Como ser mais produtivo no trabalho sem sempre abusar do café

Como ser mais produtivo no trabalho sem sempre abusar do café

Deixa eu adivinhar. Você toma tanto café pra dar conta daquela carga pesada de trabalho, que no fim do dia, quando não está completamente estafado, fica igual aquele meme do frajola: tremendo como se estivesse em um terremoto, os olhos quase amarelos de tanta cafeína, e sem uma perspectiva de melhora no serviço. Tá, eu sei que foi um exagero, mas tem como ser mais produtivo no trabalho sem chegar nesse ponto.

Existem maneiras mais práticas de fazer bem no serviço sem ficar com uma caneca eterna de café do seu lado. Quer dizer, não o tempo todo ao menos. O café é uma boa fonte energética sim. O problema é que abusamos tanto dela, que os malefícios acabam sobressaindo muito mais. Se você trabalha em escritórios, ou em algum tipo de serviço que demanda horas de concentração em frente a um computador, sabe que essa questão do café é bem frequente.

Ser mais produtivo no trabalho sem (tanto) café

Aprenda como Ser mais Produtivo no trabalho sem precisar de tanto café

Uma das razões pra pegar pesado no café, em muitos casos, é a necessidade de ser mais produtivo em ambientes que necessitam dessa agilidade e concentração na maior parte das vezes. O escritório é um deles, mas pode ser qualquer um. Quer dizer, menos sommeliers, esses não precisam de café pois degustam tudo quanto é tipo de alimento ou bebida, mas aí já é outro caso.

Se você está nessas categorias que criam uma relação quase simbiótica com o café, fica tranquilo. Vamos te dar umas alternativas e técnicas que podem ajudar bastante a quebrar essa relação abusiva com a cafeína, e consumi-la de um modo bem mais tranquilo. Veja só como com a gente!

Pega leve na hora de comer

Comer bem ajuda a ser mais produtivo no trabalho

Se você fica horas sem se alimentar durante o dia, e aproveita para descontar essa falta na hora do almoço, está fazendo errado, jovem. Um dos segredos para ser bem produtivo é justamente não abusar de comidas pesadas na hora do almoço. O corpo consome muita energia para digerir aquele kilo e meio de carnes, massas e outras comidas que você não come em casa quando vai no self-service.

No almoço, opte por uma refeição mais equilibrada tanto em quantidade quanto em componentes. A ideia é você manter sua atividade tão eficiente quanto antes do horário de almoço. Se for possível, durante o período de trabalho, tire uns 10 minutos para fazer aquele lanche rápido com alguma fruta, para garantir uma refeição menos pesada no almoço.

Algumas sugestões de alimentos no almoço que você pode adicionar sem tirar aquela peça de carne.

  • Tabule
  • Salada (que inclua itens como tomate, alface, beterraba, cenoura, pepino, e outras folhas verde-escuras);
  • Molhos leves (evite as opções com muita gordura, para não ficar com o estômago pesado);
  • Alimentos ricos em fibras.

Na sobremesa, uma fruta vai lhe cair melhor do que aquele sorvete pesadão. Bananas, maçãs e laranjas vão ajudar na digestão também.

Dê uma risada de vez em quando

Rir também te ajuda a ser mais produtivo no trabalho

É inevitável, jovem: vão ter dias que você vai querer jogar suas ferramentas de trabalho pela janela, e entrar num ciclo vicioso de estresse por ter que trabalhar, mas não ter ânimo suficiente para tal, e enquanto isso o trabalho continuar ali, parado. Nesses momentos, se dê alguns instantes de descanso: ande, faça uns alongamentos, e relaxe.

E nessa de relaxar, não vá ver vídeos mais institucionais, didáticos, pois só vão lhe fritar os poucos neurônios ainda interessados em fazer um bom trabalho. O melhor é buscar por aqueles memes bem bobos, mas que dão umas risadas, ou ver aqueles programas que tem certeza de que vão descontrair. Eu sei que o Choque de Cultura já não tem feito coisas novas, mas os vídeos continuam muito bons.

Exercícios físicos antes do trabalho valem a pena

Fazer exercícios é uma boa forma de ser mais produtivo no trabalho

Não precisa ser uma sessão de academia se achar que não deve. Mas uns exercícios para alongar, ou apenas para deixar o corpo ativo antes de começar as atividades, valem muito à pena. Do mesmo jeito que as piadas que mencionamos acima, as atividades físicas ajudam a relaxar o corpo, e mais importante do que isso, produzir hormônios que tornem o seu dia a dia mais relaxante.

Você pode optar por exercícios mais simples antes e durante o trabalho, ou então dar uma folga entre essas atividades e o começo do trabalho em si, coisa de duas horas antes. Assim você consegue fazer uma academia, uma arte marcial ou qualquer outro esporte, que vai potencializar o seu corpo de uma forma geral, e só então partir para o serviço. Fazer depois também ajuda a recompensar o corpo por um dia puxado.

Descanse bem para ser mais produtivo

O descanso é essencial para ser mais produtivo no trabalho

Cara, dormir pouco para produzir mais só vale a pena de verdade quando existem situações muito extremas. Sem isso em mente, você só diminui a sua expectativa de vida, causa outros transtornos ao seu humor e vida sexual, e olha só, prejudica ainda mais o trabalho. Pra evitar isso de um jeito simples, é só dormir bem.

7 a 8 horas é o suficiente para conseguir recuperar o corpo de um jeito suficiente para fazer suas atividades diárias. Combinando com todas as outras sugestões acima, certamente vai ficar bem mais tranquilo para cuidar de suas atividades. E faça isso com seriedade, jovem: você sabe bem que não tem coisa pior do que ficar vegetando, onde quer que esteja, por não dormir direito.

Tá vendo como é tranquilo? Com essas atividades, dá para cuidar da sua saúde e ainda tomar aquele cafézinho na pausa do trabalho, estimulando o corpo de uma forma benéfica sem apelar pra cafeína como a única forma de potencializar o serviço. Com o tempo, dá até pra apreciar a bebida sem considerá-la um energético mais acessível.

Gostou das dicas, jovem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Vai dar uma boa força para os que estão mais preocupados com a saúde, e dá uma força pra gente também rsrs. Até a próxima, e cuide da saúde direito, jovem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *