BARBA NEGRA: A barba mais temida dos sete mares!

4.1/5 - (3900 votes)

Existiram muitos piratas na história, mas muitos mesmo. Embora o litoral caribenho tenha sido o mais conhecido pelo romantismo atribuído a ele, houveram outras tantas lendas na Europa, ou mesmo na Ásia. Mas se tem um cara, que literalmente foi considerado um terror nos sete mares, foi Barba Negra.

Edward Teach é pouco conhecido por seu nome real, mas suas façanhas, e principalmente sua alcunha, são bem conhecidas mundo afora. Tá certo que Barba Negra tenha um lado mais “infantil” graças às inúmeras interpretações de sua imagem na ficção. Mas sem dúvida o cara não foi temido por tanto tempo a toa.

Conheça e se inspire no dono de uma das barbas mais estilosas e aterradoras que já passaram pela história.

Quem diabos foi Barba Negra?

Barba Negra foi o maior pirata atuando no Caribe e nos Estados Unidos

Não se tem uma origem exata de Barba Negra, mas acredita-se que ele tenha nascido em 1680, na cidade de Bristol, Inglaterra. Pouco é conhecido de sua infância… Na verdade, a única informação, pouco carente de viabilidade, é que ele era de uma família de burgueses, mas teria a deixado de lado pela vida no mar.

A razão para isso é que os piratas, depois que assumiram suas alcunhas, deixavam os nomes e principalmente sobrenomes de lado, para que suas famílias não ficassem expostas a suas ações. Uma atitude até honrada para quem era um fora-da-lei.

Enfim, o ponto é que Barba Negra, como Edward passou a ficar conhecido devido a sua barba gigante e escura, começou a aterrorizar os mares em 1715, nas Bahamas. No começo, ele não chegou a ser um capitão, mas sim era um dos subordinados de Benjamin Horningold, que lhe ensinou tudo o que precisava.

Em pouco tempo, Teach conseguiu se emancipar de Benjamin, e com a captura do primeiro navio, ele começou sua própria lenda. O navio capturado ganhou outro nome, A Vingança da Rainha Anne.

O capitão era conhecido não apenas por seus crimes implacáveis, como pela sua honra também. Não matava indefesos, concentrando seus ataques a navios da marinha inglesa e espanhola que estavam no Caribe.

Os feitos e curiosidades mais importantes

A clássica imagem de Barba Negra queimando as pontas de sua barba para assustar os inimigos

O Capitão Barba Negra não ficou conhecido a toa. Edward trazia pequenas sacadas que tornaram sua presença lendária onde passou, e boa parte do romantismo atribuído a pirataria, que na verdade é bem longe do real, é graças a ele.

Vejamos alguns dos feitos mais interessantes de Barba Negra.

  • O principal motivo de Barba Negra ser tão temido por aqueles que saqueava era a marca registrada que trazia em seus pelos faciais. Mais do que a barba escura e cheia, algo incomum entre os piratas, Teach ainda ateava fogo nas pontas da barba! Quem não ficaria preocupado com isso?
  • Barba Negra foi o primeiro a utilizar as famosas Jolly Rogers, ou as bandeiras piratas com uma caveira, sinalizando aos navios atacados quem eram. Na Vingança da Rainha Anne, a Jolly Roger era um esqueleto com uma lança mirando o coração…
  • Por falar em seu navio, outro motivo para que a tripulação de Barba Negra fosse temida era o tamanho descomunal de sua embarcação. Somente navios militares da Inglaterra e Espanha tinham capacidade para mais de 40 Canhões, os quais ele investiu muito bem.
  • Ao contrário do que muita gente pensa, Barba Negra não tinha algum tipo de tesouro enterrado. A maior parte de seus saques eram de cana-de-açúcar e cacau, iguarias de grande valor nas ilhas caribenhas.

A morte

Uma das várias interpretações da morte de Barba Negra

Barba Negra morreu em 1718, nos Estados Unidos. Antes disso, Edward Teach havia feito um acordo de “parceria” com o Governador da Carolina do Norte, sendo perdoado por seus crimes. Porém, Teach tinha outros planos, e ficou pouco tempo legalizado até voltar com uma frota menor e mais ágil na região da Virgínia.

Ao ser descoberto, começou-se uma caçada a Barba Negra, que culminou em um cerco em uma ilhota próximo às Ilhas Virgens, nos Estados Unidos. Mesmo levando cinco tiros e vários cortes de espada, após ele e sua tripulação ter sido cercada, Teach seguiu lutando, até sua morte.

A cabeça de Barba Negra foi exposta em um dos navios ingleses que fizeram o cerco. Hoje, é possível conhecer a história do pirata de perto no Castelo do Barbanegra, nas Ilhas Virgens.

Barba Negra na Cultura Pop

A versão de Barba Negra de Piratas do Caribe é até bem comportada

Como é bem sabido, Barba Negra possui uma participação bem ativa na cultura pop, aparecendo diretamente, ou sendo referenciado de alguma maneira. Mesmo os produtos hoje em dia possuem aquela breve homenagem a Teach, como vamos ver já já.

Só para você ter uma ideia do tamanho da presença de Barba Negra, vejamos algumas aparições icônicas do pirata.

Assassin’s Creed IV: Black Flag – A franquia, muito bem conhecida por seus passeios pela história, teve seu quarto game inspirado na Era de Ouro da Pirataria, e Edward Teach tem um papel bem importante na história.

One Piece – Como o mangá mais famoso hoje em dia, com uma temática de Piratas, não teria sua própria versão de Barba Negra? Na verdade, o mangá e anime possui diversas referências a outros piratas históricos. Aqui, Teach é um dos principais vilões da história.

Este é o Barba Negra do anime One Piece

Editora Barba Negra – Foi um caso ao mesmo tempo feliz e triste. A editora era uma extensão da tradicional Companhia das Letras, com o objetivo de trazer diversos quadrinhos clássicos. Infelizmente, o selo já encerrou suas atividades.

Piratas do Caribe – Até o terceiro filme, o capitão ainda não tinha dado as caras, mas foi questão de tempo até Teach aparecer em “Piratas do Caribe – Navegando em Águas Profundas”, e ter uma velha dívida com Jack Sparrow. Na verdade, o cara tem dívidas com todo mundo pelo visto.

O jogador Blackbeard – Os jogadores de Esports são cheios de gamertags curiosas e um tanto bizarras também. E a mais recente a entrar nessa é o jogador dinamarquês de Tekken 7, o Barba Negra! O cara foi um dos finalistas do mundial do game, e fez história para seu país.

Como ter a Barba Negra de Teach?

Descubra como ter a Barba Negra de Teach!

É até bem simples, jovem, mas exige um pouco de tempo. O primeiro ponto é deixar a barba crescer por um bom período. A barba de Teach facilmente precisou de uns dois meses para ficar naquele tamanho foda.

don alcides guarda barba negra

O segundo ponto é aparar e cuidar bem do volume. Tá certo que os piratas não tinham as mesmas vantagens que temos hoje nos cuidados com os pelos faciais, mas ainda assim conseguiam uns visuais bem top; No nosso caso, é bom ter um óleo para barba e balm de qualidade, principalmente para manter o visual em dia com o sol quente.

Uma boa ideia para aplicar aqui são os beads para barba. Sabe aqueles acessórios que deixam o visual ainda pesado e intimidador? Então, experimente para montar a sua lendária barba negra. Mesmo os piratas fizeram isso em seu tempo.

beads para barba que nem o pirata jack sparrow e barba negra

E o terceiro e mais importante passo: a cara de mau. Barba Negra era um cara carismático justamente por ter esse jeito meio bruto. Era um pirata, afinal de contas. Se você não ser um barbudo babaca, e ter um visual top pela força dele, já vai ser muito bom.

Agora, se você quer ter mesmo uma barba negra como a de Edward Teach, sugiro que dê uma olhada nos produtos da linha Don Alcides. Os caras não são apenas fodas no que fazem, como sua linha é bem inspirada no mito dos sete mares. Dê uma olhada na linha dos caras, eles mandam muito bem mesmo. Não deixe de investir na lendária barba negra, ou na barba ruiva, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *