in

Dica imperdível: Como fazer a barba em casa sem erros!

Aprenda como usar todas as ferramentas básicas!

Fazer a barba em casa é uma tarefa tão corriqueira quanto escovar os dentes ou pentear os cabelos. É o básico para se manter um bom visual, e mais ainda uma boa higiene. Porém, mesmo que isso seja algo normal, tem muitos barbudos que não sabem de todos as minúcias desse processo. E depois reclamam que a barba está mal feita, mal alinhada…

Por isso vamos mostrar tudo o que precisa para que faça a barba com cuidado, estilo, e acima de tudo, versatilidade. Pode ser que um dia você só tenha aquela navalha com espuma em casa para fazer a barba num momento importante. Você não vai deixar de cuidar da aparência, certo?

Vamos aprender como fazer a barba da forma mais variada possível?

Saiba fazer a barba da forma mais clássica

Aprenda a Fazer a barba em casa

Tem uma cena em “007 – Skyfall”, em que James Bond, em uma de suas várias cenas seduzentes com as bond girls, é barbeado por sua colega de trabalho com navalha e espuma. Ela, intrigada com o método que considera ultrapassado, pergunta o porquê do agente usar algo “tão antiquado”. Bond apenas responde que prefere a maneira clássica de resolver coisas tão simples.

Por mais que James Bond não seja um bastião de homem barbudo, muito embora ele tenha a alma de um, a cena descrita acima é muito elucidativa para os barbudos que ainda tem dúvidas quanto a eficiência dos aparelhos. Você pode até achar que a navalha e a espuma não são tão práticas quanto um barbeador elétrico. Mas é inegável que elas fazem sim toda a diferença no cuidado.

Sempre é importante aprender algo novo, jovem, e isso serve para tudo. No caso de fazer a barba em casa, justifica-se ter o conhecimento das ferramentas não apenas para emergências, mas economia e versatilidade.

Pensa aí: quanto você gasta com aquelas giletes descartáveis? Ou com os refis de aparelhos um pouco mais modernos? Se bobear, até as pilhas do seu barbeador elétrico devem ser caras pra diabo.

Nesses casos, que não são ruins, apenas possuem os seus ônus, ter opções como a navalha vão facilitar e muito a sua vida. Mesmo o barbeador clássico possui suas vantagens pela praticidade e simplicidade.

As ferramentas clássicas para fazer a barba em casa

Escolha as ferramentas clássicas para Fazer a barba em casa

Mais do que o charme da nostalgia, as ferramentas clássicas ainda possuem o seu espaço por um motivo bem simples: o trabalho de artesão.Todo o processo de usar a espuma de barbear, molhar o rosto com água morna, usar a lâmina de forma cuidadosa, e ver o trabalho finalizado é algo para se ter orgulho.

E como dissemos antes, quando faltar essas ferramentas mais práticas, por qualquer motivo que seja, usar as ferramentas mais antigas vão salvar sua pele. Vejamos quais são estes itens.

Espuma/gel de barbear

A espuma é essencial para Fazer a barba em casa

As espumas e gel de barbear são um dos itens mais importantes e essenciais para um barbear preciso e seguro. É a espuma que o ajuda a definir você vai tirar os pelos faciais, e até como desenhá-los. Também é a espuma e o gel que vão impedir aquelas irritações na pele, e principalmente aquelas feridas de amador.

Existem diversos tipos de espuma de barbear, que causam efeitos ainda melhores que as proteções citadas acima. Os barbudos podem querer aromas específicos após o trabalho de barbear, ou então elementos específicos que deixem o rosto mais relaxado, ou ainda se inspirar em grandes elementos.

Lâminas

Escolher as lâminas certas ajuda a Fazer a barba em casa

Aqui entra a questão que muitos barbudos menos experientes podem ficar receosos caso ainda não tenham a prática. As lâminas, sejam elas para navalhas ou para barbeadores, variam em tamanhos, e é preciso que você esteja atento a esse detalhe, para encontrar a lâmina que se adeque ao seu tipo de rosto e pele.

E como fazer isso? Fácil, jovem. Os barbeiros são as figuras mais sábias no que diz respeito a esse tipo de cuidado com o rosto. E como veremos adiante, eles são peça chave não apenas nessas dicas, mas na maneira na qual você vai usar essas ferramentas.

Navalhete

Discreta, um pouco difícil de usar no começo, porém estilosa. Muito estilosa. A cena que eu falei do 007 é cheia de classe justamente por esse detalhe. Você precisa usar a navalha com uma precisão quase cirúrgica, passando o aparelho de uma forma suave. E isso tudo de uma vez só.

Acho que esse foi o motivo no qual os barbeadores e os modelos modernos deixaram essa prática tão mais fácil. Claro que toda lâmina possui um risco de você se machucar, mas no caso da navalha é um pouco mais complicado.

Seus cortes são mais perigosos, o que pede a você mais cautela e um bom conhecimento do próprio rosto. Por isso é sempre bom pegar umas dicas com o barbeiro.

Barbeador Clássico

O barbeador clássico é o jeito mais simples de Fazer a barba em casa

Tão sinuoso quanto a navalha, os barbeadores clássicos são uma porta de entrada mais acessível para fazer a barba em casa de forma mais sossegada. Se preferir, você pode escolher um bom barbeador dessa categoria antes de ir para a navalha, ou pode ficar só aqui mesmo.

O grande segredo do barbeador clássico é não buscar rapidez ao fazer a barba. Depois de passar bem a espuma, aproveite o tempo e vá descobrindo as particularidades do próprio rosto enquanto usa o barbeador. O aparelho, apesar de um pouco grandalhão para quem está acostumado com as versões mais descartáveis, não é complicado de usar. Aproveite a oportunidade para praticar bem.

E nunca deixe o barbeiro de lado!

Não se esqueça de ir ao barbeiro para ter boas dicas para Fazer a barba em casa

Os barbeiros são os nossos grandes mentores quando se trata de fazer a barba em casa. Visitar o barbeiro com frequência não apenas te dá os benefícios de ter um visual profissional, mas também é uma verdadeira aula de como cuidar dos pelos faciais.

Busque algumas dicas com o barbeiro quanto as ferramentas para fazer a barba em casa. Eles sabem e praticam o suficiente para que você não fique com dúvidas dos tratos em casa. E os melhores barbeiros darão aqueles macetes para que você volte lá, faça a barba e ainda se orgulhe das técnicas que aprendeu. Sempre vale a pena.

Ter as ferramentas certas para fazer a barba em casa faz toda a diferença na hora de cuidar do visual. E com criatividade, você terá acesso a técnicas nunca antes imaginadas. Não deixe de investir nas suas próprias experiências, jovem, e até a próxima!

Dica imperdível: Como fazer a barba em casa sem erros!
5 (100%) 1 voto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Written by Rodrigo

Avatar for Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Entenda como presentear um barbudo neste Natal!

Situações e perguntas comuns para um barbudo durante o verão!