Barba falhada: Como resolver de 3 maneiras práticas!

Barba falhada: Como resolver de 3 maneiras práticas!

Ninguém gosta da barba falhada. O seu chefe, os seus pais, a sua namorada, e certamente nem você mesmo. Ficar com esses buracos na cara, depois de ter cuidado tanto tempo, ou percebê-los em sua primeira experiência com os pelos faciais, é uma bela bosta. Mas você sabe o que causa isso?

Às vezes pode ser culpa sua mesmo. A alimentação influencia bastante no crescimento e na queda da barba, bem como aqueles excessos que jura que vai parar, mas só no final da semana que vem.

À vezes podem ser os hormônios, e aí podem ser tanto responsabilidade sua, pelos excessos cometidos aí em cima, como coisa da genética. Ah, e por falar nela, é outro fator bem comum para a barba falhada, e nesse caso não há controle mesmo sobre sua ancestralidade.

Mas ao invés de focarmos nos problemas aqui, vamos tratar um pouco mais das soluções. Felizmente, hoje em dia tem muitas boas saídas que deixam sua barba tratada, e sem ferir a saúde.

As raízes da barba falhada

A Barba Falhada pode surgir por vários motivos. Confira-os aqui!

Existem algumas causas bem plausíveis para encontrar aqueles buracos nos pelos faciais, sejam eles tímidos e fáceis de disfarçar, até aquelas verdadeiras erosões, como se um editor de imagens tivesse usado o comando “deletar” diretamente na barba. E nem é difícil saber, como já mostramos acima. Dá uma olhada mais profunda a seguir.

Genética

Sem maiores mistérios aqui. Como já vimos antes, tanto a queda, como a barba rala, são características que herdamos de nossos ancestrais, não necessariamente nossos pais. Embora não dê para mudar a genética, hoje em dia existem boas saídas para driblar essa parte. E não se preocupe: provavelmente você vai passar essa característica para frente, então não vai sofrer sozinho.

Alimentação porca

Tem muitos barbudos que não levam essa parte a sério, mas é muito real. Uma alimentação com poucos nutrientes, principalmente aqueles que incentivam a circulação sanguínea, e uma absorção mais fácil de outros elementos importantes para o corpo e para a barba, é suficiente para acabar com seu visual de forma sutil. Some isso a poucas atividades físicas e sedentarismo, e a fórmula está completa.

Hormônios

Pode ser tanto relacionado a genética, como a outros fatores, como a falta de estímulo para sua produção. Falta de sexo, por exemplo, diminui um pouco os níveis de testosterona, o que é importante para o desenvolvimento da barba.

O estresse, por sua vez, aumenta os níveis de cortisol, relacionados com a ansiedade. E em alguns casos, como beber demais, os níveis hormonais relacionados ao prazer são tão grandes, que o excesso não só não ajuda, como propicia outros distúrbios.

Para todos esses casos, sempre é bom dar um pulo no médico e avaliar em detalhes quais seriam as causas da barba falhada. Um dermatologista, ou nutricionista, ou ainda um clínico geral, podem diagnosticar esses problemas com alguns exames simples.

As 3 Soluções

Achar as origens do problema é metade do caminho andado. Tanto para ter uma solução mais clara, como também para evitar qualquer saída e acabar fazendo uma lambança ainda maior com o visual. Vejamos na prática como você pode dar um jeito nesses buracos.

Minoxidil

Minoxidil é uma das soluções mais antigas para cuidar da Barba Falhada

Esta é uma solução indicada tanto para os casos de alopecia areata, como para disfunções hormonais. O minoxidil era originalmente um medicamento voltado para a pressão alta, mas os efeitos colaterais, que não se mostraram ruins, deram outro rumo ao seu uso.

Ainda assim, o ideal aqui é utilizá-lo com prescrição de um dermatologista. Por ser um medicamento, o uso deve ser moderado para que não sofra os efeitos colaterais. Para a barba falhada que veio de questões genéticas, ele vai dar uma boa ajuda.

Só fique ciente que é um tratamento que demanda tempo, viu. Dependendo do tipo de problema, em torno de 25 a 30 dias. Por isso é bom seguir as direções médicas, para não desperdiçar medicamento, nem gerar efeitos colaterais pesados.

Tônicos para barba

Tônicos ajudam e muito a Barba Falhada

Os tônicos para barba servem como um “coringa” para tratar a barba falhada. Ele pode ser um reforço para todas as causas dos buracos, cuidando da questão diretamente nos folículos capilares. Enquanto o balm, por exemplo, é responsável por dar um estímulo aos bulbos já existentes, os tônicos tem uma função um pouco mais direta: ele tanto limpa a região, como busca abrir esses poros fechados no rosto.

Tônicos possuem uma boa quantidade de vitaminas e nutrientes necessários para essas situações de urgência com os pelos faciais. Só não fique apenas nele, certo? Como dissemos, ele é uma ótima saída para todos os casos de barba falhada, mas os outros cuidados com seu corpo são igualmente importantes.

Suplementos vitamínicos

A Barba Falhada pode ser resolvida com suplementos vitamínicos

Essa costuma ser mais uma solução para toda a saúde do que apenas para a barba. Suplementos costumam ser indicados ou por dermatologistas, ou por nutricionistas, principalmente casos em que nosso corpo está em falta com alguns nutrientes de importância. Especificamente para os pelos faciais, os suplementos costumam ser de ferro, vitamina D, e o complexo B.

Esses suplementos, quando voltados para cuidar da barba, promovem tanto o aumento da circulação sanguínea, como a retenção de nutrientes. Como na maior parte dos casos em que é preciso um suplemento é por conta da sua alimentação em falta, ou por alguns processos hormonais, eles funcionam como um reforço básico ou mesmo de urgência, enquanto você regula seus cuidados.

Aliás, você sabe como um barbudo pode comer bem para deixar seus pelos faciais na estica? Se não sabe, então dá uma olhada aqui, o que não faltam são dicas!

Você não precisa ficar com a barba falhada, jovem. Elas são problemáticas, e dão uma bela estragada no visual se você não der os devidos cuidados. E não, você não precisa acabar com o visual por causa disso. Dê aos pelos faciais a atenção e os cuidados que eles merecem, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *