguém e que não esteja em tratamento ainda, busque ajuda para ela caso seja possível.

Autodisomofobia

mulher com  Pogonofobia e Autodisomofobia

Medo de cheiros ruins. Pode se relacionar com a barba ou não, já que o cheiro ruim nos quais as pessoas com essa fobia sentem vem de coisas realmente sujas e/ou nojentas, como lixo e carniça, por exemplo. E se virem uma barba suja… Bem, você entendeu, certo?

Bacteriofobia 

Medo de bactérias. Caso parecido com a Autodisomofobia, exceto que aqui a preocupação da pessoa está em pegar bactérias em tudo que toca, o que vai incluir a barba caso ele pense que ela não está limpa.

Cacofobia 

cacofobia e Pogonofobia

Medo de pessoas feias. Tá certo, essa pode ser uma fobia polêmica de se relacionar com as barbas. Mas acontece que feiura é uma questão muitas vezes subjetiva, o que inclui a presença ou não dos pelos faciais, então antes de julgar a fobia de uma pessoa, avalie o caso dela.

Falacrofobia 

Medo de ficar careca. Outra que não tem relação direta com a barba, mas que pode vir a ter por conta das soluções mais desesperadas para não ficar sem cabelo. Não é muito difícil desse medo se estender para a barba, então fique esperto.

Dicas para um barbudo lidar com uma pessoa com Pogonofobia

negro e Pogonofobia

Se você conhece uma pessoa com Pogonofobia, e você tem uma barba, não tem muito que possa fazer de imediato. A menos que ela procure ajuda, o medo irracional delas será o bastante para que você não consiga se aproximar.

Caso ela já esteja em tratamento, eis algumas atitudes que você pode tomar.

Seja gentil, sempre

Ser compreensivo e não dar mais motivos para que uma pessoa com pogonofobia ficar mais assustada é um bom começo para que ela tenha um tratamento mais saudável. Busque entender sua história, seja pela própria pessoa ou por amigos próximos, para agir de acordo com suas necessidades.

Nada de Piadas

Se você for um barbudo mais simpático e engraçadinho, segure um pouco o bom humor quando lidar com uma pessoa com Pogonofobia. Mais especificamente, nada de brincar com as dificuldades dela, tentando diminuir sua dor. Esse é um dos grandes problemas de quem sofre qualquer fobia, pois nem todos levam a sério essa dificuldade. Não seja mais uma dessas pessoas.

E não permita que outros façam piadas

Da mesma forma, deixe bem claro para outras pessoas à volta da pessoa com Pogonofobia que não alfinetem suas dificuldade. Criar um ambiente que a permita lidar com seu problema de forma mais tranquila, sem qualquer tipo de pressão a envolvendo, pode torna-lá mais confiante para acabar com sua fobia.

Busque sempre tranquilizar em tempos de crise

Isso é inevitável. Haverão momentos que nem toda compreensão e ambientes sossegados a impedirão de ter uma crise fóbica na sua presença, ou na presença de qualquer barbudo. Dependendo de como estiver o seu estado de espírito, e os avanços no tratamento, tome distância, ou apenas tente mostrar que não há motivos para ela temê-lo.

De uma forma geral, analise os sintomas e a intensidade deles quando ela estiver em crise. E se for o caso, peça ajuda médica. Se tudo for feito com calma, pode ser o ponto de virada para uma pessoa com Pogonofobia diminuir os sintomas.

Mostre que barbas são legais

lidando com a Pogonofobia

Isso você pode fazer com quaisquer pessoas, elas com Pogonofobia ou não. Mostrar as vantagens das barbas, os benefícios que ela traz para a saúde e bem estar do barbudo, além de ativar boas memórias dos pelos faciais, é uma das melhores formas de contato social. Claro que você não precisa forçar isso o tempo inteiro, mas sempre que surgir a oportunidade, é bom tentar.

E para uma pessoa com Pogonofobia, trazer boas memórias com as barbas sempre é importante. Traumas são situações que marcam nossas vidas, isso é difícil mudar. Porém, da mesma forma que uma memória ruim pode trazer cicatrizes, memórias boas se tornam inesquecíveis, e relembradas com mais intensidade.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre a Pogonofobia, já pode ajudar outras pessoas dentro do possível. Respeitando o espaço e as dificuldades de quem sofre essas fobias, você pode se tornar uma pessoa única para elas, e deixar claro que as barbas podem ser muito boas. Até a próxima, jovem!

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *