Estilo náutico Masculino: Aproveitar esta tendência nostálgica

A moda para homens é tão variada quanto a feminina. Existem diversas tendências que ajudam a nortear quais são as melhores opções para cada barbudo, e uma delas você provavelmente viu mais nos clipes de música e filmes americanos: o estilo náutico masculino. Esta é uma categoria que vem ganhando adeptos aos poucos no Brasil, e elas vão até além do estereótipo do “marinheiro”.

Para facilitar o que define esse estilo e suas particularidades, vamos mostrar tudo o que precisa saber para montar seu estilo navy. Esqueça aquela ideia de roupas no estilo Popeye ou o Kiko: marinheirinho é o C!$@*%@.

Enfim, vamos aos estilos propriamente ditos.

O que define o Estilo Náutico Masculino?

Conheça as características do Estilo Náutico Masculino

O estilo navy já é um tanto antigo entre os homens. Ele se popularizou lá nos Estados unidos, em meados dos anos 50 e 60, inspirado no estilo militar da marinha. É um tipo de moda considerada sofisticada, não apenas pela temática escolhida, mas pelos detalhes um tanto finos que a envolvem.

Como o nome sugere, o estilo náutico masculino se inspira muito nos marinheiros. Mas não especificamente em suas indumentárias atuais, que são apenas uma versão “azulada” das roupas do exército: a moda aqui é mais inspirada na marinha antiga, aquela dos anos 40, 50 e 60.

Roupas em tons mais claros, especialmente utilizando o branco como base, são os mais comuns. As listras horizontais, em muitas ou poucas quantidades e comprimentos, são igualmente normais. Mas a característica mais importante neste estilo é o “fino trato”: o estilo navy é muito calcado no estilo esportivo.

Todas as suas peças tem aquele toque refinado, que valorizam a combinação entre as peças. Em uma primeira impressão, parece que eles foram feitos para serem usados em ocasiões informais à beira da praia, ou qualquer ambiente similar.

Mas a verdade é que o estilo náutico masculino tem ganhado força justamente longe desses ambientes, já que tornam o barbudo mais charmoso e seguindo uma temática bem popular. Vejamos quais são seus itens mais importantes.

Os Itens Indispensáveis

Conheça os itens indispensáveis do Estilo Náutico Masculino

Existe uma série de peças e acessórios que não podem faltar no estilo náutico masculino. São elas que definem essa categoria de moda para homens, as que o categorizam com uma análise até bem superficial. Vamos conferir estes exemplares

Camisetas Estampadas – Podem ser listradas, do tipo pólo, ou com aquelas estampas temáticas de timões e âncoras. Independente das escolhas, o que vale aqui é que elas tragam aquele tom mais fino e casual.

O exemplo mais clássico são as camisetas brancas listradas em azul, ou vice-versa, que podem ser combinadas com modelos mais neutros de camisas sociais abertas. Lembre-se de fazer um contraponto entre as cores, para dar o devido destaque a ambas a peças. Em épocas mais frias, um blazer em tons escuros também cai muito bem.

Calças e Bermudas Retas – Esta é outra característica bem particular do estilo navy. Fazendo aquela pequena referência aos modelos sociais da marinha, tanto as calças como as bermudas possuem materiais mais maleáveis, sem nenhum detalhe a mais. Quando utilizadas em cores mais neutras ou formais, dão ainda mais destaque as peças superiores.

Acessórios (pulseiras, pingentes, cintos) – Este é um dos grandes pontos no estilo náutico masculino. Os acessórios são a principal forma de mostrar seu apreço pela técnica, já que detalham com precisão a que tipo de visual você está utilizando.

Os acessórios marítimos são essenciais no Estilo Náutico Masculino

Os melhores acessórios aqui são tanto os pingentes e pulseiras, que podem trazer timões, âncoras e outros símbolos populares do mar, como os cintos. Cintos de cordas são uma boa sugestão para combinar com os outros acessórios, desde que não sejam exagerados. Os óculos de sol também são boas ideias em dias de calor, para dar uma incrementada no visual.

Sapatos e Sapatênis – Sapatos esportivos são perfeitos para adicionar no seu visual náutico. Como estão no meio termo entre o sapato social e o tênis, eles são bem versáteis para muitas situações, e complementam o visual dos barbudos animados com o estilo náutico masculino. Só lembre de manter um padrão junto a calças ou as camisas, para que ele não chame atenção de forma desnecessária.

Outra indicação interessante para os barbudos, sobretudo aqueles que não gostam de sapatênis que eu sei que existem, são os mocassins. São igualmente um meio termo entre o formal e informal, e atribuem mais elegância entre seus usuários.

Como aproveitar bem o Estilo Navy

O Swag é parte do Estilo Náutico Masculino

Como já vimos em algumas outras situações, o estilo navy pode ser aproveitado por completo pelos barbudos, ou pegar apenas algumas partes pertinentes. Como um estilo mais direcionado a fineza e o “swag”, você pode optar por peças mais específicas, que façam referência ao segmento sem te dar aquele ar de cara “metido”.

Um bom exemplo são as peças superiores: blazers e camisas listradas são uma combinação básica e muito versátil para compor o seu estilo. Como elas podem se aplicar em diversas ocasiões, fica fácil adicionar o visual de vez em quando ao seu estilo.

Agora, se você quer vestir o estilo navy por completo, é preciso um pouco mais de cuidado e atenção nas escolhas. Mesmo que seja um estilo relativamente fácil de montar, a escolha das peças precisa ser a dedo, ainda mais do que em outros estilos. E claro, não podemos esquecer da barba também.

Aqui vão umas boas dicas para você montar seu estilo navy top.

  • Sem exageros – Um dos melhores aspectos do estilo náutico masculino é a simplicidade. Valorize isso com uma combinação bem direta de seus trajes, sem muitas camadas e informações. Ser estiloso com pouco faz toda a diferença.
  • Escolha apenas um símbolo marítimo – Já que o estilo navy valoriza as referências ao mar, não é preciso que você evoque todos os aspectos relacionados a eles, certo? Sendo assim, busque apenas um tipo de símbolo dos mares, suficiente para deixar seu visual claro para si mesmo e para quem ficar de olho.
  • Mantenha a postura “swag” – Tão importante quanto o visual em si, e a postura que o barbudo pode assumir para combinar com o visual. Como existe aquela referência meio oculta sobre caras mais finos, explore seu lado mais sofisticado. Uma boa postura, sem deixar o carisma e a humildade de lado, são irresistíveis.

E claro, nunca deixe a barba de lado nessas horas, jovem! Os pelos faciais combinam muito bem com o estilo náutico masculino. Bigodes bem cuidados, e barbas volumosas, referenciadas por aqueles brucutus do cais, caem muito bem com os visuais navy. Não deixe de explorar as possibilidades das barbas com o mar, e até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *