Guia das tatuagens do The Rock

Sabe o que significam as famosas tatuagens que Dwayne “The Rock” Johnson tem em seu corpo? Então deixe ele mesmo explicar neste guia.

Peça para qualquer criança fazer um desenho de Dwayne “The Rock” Johnson e vai sair algo parecido com isso: um cara careca, cheio de músculos e tatuagens. Ele já foi lutador profissional, jogador de futebol americano, ator, produtor e empresário. Mas não tem jeito: The Rock é marcado tanto por seus traços físicos como por suas tatuagens.

Mas você sabe o que são elas? Algumas coisas tribais, certo? E o que mais? Os significados são legais, então vale a pena um pouco de atenção. A seguir, vamos passear pelos desenhos que o ator tem em seu corpo. É um guia de tatuagens do The Rock.

tatuagem the rock

Uma imensa tatuagem tribal cobre o ombro esquerdo, o braço e parte das costas de The Rock. O trabalho remete às tatuagens tribais polinésias e foi feito no Havaí em 2003 pelo tatuador Po’oino Yrondi. Segundo ele mesmo, é uma homenagem à herança samoana de sua mãe.

Esta Tatuagem do The Rock é uma tatuagem tradicional samoana, feito por um artista,no Havaí ela incorpora padrões tradicionais tribais e símbolos que representam a história de Johnson sua vida, sua família e seus guias espirituais. Esta meia manga ampla envolve toda a volta do braço, sobre o ombro e peito o que difere Samoano de Maori são basicamente as técnicas empregadas, na questão do significado estão todos dentro do mesmo contexto, porem como a tecnica de tatuar é a técnica do homem moderno (Maquinas Elétricas) esses conceitos tendem a se fundirem.

Tradicionalmente a tatuagem o samoana é feita por um artista com a presença de vários assistentes que auxiliam na troca de ferramentas e ajudam a manter a pele totalmente esticado no local que se esta tatuando, é esse resultado de ter vários assistentes que diferencia a tatuagem samoana.

Johnson falou em uma entrevista da Playboy que sua tatuagem demorou sessenta horas que para ser executada a tatuagem foi toda feita em free-hand sem stencils ou marcações, o artista criou essa imagem totalmente à mão livre. Ele explica que sua  tatuagem tem um significado particular em suas próprias palavras em outra entrevista,  são reproduzidas a seguir:

significado tatuagem the rock

Nas palavras do próprio Dwayne Johnson’s:

  1. Trata-se de folhas de coqueiro, ou Niu, que denotam um chefe samoano-guerreiro.
  2. Este é o sol que traz boa sorte.
  3. Este é um ga fa’atasi (três pessoas em um). Eu com os meus braços abertos. À medida que continua no meu peito, ele se conecta ao meu Tô’ã lo’u o (minha esposa, Dany) e minha o lo’u afafine (minha filha, Simone Alexandra).
  4. Estes redemoinhos descendentes representam passado, presente e futuro, com o futuro se tornando cada vez maiores. O padrão continua debaixo do braço.
  5. Estes dois olhos, o chamam-se “Mata” e “Lua”, representam os meus antepassados vigiando o meu caminho.
  6. Este é o olho grande, é um símbolo intimidante que permite ao usuário possuir o espírito de seu inimigo. O olho é usada para distrair o inimigo em um confronto.
  7. Este rosto pela mertade (Tiki), circundado por dentes de tubarão, um símbolo de força, é meu espírito protetor e um símbolo da minha luta.
  8. Este é o sacerdote e guia espiritual, que levanta um guerreiro para esclarecimento e poder sobrenatural sob os olhos dos ancestrais do guerreiro.
  9. Estas são as pedras de realização e abundância. Eles são o alicerce da minha vida e os símbolos da minha dedicação. Eles trazem o direito de estar e falar com honra como uma Fale Tula-chefe falando alto e mantêm mana, ou poder sobrenatural.
  10. Esta é uma casca de tartaruga, para desviar os maus espíritos, cascos de tartarugas eram usados como escudos.

    Complementares
  11. Este simbolo, apesar de não ter sido “The Rock” que declarou o significado, ele é um simbolo que representa o casco de uma tartaruga, que na cultura Samoana representa proteção, ou por se tratar de um escudo.
  12. Essas forma são Ondas que para os Samoanos tem a conotação de mudanças, no sentido espiritual.

A tatuagem do espírito guerreiro

the rock

O desenho que cobre o lado esquerdo de seu peito é chamado por The Rock de “Espírito Guerreiro”. Assim como sua vizinha no braço, também tem origem polinésia e é outra homenagem à sua origem samoana. E, assim como a outra, também foi feita no Havaí pelo tatuador Po’oino Yrondi.

Ele já explicou o que ela significa em algumas ocasiões. Certa vez, escreveu no Facebook: “No Havaí, temos uma palavra chamada ‘mana’que significa espírito. A ‘mana do guerreiro’ é o que me preenche. O centro da história simbólica que minha tatau (tatuagem) conta. Minha mana é o meu DNA, que me mantém com os pés no chão e com fome. Encontre a sua ‘mana’ e deixe-a guiá-lo. Inspirá-lo a ser um pouco melhor hoje do que ontem”.

O touro Brahma

O touro Brahma

tatuagem no braço direito de The Rock tem uma história interessante. Quando era mais jovem e ainda lutava, o pequeno touro se tornou um ícone, verdadeira marca registrada e reproduzida em camisetas e outros produtos de merchandising – é o símbolo de sua collab com a Under Armour, por exemplo.

Em 2017, contudo, The Rock decidiu atualizar a famosa tatuagem de touro. A ideia era representar o crescimento e as mudanças que ocorreram em sua vida desde a época dos ringues. Lá se foram mais 22 horas de sessões e o touro mudou de cara.

o touro the rock

Em seu Instagram, ele explicou o novo desenho dessa forma:

“Evolução do touro. Sangue, suor e anos. Depois de 3 sessões e 22 horas de tatuagem com o mundialmente conhecido @NikkoHurtado, a história está quase terminada. Cada detalhe é um reflexo da minha própria história pessoal.

As rachaduras no osso representam as lições difíceis da vida que aprendi ao longo dos anos. Assim como cicatrizes e rugas – sou muito grato por tê-las porque são merecidas.

Os chifres não apontam para cima ou para o lado, mas sim para frente, representando a energia implacável e o progresso.

O núcleo e a âncora desta imagem estão no olho. Olhe de perto e você encontrará a vida, energia, poder e você sentirá a MANA (espírito). O olho conta a história de uma energia positiva disruptiva, sempre pronta para destruir o universo.

Dependendo da luz e do ângulo, às vezes a energia é sutil e às vezes é gritante. Mas está sempre viva e pronto para perturbar o universo e amar e proteger minha família e todas as coisas que amo com intensa paixão e gratidão.

Viva o viver, aprender, evoluir e crescer. E viva os disruptivos positivos prontos para destruir o universo.”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *