Coisas que não te contaram sobre crescer uma barba de verdade

4.7/5 - (3950 votes)

Tem que fale sobre deixar “uns pelinhos crescerem”, e tem outros que falam sobre crescer uma barba de verdade. Quando você leva essa decisão a sério, a tendência é encontrar não apenas algumas soluções simples, como um monte de mitos e ideias loucas a respeito dos pelos faciais. Eu sei que a intenção de quem fala isso não é para desmotivar, mas realmente tem muitas histórias esquisitas por aí.

Inclusive histórias que não te contaram… Sabe aqueles segredos meio exagerados, que escondem com um monte de sensacionalismo barato que na verdade são coisas até bem simples? É bem por aí em relação a barba. Não existem segredos tão graves e misteriosos assim para ter uma barba de verdade – o que existe, isso sim, são práticas simples e que podem te levar a ter um visual incrível em pouco tempo. Não tem feitiçaria nem tecnologia, só boas ideias postas em prática.

E vamos te mostrar todas elas.

1. Crescer uma barba de verdade leva um tempo

Crescer uma Barba de Verdade nem é tão difícil assim

Primeiro, o que você considera como barba de verdade? Não precisa responder, eu já imagino o que é: aquele pelos faciais volumosos, que cobrem toda a parte inferior do rosto, que te dão aquela cara marrenta de viking, e que traz todo aquele sex appeal que as barbudetes gostam.

É o mundo ideal, não é? Pelos faciais dessa forma, como você vê no cinema, nas séries de tv… Mas para chegar nesse ponto, você precisa ter em mente duas coisas. Em primeiro lugar, qualquer barba, e qualquer barba mesmo, leva pelo menos uns 2 meses para ficar nesse tamanho desejável. Segundo, também é importante saber que ela não cresce de uma vez em todos os pontos. Pelo menos não para todos os caras.

Por fatores relacionados ou a saúde, ou a genética, a sua barba pode crescer mais em uma área e menos em outra, ou ainda não crescer exatamente dessa forma que deseja. Para isso, é necessário todo um cuidado especial, envolvendo produtos que estimulam os bulbos capilares a crescerem da melhor forma. Um deles, por exemplo, é o balm para barba.

2. Com a barba, virá os desafios…

Existem alguns desafios para ter uma Barba de Verdade

Quer saber como ter certeza se sua barba está crescendo ou não? Bem fácil, jovem. Lá para umas 5 ou 6 semanas de crescimento, uma das primeiras coisas que vai notar com a barba, em seus devidos cuidados, é uma leve coceira, ou somente aquela sensação de pele pinicando.

Normal: se esta é a sua primeira vez a deixar seus pelos faciais crescerem assim, o sinal é apenas um aviso da pele que ainda não está acostumada a ter essa “invasão”, por assim dizer. Por isso tanto a limpeza como os cuidados antes de sair de casa são necessários, pois mais do que aliviar a barba e o rosto destas sensações, você protege seus pelos faciais de outros efeitos, como a pele seca do frio, por exemplo.

Cuidar de uma barba tem suas responsabilidades, jovem. Do mesmo jeito que cuida do corpo quando vai na academia. Vai precisar de um tempo no dia, atenção nos detalhes… E a recompensa é excelente.

3. Para uma barba viva, vai ter que comer bem

Pra ter uma Barba de Verdade, é preciso comer bem

Não, não é ter pelos faciais que se mexem sozinhos como se fosse algum personagem de Lol. Embora a ideia seja curiosa. Um dos motivos das barbas cheias e volumosas serem tão bem feitas e bonitas não é apenas o uso dos produtos certos, mas o seu cuidado geral com o corpo. Assim como os cabelos, crescer uma barba de verdade também envolve uma alimentação que dê vazão a elas.

Isso significa dieta? Depende. Se você gostar de seguir programas de alimentação, sim. Mas não precisa ser tão rígido quanto a ideia sugere. A melhor forma de pensar numa alimentação que ajude nos pelos faciais é colocar gradativamente alimentos que estimulem tanto o metabolismo como a circulação sanguínea. Esse sim é um segredo que poucos barbudos conhecem no desenrolar do aprendizado.

Podemos citar alguns exemplos básicos, para você começar.

  • Cítricos (laranja, limão, tangerina/bergamota, abacaxi)
  • Carne branca (aves e peixes)
  • Folhosas verde escuras (agrião, hortelã, espinafre…)

Fácil de colocar em uma salada, suco ou almoço, não é? A lista vai bem além, mas para não causarmos problemas, dê uma consultada em um nutricionista.

4. Não é preciso medicamentos… De imediato

Não é preciso medicamentos para ter uma Barba de Verdade, só para cuidar se for necessário

Nós sabemos que existem medicamentos que ajudam a crescer a barba, como é o caso do Minoxidil, por exemplo. Mas por mais que eles sejam alternativas, o caminho por esse lado nem sempre é o ideal. E nem é preciso ir muito longe para perceber isso, jovem.

Como o nome sugere, medicamentos são feitos para tratar doenças e distúrbios no corpo. A menos que a barba não esteja crescendo por conta desses fatores, eles não devem ser usados a esmo, com essa intenção de ser um atalho. Os efeitos colaterais que vai acabar contraindo na barba e no corpo podem não ser nada agradáveis.

Lembra do primeiro segredo que contamos acima? Então, lembre-se dele quando pensar em pular etapas com o crescimento na barba.

5. Precisa usar os produtos certos

A Barba de Verdade só surge mesmo com os produtos certos

Não tem nada que faça crescer uma barba de verdade do que os produtos certos, usados na medida certa. Falamos do balm mais acima, mas existem alguns outros que vão te abrir os olhos, dá só uma olhada:

  • Balm para barba – use depois do banho, e antes de dormir, ela vai estimular o crescimento durante o sono.
  • Shampoo para barba – use a cada dois dias quando chegar em casa, no banho. Vai tirar a sujeira e nutrir a barba.
  • Óleo para barba – use antes de sair de casa, para proteger os pelos faciais de efeitos externos, como comida, por exemplo.

Esses produtos não são caros, e possuem uma variedade incrível produzida no Brasil. Quando você quer crescer uma barba de verdade, é bom ficar esperto nesses detalhes, pois vão fazer toda a diferença. Viu como esses segredos nem são tão secretos assim? Então compartilhe com seus amigos que desejam uma barba e acabe com esses mitos malucos. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *