Barbearia Schorem: Uma barbearia holandesa cheia de estilo!

Barbearia Schorem: Uma barbearia holandesa cheia de estilo!

O ponto máximo de uma barbearia é não apenas oferecer um bom serviço a seus clientes, mas sim imprimir sua própria identidade em cada barbudo atendido. Uma barbearia que consegue mostrar sua identidade através de seus clientes consegue a melhor divulgação, pois não é preciso sequer falar dela: seus interessados saberão apenas pelo visual. Assim é com a conhecida Barbearia Schorem.

Com sede em Roterdã, na Holanda, a barbearia tem poucos anos de existência, mas parece que já existe há muito mais tempo. Eles seguem a escola clássica no que diz respeito a visuais e cuidados masculinos como um todo – e fazem escola literalmente, já que ministram cursos profissionalizantes de primeira. Conhecê-los em maiores detalhes pode abrir um caminho até então pouco imaginado pelos barbeiros daqui, certo?

Vamos conhecer mais sobre a Barbearia Schorem.

Como surgiu a Barbearia Schorem?

A Barbearia Schorem surgiu de forma modesta, e ganhou o mundo!

Fundada em 2010 pelos sócios Lion Bergman e Robert Rietveld, o nome da barbearia tem um significado curioso na língua holandesa, o que diz muito inclusive sobre seus sócios e profissionais. “Schorem” significa “canalha”, “escória” em holandês, ou pode ser uma gíria para “fui eu que te barbeei”. Um nome perfeito para quem segue o lado mais rústico e direto de se fazer a barba.

Os caras da Schorem levam muito a sério a ideia de seguir todos os aspectos clássicos das barbearias. Desde a decoração, até as técnicas empregadas pelos profissionais, Lion e Robert se asseguram que, em sua barbearia, não tem “frescura”. Mesmo que sigam tendências modernas, não existem tantas particularidades quanto ao corte masculino. Existem cortes para homens, e unicamente isso.

Para quem já acompanha os filmes de máfia, ou mesmo os filmes mais antigos, sabe que as clássicas barbearias possuem profissionais que tratam seus clientes com um tanto de rispidez, mas aquela rispidez simpática, que torna os barbeiros até mais carismáticos. E na Schroem ocorre justamente esse tipo de postura.

Mesmo Lion e Robert não se apresentam com seus nomes propriamente ditos. Em Roterdã, eles são conhecidos como “Leen, o Barbudo Bastardo”, e “Bretus, o Açogueiro Sangrento”, personagens que tornam a experiência até mais interessante para os barbudos mais old school.

A Fama e Seus cursos

A Barbearia Schorem ministra vários cursos ao redor do mundo, apresentando sua proposta

A Barbearia Schorem se especializou rapidamente em fazer os mais diversos tipos de cortes clássicos para os cabelos, e trazer a maior versatilidade de estilos de barba existentes hoje em dia. Por conta dessa ampla gama de ideias e recursos, as filas para atendimento se tornaram absurdas de longas, incluindo pessoas de outros países.

O crescimento expressivo da barbearia, fruto de técnicas masterizadas por anos de experiência de seus fundadores, fizeram com que Lion e Robert ministrassem cursos apresentando o conceito de sua barbearia no mundo inteiro. O curso chamado de Old School, traz justamente todas as técnicas antigas, valorizando a barbearia clássica.

Seus fundadores estão constantemente viajando o mundo todo apresentando seus trabalhos. E, inclusive, eles passaram pelo Brasil em 2016, mostrando seus trabalhos em cinco cidades. Atualmente, é possível buscar suas aulas no próprio site da Barbearia Schorem, em módulos variados e de acordo com suas condições.

O diferencial da barbearia

A Barbearia Schorem tem um enorme diferencial em sua equipe

A Barbearia Schorem não faz o referencial aos velhos costumes a toa. A decoração da sua sede em Roterdã é bem inspirada nos saloons do Velho Oeste, bem como os clubes de cavalheiros populares no começo do século XX. Nada de modernidade aqui: as mobílias, além de restauradas, recuperam todos aqueles padrões passados.

Os produtos utilizados na barbearia também não escapam do ar de nostalgia e tradicionalidade. Navalhas, pentes e pincéis são utilizados a composições de fórmulas únicas dentro da barbearia, criadas pelos fundadores da mesma. A mais conhecida é a Reuzel, pomada feita a base de banha de porco e aroma de maçã, da mesma forma que as pomadas antigas eram produzidas.

E temos, por fim, os cortes de cabelo e barba. Como a intenção da Schorem é trazer os cortes que nunca vão sair de moda, eternizados pelas próprias figuras masculinas, os rapazes trabalham apenas com esses visuais.

Pompadour, Flattops, Contours são alguns dos estilos de penteados mais conhecidos dentro da barbearia. E é bem fácil escolher um deles: com diversos quadros de figuras famosas dos tempos passados, como Elvis Presley, James Dean, e tantos outros, é só apontar para o desejado, e eles fazem. E não, eles não fazem outros além dos indicados.

Crie sua identidade assim como a Barbearia Schorem!

Busque sua inspiração na Barbearia Schorem

Toda a criação da imagem de um gentleman moderno, com a postura de um rapaz firme, e sem perder a mão com o clássico, é apenas uma das características que tornam a Barbearia Schorem tão única.

Não é a toa que a procura pelo local é tão grande: aliando boas técnicas a penteados consagrados, a ligação com o passado e os cuidados que um homem precisa, a barbearia consagrou sua marca no mundo inteiro.

O caso da Schoorem é uma prova clara de que uma barbearia pode chegar a um ponto tão alto quanto mostrar sua identidade. Em um primeiro momento, pode parecer um pouco difusa a ideia de que não há muitas ideias para se testar além do Old School. Mas nada está tão longe da verdade.

É certo que todas as barbearias carregam diversas características bem parecidas entre si, é parte do “pacote”. Porém, temos mais de 100 anos de história na qual os barbeiros podem se inspirar para criar uma identidade tanto visual, como nos estilos apresentados em seu catálogo.

Faça uma pesquisa de década, e avalie cada uma das particularidades que formam os barbudos. A Barbearia Schorem inspirou-se nos clássicos anos 50 e 60, sem perder as características modernas que compõem sua equipe. Ao aliar o clássico e o moderno, você só tem a agregar ao seu negócio. Até a próxima.


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