em

Dia da pizza: Saiba como fazer uma pizza inesquecível!

Pizzas são um dos prazeres mais indescritíveis para qualquer amante de massas. Além de receita muito bem conhecida, ela abre possibilidades cada vez maiores de sabores e estilos únicos – é só você ver a pizza brasileira com borda recheada, até o estilo de Chicago, nos Estados Unidos, que parece uma torta. E saber fazer uma pizza gostosa e no ponto pode ser um dos grandes atrativos de um barbudo.

Bem, para ser sincero, nós não somos pizzaiolos, mas como bons amantes de massas, vamos mostrar uma forma muito simples de você fazer sua própria pizza, com escolhas de sabores que fariam nossos irmãos de barba italianos orgulhosos. Ou no mínimo com aquela sobrancelha levantada em dúvida.

Vamos descobrir como preparar uma pizza especial e inesquecível.

Qual é o “Segredo” de uma boa pizza inesquecível?

Aprenda a fazer uma pizza inesquecível

Você sabe o porquê das aspas aí no subtítulo? É bem simples. Pizzas, embora tenham sua fórmula até bem definida quanto a massa, é cheia de particularidades que agradam a um público, e não agradam a outros.

Uma boa pizza consegue equilibrar bem o ponto da massa, sua espessura, a borda que impede o molho de vazar, e sobretudo o seu recheio. É um trabalho que exige uma boa prática dos pizzaiolos, com aquela atenção e uns “macetes” que apenas a prática constante vai ensinar.

Por isso vamos mostrar aos nossos amigos barbudos como eles podem fazer uma massa de pizza, a que vai atender às suas necessidades. Logo você será “o cara que sabe fazer uma pizza muito gostosa”.

Como fazer a massa de Pizza

A massa é um dos grandes segredos de uma Pizza Inesquecível

Não são precisos muitos ingredientes para fazer a massa. Porém, você vai precisar de braços fortes para que o processo seja preciso e bem feito, já que a massa precisa ficar elástica, mas não a ponto de romper ao receber o recheio. Veja como fazer.

Ingredientes

  • Água (veja mais adiante sobre quantidade)
  • Meio envelope de Fermento Biológico
  • 500 g de Farinha de Trigo
  • 2 Colheres de Chá de Sal

Modo de Preparo

  1. Em uma vasilha, misture muito bem a farinha e o sal. Em seguida, acrescente o fermento, e é bem importante que o sal e o fermento não se misturem, do contrário a massa não ficará boa;
  2. Acrescente a água aos poucos, misturando-a a massa. A quantidade vai variar, pois o objetivo aqui é conseguir uma massa elástica, porém não grudenta. Caso continue grudando, adicione um pouco mais de farinha;
  3. Agora vem o trabalho braçal. Pegue a massa, dobre em duas partes, e achate com o punho. O processo deve ser repetido por cerca de 15 minutos, até que a massa não grude mais na vasilha e nos dedos;
  4. Guarde a massa na vasilha em que utilizou, e cubra o recipiente (e não a massa) com papel filme, deixe descansar. Cobrindo a vasilha, você não corre o risco de ter uma casca na massa;
  5. Não guarde a massa na geladeira! Isso vai acabar com o efeito do fermento. Deixe em um local arejado, e deixe descansando por 1 hora. Ela deve crescer o dobro do tamanho.
  6. Se for o caso, deixe por mais horas em descanso. Agora vamos sovar a massa. Em um tablado devidamente higienizado, espalhe mais farinha de trigo. Retire a massa da vasilha, e coloque sobre a farinha.
  7. Estique a massa, pressionando com os dedos de dentro para fora. O tamanho exato da pizza, e das bordas, vai depender do quanto de massa você pretende utilizar. Se faltar farinha e não tiver terminado de esticar, coloque mais um pouco. Dobre as bordas na altura que achar mais interessante.

4 Exemplos de Recheios Top para uma Pizza especial

O passo a passo para fazer a massa de pizza acima serve para qualquer tipo de recheio. E aqui pode entrar sua criatividade de barbudo, trazendo sabores bem únicos a sua pizza. Vamos sugerir alguns recheios top para você colocar na sua pizza.

Ah, está em dúvidas quanto a fazer o molho de tomate? Vamos passar uma receita bem rápida e de “sobrevivente”: leve um frasco de extrato de tomate ao fogo após refogar meia cebola e alho no azeite, em fogo baixo. Adicione cerca de 300 ml de água depois de incluir o extrato de tomate, e deixe apurar por cerca de 15 minutos em fogo médio. E está pronto!

1 – Bacon

Bacon é um dos sabores de Pizza Inesquecível bem curiosos

Simples e fácil. Depois de feita a massa, e cobrí-la com o molho de tomate e o queijo muzzarella, adicione orégano e as tiras de bacon fatiadas com uma espessura bem fina. Se preferir, frite as tiras antes de levá-las ao forno, caso prefira mais crocância.

2 – Atum

O atum é um sabor de Pizza Inesquecível

É ainda mais fácil. Tire todo o óleo da lata de atum, e espalhe bem por cima da superfície já coberta com o molho e o queijo. Uma sugestão pessoal, para valorizar ainda mais o sabor do atum, é incluir o orégano depois do peixe, cobrindo toda a pizza. Alguns tomates fatiados, e azeitonas, podem deixá-la ainda mais saborosa.

3 – Abobrinha

Abobrinha é uma Pizza Inesquecível para quem curte vegetais

Essa é uma opção deliciosa para os barbudos que não curtem carne. E o segredo para deixá-la saborosa é simples: basta deixar a abobrinha, já fatiada, marinando por 2 dias, o que valoriza ainda mais o sabor. Outros verdes que podem entrar nessa combinação são tomate cereja, pimentão, e berinjela.

4 – Chocolate

Que tal Chocolate entre a Pizza Inesquecível

Fazer pizza doce é uma arte ainda mais valorizada. Aqui, deixe a massa com uma espessura e bordas bem finas, e claro, não precisa do molho de tomate. Derreta cerca de 300 g de chocolate em barra, e espalhe na massa da pizza, e depois leve ao forno. Você pode adicionar outros condimentos doces, como chocolate granulado, por exemplo.

Jovem, aqui vai um conselho importante de quem também está aprendendo a nobre arte da cozinha italiana com tantos fãs brasileiros. Não se desaponte se a massa não sair do jeito que você imaginava de primeira. A receita que demos ajuda bastante a ter um pouco mais de habilidade ao manusear a massa, porém apenas com o tempo você a dominará por completo, e comer como um verdadeiro lorde.

Não deixe de comentar suas experiências com a pizza inesquecível, jovem! E tão bom quanto comer uma boa pizza, é aproveitá-la com um excelente vinho ou cerveja. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Dia da pizza: Saiba como fazer uma pizza inesquecível!
4.8 (95.41%) 61 voto[s]

Um comentário

Deixe um comentário
  1. Adorei a materia muito bom mesmo adoro pizzas por mim eu comia pizzas o dia todo
    Adorei a materia vou compartilhar com os meu amigos!

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Avatar for Rodrigo

Escrito por Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

7 dicas para melhorar a decoração da sua barbearia

Dia dos Pais: Presentes para surpreender seu eterno herói!