O que fazer diariamente para não ficar com a barba dura!

Você consegue imaginar a sua barba dura? Não falo dela ensebada, isto é, com aquela oleosidade absurda que pode ser resolvida com um bom banho. Falo da barba dura mesmo, que parece aquele pelo de cachorro mal cuidado (nenhuma ofensa aos cães, viu? Sabemos que eles podem ser bem cuidados).

Para um barbudo, ter pelos faciais que mais parecem um mini bloco de pedra pode ser um grande problema. Então como proceder, sem que você perca as estribeiras e queira tirar a barba como quem tira aquela sujeira encravada na pele? Temos algumas boas dicas jovem, tudo para que não fique maluco com a ideia e faça uma besteira.

Para começar, vamos entender o que causam as barbas duras…

O que leva uma barba dura a chegar nesse estado?

Aprenda a acabar com a Barba Dura

Primeiro, é muito importante que os barbudos saibam a diferença de uma barba dura, aquela indesejada e incômoda, das barbas encaracoladas e mais robustas. Enquanto estas possuem um pouco mais de espessura, e são conseguidas através de cuidados mais básicos com o shampoo para barba e uma aparação mais rústica por assim dizer, os pelos faciais duros surgem devido aos maus cuidados mesmo.

Essa barba dura pode surgir por vários motivos. Vejamos alguns deles, para que você já fique esperto com alguns pontos.

Falta de limpeza

O que leva a barba Barba Dura acabar desse jeito?

Essa é a causa geral, por assim dizer. São aqueles relapsos que, não importa o tamanho da barba, vão deixando-a com aquela aparência ressecada e grossa. Por um lado, isso poderia dar um visual mais rústico, mas a real é que a barba fica tão dura, que é bem provável que você se transforme num porco-espinho e afaste mais pessoas do que atraia com esse visual de homem-das-cavernas.

A falta de limpeza pode vir desde a ausência de uma frequência no uso de produtos para barba, como a completa falta de atenção em certos detalhes, como lavar a barba após um dia intenso de suor, de praia, de piscina e outros ambientes que certamente mudam certas características no nosso corpo.

Mas já vamos chegar nessa parte… Existem alguns riscos de acabar com a barba dura nos cuidados mais simples e diretos com seus pelos faciais. O exemplo a seguir é um deles.

Mal uso da Cera para bigode

A Barba Dura acontece devido a falta de um cuidado específico

Isso é mais comum apenas nos bigodes, mas tem alguns casos em que os modeladores de barba, em excesso, podem causar um bigode duro, e até uma barba dura, da mesma forma que os modeladores de cabelos ruins fazem com suas madeixas.

A maior parte das ceras para bigodes, bem como alguns modeladores ou mesmo óleos para barba, possuem componentes que facilitam a remoção com água após seu uso. No caso do óleo, nem isso é preciso. Mas quando os barbudos abusam na dose, com aquela impressão de que “tem muito pouco, não vai dar o efeito que preciso”, o revés acaba cobrando de um jeito bem claro.

Principalmente quando você esquece de limpar a barba depois de voltar da ocasião em que precisou da cera. É bom não ser desatento, jovem!

Falta de tratamento com a barba colorida

Barbas coloridas, quando mal cuidado, deixa a Barba Dura

Bem, barbas coloridas podem ser bem bacanas, estilosas e tranquilas de usar em épocas como o carnaval, ou até fora dele, se você curte fazer algumas estripolias, vamos dizer assim. Mas é bom lembrar que as barbas coloridas, seja com glitter ou apenas com aqueles produtos para mudar sua coloração, podem deixar ela dura se não forem bem cuidados.

Um dos cuidados que um barbudo deve ter quando decide colorir a barba com vários tons, é quanto ao uso dos produtos após o trabalho. Sobretudo quando seu visual é bem volumoso. Um dos motivos da barba ficar mais dura após deixá-la é justamente não aplicar um bom shampoo, com o risco de que vai perder o visual bem trabalhado.

Acontece que, justamente por não cuidar da barba mesmo após o seu uso, a tendência é ficar com os pelos faciais mais crespos, duros, e bem, coloridos. As cores de neons são muito legais, mas não tanto quando você fica com uma palha no rosto.

Não lavar a barba após a praia

A Barba Dura pode vir da praia, e não lavar bem

Essa é de doer, jovem. Mas acredite, tem muitos caras por aí que dão esse vacilo de forma inimaginável. O cara vai à praia, ou para a versão mais civilizada na piscina, expõe os pelos faciais ao sol sem nenhum tipo de proteção – o que convenhamos, é compreensível em certo ponto -, banha-se por horas, e quando chega em casa… Só aquela chuveirada, sem produto para barba algum.

Não tem como reclamar da barba ter ficado ressecada e dura nessas situações. O sal, o cloro, e as substâncias que não deveriam estar na água de forma natural retiram os nutrientes da barba, deixando aquele visual até viking, mas de pelo menos uns 1000 a 1500 anos atrás. Não é preciso passar por esse ponto se não quiser.

Falta de aparação

A Barba Dura acontece por falta de aparação

Essa é bem comum. Seja por ter aderido a Yeard, ou por não ter tempo mesmo, ou ainda por não saber como proceder nesses momentos, a falta de aparação na barba pode ser a responsável por deixá-la dura. Por um lado, você pode até fazer bom uso desse ponto se adequar os produtos para barba.

Mas por outro lado, o que é bem comum, se não houver uma boa aparação, a tendência é que você o inesperado embaraçamento dos pelos faciais, ou o engrossamento dos mesmos já que eles estão crescendo por demais. Isso pode ser resolvido de uma forma simples, indo ao barbeiro e pedindo aquela força.

Resolvendo o problema da barba dura

Pelos exemplos dados acima, somados a tantos outros, como uma barba falha, ou ainda aquela alimentação desregulada, por exemplo, já dá para ter uma noção um pouco mais clara do que você pode fazer para não acabar com a barba dura.

Na verdade, são procedimentos até muito simples, mas que deixamos de lado por motivos banais. Sabe aquela coçada na barriga depois de um dia puxado de trabalho? É mais ou menos por aí. Mas vamos te ajudar nessa: veja algumas das ideias para não ficar com a barba dura.

Tente uma escova de cerdas mais grossas

Buscar escovas mais grossas para acabar com a Barba Dura

O pente para barba é um grande aliado para manter a barba mais macia e livre de embaraços quando esta está bem grande e volumosa. Mas em casos de barba dura, quando é difícil até de pentear, o ideal são escovas um pouco mais grossas.

Uma bem conhecidas são aquelas escovas de javali. São escovas feitas de madeira, com cerdas mais grossas e que, ao contrário do que parecem, não machucam o seu rosto ao pentear a barba dura.

Ao pentear a barba com ela, todos os dias, após o banho, fica mais fácil aplicar produtos que hidratam e dão um toque especial aos pelos faciais. Depois de pentear bem, aplique um balm para barba, mas sem exagerar na quantidade para não ficar oleosa também.

Usar um pente de cerdas mais grossas também possui outro grande benefício. Como elas penetram com mais facilidade entre os pelos faciais, a escova é capaz de tirar sujeiras e impurezas da barba de um jeito mais cirúrgico e eficiente.

Então, aqui vai uma dica bem importante: depois de comer, ou depois de ir naquela praia, use a escova. Depois do banho, dê uma outra penteada, para só então secar e aplicar o balm para barba antes de dormir. Com o tempo, esses pelos faciais duros vão mudar o seu estado naturalmente.

Shampoo para barba… E talvez um condicionador também

Um bom shampoo e condicionador acaba com a Barba Dura

Para ser bem sincero, falamos pouco de condicionadores para barba por aqui. E geralmente, não chega a ser necessário quando se usa o balm com frequência, e sua barba não chega a ser tão seca. A questão é que, como seus pelos faciais já estão duros, o condicionador para barbas cobre justamente essa função de desfazer o estrago já causado.

Usar o condicionador para barbas logo após o shampoo durante o banho vai hidratar os pelos faciais com um pouco mais de potência. Além disso, ele vai deixar a barba mais macia e mais fácil de trabalhar com outros produtos. E vai poupar um tempo legal no barbeiro também.

Se sua pele for muito seca, o ideal é usar o condicionador para barba pelo menos uma vez na semana, em alternância com outros produtos que tornem sua barba mais maleável. E dentre esses produtos, a próxima indicação tem bastante a ver com esse ponto.

Use mais Óleo para Barba

A Barba Dura pode ser bem resolvida com um balm para barba

Já avisamos de antemão: não exagere no óleo para barba. Além de não resolver o problema por completo, ainda vai ficar com a barba gordurosa. Com isso em mente, por que um barbudo numa situação complicada como essa usaria o item então? Pela praticidade, jovem.

Mais do que cobrir as funções de um condicionador de uma forma mais simplificada, o óleo também age com as funções de limpeza e até como colônia. Temos vários exemplos deles aqui na Loja Beard. Mas a principal função nesse sentido, além de limpar e deixar a barba cheirosa, é a manutenção diária.

Eu explico. O óleo para barba ajuda a higienizar os pelos faciais, e trazer um pouco mais de proteção ao longo do dia. Quando utilizado em poucas quantidades, mínimas na verdade, o organismo vai absorvendo e mudando aos poucos.

Por isso que não é necessário o exagero: ao usar depois de momentos específicos, como voltar da praia e da rua, por exemplo, evitam que mais sujeira seja acumulada, e a barba fique dura. E uma dica importante: para esse cuidado em específico, evite produtos que sejam carregados de muitas composições. Óleos essenciais são a base essencial do sucesso.

E por fim, o Balm para Barba

Não se esqueça de um bom balm para cuidar dessa Barba Dura

Essa não é uma solução apenas para acabar com a barba dura, mas para evitar que ela volte a esse estado. Não por acaso, é mais recomendável que faça uso do balm para barba após equilibrar o estado da mesma com os outros produtos. Lembra o que falei dos excessos?

Essa dica de solução é ainda mais importante para os caras com barbas mais cheias. Como aqui os balms são ainda mais necessários, é bem importante que você saiba escolher uma boa opção de produto, e mais importante ainda, saber o tipo de balm para barba que precisa usar. É sério jovem, esses tipos de detalhes fazem toda a diferença quando busca recuperar os pelos faciais duros.

Independente do tipo de balm para barba que escolha, a dica de uso permanece a mesma. Aplique antes de sair de casa, ou quando voltar da rua, sempre após o banho. Com a pele devidamente relaxada, fica muito mais fácil de receber os nutrientes que ela precisa.

E como finalizar todo o procedimento? Com aquela escova que falamos acima! O segredo aqui sempre é usar apenas uma solução, mas combinar várias delas. Assim como haverão momentos únicos e diferentes ao longo do dia, o mesmo se aplica às barbas.

A melhor forma de cuidar da barba dura é…

Um kit completo vai evitar a Barba Dura

Simplesmente não perder o cuidado diário. Um simples shampoo naquele dia mais preguiçoso pode fazer a diferença entre ter um visual estiloso e um bolo mal acabado de palha de aço no rosto. E uma boa forma para começar e até manter esses cuidados são kits para barba.

Geralmente organizados em necessáries, os kits para barbas contém tudo o que os barbudos precisam para qualquer ocasião, e seja para qual lugar forem. Com óleo, balm, shampoo, e pentes, eles facilitam a vida dos homens com barba, e de quebra ainda reúnem uma série de características que fazem a diferença em seus pelos faciais.

E agora que você sabe como proceder nesses momentos, que tal passar essas recomendações para seus amigos que podem estar com a barba dura nas redes sociais? É bem possível que eles passem por essas necessidades tanto quanto os barbudos, então nada mais natural que dar aquela força, certo? Não deixe de cuidar bem da sua barba, e até a próxima!


Comments

    1. Post
      Author
  1. Rafael

    Talvez o texto se perdeu um pouco. Falou falou mas indiretamente ainda não explicou corretamente a diferença de uso do Balm e do óleo. Mas no final(bem no final) deu algumas indicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *