4.5/5 - (1471 votes)

Você vive com o rosto brilhando por conta do excesso de oleosidade? Você não está sozinho. Está cientificamente comprovado que a maior parte dos homens tem pele oleosa.

Por causa do alto nível de testosterona, a produção sebácea é muito maior nos homens do que nas mulheres. O resultado disso é uma pele com mais poros obstruídos, uma vez que o sebo contribui para o fechamento dos mesmos.

Além do brilho, essa situação também tem outras consequências: inflamações e as temidas espinhas. E ainda tem mais. Poros fechados dificultam a saída dos fios da barba, o que ocasiona os pelos encravados. Se identificou?

A pele oleosa é um pouco mais desafiadora, mas isso não quer dizer que você não possa controlá-la e mantê-la bonita e saudável. Para isso, é só investir nos cuidados certos. Vem com a gente e confira essas 6 dicas práticas para lidar com a pele e deixar o sebo passar longe!

1. Limpe a pele mas não exagere

dicas para pele oleosa

A limpeza é essencial e se você não tem esse hábito, é melhor começar já. O acúmulo de sujeira do dia a dia e o excesso de sebo podem piorar a acne, Portanto, o recomendável é lavar o rosto pelo menos duas vezes por dia.

Mas atenção: lavar apenas com água, não é suficiente. É preciso usar um sabonete específico para o rosto. Toda vez que você repara que a pele está brilhando e super oleosa, você lava com o sabonete, para resolver o problema, certo?

E se aparentemente, a oleosidade não recua e só aumenta? Pois é, surpreendentemente, o excesso de limpeza não é eficaz para controlar a oleosidade. Isso acontece por causa do chamado “efeito rebote”. Mas o que seria isso?

Seu corpo entende que precisa produzir óleo para hidratar e proteger a pele. Quando você lava e remove a oleosidade, as glândulas sebáceas correm atrás e produzem ainda mais óleo para compensar o que foi perdido. Este é o efeito rebote.

Portanto, é importante lavar duas vezes: ao acordar e antes de dormir, com produtos específicos que vão ajudar a pele a regular a produção de óleo com o objetivo de equilibrar este excesso.

Os sabonetes devem ser específicos para a pele oleosa e os melhores formatos são em barra, gel ou espuma, que são mais leves. Os dermatologistas também recomendam procurar por produtos que contenham ácido salicílico ou glicólico na fórmula pois contribuem no tratamento e prevenção da acne.

A esfoliação é um procedimento em que também vale a pena investir. Os esfoliantes limpam profundamente a pele, retirando não apenas sujeira e sebo, mas também as células mortas, renovando a pele completamente. No fim, você terá uma pele mais lisa e macia, diminuindo o risco de cravos e espinhas aparecerem.

Como sempre, a moderação é importante. Esfolie a pele apenas uma vez por semana ou a cada 15 dias. O excesso de esfoliação pode ser muito agressivo para a pele. Portanto, sem exageros!

2. Use os produtos certos para pele oleosa

usando produtos certos para pele oleosa

A pele oleosa já é um tanto complicada de tratar, assim é preciso ter cuidado com os produtos que você vai usar. É imprescindível escolher itens específicos para a sua pele, uma vez que o produto errado pode deixá-la mais oleosa ou muito ressecada, estimulando o efeito rebote.

Antes de mais nada, é melhor ficar longe de produtos cremosos ou a base de óleo. Prefira fórmulas em gel ou em loção, que são mais líquidas e fluídas. Na hora de comprar qualquer produto, repare se o item é “oil free”, ou seja, pensado especialmente para os que tem pele oleosa.

3. Não esqueça o filtro solar

dicas para pele oleosa

O filtro solar é essencial para complementar o tratamento de qualquer tipo de pele. Ele protege a pele contra a radiação solar que causa manchas, envelhecimento precoce e rugas.


Para a pele oleosa, é fundamental escolher uma fórmula “oil free” ou em gel, para não deixar a pele mais pesada.

4. Invista na hidratação

Muitas pessoas caem no erro de achar que porque a pele já é oleosa ela não precisa de hidratação. A hidratação é fundamental para repor umidade e dar mais elasticidade a pele, deixando ela mais saudável, bonita e macia.

Para a pele oleosa, a hidratação é ainda mais importante, especialmente para combater o tal efeito rebote. O ideal é aplicar o produto de hidratação logo depois de lavar o rosto e, mais uma vez, procurar por fórmulas leves e menos gordurosas. Específicas para o tipo de pele oleosa.

5. Tenha cuidado redobrado na hora de dormir

Durante a noite, a pele trabalha mais ativamente do que no dia, produzindo novas células e reparando danos. Desta forma, a produção de sebo é muito maior.

Sendo assim, nem pensar em ir dormir, sem passar antes pela rotina de limpeza. Limpar a pele antes de dormir vai fazer com que ela seja capaz de respirar durante a noite. Você acordará com a face menos melecada.

6. Capriche no cuidado com a barba

dicas para pele oleosa

Barbas fazem bem para a saúde e homens com todos os tipos de pele podem ostentar seus looks barbudos sem preocupação. Os caras com a pele oleosa não podem descuidar na hora do trato com a barba, para não irritar a pele ou deixar ela mais pesada.

Prefira cuidar da barba após o banho, pois é nesse momento em que ela está bem limpa – já que você usou um bom shampoo para barba, certo? Os riscos de irritações são menores.

Na hora de barbear, não esqueça de usar uma espuma para barbear, que é mais leve do que a versão em creme, para proteger a pele e evitar infecções. Depois, usar um pós-barba é fundamental para hidratar, acalmar a pele e aliviar a irritação que é causada pela lâmina. Além disso, os produtos pós-barba tem ação antisséptica, cicatrizante e previnem inflamações.

Domar o excesso de oleosidade e conseguir uma pele com menos brilho e livre da acne é possível com um pouco de dedicação e ajuda de produtos coringa. Então, deixa de lado a preguiça e cuide bem da sua pele oleosa. Seu visual vai ficar impecável, como manda o homem moderno de respeito!

Gostou das nossas dicas? Então nos conte o que achou delas e como você cuida da sua pele nos comentários!


Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh