10 Sugestões de Refeições para um barbudo Gourmet

4.6/5 - (1606 votes)

A moda Gourmet chegou para ficar. E por mais que esse termo culinário se aplique também a bebida, vamos nos concentrar na comida. Você vai descobrir algumas boas sugestões de pratos gourmet para comer como um lorde, e sem sujar a barba. É, essa última frase foi intencional mesmo para você conferir os nossos dois posts sobre como cuidar dos pelos faciais enquanto se alimenta.

O post aqui vai melhorar ainda mais essa parte que muitas vezes impedem um barbudo de continuar com sua barba. Os pratos são mais fáceis de fazer do que imagina, e na verdade esse é o segredo do gourmet: dar sofisticação para alimentos até bem comuns do dia a dia.

As sugestões aqui vão se resumir a comidas. Para as bebidas, é só dar uma checada aqui onde você pode encontrar as melhores cervejas artesanais do Brasil, e já fazer sua encomenda. A receita vai ser “naquele jeito”,  Bom apetite.

10 Pratos para um Barbudo Gourmet

1 – Burger Gourmet Basicão

barbudo Gourmet

Um dos carros chefes para muitos que estão entrando nesse mundo gourmet, os hamburgers artesanais ganham um alcance cada vez maior com suas temáticas e sabores inusitados. E é um dos mais acessíveis também: você pode montar o seu próprio burguer se tiver os ingredientes certos, e um tanto de paciência.

Para não sermos injustos com tanta variedade de sabores por aí, vamos dar algumas dicas para fazer o seu hambúrguer, e depois adicionar os sabores que desejar. Alguns dos outros pratos gourmet aqui vão te dar boas ideias também.

  • Hamburgers artesanais são feitos com carne moída. Escolha carnes que tenham uma boa quantidade de gordura para que seja mais fácil de selar na hora de ir para a chapa. Acém, Patinho e Contra-Filet são as melhores indicações de carnes para essa tarefa.
  • Faça bolinhas de carne antes de moldar o formato do burger, e não se esqueça de tirar o ar por completo, para ficar mais fácil o selamento.
  • Não adicione gema de ovo ou casca de pão. Isso não dá liga a carne. Deixe o tempero (sal e pimenta do reino) para ser acrescentando quando ela estiver na chapa.
  • Para o pão não desmanchar na hora de colocar o burguer, passe um pouco de manteiga em seu interior, e coloque na chapa também, o suficiente para criar uma crosta. Isso vai evitar que os sucos da carne acabem com todo o sanduíche.

Sobre os outros pontos, use a imaginação. O que mais tem por aí são molhos, condimentos e temperos que podem deixar o seu burger com um sabor único. Se vocês curtirem a ideia, fazemos um artigo só com ideias de burgers para barbudos.

Conheça as Top 10 Hamburguerias do Brasil, aqui.

2 – Arroz de Forno Apimentado

barbudo Gourmet

Esse é um arroz tão comum como os outros, com o detalhe de ser adicionado um tempero mais apimentado. E é bem fácil de fazer, sendo uma boa pedida para quem quer fazer aquele jantar especial, gourmet, e está sem grandes ideias. Não vamos nos preocupar em ensinar o arroz, então aqui vai o método para fazer nossa versão especial.

  • Tenha 1 caixinha de creme de leite, um pouco de hortelã picado, açafrão, e claro, a pimenta. A pimenta pode ser de sua preferência, mas para não ficar tão ardido, a chilli ou a Jallapenõ são as mais indicadas. Também vai precisar de queijo parmesão
  • Faça o arroz normalmente. Quando a água dele estiver quase secando, adicione o creme de leite e os temperos, e mexa muito bem durante 3 minutos.
  • Coloque o arroz em um recipiente de vidro, adicione o queijo parmesão por cima, e leve para o forno a 180º por 15 minutos.
  • O queijo vai fazer uma crostinha, a hortelã não vai queimar tanto, e você terá um arroz delicioso para acompanhar com uma carne e um vinho. Aliás, tem um ótimo artigo sobre vinhos aqui.

3 – Batata Rosti

barbudo Gourmet

Esse é um prato gourmet fácil, prático e que vai salvar a vida de um barbudo em momentos de fome absurda e nenhuma comida na geladeira. Este é um prato muito comum na Suíça, e podemos dar um toque bem brasileiro neles. Vamos ao passo a passo rápido.

  • Pegue 500 g de batata e deixe cozinhando com casca e tudo por 10 minutos. Depois coloque no congelador por umas 2 horas.
  • Depois do tempo, tire do congelador, raspe até fazer várias tirinhas, e faça uma mistura com ovo, sal e pimenta do reino. Misture até fazer uma massa homogênea, e divida no meio.
  • Esquente uma frigideira, e coloque um pouco de azeite. Quando ele esquentar, coloque a primeira metade da batata, o recheio de sua preferência, e depois a outra metade da batata para cobri-la. Deixe na frigideira por um tempo, e com cuidado para não grudar.
  • Com cuidado, vire para o outro lado, e deixe na panela por mais um tempo. No final, você terá uma batata bem assada e recheada para matar a fome. Como recheio, você pode usar queijo, presunto, catupiry, algum tipo de molho, linguiça bem picadimha, e o que mais sua imaginação permitir.

4 – Tomate Confit

Barbudo Gourmet

Um prato simples para o seu churrasco, para o lanchinho da tarde, e que não deixa de ser gourmet e delicioso. É bem fácil de fazer, olha só.

  • Coloque numa travessa de vidro 500 g de tomate cereja (aquele bem pequeno), adicione alecrim, manjericão e dois dentes de alho cortados em lâminas.
  • Salpique com uma pitada de açúcar, com uma de sal e depois regue todo o recipiente com azeite. Coloque no forno e deixe por uns 20 minutos.
  • Tire as folhas, que já estão queimadas, e adicione novas. E está pronto para você comer com torradas, com as carnes de churrasco… Onde você quiser.

5 – Kafta

Barbudo Gourmet

Parece com Kibe, mas não é. O Kafta é um tipo de almôndega que pode ser feito tanto na forma de bolinhas de carnes como espetos. É um prato bem versátil tanto em recheios como formas de fazer (assado, grelhado, frito…), e você pode explorar os seus potenciais culinários com ele.

  • Fazer a massa é bem simples. Misture carne moída (pode seguir as recomendações de carnes vistas no burger mais acima), sal pimenta, cebola, salsa, hortelã, cominho e canela em uma tigela, e deixe a mistura em descanso por cerca de 2 horas.
  • Depois desse tempo, quando o tempero já estiver todo incorporado à carne, você pode moldar a carne na forma que desejar. Caso você faça os kaftas assados, enrole eles em espetos para ficar mais fácil de administrar. Se fizer grelhados ou fritos, o melhor é moldar em bolinhas parecidas com almôndegas, e deixar a panela bem quente para não desmancharem.
  • Você pode adicionar outros temperos além desses que sugerimos. O legal do Kafta é justamente tentar algumas combinações diferentes, e dar aquele toque gourmet especial.

6 – Guacamole

Barbudo Gourmet

Vindo direto das terras quentes do México, a Guacamole é aquele molho meio estranho a princípio, mas saboroso para comer com muita coisa, inclusive um bom burger. O prato é feito com abacate e alguns temperos bem específicos, e mesmo que tenha alguns dias de validade apenas, ele é gostoso o suficiente para não durar muito tempo.

  • Fazer a guacamole é muito simples. Tire meio Abacate da casca, amasse bem, e adicione os temperos na seguinte ordem: meia cebola bem picada, um tomate bem picado, salsinha e cebolinha bem picadas, uma pitada de sal, e meio suco de limão no final.
  • A cada ingrediente, misture bem, pois com o tempo a pasta vai se formar. No final, ao acrescentar o suco de limão, ela ficará cremosa o bastante para manipular como quiser.
  •  Reserve em um recipiente de vidro, e sirva nos seus lanchinhos, ou adicione a outros pratos como o burgers, por exemplo. Uma dica, se você for fã da culinária mexicana, é comer junto a tortilhas, ou em torradas mesmo. Ele vai adicionar um sabor todo especial.

7 – Foundue

Barbudo Gourmet

Um prato francês muito famoso em regiões frias, o Fondue é outra ótima opção para quem deseja fazer aquele encontro especial. Ele é um pouquinho mais complicado de manter, pois é um prato que precisa de todo um aparato específico para mantê-lo quente. Mas caso você seja do estilo “cozinha free-style”, faça no fogão mesmo com fogo baixo, vai ser no mínimo divertido.

Leia : 5 Tipos de Fondue para aproveitar no inverno

  • Para o Fondue salgado, os melhores queijos para se usar na mistura são o brie, mozzarella, gorgonzola e provolone. Antes de adicionar a panela, faça a mistura de ao menos dois deles com requeijão e creme de leite em uma outra panela, até que todos derretam e se incorporem, e depois transfira para a panela de fondue. Entre os acompanhamentos para eles, sugerimos pães, torradas, salame, e outros salgadinhos.
  • Para o Fondue doce, mantenha apenas o creme de leite, adicione um pouquinho só de leite, chocolate meio amargo, e se quiser um pouquinho mais doce, adicione chocolate ao leite. Incorpore bem, e adicione na panela de fondue. Nos acompanhamentos, coloque algumas frutas bem cortadas, como morango, banana, kiwi, maçã, entre outras.
  • A panela de fondue não é muito difícil de ser encontrada, mas se for a primeira vez ao usar, procure seguir todas as indicações para não se queimar ao fazer o fondue. Se apresentar direitinho, só a mesa com o fondue já vai ser bem chamativo.

8 – Burger Light

Barbudo Gourmet

Se você não curte carne mas mesmo assim quer aproveitar o sabor do burger, uma boa alternativa é o burger vegetariano, que é tão saboroso quanto, e você pode adicionar o que quiser. O preparo é um pouco mais complicado, mas recompensador.

  • Os mais comuns são os de Grão-de-Bico, o de Soja e o de Cevada. Estes burgers tem um preparo bem mais elaborado, que podemos trazer para vocês se curtirem a ideia.
  • Seguindo a ideia de um hamburger mais saudável e se mantendo saboroso, outros acompanhamentos podem incluir molhos mais leves. E se você for um pouco mais além, pode incluir opções menos calóricas ainda no seu burger, como condimentos feitos no vapor, por exemplo.
  • Apesar de não ser uma opção vegetariana, uma outra alternativa que você pode considerar para um burger mais light são os de peixe, tanto o de sushi como os grelhados de espécies como corvina. Se curtir a ideia, posta pra gente nos comentários como foi a experiência.

9 – Kebab

Barbudo Gourmet

Já bem consumido na França, e ganhando mais espaço por esses cantos, o Kebab é um prato muito popular na Turquia, e um tanto equivalente aos espetinhos de carne que encontramos por aqui. E onde está o gourmet nisso?

Muito simples: mesmo que o método de preparo seja parecido com os espetinhos, o Kebab ainda tem um diferencial que é a forma com que é assado: caso queira uma referência, basta olhar o churrasquinho grego vendido em São Paulo e alguns lugares pelo país.

  • Mais do que feito em espetinhos, o Kebab pode ter várias apresentações diferentes. O espetinho, que leva uma carne bem temperada, pode ser tanto em pequenas peças, fazendo um churrasco tradicional, como uma peça completa, seguindo a ideia do churrasco grego. Existe ainda o sanduíche de Kebab, feito tanto com pão árabe como o utilizado em beirutes.
  • Escolha os temperos que achar mais adequados para o seu paladar na hora de temperar a carne. Pimenta do Reino, Cominho e Orégano são boas opções para começar.
  • Uma outra alternativa para incrementar o Kebab é adicionar alguns vegetais junto a carne nos espetinhos. Cebola, pimentão e tomate são algumas sugestões bem interessantes para variar os sabores.

10 – Mousse de Maracujá

Barbudo Gourmet

E claro que não deixaremos os doces de lado nessa lista de pratos gourmet. E esse pode ser tanto um prato sofisticado como uma solução de emergência para quem precisa de uma sobremesa em ocasiões especiais. O mousse que vamos te ensinar é bem fácil, gostoso e vai salvar sua vida nesses momentos.

  • Em um Liquidificador, adicione uma lata de leite condensado, uma de creme de leite, e usando a medida da lata, suco de maracujá da polpa.
  • Bata no liquidificador até ficar bem homogêneo, coloque num refratário de vidro, e deixe por 3 horas na geladeira, ou 1 hora no freezer.
  • Tire da geladeira/freezer, adicione o restante do maracujá, e está pronto o seu mousse. Fácil, né não?

Agora que você tem a mãos boas sugestões e até formas de preparar o seu prato gourmet, já pode fazer aquele charme para a companheira, não é verdade? E nenhum barbudo deve deixar de tentar qualquer prato, ou pior ainda tirar a barba porque ela atrapalha na hora de comer: seguindo as dicas que demos lá em cima, você terá literalmente o banquete de um nórdico. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se logo em nossa newsletter!

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *