Pizzaria clássica ou pizzaria moderna? Qual a melhor escolha?

Ir a uma Pizzaria é um dos programas mais interessantes em qualquer dia da semana, e por qualquer motivo. São poucas pessoas que realmente não gostam da massa italiana, e me pergunto qual é a dificuldade delas… Enfim, quando se aprecia tanto uma iguaria como essa, logo surgem as particularidades nos gostos, e por consequência aquela busca pelo melhor lugar, e pelos melhores sabores.

E para quem frequenta pizzarias com uma relativa frequência, logo surgem as eventuais dúvidas sobre os estilos de pizzaria. Sim, já temos um bom tempo de praça para estabelecer boas diferenças entre as pizzarias clássicas e as modernas. Então, para ajudá-lo a encontrar o seu sabor favorito, e fazer um delicioso passeio pela história da pizza, vamos mostrar os estilos de pizzaria clássicos e modernos.

Pizzaria Clássica – Conheça suas Origens

Toda pizzaria clássica leva um forno a lenha

A pizzaria clássica reúne tudo aquilo que dá mais prazer aos apreciadores da massa italiana. Ambiente sofisticado, geralmente com uma área externa para apreciar a vista… E claro, o ponto que não pode faltar: forno a lenha. É assim que as pizzas eram feitas antigamente na Itália, e grandes redes que seguem essa linha hoje em dia não largaram esse velho segredo.

A pizzaria clássica sempre traz os elementos mais clássicos relacionados a pizzas. A decoração tem aquele conjunto de mesas e cadeiras de madeira, geralmente artesanais, e todo o ambiente faz um bom uso das cores da bandeira italiana para mostrar as origens reais da pizza.

Quanto aos estilos, não poderíamos deixar de fora a pizza italiana. E mesmo ela possui as suas variações, que são incrivelmente diferentes entre si. Vejamos alguns deles, para que você fique ainda mais animado ao visitar uma típica pizzaria clássica.

Estilos de Pizza Clássica

Napolitana

A Pizzaria mais clássica sempre traz o estilo napolitano da pizza

É o estilo mais famoso no mundo inteiro, e ainda mais no Brasil. Vinda da região de Nápole, seu formato é feito com molho de tomate, Mozzarella di Bufala, e manjericão, além da massa no formato redondo. O formato no qual estamos acostumados aqui, com a mussarela tradicional, azeitonas e orégano, foi uma adaptação mais acessível.

Pizza Bianca

A pizza bianca costuma ser vendida na região de Rima, na Itália, sendo parte da pizzaria clássica local

Muito popular em Roma. É uma versão mais simplificada da pizza napolitana, e simples o bastante para ser vendida a quilo, e não por fatias. O formato redondo permanece, mas todo aquele recheio com queijo e molho de tomate saem para dar lugar a azeite de oliva e sal grosso. Isso mesmo, a pizza popular de roma só leva isso.

Sfincione

A sfincione é um tipo de pizza muito saborosa, e faz parte da pizzaria clássica de Sicília, na Itália

É um estilo que quase se aproxima mais de uma torta, devido ao seu tamanho – bem maior que a napolitana – e formato, que pode ser retangular. Além disso, a massa tem uma espessura um pouquinho maior do que o estilo popular.

O restante do processo, porém, continua o mesmo. A Sfincione é bem popular na ilha de Sicília (aquela mesma da Máfia), e é um prato obrigatório na época de natal. Além do molho de tomate e queijo, ela leva várias ervas locais, pão ralado, anchovas e fatias de tomate a parte do molho. Uma delícia.

Pizzaria Moderna – Inovação e um tanto de ousadia

A Pizzaria moderna é cheia de detalhes curiosos, sempre atraindo públicos diferenciados

As pizzas se tornaram rapidamente populares no mundo inteiro. Muitos italianos passaram a viver em outras regiões ao redor do planeta, inclusive no Brasil – ou você acha que São Paulo e as regiões do sul têm as melhores pizzarias a toa?

A expansão trouxe estilos variados em vários países. E hoje em dia, as pizzarias modernas estão trazendo novamente essas particularidades. As novas pizzarias ganharam contornos mais atuais quanto o processo de produção, deixando de lado o forno a lenha e investindo nos fornos elétricos.

A decoração tem sido cada vez mais próxima das redes de fast food, e mesmo algumas redes famosas de pizzarias aderiram completamente a esse formato – Pizza Hut, Domino’s, Parmê… Esta constatação, entretanto, só ocorre nas grandes franquias.

As pizzarias modernas apostam mesmo é na inovação de sabores. Nesse fator, a cultura local oferece as ideias mais criativas. No Brasil, só para citar alguns exemplos, você consegue encontrar sabores como Carne de Sol, Bacon, e pasmem, Batata Frita!

Portanto, não descarte por completo as possibilidades que as pizzarias modernas podem te oferecer em experiência. E só para deixar claro o quanto elas podem surpreender, aqui vão alguns exemplos de estilos de pizzas mundiais, que se desenvolveram nas últimas décadas.

Estilos de Pizzas curiosos pelo mundo

Macedônia

A Pizzaria moderna tem um estilo peculiar na Macedônia, com sua massa mais comprida

Na Macedônia, a pizza é feita num formato mais alongado, com a massa grossa, parecendo um sanduíche. O recheio é feito basicamente de carne, queijo e legumes, e mesmo que não pareça com uma pizza tradicional, seu formato é muito bem apreciado no país, mais até do que o formato napolitano.

Estados Unidos

Na pizzaria moderna de Chicago, o estilo clássico, com suas pizzas quase tortas, continua intacto

Além do formato mais tradicional, os Estados Unidos possuem um estilo único na cidade de Chicago. As pizzas de lá, que por sinal concentram uma boa quantidade de descendentes de italianos, possuem uma massa um pouco mais alta, com a borda ainda mais acima do recheio.

Aliás, esse formato parece muito com uma torta, com a diferença que o recheio principal (geralmente queijo e pepperoni), ficam no fundo da pizza, com sua superfície sendo bem coberta com molho de tomate e orégano. É uma pizza foda, e que vale a pena comer assim que tiver uma oportunidade.

Turquia

Lahmacun, a lendária pizza turca, presente na Pizzaria moderna

Lá nas terras turcas, a pizza tem outro nome, Lahmacun, que literalmente significa “carne e massa”. Em um primeiro momento, ela lembra bastante os famosos tacos mexicanos, com sua massa fina e crocante. Porém, o processo de montagem é realmente próximo das pizzas napolitanas. A Lahmacun é recheada com carne, uma pasta de pimenta, cebola e algumas especiarias locais. É assada em um forno de pedra, e após o processo, recebe alguns condimentos a mais.

Qual o seu estilo?

Esse aspecto é muito importante, jovem, Não estamos colocando aqui uma competição entre quais estilos são melhores. Qualquer pizzaria, seja ela antiga ou moderna, mesmo com suas particularidades que te fazem levantar uma sobrancelha em dúvida, tem como diretriz e apreço especial o cuidado com seu prato. Independente do formato, ou mesmo dos sabores, a partir do momento que aquela massa, queijo e molho se combinam, você facilmente se identifica com o sabor. E se for boa o bastante, se apaixona também.

Buscar esses sabores especiais nas pizzarias é um prazer que qualquer barbudo deveria aproveitar de vez em quando. E se for bem acompanhado então, melhor ainda. Além de acertar no paladar e mostrar como um barbudo de verdade pode comer muito bem, ir a uma pizzaria clássica ou moderna pode dar umas boas ideias do que fazer em casa. Por que não tentar? Até a próxima jovem, e grave essa ideia na cabeça.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.

[ninja_forms id=5]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *