4.9/5 - (2340 votes)

4.9/5 - (2340 votes)

Escolher o perfume masculino certo nunca foi uma tarefa muito fácil, não é mesmo?

A gente chega à perfumaria e se depara com tantas opções de perfumes importados e nacionais, e tantos cheiros diferentes se misturando em nosso olfato que fica difícil simplesmente escolher um.

E quando falamos em optar por apenas um, significa fazer uma escolha consciente, mais do que simplesmente selecionar qualquer um na prateleira para acabar de vez com a história.

Escolher o perfume masculino certo nunca foi uma tarefa muito fácil

Pode confessar, você acaba pegando o qualquer um só para acabar de vez com o esse martírio que é escolher o bendito perfume (quem nunca?). Você não está sozinho nessa, não! Mas a verdade é que não precisa ser tão complicado assim comprar perfume masculino.

Com um pouco de conhecimento sobre as fragrâncias e de como elas se relacionam com o lifestyle de quem usa, é possível escolher o melhor perfume masculino e ainda gastando bem menos tempo do que você imagina.

Já pode parar com esse “mimimi” de que são nomes demais e difíceis de entender, este guia vem para descomplicar o cenário de vez! Fique conosco e aprenda de uma vez por todas a qual perfume masculino comprar!

A terminologia é a receita para o sucesso

Está preparado para virar o mestre Jedi dos perfumes masculinos? Entender as terminologias que compõem esse universo é indispensável para saber como escolher o aroma certo. Afinal, ficar falando em notas e plantas herbáceas não adianta nada se você não souber na prática o que isso significa!

Por isso, está na hora de você entender, de forma simples e didática, o que essas palavras e termos técnicos olfativos querem dizer. Bora lá?

Categorias

Categorias de perfume masculino

Existem três categorias em que os perfumes podem se enquadrar, dependendo da concentração da essência na composição.

Regra: Quanto mais concentrada a essência, mais marcante e duradouro o perfume.

  • Eau de cologne (EDC): a famosa água-de-colônia. O mais fraco dentre as categorias de perfume. Apresentam, em média, 3% de essência de perfume.
  • Eau de toilette (EDT): perfumes suaves, com cerca de 4 a 8% de essência. Apresentam fixação média de 8 horas.
  • Eau de perfum (EDP): o mais forte dos perfumes. Tem, em sua composição, de 8 a 16% de essência. Sua fixação média é de até 12 horas. Geralmente, os melhores perfumes masculinos estão nesta categoria.

Famílias Olfativas

  • Amadeirados: são compostos por aromas secos e menos adocicados. É possível identificar tons de canela e terra, além de notas naturais picantes. As mais comuns são sândalo, musgo de carvalho, âmbar, couro e tabaco.
  • Cítricos: caracterizados por fragrâncias leves e marcantes. As principais notas são laranja, limão e bergamota. Ideal para o dia a dia e, principalmente, locais mais quentes.
  • Frescos: a junção de notas cítricas com as naturais como folhagens verdes e relva. É comum encontrar notas de lima, hortelã e cidreira.
  • Frutais: junção de notas de frutas, como morango e pêssego, e cítricas. Tem um cheiro mais doce e fresco. As notas predominantes são ameixa, maça, pêra, rosas e jasmim.
  • Orientais: notas quentes e picantes, como canela, baunilha, gengibre, noz-moscada e âmbar. São bem marcantes e adequadas aos perfis mais descolados e alternativos.

Perfume masculino x personalidade e estilo

Perfume masculino x personalidade e estilo

Você já parou para pensar como um perfume diz muito sobre a pessoa que o usa?  Só pelo cheiro, é possível perceber se aquele cara é mais descolado ou se faz a linha executivo.

Assim como na hora de definir as roupas e sapatos, tanto a personalidade quanto o estilo do homem podem — e devem — servir de parâmetro no momento de escolher o perfume ideal.

Vamos a um exemplo prático de como isso funciona: você faz o estilo mais clássico, mas são as calças rasgadas que andam fazendo sucesso. Faz algum sentido você, dono de um estilo sério e executivo, comprar uma calça rasgada só porque está na moda? Claro que não,certo?

Essa lógica também vale para os perfumes. Não é qualquer fragrância que combina com todos os homens.

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a encontrar elementos e fragrâncias que mais dialogam com a sua personalidade e estilo de vida. Confira!


  • Homens criativos, de personalidade forte e descolados: são fortes os elementos como alecrim, salva e musgo de carvalho na essência, conferindo uma fragrância com tons amadeirados e levemente cítricos.
  • Homens com estilo clássico e com perfil executivo: as fragrâncias amadeiradas são as mais indicadas, já que são marcantes e transmitem a ideia de poder. Notas como sândalo e cedro harmonizam bem com o homem deste estilo.
  • Homens despojados, de lifestyle esportista: tons de madeira, plantas e ervas são os mais indicados, garantindo perfumes com aromas cítricos e frutais como limão, laranja e tangerina, leves e marcantes na medida certa.

Dicas para acertar no perfume masculino

Dicas para acertar no perfume masculino

Experimente, sempre!

Para não errar na hora de comprar o perfume masculino, não abra mão de experimentá-lo. E aqui vai a dica de ouro: para ter certeza do cheiro definitivo do perfume, espere um pouco mais na loja antes de decidir a compra, assim as notas de saída, aquelas que sentimos logo que aplicamos o produto, evaporam e o cheiro definitivo pode ser sentido.

Teste no seu corpo

Sabe aquela história de comprar um perfume porque “fulano de tal usa e o cheiro é ótimo”? Jamais caia nessa roubada! Em cada pessoa as fragrâncias se comportam e fixam de uma maneira diferente.

O mesmo vale para testes de perfumes nos famigerados cartões de fragrâncias. Os perfumes liberam notas quando presentes na pele, por isso é preciso testar no corpo para ter certeza do resultado final.

Entenda sua assinatura olfativa

Entenda sua assinatura olfativa em perfume masculino

Você já sabe a importância da conexão entre o perfume e a personalidade de quem usa, certo? Então é preciso testar várias fragrâncias, comprar vários perfumes de famílias olfativas diferentes para finalmente encontrar a sua assinatura?

Haja dinheiro se o caso fosse esse, certo? Uma boa dica é investir em produtos mais baratos com as fragrâncias que você quer apostar para experimentar, como sabonetes, por exemplo. Assim você pode confirmar como ela reage na sua pele e se traduz bem o seu estilo e personalidade!

Escolher perfume masculino não é tão difícil quanto parece! Quando dominamos os termos técnicos e entendemos que o aroma precisa conectar-se com o que o homem é na vida real, fica mais fácil acertar!

Agora que você já sabe como escolher o perfume masculino, seja ele perfume importado ou não, que tal visitar nossa seção de sabonetes e eleger hoje mesmo as fragrâncias que você quer testar para encontrar sua assinatura olfativa?

Cadastre-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Kaka Consultora
    Posted on 06/03/2019

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh