9 Razões Estúpidas para os Homens tirarem as barbas

Já falamos muito aqui sobre como deixar a barba crescer, os benefícios para a saúde, como aparar sem problemas, e até como uma forma de achar o amor da sua vida. Tudo isso já deve ter ajudado a ter uma boa inspiração e deixar os pelos faciais crescerem, certo? Mas vamos ser sinceros: ter uma barba não é só deixar crescer. E não é raro que muitos caras acabem deixando a ideia de lado logo que surgem as primeiras coceiras e as frustrações com o visual ainda longe do ideal. O problema são as razões estúpidas para tirá-la.

Em alguns casos é compreensível tirar a barba. Mas em outros, existem razões tão estúpidas para tirar a barba que chega a doer quando outros barbudos escutam. Eu sei véio, é complicado… E para você entender o que estamos falando, aqui vão umas razões bem ruins para tirar a barba.

1 – Não quer expor a barba aos problemas do dia a dia

Não quer expor a barba aos problemas do dia a dia Razões estúpidas para tirar a barba

Essa é uma das desculpas mais esfarrapadas para fazer a barba. E os problemas do dia a dia não são exatamente uma reclamação do patrão ou aquela pessoa mais grudenta, mas o vento, a chuva, o frio… E bem, até as dificuldades do dia a dia mesmo. Mas mesmo assim, isso não seria razão para tirar a barba.

Se a desculpa é evitar os efeitos climáticos, existem uma série de cuidados e produtos que você pode usar na barba para que o clima não se torne mais um problema. Só algumas gotinhas de óleo para barba, ou balm para barba após o banho, já ameniza grande parte da suas dificuldades. E qual é, você cuida bem dos seus cabelos, por que não fazer o mesmo com a barba?

2 – Tirar por perder a moral para alguém

Razões estúpidas para tirar a barba Tirar por perder a moral para alguém

Essa pode não ser uma razão estúpida em lugares onde a barba é um símbolo de força e honra. É um acordo comum entre cavalheiros. Mas aqui no Brasil… Bem, é uma razão bem estúpida. Por mais que existam culturas em que estes valores são bem estimados, tirar a barba porque um outro barbudo se mostrou melhor do que você soa como uma desculpa até covarde.

Então coloque uma coisa na sua cabeça caso veja a barba como um grande símbolo de status: não exagere. Sua honra e seus valores estão dentro de você, e são mostrados na barba, não o contrário.

3 – Evitar a Pogonofobia

Razões estúpidas para tirar a barba Evitar a Pogonofobia

Não a sua própria, mas a dos outros. E só para constar, Pogonofobia é o medo anormal de barbas, quaisquer uma delas. Você não quer uma pessoa fique traumatizada com sua barba, e por via das dúvidas, decide ficar sem. E aqui vai um questionamento: você sabe, exatamente, quem tem e quem não tem esse tipo de fobia? Assim fica mais claro, e acaba com sua desculpa desnecessária para tirar a barba.

4 – Evitar que a barba queime enquanto cozinha

Razões estúpidas para tirar a barba Evitar que a barba queime enquanto cozinha

Tá, esse pode ser um risco, faz parte de uma das dificuldades que todo barbudo pode sofrer. Ainda mais se você tiver uma barba longa e volumosa. Mas ainda assim, não é necessário tirar a barba por medo de queimá-la.

Além dos cuidados básicos, até para evitar efeitos dos alimentos, uma cautela extra também é necessária para manter seus pratos e seus pelos faciais saudáveis. E ter uma barba na cozinha não é sinal de falta de higiene, muito pelo contrário.

5 – Doar para quem não tem barba naturalmente

Razões estúpidas para tirar a barba Doar para quem não tem barba naturalmente

É um fato que para os cabelos é mesmo um ato honrado e muito bonito de se fazer para quem precisa. Mas com as barbas não funciona da mesma forma. Primeiro, porque não existe peruca para barbas; segundo, quem iria cair nessa desculpa de “barbas que não crescem naturalmente”? É forçar muito a barra.

6 – Ficar mais rápido ao nadar ou correr

Razões estúpidas para tirar a barba Ficar mais rápido ao nadar ou correr

Essa razão só conta de verdade se você for um ciclista, competidor de atletismo ou nadador profissional, pois são situações recomendadas por técnicos, já que o atrito do vento com os pelos pode influenciar nos resultados. Mesmo que de forma bem pequena. Nesses casos, até a depilação é recomendada.

Se não for o seu caso, você pode curtir aquela corrida, a praia e a piscina sem precisar se livrar dos pelos faciais.

7 – Não quer que a comida se prenda na barba

barbudo comendo pizza Não quer que a comida se prenda na barba

Essa até poderia ser uma desculpa aceitável se você fosse um cara muito desajeitado e atrapalhado na hora de comer. Mas pensa comigo: o que seria realmente mais fácil, você comer como um lorde mantendo a barba, ou se arriscando a tirá-la com uma navalha?

Não querer que a comida se prenda na barba é uma preocupação legítima, mas você pode evitar isso simplesmente seguindo alguns cuidados simples. E se acontecer de sujar, ainda é mais fácil limpá-la durante o banho com um bom shampoo para barba do que tirar de uma vez.

8 – É uma maneira fácil de perder algumas gramas

 

Razões estúpidas para tirar a barba É uma maneira fácil de perder algumas gramas

Tão esfarrapado do que evitar os problemas do dia. Há quem diga que a barba te deixa mais gordo. E tem quem acredite tanto nisso que fazem a barba sem pensar duas vezes para ajudar a perder uns quilos. Lamento te dizer, mas essa é uma boa falácia. E por incrível que pareça, também é mais fácil você dedicar a perder peso do que tirar a barba. Vai por mim, é bem mais fácil…

9 – A namorada(o) não gosta de beijar um animal peludo

A namorada(o) não gosta de beijar um animal peludo

Aqui estamos numa controvérsia. Afinal de contas, é escolha não gostar de um cara barbudo, e ela(e) pode questionar esse ponto caso você tenha deixado a barba crescer para agradar.

Você pode tomar duas atitudes sem precisar se desfazer da barba. A primeira é mostrar para seu companheiro (a) os benefícios de namorar um cara barbudo, e são muitos pra falar a verdade. Se você tiver uma barba lisa, vai ser melhor ainda mostrar na prática. A segunda é adotar um estilo que agrade, mas sem abrir mão de sua personalidade, como uma barba por fazer ou um Van Dyke, por exemplo.

Com todas estas razões desacreditadas, você já pode deixar essa postura de fanfarrão de lado, e cuidar da barba como ela merece, não é verdade? Deixe nos comentários quais outras razões estúpidas vocês já viram para tirar a barba, e termos umas boas risadas com elas.

 

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *