7 fatores significativos para uma saúde masculina de qualidade

7 fatores significativos para uma saúde masculina de qualidade

A saúde masculina é tão importante quanto qualquer tipo de cuidado feminino e geral. Na real, saúde por si só é algo que qualquer pessoa deveria se preocupar sempre, pra não cair naquela ladainha de que “se tivesse feito x ou y, não estaria ruim assim…”. Tem uma série de fatores que podem garantir uma vida plena em todas as fases, daquele jovem aparentemente sedentário ao velhote que poderia estar bem mais ativo.

É bem possível que você já esteja ligado nesses fatores, jovem. Mas só para deixar claro, vamos apresentar alguns deles, vai que as opções a seguir ainda não lhe tenham passado pela cabeça. Além disso, se você ainda não se cuida, tá aí um bom momento para começar pra valer.

Vamos a esses fatores.

Como ter uma Saúde Masculina de Qualidade?

1 – Ir ao Médico com frequência

Ir ao médico é uma forma básica de manter a Saúde Masculina

No mínimo anual, jovem. Para quem tem a saúde em dia, uma vez no ano é suficiente para checar se está tudo bem com sua saúde. Exames de colesterol, glicose, próstata dependendo da idade, entre alguns outros simples fazem a diferença entre uma boa saúde e pegar uma doença que não estava esperando.

Para quadros mais específicos, essa frequência pode ser semestral ou de acordo com que os médicos falam, depende realmente deles. O essencial é que você não deixe para ir no médico apenas quando estiver com a saúde muito prejudicada.

2 – Atividades Físicas e Mentais

Atividades físicas fazem toda diferença na Saúde Masculina

Todo homem possui sua potência física, em maior ou menor grau. Tem quem a gaste em atividades físicas mais diretas, tem quem o faça estimulando a mente em estudos e alimentando a curiosidade. O ideal aqui é ter um dos lados de preferência, porém sem esquecer da outra parte. Mente sadia em corpo sadio, é o que dizem.

Para quem gosta de algo mais ativo, um esporte, academia, ou mesmo uma arte marcial vai manter esse estímulo mais intenso controlado, o que é bom para algumas barbudetes. Já para quem gosta de estimular o lado psicológico, o ideal é explorar essa parte com games, literatura, ciência… Hobbies que deixem a mente estimulada.

3 – Alimentação regulada

Comida é um jeito de manter Saúde Masculina

A alimentação é um dos fatores mais importantes para considerar numa saúde masculina legítima. Muitos problemas que você adquire na vida chegam de uma forma aparentemente inesperada, mas na verdade é a alimentação à base de porcaria que vão sendo consumidas por anos a fio. Mudando ainda jovem, evita-se essa questão e até melhora outros fatores para a saúde, que já vamos falar adiante.

Isso não significa também que você não possa dar aquelas puladas de cerca, vamos dizer assim. A ideia aqui é que uma boa reeducação alimentar vai lhe ajudar a ter uma boa base diária de nutrientes para o seu corpo, inclusive a barba, com uma “comida besteira” aqui e ali, só para não ter problemas mais graves no futuro.

4 – Sexo com frequência

Sexo é essencial para Saúde Masculina

Ah, dessa talvez deve saber… Se não, é um bom meio de começar. Mais do que uma atividade prazerosa, o sexo traz uma série de benefícios para o nosso corpo. Desde o reforço no sistema imunológico, até uma melhora significativa no humor, é interessante que faça ao menos 2 vezes na semana.

Mas sem exagerar ou forçar a barra, beleza? A melhor forma do sexo trazer esses benefícios é justamente com alguém que você gosta e partilha dessas vontades. É dessa forma que você terá aquela transa saudável.

5 – Repouso equilibrado

Um bom repouso ajuda a manter uma boa Saúde Masculina

Atividades físicas, mentais, sexo, o trabalho… Tudo isso são fatores que, apesar de benéficos em vários sentidos, também podem ser cansativos se você já tem um dia a dia atribulado. O período de descanso serve para carregar as baterias, e ao mesmo tempo garantir esta saúde masculina.

Outras formas de descanso podem incluir a meditação, yoga, uma caminhada descompromissada por aí, ou ainda aqueles famosos “15 minutos de sol todo dia”, que não são a toa. É a melhor fonte de Vitamina D, que o corpo não produz naturalmente, e que podem ser a forma mais simples de garantir esse repouso sem precisar de todo um planejamento. Faça isso sempre que puder, vai ajudar bastante.

6 – Rir de vez em quando

Rir é um bom jeito de manter a Saúde Masculina

Risadas fazem toda a diferença. Se você tem um amigo ou amiga meio palhaço, ou sua namorada é descontraída assim, sabe que uma as bobeiras ouvidas derrubam qualquer mau humor que esteja passando no momento. Ou então aquelas esquetes rápidas e diretas nas piadas, tá ligado, Rogerinho? Tá certo que não somos os caras pra fazer piadas, mas você entendeu, certo?

Risadas, genuínas, tem um poder enorme na saúde masculina. Liberam hormônios que melhoram o bom humor e a sensação de prazer, também reforçam o imunológico, e afastam aquelas questões mais pesadas de vida, como a depressão. Procure o quê ou quem te faça rir, e você vai ver como faz a diferença.

7 – Viver bem

Viva bem para ter uma Saúde Masculina plena

O fator mais importante, sem sombra de dúvidas. Viver bem, em sua própria paz e buscando sempre equilíbrio e objetivos conscientes, é a forma ideal de garantir sua saúde masculina. Todos nós nos movemos por diversos motivos, sempre em uma constante busca por ser melhor, ou apenas ter o equilíbrio ideal. Quando você vive intensamente, a saúde lhe acompanha de acordo, oferecendo todo o potencial que precisa para uma existência plena.

E aqui vai um último conselho importante. Apesar desses fatores que citamos até aqui serem muito importantes, de nada vai adiantar se persegui-los de uma maneira forçada. Talvez, por exemplo, você não tenha essa necessidade de comer mais saudável, e mesmo assim é feliz. São suas escolhas, então sabe o que faz com elas.

A questão é que, para ter uma vida mais tranquila, e uma saúde masculina completa, é preciso buscar essas questões de forma natural, com vontade mesmo, não por algum motivo forçado. Caso contrário, ou seus efeitos benéficos vão demorar a aparecer, ou não virão mesmo. Busque a melhora pela vontade, jovem, e estará tudo resolvido com o passar do tempo. Até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *