O barbeiro é uma figura emblemática, profissional, com visões, etc… Mas é humano também. E como todo bom humano, erra. E talvez seja esse o dia que a “vítima” seja você. Depois de um cuidado que não tinha nada a ver com o que esperava, ou então o barbeiro errou mesmo, você acabou com um visual nada agradável para a barba, e agora tem que correr atrás do prejuízo.
Isso acontece com uma frequência variável. Sabe a fama do barbeiro? É por aí. Independente de todos os fatores que falamos até aqui, o fato é que você acabou com o visual prejudicado graças ao barbeiro, esse cara em que estava confiando um visual bem cuidado e por meses. O que fazer? Cobrir o cara de pancada? Não, pois isso não é uma atitude adulta.
O segredo aqui é não se frustrar com o barbeiro. E tal como os sábios orientais, aproveitar as oportunidades oferecidas com o erro.
Como o barbeiro errou?
É o primeiro ponto e mais importante a se observar para praticar o seu discernimento e exercício de paciência nessas horas. O barbeiro errou na aparação, ou ele mudou o estilo para algo que vocês não haviam combinado? O erro é adaptável para o que deseja, ou foi uma puta lambança, e agora você vai ter que esperar a barba crescer de novo?
Entender o erro é um bom momento também para que você saiba como esses processos funcionam. Se você ainda não manjava dos cuidados, é uma boa chance de você mesmo aplicar os cuidados para que o estilo não saia mais da maneira que deseja. Mas o foco aqui é o erro do barbeiro, e seus culhões para resolver de uma forma pacífica para ambos os lados.
O ideal aqui, no momento em que viu o erro, é encontrar junto com o barbeiro a solução do mesmo. Encontrar saídas viáveis é justamente buscar um estilo que esteja dentro das possibilidades que se acometeram com o erro. E claro, não ser cobrado por isso.
Lidando com o erro profissional
O erro de um barbeiro não implica só em um visual que você não desejava. Significa também direitos de um consumidor por um produto ou serviço que não foi bem feito, e situações como essa tendem a ser delicadas tanto pelo humor de ambas as partes, como uma resolução amigável para ambos os lados.
Em primeiro lugar, educação é fundamental. Você pode ser o barbudo mais brucutu da sua vizinhança, mas ser rude e reclamar como quem está prestes a entrar numa luta só torna a situação ruim para você e para ele. Talvez você consiga uma solução viável, mas o tempo que vai ter de passar prestando esclarecimentos na justiça não vale a pena.
Seja educado, sempre. É a forma mais honesta e tranquila de resolver seus problemas sem causar problemas para você e o estabelecimento, além de te dar as ferramentas que precisa para buscar uma solução legal.
Judicialmente, você pode pedir uma das seguintes soluções:
- Refazer o serviço, sem cobrar nada
- Pedir o dinheiro de volta, já que o serviço não foi atendido
- Em casos de danos diretos, pedir o tratamento sem custos para a barbearia.
Em casos de negação por parte do profissional ou da barbearia, você pode entrar com uma denúncia na Delegacia de Defesa do Consumidor, e se ainda não der certo, ir diretamente ao PROCON. É um negócio chato, eu sei, mas é a solução mais segura para que você e outros clientes não passem por essa situação.
Criando novas oportunidades
Quanto à perda do visual desejado, paciência, literalmente: barbas crescem, e a menos que o erro não tenha sido feio ou irreversível, o tempo vai ajudar a recuperar o seu visual na melhor forma. E ter isso em mente vai fazer com que você não fique tão “pistola” com o barbeiro, a menos que ele realmente não tenha dado a mínima para essa questão.
Agora, seguindo aquela sugestão dos sábios orientais, é um bom momento para que dê uma olhada no seu visual e pense em ideias de estilos que vão superar essa questão. Uma boa sugestão para esse momento é dar uma olhada nas possibilidades que o seu tipo de rosto dá a barba. Talvez seja nessa hora que o barbeiro errou que você encontra uma nova ideia de visual.
E claro, o que não falta são ferramentas aqui para te inspirar. Dê uma olhada nesse artigo sobre tipos de rostos masculinos, para não ficar perdido nessas horas. Não iríamos dar uma ideia sem que você tivesse mecanismos para usá-las, certo?
Vai perdoar o barbeiro?
O grande “X” da questão. Sim, o barbeiro errou, mas e aí? Para quem é muito rigoroso com esse tipo de questão, dificilmente volta a trabalhar com o mesmo profissional ou mesmo barbearia, mas nem sempre chega a esse limite. Se o cara é um experiente e com anos de casa, é possível trocar uma ideia e chegar a um acordo. O barbeiro não está lá por anos à toa.
A outra questão é o erro em si. Como falamos lá em cima, entender a gravidade da situação é importante para não perder a cabeça, e ver a posição do barbeiro também. Tem uns mais carrancudos que podem só dar de ombros – aí a questão é na justiça. Outros são um show de profissionalismo e se posicionam para que você não saia prejudicado. Não faça bico se eles demonstrarem tanto respeito por você no erro, tanto quanto no acerto.
Se essa situação em que o barbeiro errou já aconteceu com você, deixe nos comentários como foi sua reação. Ajuda bastante nessas horas a encontrar uma solução prática e viável para todo mundo. E caso tenha acontecido, fica frio que pode ser facilmente resolvido. Até a próxima!