Por que as “Barbas de Viking” são Legais?

Você já assistiu Vikings? A série, apresentada pelo History Channel, pode não ter a mesma popularidade de grandes produções da TV como The Walking Dead ou Game of Thrones, mas isso nada impede de ser uma das melhores produções da atualidade, e ter uma das maiores audiências do seu canal de origem. Mas o que isso tem a ver com barbas? Na verdade tem muito a ver. Ter uma barba de viking traz boas vantagens.

Além de saqueadores e guerreiros ferozes, os Vikings também tinham como característica de destaque as suas longas barbas. Este costume estético, que até hoje é mantido na região da Escandinava e em alguns países da Europa, traz um peso e uma imponência que apenas os homens de grandes barbas conseguem sentir. Isso sem falar como eles adornavam elas e deixam suas barbas legais, porem imponentes.

Além de tudo, eram estilosos: como bem sabemos, cada um criava um estilo próprio em sua barba, usando cera para modelar, fazendo tranças, colocando enfeites… alguns até mesmo tingiam a barba! E até mesmo os que não tinham barba cultivavam um imenso bigode.

Hoje você vai saber por que as barbas de vikings possuem todo esse peso, e como você pode ter uma barba desse jeito, se não em volume como os bárbaros do gelo, mas em impacto.

Um Símbolo de Poder

Poder da barba viking, Um Símbolo de poder dos grande guerreiros

De modo resumido, a barba está para os vikings como os cabelos estavam para os samurais. Entre os bárbaros, elas significavam tanto poder como honra, e de certa forma um símbolo de intimidação contra os seus inimigos. Não era por acaso que alguns de seus guerreiros chegavam a fazer tranças: para chegar a esse ponto, significa que ele sobreviveu o bastante para manter a barba crescendo.

O povo viking, ao contrário do que a maioria pensa, era muito vaidoso e higiênico. Os arqueólogos escandinavos dizem que os vikings podiam até não tomar banho diariamente (apesar de banharem-se muito mais que os outros povos da época), mas tinham um ritual de pentear e limpar seus cabelos e barbas todas as manhãs. Os pentes eram um dos utensílios mais utilizados pelos nórdicos, sempre encontrados nos sítios arqueológicos juntos aos restos mortais de algum guerreiro.

Haviam apenas duas situações em que os vikings mexiam em suas barbas. Nas cerimônias fúnebres de líderes tribais, alguns de seus membros aparavam as barbas em respeito aos chefes. Outra cerimônia era a de Solstício, cujos membros mais altos também raspavam suas barbas, em um sinal de referência aos seus deuses.

Pois é, engana-se quem achou que um viking teria uma barba gigante, desgrenhada, suja e cheia de restos de comida. Este fato pode ser meio decepcionante para alguns, mas a lição que podemos tirar é que os vikings sabiam dar valor a sua barba, e a honravam. Sabiam que sua barba protegia seu rosto do gélido frio nórdico, que hipnotizava as mulheres, que causava terror em seus inimigos.

Já a perda completa da barba era nos casos de desonra. Quando perdiam uma batalha, eles eram forçados a se barbearem, caindo em desgraça. Na série Vikings, ainda não vimos tal ponto, até pelo fato de Ragnar, o protagonista da história, não ter perdido uma batalha até o momento…

Você não cairá em desonra se tirar a sua barba, mas sem dúvidas você estará perdendo grandes vantagens em utilizar uma barba de respeito. Se você não tiver muita paciência em esperar longos anos de batalhas brutais para mostrar sua força através das barbas, vamos mostrar a você como ter a mesma barba de viking dos antigos guerreiros, e começar você mesmo a montar sua lenda.

As Sagas Nórdicas nos contam que as barbas eram sinal de sabedoria e poder, e que as mulheres disputavam pelo melhor homem – com a melhor barba indicando virilidade (testosterona?).

Exemplificando com os vikings conseguiram ser tão foda com suas barbas, nem mesmo os espartanos, que também eram famosos por suas barbas, numa época em que os gregos eram todos depilados e cheios de frescuras, conseguiram tanto destaque como os vikings.

Mas caso ainda tenha dúvidas sobre usá-la ou não, vamos apresentar…

5 Motivos para ter uma barba Viking

Motivos para ter uma barba Viking, e ser o cara!

É claro que vão ter uns e outros que podem achar que barbas vikings são “coisas de ogro”, não são higiênicas, e coisas do tipo. Mas você tem

1 – Protege de Doenças

Uma das melhores vantagens que os donos de volumosas barbas poderiam oferecer a si mesmos e para aqueles à sua volta. Você sabia que uma barba imponente como a dos vikings possui agentes antibióticos? E que eles são bem mais efetivos que os rapazes de “cara limpa”? Se ainda tem dúvidas sobre elas podem ajudá-lo, dê uma olhada neste post – A Barba que Cura! Descubra o antibiótico que se Desenvolve na Barba.

2 – Se for Um Cervejeiro, será ainda mais respeitado

Esta é uma tradição mais conhecida entre os povos que viveram na Alemanha, mas esse é um detalhe histórico. Ter uma barba viking pode tornar sua apreciação por cerveja muito mais respeitada, além de dar mais confiança caso você também queira ser um mestre cervejeiro. Aliás, esse aspecto é tão bem respeitado que uma marca de cerveja fez rótulos especiais para cada tipo de barba.

3 – É intimidadora

Você pode ser um “barbudo simpático”, não há problema algum nisso. Mas sem dúvidas, um porte físico chamativo e a barba viking causam presença o suficiente para tratarem você com a devida educação. Ou você acha que os vikings antigos gostavam de serem simpáticos com seus inimigos?

4 – Você pode associar a outros grupos de guerreiros

Os vikings não foram os únicos a cultivarem grandes barbas como um símbolo de honra e força. Espartanos, gauleses, os povos anglo-saxônicos…. Estes são apenas alguns exemplos que você pode utilizar como referências para o seu visual, e tornar a presença da barba ainda melhor.

5 – Vikings é uma Série boa pra car@l30….

Hoje em dia não é problema algum se inspirar em personagens para trabalhar o seu visual. Junto a outras séries medievais, Vikings tem inspirado o uso tanto da Full Beard, como os visuais Ducktail, a barba utilizada pelo protagonista da série, Ragnar. Se você gostou da série e quer uma barba igual, por que não tentar? Caso te perguntem, apenas dê a resposta do subtítulo.

Os Vikings se barbeavam

Sim, isso acontecia, bem mas acontecia somente em dois momentos da vida de um guerreiro viking. E o que vocês acham que eles usavam para barbear o rosto? Sim meu amigo usavam sua lâminas, mas era as lâminas de suas facas e machados.

Barbear  o rosto acontecia frequentemente quando uma cerimonia para os deuses assim solicitava ou em respeita a morte do líder do seu clã.

A outra ocasião para um viking tirar sua barba é quando este fosse derrotado em batalha. Então o vencedor deixava, além das feridas, sua cara sem barba. Então quanto mais barbudo um viking, melhor guerreiro ele é!

Como ter a Barba dos Vikings?

Como dissemos no subtópico acima, os tipos de barba que melhor representam os bárbaros da série Vikings são o Full Beard e o Ducktail. Para consegui-las, é preciso um pouco de paciência para deixá-las crescer, e alguns cuidados básicos. Veja como você pode fazê-las.

Full Beard

Barba viking full beard ou barba cheia foi bem comum entre os guerreiros da época.

Barba mais uniforme e cheia. Não precisa de tantas manutenções – apenas uma leve aparada no maxilar e no queixo é o suficiente para ter um visual bem chamativo. Se você quiser deixar algo mais próximo dos espartanos ao invés dos vikings, apare nas bochechas também. E mantenha o uso de um bom óleo, assim a barba também terá mais destaque.

Ducktail

Viking ducktail ou cavanhaque, foi o estilo de barba escolhido para Ragnar, e ficou animal!

Enquanto a Full Beard é mais uniforme em tamanho e volume, as ducktails são barbas mais expressivas no cavanhaque, chegando a ficar pontudas dependendo de como você a trata. Depois de deixá-la grande o bastante, apare a região do maxilar, e use uma cera de bigode adequada para realçar tanto a área como o cavanhaque.

A barba de um viking não representava apenas poder e intimidação, mas também honra. Então não se atenha apenas aos visuais da sua barba, como também ter uma postura que valorize a figura guerreira dos vikings. Menos a parte sanguinolenta… Essa pode ficar de lado mesmo. Se gostou das dicas e das vantagens de se ter uma barba viking, deixe nos comentários, e compartilhe a experiência.

placa decorativa Vikings

Gostou da série? Se quiser ter uma placa decorativa bem bacana, corre lá no site da Beard para adquirir a sua!

Você pode se cadastrar em nossa newsletter para receber os conteúdos com exclusividade.

Newsletter


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *