BGS 2017: Os barbudos de sucesso que o evento traz para você

A BGS, ou Brasil Game Show, para quem ainda não é muito antenado em games, é um dos maiores eventos na área de games do Brasil, e um dos maiores na América Latina. Criado em 2009, quando ainda se chamava Rio Game Show, o evento só tem crescido em influência e qualidade na cena nacional de jogos, trazendo figuras de importância na indústria. E a BGS 2017 não poderia ser diferente!

Para todos que pretendem participar do evento, ou ainda não estão cientes e bateu aquela curiosidade a respeito da feira, vamos mostrar todas as informações que precisa para chegar em São Paulo pronto para aproveitar o Hype, e conhecer mais das figuras que estarão no local.. Incluindo os nossos barbudos de respeito.

Mas vamos do começo.

O que é a BGS?

Saiba o que é a BGS 2017

A história da BGS começa em 2009, ainda no Rio de Janeiro. Neste período, o mercado de games começava a ganhar mais força e expressividade no Brasil com os primeiros jogos localizados para nossa língua, e o crescimento da própria indústria de games por aqui, algo até então pouco cogitado.

Naquele momento, não havia um evento no Brasil que conseguisse atingir uma escala nacional ou mesmo internacional, isto em relação a outros eventos de destaque. Eventos direcionados ao mercado de games não só mostram as últimas novidades do mercado em relação a tecnologias, como abrem oportunidades para desenvolvedores independentes, possíveis novos profissionais no mercado. E claro, as primeiras experiências com os futuros lançamentos.

Alguns exemplos de eventos da mesma categoria, que possuem uma estrutura e alcance mundial quanto a influência na indústria, incluem a Tokyo Game Show, no Japão, e a Gamescon, na Alemanha. Isso sem contar, é claro, a clássica E3

Em entrevistas, Marcelo Tavares, um dos idealizadores do evento, falou que o objetivo era cobrir esse espaço que estava vazio no mercado de games, mostrando ao exterior que o Brasil é um forte mercado para o segmento.

Quem é Marcelo Tavares?

Marcelo Tavares é o fundador da BGS 2017, e de todos os anteriores

Marcelo Tavares é um jornalista de longa data no mercado de games, mas como Organizador de Eventos e empresário é relativamente recente. Sua carreira, além de passar em vários sites especializados, é marcado pela enorme coleção de games. Na verdade, o cara é dono de uma maiores coleções de games no Brasil.

Para você ter uma ideia, dá só uma olhada nos números que o Marcelo Tavares coleciona em seu acervo:

  • 350 Consoles
  • 3.500 games
  • Mais de 120 Acessórios
  • E a lista continua em crescimento.

Como jornalista, Marcelo trabalhou em colunas de jornais bem importantes, como o JB Online, O Fluminense, além de ter sido editor da revista GameNews. Depois da Rio Game Show, o foco passou a ser a vindoura BGS por completo, e continuamos a acompanhar os bons frutos desses esforços.

A BGS em Números

Veja os números da BGS 2017

Nas últimas edições, além de contar com uma presença massiva de desenvolvedores indies e empresas de renome no mercado, a BGS tem chamado a atenção de diversos setores de tecnologia e assuntos agregados a games. Desde a edição de 2012, o evento é realizado somente em São Paulo.

Para ter uma ideia do crescimento da BGS nos últimos anos, confira alguns números que podem chamar bem sua atenção

  • 2016: 301.106 visitantes:
  • 2015: 300.138 visitantes
  • 2014: 252.966 visitantes
  • 2013: 150.000 visitantes
  • 2012: 100.599 visitantes
  • 2011: 63.119 visitantes

Em 2016, a BGS foi realizada no São Paulo Expo, garantindo a maior quantidade de público e expositores de forma acessível, com impressionantes 301.106 visitantes nos dias de feira. Agora, a meta é atingir um público ainda maior em 2017.

A BGS 2017

Saiba o que é a BGS 2017

Este ano, o evento será realizado no Expo Center Norte, com maior acessibilidade e espaço para receber o crescente número de participantes do evento, e com uma nova data: ao invés de Setembro, como tem sido nos últimos anos, a BGS 2017 será realizada nos dias 11 a 15 de Outubro.

A intenção com o espaço e as datas é oferecer a melhor experiência para expositores e público, facilitando a busca por locais para estadia, além de uma melhor organização prévia. para viagens e hospedagem.

E com o aumento de áreas até então inéditas na feiras, como a maior exposição de youtubers do universo gamer e nerd em geral, além da ascensão dos E-Sports, nada mais adequado do que ter um ambiente que agregue ainda mais valor a esses aspectos. Para tanto, vejamos como funciona o Expo Center Norte antes de chegarmos ao ponto mais esperado.

Sobre a Expo Center Norte

Este é o local para a BGS 2017

Fica localizado no bairro de Vila Guilherme, na capital paulista. É próximo de bairros como Carandiru, Canindé e Vila Maria, o que torna seu acesso bem tranquilo. O local é uma referência para eventos em grande escala, com espaço para estacionamentos populares e profissionais, Lobby gigantesco de acesso, e recursos interessantes de multimídia para quem deseja se comunicar internamento no local. Para quem foi na edição de 2016, a ideia do espaço amplo e fácil de se locomover é a mesma, e até melhor explorada.

Enquanto não temos mais informações sobre a localização dos estandes – pelo simples fato de haverem mais detalhes interessantes a serem apresentados -, podemos apresentar as melhores opções de acesso, para quem deseja ir ao evento.

Como chegar a BGS 2017

Ônibus – Existem opções de acesso pelo Terminal Rodoviário do Tietê, dos bairros de Santana, Estrada do Capoeirão, Jabaquara e Carandiru, locais com boas opções de hospedagem e próximos ao evento. Levam entre 15 e 20 minutos de viagem, salvo o Capoeirão, que pode levar até 2 horas.

Metrô – Independente do ponto de partida, o metrô é uma das melhores opções de acesso ao local. Desça na estação Tietê, é a mais próxima do centro de exposição.

Carro – Use as vias Marginal Tietê e a Avenida Cruzeiro do Sul como referências de pontos para acessar o Expo Center Norte. São vias relativamente rápidas, e acessíveis de vários pontos da cidade, e deixam você bem próximo do local do evento.

Avião – Quem for de avião até São Paulo, e direto para o evento, existem ônibus que levam direto ao local do evento, pelos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. No aeroporto de Guarulhos, o ideal é pegar um ônibus até a estação de Tatuapé do metrô, e então pegar uma opção até o Tietê.

As Atrações da BGS 2017!

Confira as atrações da BGS 2017

E vamos ao que interessa! Além de testar os mais variados lançamentos e futuros lançamentos em todas as plataformas, a BGS também possui diversos painéis com convidados nacionais e estrangeiros, que sempre valem a pena conferir. Sério mesmo, o aprendizado para quem deseja investir em games, ou apenas conhecer mais de perto sobre o que te atrai diariamente é recompensador.

Vamos começar, é claro, com as atrações que muito tem a ver conosco aqui. Sim, temos alguns barbudos de respeito no palco principal da BGS, dá só uma olhada.

Hector Sanchez

De Injustice a sua própria desenvolvedora, Hector Sanchez é uma das novidades da BGS 2017

Você talvez não conhece o cara pelo nome, tendo em vista que, quando se fala sobre os games nos quais ele participou, logo de cara vem o nome Ed Boon. Hector Sanchez foi um dos caras que trabalhou tanto na série Mortal Kombat, no primeiro game da nova leva, como no primeiro Injustice: Gods Among Us, game de luta com os personagens do Universo DC. Aliás, os dois são jogos fodas, principalmente para quem gosta de uma boa pancadaria.

Atualmente, Hector está na Annapurna Interactive, estúdio responsável pela produção do game “What remains of Edith Finch”, um single player narrativo e bem obscuro, nos moldes de outras produções recentes, como “Everybody’s gone to Rapture”, “Gone Home”, e outros tantos do gênero.

Além do Meet & Greet, o produtor estará durante todos os dias do evento, Hector terá painéis contando sobre sua experiência de mercado de games, como foi trabalhar na Netherrealm Studios, e tantos outros detalhes interessantes.

Ah, e claro, Hector é um grande exemplo de barbudos notáveis. A barba cheia e o estilo retrô são apenas algumas das características que podemos chamar atenção para os barbudos que curtem saber de seus “irmãos de pelos faciais” no mercado. Ainda temos mais, mas logo chegaremos nessa parte.

Nolan Buschnell

O criador do Atari estará na BGS 2017

Se Hector Sanchez surpreende por ser de uma geração mais nova de produtores, o barbudo que encabeça essa atração é simplesmente lendário. Provavelmente, se não fosse pelos esforços dele, nós não veríamos tantos games como hoje em dia.

A outra atração já anunciada na BGS é Nolan Buschnell, nada menos que o criador do Atari, a primeira empresa a investir em consoles de mesa, coisa que até então era restrita aos fliperamas. Lembra do Pong, aquele telejogo com duas barrinhas que se moviam “simulando” uma partida de tênis? Pois então, adivinha quem criou?

Atualmente, além de ter um papel ativo na atual Atari, Nolan também é dono da rede de fast food Chuck E. Cheese’s, exclusiva dos Estados Unidos, firmando seu papel não apenas na indústria dos games pela inovação, mas como um empresário de renome dentro e fora dos EUA.

O produtor e empresário também estará durante todos os dias do evento. Além de palestras sobre sua carreira e dicas para os novos profissionais do ramo, ele fará um Meet & Greet. E honrando os barbudos, o estilo grisalho é outra amostra de sua experiências.

Hideo Kojima

Hideo Kojima vem para o Brasil pela primeira vez na BGS 2017

O nome pode não ser familiar para alguns barbudos que gostam de games, mas para os mais aficionados trata-se de uma das maiores lendas da indústria dos games. Hideo Kojima foi anunciado recentemente como uma das grandes atrações do evento, o que é uma boa sugestão para quem ainda tinha dúvidas em ir ou não para a BGS 2017.

Para quem ainda não sabe quem esta figura emblemática, Hideo Kojima é um dos caras que mais trouxeram avanços para os games em termos de gráficos, e inovação em gameplays. Por praticamente 30 anos, ele esteve a frente da série Metal Gear, revolucionando a indústria dos games, principalmente quando a série chegou ao Playstation em Metal Gear Solid.

Outras produções que englobam seu nome são Snatcher, um game de aventura para PC Engine lançado em 1992; a série Boktai para Game Boy Advance; e a série Zone of Enders. Atualmente, está desenvolvendo o game Death Stranding, o primeiro de sua desenvolvedora independente após a saída da Konami.

Kojima é uma figura querida da comunidade gamer. A barba rala é um sinal de sua sabedoria ao longo dos anos, e é justamente essa experiência que o produtor irá trazer em seus painéis na BGS 2017.

Ed Boon

Não deixe de conferir Ed Boon na BGS 2017

Ele já esteve por aqui algumas vezes, inclusive junto com Hector Sanchez na época do lançamento de Injustice. E desta vez, o lendário Ed Boon, nada menos que o criador da série Mortal Kombat, e atual responsável pelo Netherrealm Studios, que trabalha na série Injustice, volta ao Brasil para mais um evento.

Ed Boon revolucionou o mercado de games em 1992 com Mortal Kombat. Além de ser uma concorrência direta ao então badalado Street Fighter II, o game chamou atenção não apenas pela sua violência explícita – algo até então incomum no mercado de games -, mas com suas técnicas de captura de imagens reais dos personagens. Até hoje, a franquia é muito bem lembrada por tais gráficos. Ah, e ele sempre faz a voz do Scorpion, também.

Ed boon estará em todos os dias da feira, apresentando tanto algumas particularidades de seus trabalhos, como falando também das novidades de Injustice 2.

Outras Atrações?

Ainda haverão muito mais anúncios até Outubro, jovem. Ficaremos de olho junto com você para informar todas as novidades que virão para a BGS esse ano, e que com certeza chamarão a atenção do público.

Programação do Evento

O que não falta na BGS são estandes e coisas para se fazer de forma geral. Vamos mostrar algumas das atrações que o evento irá oferecer, além das atrações já mencionadas acima.

Feira de Jogos Independentes

Os games indie continuam em alta na BGS 2017

Ponto obrigatório para quem deseja conhecer e apoiar o mercado brasileiro de games. Desde 2015 estamos em um crescimento contumaz no segmento, com jogos premiados e bem recebidos tanto aqui como lá fora. Quem já teve a oportunidade de jogar games como Chroma Squad e Horizon Chase, sabe do que estou falando.

Assim como a lista de ótimos exemplos continuam crescendo, o espaço para as desenvolvedoras indies está ainda maior na BGS 2017. Só para ter uma ideia, aqui vão alguns exemplos top de games brasileiros, e seus respectivos estúdios, que estarão na feira.

Galaxy of Pen and Paper (Behold Studios) – Do mesmo estúdio de Knights of Pen and Paper e Chroma Squad. Segue a mesma ideia de RPG com administração de recursos, simulando as clássicas mesas de RPG espacial.

Traf: Suits of Fate (Onanim Studio) – Visando tanto o mercado brasileiro como o internacional após uma campanha bem sucedida no Catarse, o game de luta faz referência tanto ao folclore nacional como a cultura pop como um todo, utilizando mecânicas inspiradas em franquias como Guilty Gear e o clássico The King of Fighters.

Trajes Fatais é um dos games que estarão na BGS 2017

Eternity The Last Unicorn (Void Studios) – Seguindo uma proposta parecida com a de séries como Dark Souls e Nioh, o game brasileiro adiciona uma visão própria da fantasia medieval, com a dificuldade e mecânicas características deste gênero mais hardcore.

A lista vai longe, com mais games a serem apresentados. Além dos games, a Indie Meeting vai apresentar uma série de palestras e workshops ao longo dos dias de evento, bem focados para quem deseja investir profissionalmente no segmento.

Confira o cronograma de palestras e apresentações aqui. Só para citar um exemplo, uma das palestras será feita pelos produtores do game Tiny Little Bastards, jogo de plataforma com uma temática viking, e muito bem inspirada em certos trejeitos nacionais. E sim, os produtores também são barbudos, e damos toda moral a eles.

Competições

CSGO é uma das competições mais esperadas na BGS 2017

O fenômeno dos E-Sports são inegáveis e inevitáveis. Já falamos um pouco deles aqui na Beard, e cada vez mais jogos começam a entrar no aspecto competitivo. Além da possível entrada do consagrado League of Legends, outra competição já confirmada é a Brasil Game Cup. major com categorias tanto masculina como feminina do FPS Counter Strike: Global Offensive.

Streamers e Youtubers

Daniels é um dos streamers convidados para a BGS 2017

Presentes e muitos prestigiados nos últimos anos, os youtubers do segmento gamer e streamers são presenças mais do que confirmadas na BGS, seja pela própria organização do evento, seja como convidados pelas empresas e outras desenvolvedoras. No ano passado, tivemos figuras como Zangado, Damian, Cellbits, Malena 0101, e diversos outros. Até o Senhor K, já bem conhecido na comunidade nerd, também marcou presença.

Enquanto os youtubers não são oficialmente anunciados, vejamos alguns streamers que já estão confirmados no evento, todos barbudos só para não perdemos a graça.

Daniels – Jogador de League of Legends, já fez parte da INTZ.

Brisa suave F – Jogador de CSGO e games dos mais variados.

Canal Bro Games – Especializado em games de RPG, dos mais variados.

O canal Bro Games, especializado em RPG, é outro destaque entre os streamers na BGS 2017

Gratis 150 ML – Jogador de League of Legends, e bem ativo na comunidade do jogo.

Hempit – Jogador profissional de Battlefield. Atualmente no Battlefield I.

Arena Arcade

A arena arcade foi um sucesso em 2016, e está de volta na BGS 2017

Essa é para a geração dos 25 aos 30 anos e além! Em 2016 ela esteve muito presente na feira, e agora volta para os mais saudosistas e curiosos com a antiga geração dos arcades, ou fliperamas. A área é totalmente dedicada às antigas máquinas, para dar aquele gostinho de como os games eram jogados há 20 ou 30 anos atrás. E fica tranquilo, não terá fichas aqui.

Essa é uma boa oportunidade para experimentar clássicos como Street Fighter II, Final Fight, Cadillacs & Dinossaurs, Sonic Wings, Ghosts n’ Goblins, e tantos outros.

Brasil Game Jam

A Brasil Game Jam também está de volta na BGS 2017

As competições de CSGO e de Esports em geral não estão sozinhas. Para os desenvolvedores de games, ou que desejam entrar no mercado, a Brasil Game Jam também volta na BGS 2017. Trata-se de uma competição feita ao longo de dois dias do evento, em que os participantes desenvolvem seus projetos, que passam pelo crivo popular de avaliação após o término do prazo.

No ano passado, os vencedores foram a Antworks, desenvolvedora de Campinas que desenvolveu o jogo tormenta, inspirado na série de tv Super Max, da Rede Globo. Aliás, ela é uma das apoiadoras do projeto. O game será lançado no dia 29 de Novembro para aparelhos mobile.

Evolução do Videogame

O museu do videogame está de volta na BGS 2017

Com mais de 30 anos de história, já podemos dizer que os games carregam uma boa bagagem histórica que merece ser contemplada e registrada, para qualquer um que deseje conhecer a fundo a história dos “joguinhos”.

Para quem gosta desse aspecto histórico, a Evolução do Videogame é uma exposição bem rica contando a história desde a primeira geração, e que fica ainda mais interessante se considerar que um dos caras importantes nesta história estará no evento.

Do pong do atari aos exemplares mais atuais dos consoles da Sony, Microsoft e Nintendo, é uma opção obrigatória para quem deseja ir a fundo na história.

Cosplay Zone

A BGS 2017 não poderia deixar seus cosplayers de lado

O que é um evento de cultura pop sem uma área dedicada aos cosplayers? E eles merecem todo respeito, jovem: aquelas roupas não são apenas fantasias inspiradas em personagens famosos dos games e da cultura pop em geral. São verdadeiros trabalhos de arte, com aquelas minúcias que só alguém muito antenado no assunto consegue perceber.

Para quem gosta de ver e tirar fotos com os cosplayers, essa é a área para você.

Os Games para todos os barbudos testarem

Não apenas os games independentes, mas os grandes desenvolvedores também estarão presentes na Brasil Game Show. Algumas empresas mais carimbadas no mercado já confirmaram sua presença, e vão apresentar exemplares dos seus games por lá mesmo. Veja alguns dos jogos que você pode testar por lá.

Ubisoft

Assassin's Creed é uma das grandes atrações da Ubisoft que estarão na BGS 2017

Já faz um bom tempo que a Ubisoft aparece na BGS. Com uma boa base instalada de seus jogos em terras brasileiras, eles não irão perder a oportunidade de mostrar seus próximos lançamentos, que como foi visto na E3, não são poucos.

Entre as opções já confirmadas, estão os inéditos Assassin’s Creed Origins, e South Park: a fenda que abunda força. Os dois estarão disponíveis para o público testar à vontade, e só confirmar a compra obrigatória.

Assassin’s Creed Origins é uma volta às origens da franquia, ao mesmo tempo que explora as melhores mecânicas de suas versões mais recentes, como Black Flag, por exemplo. Será ambientada no Egito Antigo, e será mais focada na origem da Ordem dos Assassinos.

Já South Park: a Fenda que Abunda Força, é a continuação da série de RPG iniciada com Stick of Truth. Pode esperar toda a escatologia e exagero nas piadas e referências que a série de TV sempre fez, aliado às mecânicas de RPG clássico por turnos, agora na temática dos super-heróis.

Black Desert Online

Black Desert Online é outra grande atração da BGS 2017

Anunciado na E3 2017, Black Desert é uma série já bem conhecida entre os fãs de MMORPG. A nova versão do game traz um pouco mais de intensidade e ação nas batalhas, com aquela pequena pontada em concorrentes como Final Fantasy XIV. O game estará disponível para todos testarem no evento, com toda a qualidade oferecida pela desenvolvedora RedFox.

Summoner Wars

Summoner Wars é um dos mais games mais aguardados na BGS 2017

A Com2us é uma das desenvolvedoras mais bem sucedidas lá na Coreia do Sul, focada principalmente no mercado mobile. Talvez alguns gamers mais antigos torçam o nariz para esse novo segmento, mas a verdade é que essas novas plataformas são tão versáteis e acessíveis em jogos quanto os computadores já foram um dia.

E este ano a empresa volta a aparecer na BGS com seu Summoner Wars, game de estratégia com um visual bem cartunesco e chibi, ou aqueles bonecos cabeçudos e de corpos diminutos que aparecem bastante nas histórias japonesas..

Activision

A Activision é muito conhecida por aqui por seus games de tiro. Call of Duty é o seu maior expoente, mas recentemente ela juntou forças com a lendária Bungie, desenvolvedora originalmente responsável pela série Halo, para trazer a franquia Destiny. E as duas franquias estarão presentes na BGS este ano!

A Activision terá um estande próprio para mostrar as novidades tanto da série Call of Duty: World War II, como do já próximo lançamento, Destiny 2. Enquanto o primeiro deve mostrar detalhes de sua mais nova DLC, Destiny 2 deve ter alguns novos detalhes sobre gameplay, bem como o sistema online característico do primeiro game. Os fãs de games de tiro estarão muito bem servidos na BGS 2017.

CD Projekt Red

Não reconhece o nome logo de cara? E a série The Witcher, você conhece? A CD Projekt Red ganhou o status de desenvolvedora AAA com o lançamento do terceiro game de sua franquia de RPG, antes exclusiva dos PCs. O sucesso foi tão arrebatador que a empresa está a todo gás com seus novos projetos.

Na BGS 2017, ela terá um dos maiores estandes da feira, além de contar novidades sobre seu mais recente lançamento, o Gwent, card game online inspirado no jogo de mesmo nome dentro do universo de The Witcher. Também há uma pontinha de esperança de que haverão mais informações sobre o vindouro Cyberpunk 2077, o próximo lançamento da desenvolvedora polonesa. Mas é só uma pontinha mesmo, eles próprios não revelaram nada.

Por que ir à BGS?

Que tal deixar claro todos os motivos para ir a BGS 2017

Tem dúvidas ainda, jovem? Vamos listar algumas razões só para você não ter mais dúvidas:

  • Ver de perto as empresas de referência no mercado brasileiro e internacional;
  • Conhecer os games em seus mais variados aspectos, dos mais clássicos aos mais modernos;
  • Aprender sobre o mercado de games, com profissionais de respeito;
  • Possibilidade de apresentar os seus trabalhos caso queira ingressar no ramo;
  • Jogar, jogar, e jogar muito;
  • Trazer os presentes mais variados sobre games relacionados para você mesmo;
  • E mostrar que existem muitos gamers barbudos, sim! E mostrar que tem games sobre barbudos, também.

Com o apoio de diversas desenvolvedoras grandes do mercado, além de grandes empresas de tecnologia como Hyper X, Razer, Canon, Dazz e tantas outras, a BGS 2017 é a oportunidade perfeita para conhecer e apreciar um segmento que veio para ficar de vez no Brasil.

Curtiu as dicas e referências, jovem? Então não deixe de comentar suas dúvidas, sugestões e dicas para a BGS 2017! O evento promete e muito no Expo Center Norte, então corra para garantir seus ingressos. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *