Você sabe o que sua barba diz sobre você?

4.9/5 - (1191 votes)

O que sua barba diz sobre você? Os pelos faciais, assim como o seu caminhar, sua postura em pé, e outros detalhes corporais, podem dizer muito sobre sua personalidade e mesmo visão de mundo. E não somos apenas nós que estamos dizendo isso: em um estudo visto na revista Archives of Sexual Behaviour, o uso da barba pode relacionar a características que nem sempre condizem com sua real personalidade, como Misoginia (!).

Para ajudá-lo a montar este panorama sobre a personalidade e o uso das barbas, separamos este pequeno e prático guia para ajudá-lo a dizer sobre sua personalidade facial.

O que sua barba diz sobre você – Uma visão geral

O que sua barba diz sobre você - Uma visão geral

Se você nunca fez isso, certamente já viu alguém agir da seguinte forma: através da barba, que possui suas várias combinações e estilos, julgar como a pessoa é. Algumas vezes, funciona, enquanto outras levam a gafes desnecessárias, e em alguns contextos, até mesmo preconceituosas. Julgar um homem pela barba é tão ruim quanto qualquer forma de julgamento.

Às vezes, ter este pré-julgamento nem sempre é algo consciente. Muitas culturas ao longo da história deixaram suas marcas através dos pelos faciais ou da falta destes, o que torna compreensível, mas não justificável.

Para entender estas características inerentes a cada barba, vamos mostrar uma visão geral de cada tipo. Neste momento, faça uma brincadeira consigo mesmo: liste quais destas características estão corretas ou não. Ao final, vamos mostrar o quanto estas características estão certas ou não.

As Barbas e as Personalidades

Nem todos os tipos de barba mostrados em nosso guia aparecerão aqui. Mas nos tipos listados, haverão detalhes o suficiente para associar a tipos mais específicos. Sem demora, vamos a nossa pequena lista.

Barba Cheia – Brucutu ou Hipster?

Barbas e Personalidade 4

Crescer uma barba cheia está entre os objetivos mais desafiadores quanto a quem deseja cultivar os pelos faciais. Leva-se um bom tempo, o custo pode ser um pouco alto no começo, a vontade de coçar principalmente no inverno é grande… Mas quando se alcança o nível desejado, é recompensador. Ela esquenta o rosto, dá mais peso ao visual, e ainda por cima mostra uma boa dedicação, independente do estilo escolhido.

Porém, é inegável que existam aquelas pequenas comparações com os clássicos “brucutus” dos anos 80, tentando imitar uma época perdida. Ou pior ainda, comparar o fato de ter uma barba cheia significar ser um sexista de alguma forma. E isto tem base comprovada: uma pesquisa feita na Universidade de Queensland, nos Estados Unidos, teria constatado que homens barbudos eram mais propensos a opiniões sexistas, destratando principalmente mulheres. Será que é isso que sua barba diz sobre você?

Não vamos entrar no mérito da pesquisa, mas por mais que uma barba mostre um tipo de personalidade – mais forte, direta e até grosseira dependendo do homem – este é um tipo de detalhe muito específico para nos preocuparmos. E se este é o seu caso, é bom reavaliar seus pensamentos: as coisas mudam, e é bom buscar entendê-las.

Outra analogia curiosa é com os hipsters, ou em outras palavras, um visual “descolado”. Ter uma barba cheia também pode associar fácil com rapazes um pouco mais longes do habitual da sociedade, mas que são tão presentes quanto qualquer outro. Se for o seu caso, parabéns, pois a grande vantagem da barba cheia é a facilidade em variar de estilos.

Se você gosta de barbas cheias para dar um jeito no visual, é certo de que seja uma pessoa paciente, ou no mínimo dedicada. Estes traços são importantes em qualquer lugar, pois são eles que vão ajudá-lo a tomar decisões com mais discernimento, e mais postura para várias situações.

Cavanhaque – Vaidade, Cuidado ou Exibicionismo?

o que sua barba diz sobre você e seu cavanhaque

O cavanhaque é um dos visuais mais conhecidos e até vistos com dois pontos de vista bem diferentes. Com variações que vão do cavanhaque completo e bem desenhado, a variações curiosas como o amante latino e o Van Dyke, que não combina diretamente com um cavanhaque, mas é tão interessante quanto qualquer outro, ela é uma forma de destaque bem chamativa.

Ter um cavanhaque bem feito é uma forma de cuidado único, e de certa forma uma aposta um tanto alta no visual. É um desafio tanto tirar o restante da barba, como usar os produtos certos para que a região escolhida cresça em seu melhor estado. Combinando um pouco de agressividade com carinho, um cavanhaque demonstra que você pode ser um homem muito cuidadoso.

E se você tem noção do seu tipo de rosto, a atenção aos detalhes torna-se ainda mais chamativa para qualquer um. Por outro lado, Cavanhaques nos rostos que não são muito compatíveis podem indicar duas características: ou exibicionismo, ou vaidade.

Explico: repare alguns caras que costumam usar cavanhaques como seus visuais frequentes. Não há nada de errado combinar com roupas que o deixem mais de acordo com seu estilo, entre outros cuidados com a aparência.

Mas em algumas situações, sua atitude um tanto confiante demais, para não dizer arrogante, acaba por acompanhar o visual. Não é raro vermos alguns usuários de cavanhaque terem sorrisos um tanto intimidadores, deixando outras pessoas não muito a vontade.

Além disso, ainda temos o fator popularidade. Cavanhaques, ainda que estilosos, são considerados um tanto fora de moda nos dias atuais, ganhando mais força em uma barba completa e bem desenhada. Mas não deixe isto desanimá-lo: um cavanhaque pode fazer muita diferença no seu visual, entregando um pouco mais de destaque.,

Grandes Costeletas – Ferocidade, atitude ou cafonice?

O que sua barba diz sobre você e suas costeletas

As costeletas podem se conectar de forma bem original com as laterais da barba, e formar um visual único, podendo tanto seguir o famoso visual do Wolverine, como outras inspirações tão interessantes quanto. Os cuidados quanto ao uso de produtos não mudam, e a estilização acaba se tornando ainda mais precisa, já que é preciso cuidado no momento de fazer a barba para manter as linhas nas laterais do rosto.

O resultado desta atenção é um visual de peso, que exalta atitude e um tanto de raiva. Consequência da relação com o personagem dos quadrinhos? Talvez, mas temos outros exemplos tão interessantes quanto, e que mostram sua atitude um tanto ousada e direta com o público.

Ter uma barba que se mistura bem com as costeletas pode ser bem estiloso… desde que não seja exagerado. Usar este tipo de barba esperando ter mais atitude, e não demonstrar isso de verdade pode deixá-lo mais cafona e engraçado do que intimidador.

Portanto, aqui vai uma dica caso queira fazer uma barba apenas com as costeletas. Avalie seu tipo de rosto, seus traços principalmente no maxilar, pois do contrário, podem levá-lo a uma atitude prepotente.

Barba por Fazer – Simplicidade, Sensitividade ou Preguiça?

barba por fazer, o que sua barba diz sobre você?

A barba por fazer traz um estilo bem particular, com os pelos faciais bem rentes ao rosto. Este estilo “desleixado” de propósito mostra uma simplicidade interessante em sua personalidade, já que deseja um visual não muito pesado, mas que ainda sim tenha a imponência que uma barba traz.

Ter uma barba por fazer pode mostrar um lado sensitivo dos seus usuários, já que também não possuem um rosto limpo, deixando algo macio para elas tocarem. Mas isto é sentido apenas pelos mais perceptivos: tem quem vá olhar sua barba e achá-lo um preguiçoso por “não cuidar do visual”.

E aqui também vai um conselho: o cuidado tanto no uso dos produtos como na maneira que apara a barba para ter um visual é importante para não cair nesta armadilha. Se deixar as linhas da barba bem desenhadas, principalmente de forma alinhada com seu tipo de rosto, esta característica vai passar batida, e você não será taxado de preguiçoso. Ou ao menos não pela barba.

Barbicha – Hipster ou descolado?

Barbicha - Hipster ou descolado, o que sua barba diz sobre você?

Manter a barbicha tem uma ideia parecida com o bigode, retirando toda a área ao redor, e mantendo apenas esta parte da barba. E assim como os bigodes, existe uma gama de estilos que podem ser testados, dos mais simples e populares, até os mais inesperados. Como o símbolo da Aliança Rebelde, de Star Wars, por exemplo.

Independente do estilo, a escolha de manter apenas uma barbicha automaticamente o relaciona com um hipster, o que pode significar tanto algo bom como ruim. Ter um visual bem descolado nesse sentido é muito bom para chamar atenção, e pode relacionar a uma personalidade mais divertida, eaxtrovertida, e porque não, descolada.

Por outro lado, ter uma barbicha também o relaciona a uma postura um tanto arrogante e prepotente. E não é raro encontrarmos caras que usam uma barbicha e junto com elas vir uma atitude debochada, como se sempre soubessem mais do que outros. Só dê aquela reparada.

Você pode usar a barbicha da maneira que quiser, só fique atento se o tamanho dela não vai deixar seu rosto muito longe do seu tipo de rosto, para não ir do descolado ao cômico.

Barba Completa – Antiquado ou Paciente?

Barba Completa, o que ela diz sobre você?

A barba completa não é muito diferente da barba cheia, mas seu cuidado é diferenciado justamente por não manter um volume muito grande, e ao mesmo tempo deixando-a crescer por todo o rosto. Este visual, assim como os cavanhaques, era muito famoso nos anos 90, e pode falar um pouco dos seus tempos saudosistas.

A barba completa e bem desenhada pode tanto mostrar seu lado mais apreciador dos tempos passados, como pode também pode ser uma forma bem interessante de demonstrar sua paciência e até mesmo simpatia.

Apesar de parecer “coisa de velho”, uma barba completa e bem cuidada transmite muita simpatia e animosidade, diferente de uma barba cheia, que dependendo do tipo de rosto, pode deixar seus usuários bem intimidadores. E se você tem este bom humor, pode ter certeza de que ficará bem mais atraente.

Descobrindo a Barba Ideal para sua Personalidade

o que sua barba diz sobre você?

Antes de falarmos das barbas mais adequadas com seu estilo de vida, cabe um conselho tão importante quanto: não se esqueça do seu tipo de rosto. O que sua barba diz sobre você depende disso! Nada vale uma simpatia ou mesmo uma ferocidade se não haver um mínimo de sincronia entre seu rosto e sua barba. Sobre este ponto, temos um texto que pode ajudá-lo muito bem.

Depois de passar por esse filtro de opções, vamos a alguns estilos de barbas que podem cair muito bem com sua personalidade e maneira de ver a vida. Você vai notar que elas refletem bem mais do que imagina.

Bem Humorado – Homens bem humorados gostam de barbas que deixem suas linhas do rosto ainda mais expressivas, exaltando a simpatia e irreverência. Uma barba completa, ou ainda uma barba por fazer são bons exemplos de uso deste visual para esta personalidade.

Reservado – Um estilo de barba para homens reservados devem mostrar um tom mais sério, mas não intimidador. Um bom estilo para estes homens demonstram sua fibra sem assustarem de verdade. Você pode apostar tanto em um bigode bem estilizado, como em um visual mais tradicional.

Furioso – Rapazes com uma postura mais agressiva, ou ao menos mais duras na maior parte das situações, pedem por barbas que destaquem ainda mais a aparência “de mau” que eles desejam. Uma barba cheia e longa, tipo a dos vikings, pode cair muito bem nestes casos.

Descolado – Se você gosta de ser descolado, ou estar mais próximo da galera descolada, existem alguns estilos de barbas que caem muito bem. Além da conhecida barba hipster, aquela barbicha citada lá em cima pode ser o ideal para você. Mas seja criativo: ser descolado muitas vezes tem mais a ver com atitude do que apenas o visual.

Tímido – E quem falou que por você ser tímido que uma barba não pode deixá-lo mais chamativo? Uma barba completa, ou mesmo um cavanhaque bem feito, pode deixá-lo mais interessante por mostrar um lado mais sensitivo. Procure o que chama mais atenção no seu rosto, e explore com a barba.

Gostou das dicas? Quer saber mais o que a barba diz sobre você? Continue acompanhando a Beard, e não deixe de usar os produtos corretamente em sua barba, os resultados podem ser mais surpreendentes do que imagina.


Comments

  1. Post
    Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *