Pantera Negra: O filme que todos estavam esperando em 2018!

Rapaz… Como é bom ver o quanto super-heróis tem sido aceitos no cinema da forma como estão nos últimos anos. Quem iria imaginar, uns 20 anos atrás, que o Pantera Negra, um personagem tão foda, mas pouco aproveitado até nos quadrinhos, teria uma estreia tão aguardada pelo público nas telonas? Mas isso não só é bem real, como já tem sido muito bem aceito nos reviews por aí.

Mas porque a presença de T’Challa é tão importante e esperada? Qual é o papel do Rei de Wakanda tanto nos quadrinhos como nesse Universo Cinematográfico Marvel? Vamos mostrar tudo a você, bem como alguns dos barbudos que pode esperar para o filme.

Quem é o Pantera Negra nos quadrinhos?

Pantera Negra é o primeiro super-heroi negro dos quadrinhos

O Pantera Negra surgiu pela primeira vez em uma história do Quarteto Fantástico, em 1966. Em que o rei encarava o grupo em uma edição, e se aliava aos heróis na edição seguinte. Aliás, cabe um detalhe muitas das histórias do Quarteto Fantástico serviram de base para apresentar heróis e vilões que seriam parte importante do universo dos quadrinhos anos depois.

Disclaimers à parte, logo nas primeiras histórias temos toda a base do personagem que faria sua mitologia rica e chamativa: Wakanda, o passado vingativo de T’Challa, e seu senso de honra, zelo e amor por sua nação e por seu povo, além do vilão Garra Sônica.

Depois da introdução bem recebida pelo público, o Pantera Negra faria parte de uma edição própria dentro da Marvel, a Jungle Action, na edição #6. Contudo, a série não durou muito tempo, seguindo até a #18..

Em 1977, o Pantera ganha uma revista própria nas mãos de um de seus criadores, o desenhista e roteirista Jack Kirby. E só para constar, ele criou boa parte dos heróis que hoje fazem parte do Universo Marvel. A revista durou 18 volumes, e foi uma das fases mais conhecidas do herói, tornando-se um clássico cult.

Ao longo dos anos seguintes, ele viria a aparecer pontualmente nas histórias de outros heróis, inclusive como parte dos Vingadores, mas sem aparecer em uma história própria, salvo algumas minisséries.

Seu título próprio voltaria apenas em 2003, no selo Marvel Knights. Foi uma das fases mais longevas, com #60, e foi aqui que vemos toda a majestade do Pantera Negra como rei de Wakanda. Atualmente, ele conta com uma série pelo desenhista John Romita Jr, que dura até hoje… E é foda.

O Rei de Wakanda

Wakanda, a nação do Pantera Negra, é a mais desenvolvida do Universo Marvel

T’Challa é um símbolo muito importante em diversos sentidos. Primeiro, por ele ser um bastião de honra, força e admiração de seu povo.

Para quem conhece o herói, sabe que o Pantera Negra está para o povo africano como o Capitão América está para o povo americano: ambos são líderes carismáticos, que sabem dos valores que valem à pena lutar. Não é por acaso que Steve Rogers o chamou para os Vingadores.

O segundo ponto é a força com que as histórias do Pantera mostram Wakanda. Pode ser algo surpreendente para quem não o conhecia dos quadrinhos, mas a nação na qual T’Challa é a verdadeira utopia imaginava por muitas pessoas. Um local em que a tecnologia e a natureza estão em harmonia, onde todos são respeitados.

Fora dos quadrinhos, o Pantera é um grande símbolo da cultura negra. Além de suas últimas sagas tratarem bem das relações de poder, e da importância na retidão das ações que o Pantera também foi um dos primeiros heróis negros dos quadrinhos, ao lado do Falcão, e do Lanterna Verde, no caso John Stewart.

Conhecer as histórias do Pantera é conhecer um dos lados da Marvel mais incríveis e únicos desse Universo. Em meio a ameaças colossais do espaço e além, Wakanda se mantém firme e forte fora de tudo isso.

Curiosidades sobre o Pantera Negra

O Pantera Negra já foi casado com a Tempestade nos quadrinhos

  • T’Challa já foi casado com Ororo Monroe, mais conhecida como Tempestade, aquela dos X-Men sabe. O casamento dos dois ganhou uma edição especial própria, e os dois se separaram na saga Vingadores vs. X-Men;
  • Por um curto período de tempo, ele assumiu a identidade do Demolidor em suas histórias, para ajudar Matt Murdock na época em que ele foi acusado de ser o vigilante;
  • Shuri, a irmã de T’Challa, também é uma Pantera Negra, e assumiu o trono após o irmão se tornar parte integral dos Vingadores e dos Illuminati, grupo dentro das histórias Marvel que incluem o Homem-de-Ferro, o Capitão América, e Reed Richards, do Quarteto Fantástico;
  • O Garra Sônica é seu principal vilão. Ulisses Klaw foi o responsável por matar o pai do Pantera, T’Chaka, e jurou uma vingança na qual ele o persegue até hoje;
  • Fora dos quadrinhos, sua participação mais recente foi como personagem jogável no game Marvel vs. Capcom: Infinite, onde faz parceria com os Monster Hunters, personagens da franquia homônima da Capcom.

Os Barbudos do filme

Chadwick Boseman assumiu bem o Pantera Negra

Como um bom filme, não poderia deixar de existir barbudos de destaque no longa do Pantera Negra, a começar pelo próprio visual estiloso do rei T’Challa, com sua Brett Beard estilizada. Mas vejamos alguns outros exemplares top para você se inspirar.

Garra Sônica

O garra sônica é o vilão mais clássico do Pantera Negra

A versão de Ulisses Klaw, interpretada por Andy Serkis, é até bem estilosa para um vilão um tanto bizarro das histórias do herói. Um estilo mais próximo do maxilar, com um low fade bem trabalhado até mesmo para um contrabandista inescrupuloso como ele.

Erik Killmonger

Erik Killmonger é o principal vilão no filme do Pantera Negra

O rival e inimigo do Pantera Negra na trama é um cara extremo em diversos pontos, mas até que é bem comportado com a barba. O personagem, na pele de Michael B. Jordan, tem um cavanhaque bem feito, até bem diferente do visual dos outros wakandanos, o que mostra parte de sua inclinação dentro da história.

T’Chaka

O pai do Pantera Negra é tão feroz e lendário quanto o próprio T'Challa

O pai de T’Challa também vai estar no filme, e com aquela barba cheia e bem aparada que faz muito bem às figuras sábias e de respeito de uma nação. Mesmo que sua participação seja curta, considerando o passado dos quadrinhos, já é o suficiente para dar o respeito que o cara merece.

Trailer Pantera Negra

Veja aquela prévia antes de ir ao cinema 😀

Tá no hype para ver o Pantera Negra? Deixa nos comentários o que espera do filme, e se já tiver visto, dá o seu feedback. Este é um dos filmes de heróis mais aguardados do ano, e pode ser uma grata surpresa nesse UCM cuja fórmula tá ficando bem conhecida. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *