Atrelar outros serviços e produtos junto ao negócio base tem sido uma das fontes de inspiração de diversos segmentos, aumentando o “product value” do estabelecimento, e movimentando um tipo de público que antes poderia estar em outros lugares. As barbearias não são diferentes, e o diferencial nem precisa ir muito longe: os produtos de barba, mais do que apenas de uso exclusivo dos profissionais, também pode ser parte das vendas da barbearia.
E a razão para abrir uma verdadeira loja de cuidados masculinos junto a própria barbearia é muito simples: os homens modernos são ainda mais cuidados com seus visuais do que nunca. Essa preocupação é regular o bastante para que o Brasil seja o principal mercado de produtos para beleza masculina, e pode ser o segundo mercado mundial nos próximos anos.
Então que tal aproveitar esse crescimento iminente e trazer ainda mais lucros para sua barbearia? Vejamos como os produtos de barba podem fazer a diferença no seu negócio quanto a venda direta.
1 – Existe uma alta demanda pelos produtos de barba
Como dissemos antes, a preferência dos homens pelos produtos de barba, cabelo, e de estética em geral, está numa crescente interessante. Entre os produtos masculinos, a categoria direcionada a barba é a terceira mais vendida do Brasil, estando atrás apenas de perfumes e desodorantes.
Para os barbeiros, essa mudança expressiva no mercado é sentida no aumento gradativo de clientes: segundo pesquisas, cerca de 63% dos homens cuidam mais da barba em salões do que os cabelos.
Somente com esses dados, e essa dedicação expressivas dos homens com o próprio visual como é sentido nas barbearias, fica tranquilo de pensar em um investimento como os produtos de barba em sua barbearia.
2 – Abre mais possibilidades de fidelização dos clientes
Investir na venda direta de produtos de barba é benéfico em dois sentidos: além do próprio faturamento da barbearia, como veremos adiante, ter esse segmento ajuda os próprios barbudos a buscarem um melhor direcionamento na busca pelos produtos certos. E com o olhar apurado dos barbeiros, a confiança deles para com os profissionais se torna ainda maior, e a fidelização se torna mais garantida.
Um exemplo prático: muitos barbudos ainda não sabem quais os melhores produtos para os cuidados diários dos pelos faciais. Após tratar devidamente as barbas dos clientes, indique um produto que vai ajudá-lo a manter esse nível de qualidade nos pelos faciais, como um Balm para barba, por exemplo. Marcas como O Barbudo e Beard Brotherhood são excelentes portas de entrada para os novos interessados.
3 – Torna a barbearia uma referência maior quanto aos cuidados masculinos
Como um complemento ao motivo anterior, uma barbearia que não ofereça apenas serviços, mas a venda de produtos, torna o local ainda evidente como uma referência para os barbudos. Por mais que os produtos para barba estejam em franco crescimento, suas vendas ainda são majoritariamente online – mesmo as lojas de estética tem sessões pouco expressivas direcionadas aos homens.
Ao estender sua barbearia com essa loja de produtos para barba, é possível atrair uma nova parcela de público, que pode se misturar aos seus próprios serviços como barbeiro. Para os que procuram os melhores lugares para se cuidar, ter uma loja que engloba tudo o que se precisa é um verdadeiro sonho. Pense nessa estratégia.
4 – Cria melhores parcerias com os fornecedores de produtos para barba
O aumento da relevância dos produtos para barba permitiu aos barbeiros terem melhores materiais a sua disposição para o trabalho, e melhor ainda, de nível nacional. Antes, as opções eram restritas a algumas opções importadas, que por sua vezes tornavam os serviços mais caros.
Iniciar a venda destes produtos em sua própria barbearia, nas mais variadas modalidades de negócio existentes, aumenta não apenas a credibilidade das próprias marcas, como permite aos barbeiros vendedores mais parcerias lucrativas para ambos os lados. As revendas de produtos, por exemplo, são uma ótima de forma de começar.
O importante aqui é que você seja capaz de montar boas parcerias, para gerar bons retornos para a barbearia. A Beard Brotherhood é uma das que mais se destacam nesse sentido.
5 – Permite novos encargos dentro da barbearia
É muito comum que nas barbearias só tenham apenas barbeiros como profissionais. Mas essa obviedade existe apenas nos estabelecimentos menores, de bairro, menos preocupados ou sem condições de expandir os negócios a novos rumos. Mas a oportunidade de crescer e se expandir com a barbearia pode vir justamente com a venda de produtos para barba.
Com o crescimento, cria-se novas oportunidades de emprego dentro da barbearia, que ciclicamente expandem o próprios. Encargos como recepcionista, por exemplo, agregam ainda mais valor ao local, e a criatividade dos gestores podem trazer outras tantas possibilidades.
6 – Aumenta o faturamento da barbearia
Por fim, e o mais importante. Com a escolha certa dos shampoos, balms, óleos e outros produtos de barba interessantes para os homens modernos – que futuramente pode se expandir para cabelo e cuidados gerais do corpo – as vendas da barbearia crescem substancialmente. Contudo, tal como qualquer outro tipo de comércio para esse lucro deve ser bem delimitado.
Estratégias de vendas, um bom marketing, além dos serviços de barbearia – essenciais para a credibilidade do negócio – são indispensáveis na venda de produtos. Ao investir na nova empreitada, faça um bom planejamento para ter vendas mais tranquilas e realistas com a realidade.
Inovar muitas vezes é simplesmente trazer áreas próximas daquilo que já faz de melhor para que possa crescer ainda mais. Barbearias que adicionam pequenas lojas de roupas, ou ainda adicionam tendências como as hamburguerias – sim, Minas Gerais possui um lugar assim – são apenas exemplos que podem inspirá-lo a mostrar o verdadeiro potencial da barbearia. Não deixe de utilizá-los, e até a próxima!