Quais serviços esperar de uma barbearia? Cuide melhor de você!

Quais serviços esperar de uma barbearia? Cuide melhor de você!

Você sabe o que esperar de uma barbearia? Parece tão óbvio quanto saber o que encontrar numa drogaria, não é? Fazer a barba, cabelo e bigode é a resposta mais direta, mas a coisa hoje em dia vai bem mais fundo do que apenas fazer o basicão, trocar umas ideias e umas ofensas “na amizade” com o dono do lugar, e depois ir embora.

As barbearias modernas trazem vários serviços secundários e até terciários pra fazer do lugar uma verdadeira experiência para seus visitantes. E não, ao contrário do que deve imaginar nesse momento, não tem nada a ver com o cabeleireiro. Nada contra, mas numa barbearia atual é um lugar sossegado para encontrar os amigos, fazer a barba, jogar um bilhar, ver uma luta na tv…

Esses e outros serviços serão muito bem detalhados, para os novos e velhos barbudos que não se habituaram a buscar as barbearias modernas. E se você for um barbeiro profissional, quem sabe adicionar esses serviços que vamos falar a seguir, por que não?

Os serviços essenciais de uma barbearia moderna

Saiba o que esperar de uma barbearia, de qualquer uma

Esses são os trabalhos que facilmente pode esperar de uma barbearia, desde aquela de bairro simples e tranquila, como a moderna cheia de detalhes e temáticas chamativas. E não é exagero ou preciosismo, jovem: se não tiver alguma das opções na barbearia, ela não é uma. Simples assim.

Dito isso, vamos aos tais serviços.

Corte de Barba

Isso é o que deve se esperar de uma barbearia

Nenhuma novidade aqui, jovem. Você vai aparar a barba, personalizá-la com um estilo de sua preferência ou sugerido pelo barbeiro, entre outros serviços simples como tonalizar ou até descolorir os pelos faciais, dependendo da necessidade.

Quanto mais um barbeiro oferecer variedade de serviços relacionados aos pelos faciais, mais procurado será. Quer dizer, ao menos com a barba. Apesar de muitos estabelecimentos novos oferecerem vários tipos de cuidados masculinos, a base do barbeiro é e sempre deve ser a barba, afinal de contas foi aqui que tudo começou, certo?

Cuidados com o Cabelo

O corte de cabelo também pode se esperar de uma barbearia

Naquelas barbearias mais antigas, as coisas eram bem simples, porém limitadas, com relação ao cabelo: corte, apare e no máximo hidrate. Eram locais voltados para os caras mais simples e diretos ao ponto, mas não tinha muitas alternativas para quem gosta de ousar.

Hoje em dia, os barbeiros oferecem serviços como descolorir os cabelos, tonaliza-los, hidratá-los, entre outros tipos de cuidados que são mais comuns em cabeleireiros. O que não é problema também: a barbearia é um bom lugar para ter um cuidado completo com a aparência, além de ter um ambiente mais alinhado com os próprios gostos também.

Aqui cabe ressaltar um ponto importante, jovem. As barbearias podem oferecer muitos ou poucos serviços além de cuidar do cabelo e da barba, mas um dos principais fatores que fará diferença, mais do que variedade, é qualidade. Em outras palavras, se o profissional não tiver boas mãos para cuidar da sua barba, não vai adiantar nada fazer um serviço completo. Isso é o que deve esperar de uma barbearia.

Os serviços secundários

O dia do noivo é meio diferente, mas pode se esperar de uma barbearia

Ok, você já sabe o que esperar de uma barbearia, certo? Então que tal adicionar um pouco mais de tempero nesses serviços? O que não falta são boas ideias, algumas já bem aplicadas, outras ainda com uma possibilidade aberta. Talvez em algum lugar obscuro por aí exista, mas isso uma hora a gente vai descobrir.

Vejamos algumas possibilidades.

Design de Sobrancelha

Design de sobrancelha é meio difícil de esperar de uma barbearia, mas pode rolar

Esse pode ser incomum, mas para barbearias que oferecem serviços como o “Dia do Noivo”, ou algo do tipo, pode ser uma opção complementar interessante. Quer dizer, tem caras que se preocupam com o visual nos mínimos detalhes, ter um serviço secundário onde ele já faz o essencial pode ser uma boa.

Só trate a questão com naturalidade. Se não der de fato para oferecer o serviço, considere outra alternativo. O segredo é não deixar a opção realmente de fora, caso queira oferecer um tratamento completo para seus clientes.

Tattoo

Tattoos são algo a se esperar de uma barbearia moderna

Aqui está um serviço secundário excelente para barbeiros que buscam um diferencial, e para barbudos que buscam um ambiente mais propício para cuidar do seu visual. Agregar um tatuador a sua barbearia cria toda uma identidade para o local, além de atrair uma parcela de público bem específica.

Outro ponto legal em investir em um estúdio de tatuagem agregado é a possibilidade de promoções e combinações praticamente exclusivas. Um cara que deseja ficar estiloso não vai ter que se preocupar em ir em vários lugares se tiver tudo que precisa em um único ponto. E por falar em necessidades…

Bar e/ou hamburgueria

O bar é algo a se esperar de uma barbearia moderna também

Hamburgueria já existe em alguns lugares por aí, mas bares já tem sido uma opção bem comum. E a proposta é bem simples. Barbearias sempre foram um ambiente para reunir os caras e relaxar um pouco da rotina de trabalho e outras responsabilidades enquanto dão um trato no estilo e nos pelos faciais. Bares também são um bom lugar para relaxar, então porque não juntar os dois?

Seguindo a ideia de “gourmetização”, no sentido mais bacana da palavra, uma hamburgueria, ou qualquer serviço alimentício do tipo, completa o leque de opções para um barbudo relaxar e curtir a barbearia mais do que apenas 15 ou 20 minutos cuidando do visual. É um lugar que vai mantê-lo entretido.

Outros serviços?

Pense em outros ambientes, assim pode surpreender quanto ao que esperar de uma barbearia

Todas essas ideias de serviços secundários vão pedir por um local relativamente grande para separar bem as seções e deixar tudo bem acomodado para os clientes. Um man lounge, um salão com aquela mesa de bilhar, uma televisão para esportes e outros programas, pode ser uma boa. Talvez até um videogame, para alguns barbudos ou seus filhos.

Seja você um barbeiro experiente e animado por novidades, ou um barbudo que busca serviços diferenciados para barbearia, não se esqueça que o primordial é sempre a base: ter barba e cabelo bem feitos. Com isso resolvido, fica bem mais fácil pensar em outras novidades para o local. Saiba o que esperar de uma barbearia, que você não sai desanimado. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *