7 motivos pelos quais focar no público feminino é bom negócio

4.3/5 - (3537 votes)

Por padrão, a barbearia é um ambiente massivamente masculino. De uma forma similar aos salões de beleza, em que o público é majoritariamente feminino, as barbearias são locais em que os homens vão não apenas para cuidar da barba e do cabelo, mas terem seu momento de tranquilidade, inclusive da casa. Mas será mesmo que um barbeiro não pode ou não deve deixar de investir no público feminino?

Investir no público feminino não é necessariamente abrir um salão de beleza, ou investir em particularidades que as chamem a atenção. Também poderíamos citar as barbers girls, mas elas são mulheres que gostam das barbearias, trabalham nelas, e não são exatamente um público no qual os barbeiros precisam investir – elas irão por conta própria.

Um barbeiro pode e deve investir no público feminino para expandir ainda mais a clientela da barbearia. E se ainda tem dúvidas quanto as possibilidades que uma iniciativa do tipo pode fornecer aos barbeiros, aqui vão uma série de motivos para colocar este projeto em prática.

Razões para ter mais mulheres em barbearias

1 – As mulheres podem incentivar os homens a ir para uma barbearia

O público feminino é um bom investimento para os barbeiros

Sabemos que o foco primário na divulgação de uma barbearia são os homens no que se refere a clientes. E é justamente por isso que investir no público feminino pode gerar uma boa lucratividade: esposas, mães, amigas… Muitas delas possuem homens ao seu redor, homens que poderiam muito bem adotar a barba em seu dia a dia.

E muitas mulheres também possuem um grande fator opinativo. Que homem nunca escuta a opinião de uma mulher importante em seu dia a dia? Só nesse sentido, já é possível pensar em algumas boas ideias de divulgação.

2 – Mulheres que frequentam salões mostram a qualidade da barbearia

As Mulheres em barbearias entendem o ambiente tanto quanto em seus salões

Boa parte do público feminino frequenta o salão de beleza, com frequências bem variadas. E elas sabem o quanto um ambiente como esse ajuda no bom humor e na autoestima. Com a popularização das barbearias mais modernas no Brasil, esse aspecto pode ser ainda mais explorado na hora de mostrar o seu local de trabalho para elas.

Para os homens que ainda estão reticentes em ir a um barbeiro por outra razão que não seja cortar os cabelos, as mulheres podem mostrar as excelentes vantagens destes locais. Um ambiente amigável, tranquilidade em dias mais estressantes, além de cuidar da aparência – algo não mais visto como tabu – são apenas algumas das abordagens que elas podem ter para com os rapazes.

3 – Quebrar os clichês da própria barbearia com as moças

O público feminino pode ser um grande alívio para muitos caras

Mais do que apenas chamar mais homens para sua barbearia, dedicar o foco de sua divulgação nas mulheres também ajuda a quebrar o velho tabu de que estes locais são exclusivamente masculinos. Embora as barbearias sejam de fato um local com mais rapazes, ela não deve ser excludente para com as mulheres.

Apresentar um ambiente amigável para as mulheres, que poderiam levar seus filhos pequenos, por exemplo, é uma boa sugestão para iniciar sua propaganda. Aliás, o próximo motivo a seguir é outro aspecto interessante para aumentar a lucratividade da barbearia.

4 – Mulheres podem incentivar o programa pais e filhos

Com as Mulheres em barbearias, os barbudos podem investir em dias de pais e filhos

Mais do que elas próprias levarem os pequenos para uma barbearia, as mulheres podem incentivar seus maridos, irmãos, compadres e amigos a levarem os pequenos para o local. Programas entre a velha e a nova geração sempre são divertidos, e justamente uma forma de aproximar ambos.

E as barbearias podem muito bem explorar essa parte para os pequenos. Barbearias que ofereçam um ambiente chamativo para os pequenos em pontos-chave – uma cadeira de barbeiro temática para meninos e opções de leitura infantis, por exemplo -, além da própria simpatia dos barbeiros para com os pequenos, são motivos mais do que suficiente para as mulheres se sentirem animadas em divulgar a barbearia.

5 – Oferece um dia de relaxamento para eles e elas

Existem momentos especiais nos quais o público feminino faz a diferença

Sejamos sinceros: para os casais que estão sempre juntos, um “dia de folga”, em que ambas as partes podem se dedicar aos seus prazeres, e se encontrarem para matar a saudade ao final do dia, é saudável. Isso nem sempre precisa vir dos salões e barbearias, mas pode ser uma boa ideia ao incentivar a divulgação do estabelecimentos entre o público feminino.

Para os rapazes mais estressados, que buscam uma forma de relaxar quanto ao dia a dia, mostrar a barbearia para elas pode ser a forma perfeita de trazer esses potenciais barbudos cansados. É uma forma sutil, porém muito eficiente para mostrar o potencial da loja.

6 – Preparar os homens para ocasiões especiais

As Mulheres em barbearias incentivam dias especiais para os rapazes

Algumas mulheres ficam realmente preocupadas com o fato dos homens não cuidarem da própria aparência nem mesmo em momentos importantes, como casamentos, encontros de famílias, e outras ocasiões essenciais para causar uma boa impressão. Para as mais preocupadas, mostrar as qualidades e as possibilidades da barbearia é uma boa forma de divulgação.

Não é por acaso que alguns destes estabelecimentos investem em apostas como o Dia do Noivo, e outras ideias do tipo: buscando os barbudos mais estilosos e no trato mais fino para uma data tão importante, uma mulher pode ajudar no incentivo a tornar esses cuidados uma constante.

7 – Mostra a importância da barboterapia

A barboterapia é uma das formas que o Público feminino pode incentivar os barbudos a irem

Técnicas como da toalha quente, o uso rente da navalha, e tantas outras, não ficaram famosas sem motivo. Uma boa sessão na barbearia pode renovar um homem, e o incentivo feminino pode ser realmente o motivo que falta para um barbudo adentrar de vez nesse ramo.

Uma das melhores formas de um barbeiro mostrar a importância da barbearia para uma mulher é justamente através da barboterapia. As técnicas aplicadas por ela encontram similaridades com processos que elas tomam, e quando ambos estão devidamente relaxados, a rotina se torna muito mais tranquila e equilibrada.

Viu como existem bons benefícios ao incentivar o público feminino? De formas bem simples e diretas, e sem nenhum tipo de exagero, a barba pode muito bem fazer parte da vida delas, e ainda mais deles. E para a barbearia, a lucratividade fica garantida. Até a próxima!

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *