4.6/5 - (1606 votes)

A moda Gourmet chegou para ficar. E por mais que esse termo culinário se aplique também a bebida, vamos nos concentrar na comida. Você vai descobrir algumas boas sugestões de pratos gourmet para comer como um lorde, e sem sujar a barba. É, essa última frase foi intencional mesmo para você conferir os nossos dois posts sobre como cuidar dos pelos faciais enquanto se alimenta.

O post aqui vai melhorar ainda mais essa parte que muitas vezes impedem um barbudo de continuar com sua barba. Os pratos são mais fáceis de fazer do que imagina, e na verdade esse é o segredo do gourmet: dar sofisticação para alimentos até bem comuns do dia a dia.

As sugestões aqui vão se resumir a comidas. Para as bebidas, é só dar uma checada aqui onde você pode encontrar as melhores cervejas artesanais do Brasil, e já fazer sua encomenda. A receita vai ser “naquele jeito”,  Bom apetite.

10 Pratos para um Barbudo Gourmet

1 – Burger Gourmet Basicão

barbudo Gourmet

Um dos carros chefes para muitos que estão entrando nesse mundo gourmet, os hamburgers artesanais ganham um alcance cada vez maior com suas temáticas e sabores inusitados. E é um dos mais acessíveis também: você pode montar o seu próprio burguer se tiver os ingredientes certos, e um tanto de paciência.

Para não sermos injustos com tanta variedade de sabores por aí, vamos dar algumas dicas para fazer o seu hambúrguer, e depois adicionar os sabores que desejar. Alguns dos outros pratos gourmet aqui vão te dar boas ideias também.

  • Hamburgers artesanais são feitos com carne moída. Escolha carnes que tenham uma boa quantidade de gordura para que seja mais fácil de selar na hora de ir para a chapa. Acém, Patinho e Contra-Filet são as melhores indicações de carnes para essa tarefa.
  • Faça bolinhas de carne antes de moldar o formato do burger, e não se esqueça de tirar o ar por completo, para ficar mais fácil o selamento.
  • Não adicione gema de ovo ou casca de pão. Isso não dá liga a carne. Deixe o tempero (sal e pimenta do reino) para ser acrescentando quando ela estiver na chapa.
  • Para o pão não desmanchar na hora de colocar o burguer, passe um pouco de manteiga em seu interior, e coloque na chapa também, o suficiente para criar uma crosta. Isso vai evitar que os sucos da carne acabem com todo o sanduíche.

Sobre os outros pontos, use a imaginação. O que mais tem por aí são molhos, condimentos e temperos que podem deixar o seu burger com um sabor único. Se vocês curtirem a ideia, fazemos um artigo só com ideias de burgers para barbudos.

Conheça as Top 10 Hamburguerias do Brasil, aqui.

2 – Arroz de Forno Apimentado

barbudo Gourmet

Esse é um arroz tão comum como os outros, com o detalhe de ser adicionado um tempero mais apimentado. E é bem fácil de fazer, sendo uma boa pedida para quem quer fazer aquele jantar especial, gourmet, e está sem grandes ideias. Não vamos nos preocupar em ensinar o arroz, então aqui vai o método para fazer nossa versão especial.

  • Tenha 1 caixinha de creme de leite, um pouco de hortelã picado, açafrão, e claro, a pimenta. A pimenta pode ser de sua preferência, mas para não ficar tão ardido, a chilli ou a Jallapenõ são as mais indicadas. Também vai precisar de queijo parmesão
  • Faça o arroz normalmente. Quando a água dele estiver quase secando, adicione o creme de leite e os temperos, e mexa muito bem durante 3 minutos.
  • Coloque o arroz em um recipiente de vidro, adicione o queijo parmesão por cima, e leve para o forno a 180º por 15 minutos.
  • O queijo vai fazer uma crostinha, a hortelã não vai queimar tanto, e você terá um arroz delicioso para acompanhar com uma carne e um vinho. Aliás, tem um ótimo artigo sobre vinhos aqui.

3 – Batata Rosti

barbudo Gourmet

Esse é um prato gourmet fácil, prático e que vai salvar a vida de um barbudo em momentos de fome absurda e nenhuma comida na geladeira. Este é um prato muito comum na Suíça, e podemos dar um toque bem brasileiro neles. Vamos ao passo a passo rápido.

  • Pegue 500 g de batata e deixe cozinhando com casca e tudo por 10 minutos. Depois coloque no congelador por umas 2 horas.
  • Depois do tempo, tire do congelador, raspe até fazer várias tirinhas, e faça uma mistura com ovo, sal e pimenta do reino. Misture até fazer uma massa homogênea, e divida no meio.
  • Esquente uma frigideira, e coloque um pouco de azeite. Quando ele esquentar, coloque a primeira metade da batata, o recheio de sua preferência, e depois a outra metade da batata para cobri-la. Deixe na frigideira por um tempo, e com cuidado para não grudar.
  • Com cuidado, vire para o outro lado, e deixe na panela por mais um tempo. No final, você terá uma batata bem assada e recheada para matar a fome. Como recheio, você pode usar queijo, presunto, catupiry, algum tipo de molho, linguiça bem picadimha, e o que mais sua imaginação permitir.

4 – Tomate Confit

Barbudo Gourmet

Um prato simples para o seu churrasco, para o lanchinho da tarde, e que não deixa de ser gourmet e delicioso. É bem fácil de fazer, olha só.

  • Coloque numa travessa de vidro 500 g de tomate cereja (aquele bem pequeno), adicione alecrim, manjericão e dois dentes de alho cortados em lâminas.
  • Salpique com uma pitada de açúcar, com uma de sal e depois regue todo o recipiente com azeite. Coloque no forno e deixe por uns 20 minutos.
  • Tire as folhas, que já estão queimadas, e adicione novas. E está pronto para você comer com torradas, com as carnes de churrasco… Onde você quiser.

5 – Kafta

Barbudo Gourmet

Parece com Kibe, mas não é. O Kafta é um tipo de almôndega que pode ser feito tanto na forma de bolinhas de carnes como espetos. É um prato bem versátil tanto em recheios como formas de fazer (assado, grelhado, frito…), e você pode explorar os seus potenciais culinários com ele.

  • Fazer a massa é bem simples. Misture carne moída (pode seguir as recomendações de carnes vistas no burger mais acima), sal pimenta, cebola, salsa, hortelã, cominho e canela em uma tigela, e deixe a mistura em descanso por cerca de 2 horas.
  • Depois desse tempo, quando o tempero já estiver todo incorporado à carne, você pode moldar a carne na forma que desejar. Caso você faça os kaftas assados, enrole eles em espetos para ficar mais fácil de administrar. Se fizer grelhados ou fritos, o melhor é moldar em bolinhas parecidas com almôndegas, e deixar a panela bem quente para não desmancharem.
  • Você pode adicionar outros temperos além desses que sugerimos. O legal do Kafta é justamente tentar algumas combinações diferentes, e dar aquele toque gourmet especial.

6 – Guacamole

Barbudo Gourmet

Vindo direto das terras quentes do México, a Guacamole é aquele molho meio estranho a princípio, mas saboroso para comer com muita coisa, inclusive um bom burger. O prato é feito com abacate e alguns temperos bem específicos, e mesmo que tenha alguns dias de validade apenas, ele é gostoso o suficiente para não durar muito tempo.

  • Fazer a guacamole é muito simples. Tire meio Abacate da casca, amasse bem, e adicione os temperos na seguinte ordem: meia cebola bem picada, um tomate bem picado, salsinha e cebolinha bem picadas, uma pitada de sal, e meio suco de limão no final.
  • A cada ingrediente, misture bem, pois com o tempo a pasta vai se formar. No final, ao acrescentar o suco de limão, ela ficará cremosa o bastante para manipular como quiser.
  •  Reserve em um recipiente de vidro, e sirva nos seus lanchinhos, ou adicione a outros pratos como o burgers, por exemplo. Uma dica, se você for fã da culinária mexicana, é comer junto a tortilhas, ou em torradas mesmo. Ele vai adicionar um sabor todo especial.

7 – Foundue

Barbudo Gourmet

Um prato francês muito famoso em regiões frias, o Fondue é outra ótima opção para quem deseja fazer aquele encontro especial. Ele é um pouquinho mais complicado de manter, pois é um prato que precisa de todo um aparato específico para mantê-lo quente. Mas caso você seja do estilo “cozinha free-style”, faça no fogão mesmo com fogo baixo, vai ser no mínimo divertido.

Leia : 5 Tipos de Fondue para aproveitar no inverno

  • Para o Fondue salgado, os melhores queijos para se usar na mistura são o brie, mozzarella, gorgonzola e provolone. Antes de adicionar a panela, faça a mistura de ao menos dois deles com requeijão e creme de leite em uma outra panela, até que todos derretam e se incorporem, e depois transfira para a panela de fondue. Entre os acompanhamentos para eles, sugerimos pães, torradas, salame, e outros salgadinhos.
  • Para o Fondue doce, mantenha apenas o creme de leite, adicione um pouquinho só de leite, chocolate meio amargo, e se quiser um pouquinho mais doce, adicione chocolate ao leite. Incorpore bem, e adicione na panela de fondue. Nos acompanhamentos, coloque algumas frutas bem cortadas, como morango, banana, kiwi, maçã, entre outras.
  • A panela de fondue não é muito difícil de ser encontrada, mas se for a primeira vez ao usar, procure seguir todas as indicações para não se queimar ao fazer o fondue. Se apresentar direitinho, só a mesa com o fondue já vai ser bem chamativo.

8 – Burger Light

Barbudo Gourmet

Se você não curte carne mas mesmo assim quer aproveitar o sabor do burger, uma boa alternativa é o burger vegetariano, que é tão saboroso quanto, e você pode adicionar o que quiser. O preparo é um pouco mais complicado, mas recompensador.

  • Os mais comuns são os de Grão-de-Bico, o de Soja e o de Cevada. Estes burgers tem um preparo bem mais elaborado, que podemos trazer para vocês se curtirem a ideia.
  • Seguindo a ideia de um hamburger mais saudável e se mantendo saboroso, outros acompanhamentos podem incluir molhos mais leves. E se você for um pouco mais além, pode incluir opções menos calóricas ainda no seu burger, como condimentos feitos no vapor, por exemplo.
  • Apesar de não ser uma opção vegetariana, uma outra alternativa que você pode considerar para um burger mais light são os de peixe, tanto o de sushi como os grelhados de espécies como corvina. Se curtir a ideia, posta pra gente nos comentários como foi a experiência.

9 – Kebab

Barbudo Gourmet

Já bem consumido na França, e ganhando mais espaço por esses cantos, o Kebab é um prato muito popular na Turquia, e um tanto equivalente aos espetinhos de carne que encontramos por aqui. E onde está o gourmet nisso?


Muito simples: mesmo que o método de preparo seja parecido com os espetinhos, o Kebab ainda tem um diferencial que é a forma com que é assado: caso queira uma referência, basta olhar o churrasquinho grego vendido em São Paulo e alguns lugares pelo país.

  • Mais do que feito em espetinhos, o Kebab pode ter várias apresentações diferentes. O espetinho, que leva uma carne bem temperada, pode ser tanto em pequenas peças, fazendo um churrasco tradicional, como uma peça completa, seguindo a ideia do churrasco grego. Existe ainda o sanduíche de Kebab, feito tanto com pão árabe como o utilizado em beirutes.
  • Escolha os temperos que achar mais adequados para o seu paladar na hora de temperar a carne. Pimenta do Reino, Cominho e Orégano são boas opções para começar.
  • Uma outra alternativa para incrementar o Kebab é adicionar alguns vegetais junto a carne nos espetinhos. Cebola, pimentão e tomate são algumas sugestões bem interessantes para variar os sabores.

10 – Mousse de Maracujá

Barbudo Gourmet

E claro que não deixaremos os doces de lado nessa lista de pratos gourmet. E esse pode ser tanto um prato sofisticado como uma solução de emergência para quem precisa de uma sobremesa em ocasiões especiais. O mousse que vamos te ensinar é bem fácil, gostoso e vai salvar sua vida nesses momentos.

  • Em um Liquidificador, adicione uma lata de leite condensado, uma de creme de leite, e usando a medida da lata, suco de maracujá da polpa.
  • Bata no liquidificador até ficar bem homogêneo, coloque num refratário de vidro, e deixe por 3 horas na geladeira, ou 1 hora no freezer.
  • Tire da geladeira/freezer, adicione o restante do maracujá, e está pronto o seu mousse. Fácil, né não?

Agora que você tem a mãos boas sugestões e até formas de preparar o seu prato gourmet, já pode fazer aquele charme para a companheira, não é verdade? E nenhum barbudo deve deixar de tentar qualquer prato, ou pior ainda tirar a barba porque ela atrapalha na hora de comer: seguindo as dicas que demos lá em cima, você terá literalmente o banquete de um nórdico. Até a próxima jovem!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se logo em nossa newsletter!

 

 


Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh