Star Wars Day: Que a força NERD esteja com você!

4.1/5 - (4326 votes)

Existe um motivo bem simples para que o filme do Han Solo seja em Maio: enquanto o lançamento do longa é no dia 24 do mês em questão, no dia 4 de maio, é comemorado o Star Wars Day. Isso mesmo, aquele Guerra nas Estrelas tem um dia que é quase um feriado para os fãs. Só não é, então não falte ao trabalho no dia em questão…

Enfim, mas qual é desse dia que tantos nerds ficam animados? Existe um significado bem especial tanto na data em si, como todos os aspectos que cercam ela. Até porque, o 4 de maio em si não é um marco histórico, mas só uma forma de fazer um trocadilho com a frase mais célebre da franquia.

Entretanto, para quem curte Star Wars à fundo, a data é especial por diversos motivos. E você vai saber um pouquinho os porquês, para ir curtir este e os próximos filmes da série. Afinal, vai Star Wars a vida inteira agora, ao menos enquanto a Disney tiver esses rios de dinheiro…

O Star Wars Day e o Trocadilho que pegou

Conheça o Star Wars Day!

Han Solo é o segundo filme da leva Star Wars Stories, que pretende expandir a franquia à parte dos filmes principais, sendo mais um braço desse rico universo. E maio é um mês especial para os fãs da série.

Além de ter sido o mês em que os filmes das duas trilogias terem sido lançados tanto em Maio como Junho no passado, o 4 de Maio foi um trocadilho que funcionou tão bem que dificilmente o pessoal vai deixar de usar.

Não sacou ainda? Eu te explico, jovem: o tal trocadilho é com o dia em inglês. A frase “May the Force be with you” bate direitinho com “May the 4th be with you”, e junto a esse fator histórico dos lançamentos dos filmes, os fãs encontraram um meio de fazer um dia especial e comemorar todo seu amor pela franquia.

Mas o que se faz no Star Wars Day? Até 2011, cada grupo de grupo de fãs organizaram da maneira que achava melhor, sem mesmo com um compromisso. Em 2011, foi feita uma grande reunião em Toronto, Canadá, com concursos de cosplay, exibição de filmes clássicos, gincanas, entre outras atividades relacionadas a Star Wars. Até hoje esse evento é organizado por lá.

As confusões com outras datas Nerds

Não confunda o Star Wars Day com o Dia da Toalha, você vai arranjar problemas!

Você deve estar se perguntando agora, caso ainda não conheça tanto sobre o dia em questão, se o dia não teria a ver com o Dia do Orgulho Nerd. Em primeiro lugar, não existe esse dia, certo? O Dia da Toalha homenageia O Guia do Mochileiro das Galáxias e seu autor, Douglas Adams. Como a série tem um baita impacto no mundo Nerd, convencionou-se a falar como o dia do orgulho nerd…

Tem um outro ponto que talvez possa confundir umas pessoas. Esse dia do nerd, 25 de maio, também é o “dia oficial” de Star Wars na cidade de Los Angeles. A prefeitura local definiu a data em questão para comemorar o lançamento do Episódio IV, em 1977.

Não por acaso, 25 de maio também costuma ser um dia a dar o destaque para Star Wars, o que é bem conveniente esse ano com o lançamento de Han Solo. Bom, quer você escolha a data dos fãs ou a “oficial”. existem diversos motivos para dar o devido valor a Star Wars. Vamos listar alguns só para você ter uma ideia.

5 Motivos para comemorar o Star Wars Day

1 – É uma história boa pra C#$%#¨@

O Star Wars Day celebra o grande valor da saga de George Lucas

Independente de todos caminhos que a Galáxia de Star Wars foi nesses 41 anos de franquia, Star Wars tem uma história literalmente universal sobre valores importantes para nossas vidas. Ela falam de amor, amizade, honra, lealdade aos seus princípios, além de conceitos até bem definidos de bem e mal.

Até mesmo o Chewbacca cuida da barba kkkk

Em tempos como os atuais, em que essas coisas parecem se misturar, sempre é importante lembrar do que vale ser levado nessa vida.

2 – Foi uma das bases da formação da cultura pop

O Star Wars Day também é uma boa forma de celebrar a cultura pop

Junto ao RPG de mesa, a cultura emergente dos games, os quadrinhos Marvel e DC que estavam em seu devido destaque novamente, Star Wars deu um belo salto na formação da cultura pop. E seu universo, lotado de referências dos mais variados tipos, foi mais do que suficiente para atrair uma multidão de pessoas.

Se Steven Spielberg criou o termo Blockbuster, Star Wars ajudou a consolidar. E seguindo o formato mais clássico de histórias.

3 – Foi e é a franquia da geração de muitas pessoas

A cultura pop não seria a mesma se não fosse o Star Wars Day, ou melhor, Star Wars

Existem diversas histórias por aí que fisgaram gerações inteiras, que acompanharam seu crescimento de uma forma única. Você pode colocar nessa lista Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Dragon Ball Z, e de certa forma, até Game of Thrones, se pensar que a série, em 7 anos, fez parte do crescimento de muitos jovens adultos por aí…

Mas se todos eles hoje têm esse poder cativo, é porque Star Wars começou com essa mania lá atrás. Seus elementos encantam e inspiram muitos autores até hoje, o que, por si só, vale a pena manter a homenagem.

4 – Sempre estará presente!

Aproveite: o Star Wars Day estará por aí sempre!

Mesmo antes de sua compra pela Disney, o universo expandido de Star Wars se fez presente em muitas obras excelentes, dos livros que hoje fazem parte da série Legends, até os quadrinhos produzidos pela Dark Horse, ou ainda o período excelente da série de games Knights of The Old Republic.

Esse novo universo encabeçado pela Casa do Mickey ainda é um tanto esquisito em diversos pontos, mas de uma coisa é certa: você terá Star Wars de formas nunca antes vistas, e com grandes chances de ser ainda melhores do que no passado. É uma Galáxia de infinitas possibilidades…

Então, quer seja você um fã de Star Wars mas que não conhecia esse lado, ou um fã roxo que veio se certificar de que falamos tudo certinho, curtir o Star Wars Day é uma maneira tanto de socializar com uma temática tão bem conhecida, como uma forma de conhecer mais a fundo esse universo tão bem construído.

E para os barbudos, que sabem bem como funcionam os pelos faciais pela Galáxia, é obrigatório dar um pulo nesse tipo de evento. Não deixe de curtir o Star Wars Day, jovem, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *