Conhecendo mais sobre o mundo do Café Gourmet

Virou tendência a gourmetização na cozinha brasileira, seja por programas populares que ajudaram a elevar esse conceito que faz referência a uma culinária mais elaborada que atende a exigência cada vez maior dos consumidores, seja tanto no sabor quanto na apresentação. Vamos aprendar mais sobre Café Gourmet com nossos amigos da u.Coffee, jovem?

Conhecendo mais sobre o mundo do Café Gourmet

A expressão gourmet está associada diretamente a:

  • Produtos de qualidade
  • Arte
  • Exclusividade
  • Prazer

Quando se trata de gourmet podemos pensar em consumidores com um paladar muito mais seletivo e apurado, que buscam conhecimento sobre o produto ao qual tem paixão e normalmente esta seletividade e customização do produto faz dele mais caro e estilizado.

Agora falando de uma bebida tão popular, que tem um forte apelo emocional e cultural em nosso país quanto o café, também encontramos inúmeros apreciadores, mas não se engane que são apenas “tomadores” de café, eles são verdadeiros “mestres” quando o assunto é essa bebida tão amada em todo mundo.

Um apreciador de café gourmet busca experiências únicas em cada xícara, ele faz do café parte da sua história, compõe momentos que serão recordados até o fim dos dias. Por essa razão, essa gourmetização é tão expressiva, afinal de contas a vida é muito curta para se tomar uma xícara de café de qualidade duvidosa. Temos que preservar o que é melhor da vida, também deixá-la com aromas e sabores inesquecíveis.

Mas o que o café gourmet tem de tão especial?

Você sabe o que o café gourmet tem de tão especial?

É notório o quanto os cafés especiais estão ganhando espaço no mercado, mesmo com custo maior que o café tradicional, e também é perceptível que o modelo também mudou, é uma grande transformação nos hábitos do consumidor de café, que agora também pode optar por cápsulas.

Mas para entender alguns conceitos que definem um café gourmet podemos citar:

  • O café deve ser 100% Arábica
  • É um café mais aromático
  • Não exige o uso de açúcar
  • Deve possuir mais de 80 pontos SCAA (Specialty Coffee Association of America) de qualidade

Mas independente dos aspectos técnicos do café gourmet vamos falar um pouco da experiência de apreciar bons cafés de qualidade. Lá na fazenda produtora de café, o produtor tem uma preocupação muito significativa quando falamos de qualidade. Podemos dizer que o café possui um ciclo onde o processo tem início desde o plantio até a xícara de café apreciada na mais sofisticada cafeteria.

Quem é o profissional do café gourmet?

Quem é o profissional do café gourmet?

Com o crescimento do consumo desse café mais elaborado e com alto padrão de qualidade cresce também uma profissão diretamente relacionada a preparação desta bebida. Por se tratar não apenas de aroma e sabor, mas também de apresentação e até decoração, o barista tem o papel de um artista no preparo de uma xícara de café.

A profissão teve evidência na década de 90 e atualmente segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), a profissão deve ter aumento de 15 a 20% nos próximos anos. Mas se você quer trabalhar como barista, assim como qualquer profissão, exige requisitos para que possa ser um profissional de qualidade.

Para preparar uma bebida que consiga atender a um público muito exigente o barista deve entender do processo de cultivo, colheita, preparação do grão, torra, preparação da bebida, estética (arte) na superfície do café e degustação. Dentre os modos de preparo estão:

  • Espresso
  • Cappuccino
  • Café Mocha
  • Café Macchiato
  • Café Latte
  • Latte Macchiato

Além de possuir técnicas de arte como:

  • Grafismo – uma habilidade totalmente artística, ele desenha formas e deixa a bebida ainda mais com características únicas, e como o ser humano consome primeiro com os olhos a bebida se torna ainda mais saborosa.
  • Latte Arte – já pensou tomar uma bebida especial, gourmet com um coração, uma rosa que é resultado do movimento e fluxo do leite vaporizado no café espresso. Imagine o romantismo, os momentos que poderiam ser aproveitados.

Leitura e café, uma parceria que vem conquistando o consumidor

Aprecie um bom café gourmet com uma boa leitura

Escrevendo esse post achei interessante realizar um overview do dia a dia. Acordamos pela manhã e a primeira coisa que fazemos é preparar aquele cafezinho gostoso, seja o tradicional coador de pano/papel ou em uma máquina de café espresso das inúmeras que existem no mercado. Quando chegamos ao trabalho, em cada momento de pausa, pegamos aquela xícara de café.

Neste ponto gostaria que analisássemos a seguinte situação, é normal as empresas estarem se adequando a esse novo mundo do café gourmet, seja para cativar seus colaboradores, como nas visitas dos clientes, oferecendo algo único, quem sabe até conquistando um contrato novo graças a uma xícara de um café especial para um novo cliente especial.

É importante abordar temas como esse, pois demonstram a inclusão do café em diferentes ambientes, antes encontrávamos nas empresas aquela garrafa de café tradicional, hoje as empresas utilizam cafés gourmet. Você pode chegar numa empresa de tecnologia e irá reparar com certeza grande parte da nova geração tomando uma xícara…melhor, transformando café em software (uma pequena brincadeira realizada por desenvolvedores).

Fica evidente que o café gourmet se torna uma paixão nacional, suas variações fascinam cada apreciador, segundo a ABIC o café está presente em 92% dos lares brasileiras e agora cada pessoa tem o poder de colocar nos momentos com a família produtos de maior qualidade, transformando simples momentos em inesquecíveis.

Conheça algumas dicas para saborear um bom café gourmet

Algumas dicas para saborear um bom café gourmet:

  • Tome puro, sem açúcar. Café de boa qualidade já possui uma doçura natural.
  • Um pedacinho de queijo combina perfeitamente (eita dica mineira!)
  • Doces ou bolos também harmonizam muito bem!
  • Tome o café lentamente, para saborear cada gole.
  • Coe o café com uma água de boa qualidade.
  • Conheça os diferentes métodos de preparo do café, cada experiência é extremamente válida.

De fato, tomar uma xícara de café é tão prazeroso como uma taça de um bom vinho, se você não conhece muito sobre café gourmet, busque informações. Quando for a uma cafeteria peça informações ao barista, experimente diferentes bebidas até encontrar a que mais lhe agrada. Como consumidor você pode pedir informações sobre a produção e certificações, isso garante que estará consumindo um produto com procedência!

A cada dia cresce mais e mais os apreciadores de cafés gourmet. São consumidores exigentes que gostam de entender o que consomem e a procedência destes produtos, pois a vida é mais bela sendo gourmet!

E você está esperando o que para apreciar um Café Gourmet de qualidade? Acesse nossos amigos da u.Coffee e saiba mais!

ebook guia para iniciantes em café especial

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *