Tendência de barba para o verão 2018: Prepare o seu estilo!

Tendência de barba para o verão 2018: Prepare o seu estilo!

O verão tá bem pertinho, na verdade faltam um pouco menos de dois meses! Se você preparou bem sua barba na primavera, sabe que a estação quente tem seus desafios tanto quanto o inverno. Dá pra dizer tranquilo que a primavera é um treino sossegado para o verão. E mais do que os cuidados, que você já viu por aqui, temos os estilos que vão se fazer presentes nesse período.  Então quais seriam os estilos de barba para o verão 2018, e 2019 também? Uma coisa é a praticidade que muitos caras procuram, e com razão; outra coisa, um pouco mais complexa, é trazer essa praticidade com o toque de estilo e praticidade que a modernidade permite.

As diretrizes básicas da barba para o Verão 2018

A dica geral que damos para os estilos de pelos faciais nessa época são aqueles que não demandam uma aparação pesada, com uso dos produtos em poucas quantidades, e que permitem maior praticidade para manter, sobretudo lidando com o clima quente, que trazem seus problemas para a barba.

Claro que não impede os barbudos que gostam daquele estilo mais cheio, digno de um viking, de exibirem seus visuais. Para estes, também separamos alguns estilos que podem ganhar seu destaque para o verão, e quiçá para o restante do ano também. Afinal, as barbas são parte da personalidade de um cara, nada mais natural do que ela se manter em seus períodos mais desafiadores

É hora de aliar esses dois pilares de um barbudo moderno, e entrar no próximo verão com tudo. Vejamos o que o verão nos reserva.

Barba por fazer, por que sim

A Barba para o verão 2018 pode ser por fazer

A barba por fazer promete algumas pequenas modificações para o ano que vem, com laterais mais altas e um pouco mais de desenho, mas suas raízes permanecem as mesmas, principalmente nesse princípio de verão.

Esse estilo sempre é uma boa pedida para os caras que estão começando nesse estilo e querem ter uma noção de como seus pelos faciais podem ficar quando completamente cheios. E para o verão é uma boa pedida dar essa de “falso preguiçoso” e deixar esse estilo digno de um mafioso.

Uma ideia muito simples para administrar um estilo deste durante o verão é a famosa “barba de três dias”, que seria aquele estilo de quem praticamente acabou de tirar totalmente a barba, e ela está lentamente se formando de novo.

É meio aquele estilo de “barba pintada”, eternizado pelos humoristas há mais de 40 anos, e que de certa forma também era um tipo de “revolta”, já que barbas assim era consideradas coisa de preguiçoso, naquele nebuloso período que os pelos faciais eram mal vistos.

O Cavanhaque o o Van Dyke

A Barba para o verão 2018 também pode ser a van dyke

Uma das tendências mais esperadas para o próximo ano, os cavanhaques ganharam uma atenção e um respeito especial dos barbudos. Além de serem uma das formas mais fáceis de estilizar os pelos faciais, ela permite uma variedade de estilos mais única e personalizada que uma barba cheia, só pelo fato dela não se preocupar tanto com os tipos de rostos.

Para o verão, o estilo ganha mais destaque ainda: uma vez que se trata de uma única região no rosto que precisa de cuidados com os pelos faciais, e com uma capacidade muito boa de estilizar da maneira que quiser, dar um destaque maior a ela enquanto tira o restante da barba é muito mais prático, e muito mais interessante até em alguns sentidos.

E claro, não podia faltar um dos estilos mais icônicos nessa parte, jovem. O Van Dyke é uma combinação bem interessante de bigode e cavanhaque que cai muito bem em qualquer época, e especialmente no verão. Parece estranho com aquele bigode levemente curvado, mas quando considera os cuidados que precisa nos pelos faciais nessa época, acaba que ele ganha mais destaque.

Barba curtinha

A Barba para o verão 2018 pode ser a curta, e sedutora

Não, não é nem a barba por fazer, nem a short boxed beard de escritórios… Embora esta última seja interessante ainda que não esteja entre as tendências mais esperadas de barba para o verão 2018. Pense nela como uma versão mais simples e mais “compacta” da barba cheia – o que é uma excelente pedida de estilo para adicionar ao seu visual no verão, já pensando nos poucos ajustes que vai precisar no restante do ano, com as tendências vindo aí.

Uma barba curtinha basicamente é tudo aquilo que deseja para a barba cheia, mas sem o volume. E pode, inclusive, ser utilizada no escritório, o que faz dela o melhor de dois mundos – quer dizer, dentro e fora do ar condicionado.

Adotar uma barba curtinha é uma boa ideia para os barbudos que desejam manter um visual completo, porém fora daquele meio executivo que, de certa forma, é meio padronizado. Aqui, você pode explorar o comprimento das laterais, para criar algo mais único e bem feito.

Se preferir, o barbeiro pode ser uma boa alternativa pra deixar esse estilo bem aparado, e de acordo com suas preferências. Só não esqueça de manter a limpeza e o uso dos produtos para barba, para não dar mais trabalho a si mesmo, e para o profissional, tá certo?

Degradês para o Verão

A Barba para o verão 2018 pode ser facilmente a degradê

Já falamos que uma das tendências mais esperadas para o verão 2018, quando se trata dos cabelos, são as variações dos fades, em que sua versão mais básica é deixada de lado, enquanto todas as possibilidades de estilizações e personalizações são mais adotadas, incluindo a combinação com a barba.

Os chamados undercuts caem muito bem com as barbas para o verão, primeiro por serem práticas de manter das duas partes – cabelo e barba- segundo por ser possível personalizar ainda mais com os vários tipos de cabelos, e criar algo bem original. Dá um pouco mais de trabalho, é verdade, porém é compensado por uma verdadeira transformação do visual por parte dos barbudos.

A começar, justamente, pela barba degradê. Pense o seguinte: se o verão é uma estação quente, e o ideal é ter estilos que não sejam tão volumosos para trazer aqueles problemas comuns a barba no verão, que tal um estilo que contemple as duas frentes, por assim dizer, e de quebra combine diretamente com o cabelo? Um dos usos mais corriqueiros nessa parte é criar um fade na barba que “continue” para cima com o penteado.

E considerando que os penteados agora ganham suas próprias personalizações, batendo com os estilos de 2019, combinar o cabelo com a barba degradê fecha como um dos grandes estilos para o verão. Considere ir com eles a praia, só para ter uma ideia…

Lenhador no Verão, pode?

O lumberjack é uma boa ideia de Barba para o verão 2018

Na verdade, o estilo dos donos de machados e camisas xadrez funcionam muito bem no verão. Pelo seguinte: apesar de serem um dos pilares da barba cheia, seu estilo é bem desenhado para suportar longos períodos de calor, e fazem toda a diferença para os caras que desejam um bom visual para o verão 2018.

Além do mais, eles já são bem valorizados dentro e fora de época, por que não fazer parte do verão 2018? Para quem gosta de seguir as tendências, manter o estilo lenhador é uma boa para seguir durante o verão enquanto as temperaturas não baixam, e lhe permitam investir em um bandholz, ou algo do tipo.

Adotar um um estilo Full Beard com o visual de lenhador não é muito fácil. A aparação precisa ser constante, o estilo bem desenhado, isso sem contar a limpeza que deve ser ainda mais reforçada para manter tudo uniforme. E calma, jovem, a ideia não é te desencorajar, muito pelo contrário.

Com um visual de lenhador bem feito, você terá uma grande vantagem no seu visual pelo seguinte. Apesar de uma barba cheia ser mais complicada de tratar em altas temperaturas, por outro lado ela também é uma proteção natural para o rosto, garantindo um rosto jovem com o passar dos anos.

É um desafio que só traz vantagens, jovem. Por que não arriscar?

Barba Hipster: já que está aqui…

A Barba para o verão 2018 pode ser a hipster

Falamos da barba de lenhador, dos estilos degradês, e nas tendências esperadas ao longo do ano que vem o que não faltam são estilos mais livres de… Estilos. Então que tal investir de uma vez na barba hipster para o verão 2018? De certa forma, alguns dos estilos que já falamos aqui entram na categoria, mas a intenção é ir um pouquinho mais além.

Dessa vez, ao invés de limitarmos seus visuais com estas ou aquelas direções, deixe a barba do jeito que quiser. Isso é o que chamam de “Carefree Beard”, aquelas barbas e visuais que não seguem bem uma linha bem definida pelos barbeiros, mas os cuidados básicos estão lá, com a barba mais cheia e mais viva, pronta para ser bem utilizada.

Uma barba bem desenhada, por exemplo, não precisa ter pelos faciais no pescoço, mas ainda assim ter um comprimento maior no queixo; a falta de um desenho na região das maçãs do rosto é equilibrada com um volume e um desenho na linha do maxilar, e por aí vai.

Sim, você vai ouvir que está com um visual desleixado por causa disso. E sim, mesmo que você tenha cuidado com a limpeza da barba. Mas fazer o quê… Azar o deles, você sabe exatamente o que está fazendo, e vai fazer uma enorme diferença quando estiver de barba para o verão 2018.

Preparando sua barba para o verão

Para preparar a Barba para o verão 2018, é bom ter alguns pontos importantes

Bem, nenhum desses cuidados vai realmente dar aquela diferença se você não estiver com os cuidados em dia. Já falamos um pouco disso ao se preparar para a primavera, então vamos só reforçar alguns pontos importantes aqui para que fique tranquilo no verão.

Aplique mais, só não exagere

No verão, seu rosto eventualmente vai ficar mais úmido, o que eleva a quantidade de suor a ponto de ficar em alerta constante. Por isso há um aumento maior na limpeza regular durante o banho, e principalmente na aplicação de shampoo e balm para barba.

Só não exagere, jovem. Tudo em excesso faz mal, inclusive aqui. Além do desperdício de produtos, no final das contas os efeitos causados serão os mesmos na barba. E especificamente no caso do balm, as chances de deixar a barba mais “grudenta”, por assim dizer, são maiores. Evite excessos, jovem.

Não esqueça da água

E não apenas para lavar o rosto e a barba, jovem. Da mesma maneira que suamos pode deixar o rosto oleoso demais, o excesso de suor pode causar a perda de líquido, o que por longos períodos tende a deixar a pele seca. E pele ressecada significa mais dificuldade dos pelos faciais receberem os nutrientes que precisam.

Beber bastante água no calor é necessário não apenas para a manutenção da barba. É um cuidado essencial para se manter ativo constantemente, evitando outros riscos para o corpo. Pense que, sem água, o corpo começa a queimar proteínas de uma maneira perigosa, e isso pode acarretar problemas bem piores do que nos pelos faciais.

Não deixe de ir ao barbeiro, se precisar

O barbeiro faz sim diferença no dia a dia do barbudo. Claro, não necessariamente todo dia, mas ir uma vez na semana durante o verão pode lhe poupar o trabalho de algumas manutenções de estilo, e de quebra aproveitar um pouco o ar condicionado de um estabelecimento bem estruturado. Por que não? Sossego em dias de calor forte também valem a pena.

Além do mais, as barbearias podem lhe dar mais do que ajustes. As dicas para o visual, o clima descontraído, e contato com outros barbudos tornam a experiência ainda mais interessante e receptiva. Sabe aquela ideia de um clube de cavalheiros? Então, é bem por aí.

Então, dá para ver que entre as tendências de barba para o verão 2018, o que não falta são outras tantas variações e particularidades que permitem criatividade aos barbudos. Ficar atento a esses detalhes, ao mesmo tempo em que busca sua maneira de curtir o calor, vão deixá-lo realmente bem na fita. Não deixe de curtir bem o verão, e até a próxima!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *