in ,

Os 8 temperos essenciais que todo barbudo deve ter na cozinha

Todo bom cozinheiro barbudo sabe o quanto os temperos são importantes. Vejamos alguns deles.

O que é uma cozinha sem temperos? Ou melhor, o que é uma vida sem temperos? Com um pouco de sal ou açúcar, eles dão alma aos pratos, e deixam aquelas memórias sensoriais que emocionam quando voltamos a elas. Acha poético, jovem? Então tente se lembrar de um prato bem temperado que já comeu até hoje, mesmo que não saiba qual é o tempero  Se o sorriso vier a cara, você sabe o quanto tenho razão, certo?

Existem muitos temperos por aí, mais até do que os barbudos podem contar. Mas para começar a fazer da sua vida mais saborosa, e mais temperada, existem alguns deles que não podem faltar na sua cozinha. Para ficar fácil de procurar, vamos listá-los para você.

Mas não fique para sempre neles, jovem! Os pratos mais tops por aí exploram temperos que muitas vezes ninguém sabe até sentí-lo na boca. Vamos aos mais básicos para você dar aquele charme na sua cozinha.

Temperos Essenciais para todo barbudo cozinheiro

Alecrim

O Alecrim é um dos Temperos mais clássicos e saborosos

É o grande aliado dos cozinheiros na hora de temperar e aromatizar a comida. O Alecrim pode ser usado tanto seco como durante o cozimento, vai depender dos seus pratos. O sabor é bem forte, então não é preciso muito no preparo, principalmente se você já estiver com outros temperos à sua disposição.

O alecrim é uma boa pedida para o tempero de carnes vermelhas, especialmente o cordeiro. Também cai bem com legumes e verduras em saladas, sobretudo quando combinadas a azeites e vinagres. Fora que um alecrim em cima do prato dá aquele charme que só quem conhece o tempero vai entender de cara.

Orégano

Orégano é um clássico Tempero de Pizza

Tem um sabor mais amargo, mas quem se importa? O orégano é um dos temperos mais bem apreciados hoje em dia, tanto pela facilidade de uso, como pelas extensas combinações que ele oferece aos cozinheiros. Também pode ser utilizada fresca ou no cozimento, embora a maior parte dos pratos se beneficie do orégano em meio ao cozimento.

O orégano cai muito bem com azeites, e receitas com massas, sobretudo as que vão queijo (sim, é das pizzas mesmo que estamos falando. Também são ótimas para acompanhar molhos, e não apenas o de tomate. Quanto a verduras e legumes, o orégano é ótimo para temperar berinjela e abobrinha, tirando um pouco a ideia de que esses alimentos não tem gosto.

Pimenta do Reino

As variações de Pimenta do Reino são verdadeiros coringas entre os Temperos

É uma das pimentas mais utilizadas, e um verdadeiro coringa para quem está aprendendo a cozinhar. Além de uma picância moderada, todas as variações da pimenta (branca, preta, verde e vermelha) ajudam o organismo a absorver os nutrientes que estão nos alimentos temperados por ela. Na prática, você fica mais saudável, com uma digestão mais tranquila, e de quebra tem um tempero gostoso na comida.

A Pimenta do Reino serve para quase todos os pratos salgados, de carnes brancas e vermelhas, até molhos, massas, cremes, e tantos outros. Mas dê preferência a pimenta moída na hora, para apreciar ainda mais o sabor.

PápricaA Páprica é um dos Temperos mais exóticos e interessantes

Com variações doces e picantes, a páprica é a solução para os cozinheiros que não veem muita graça no Coloral – embora este seja tão saboroso quanto os demais. A páprica é feita a partir do pimentão vermelho defumado, e seu tipo vem dos tipos de pimentão vermelho. É mais famosa na Hungria e na Espanha, mas também possui seus apreciadores por aqui, principalmente aqueles que gostam de uma comida bem picante.

A páprica cai muito bem com molhos e carnes. Alimentos ricos em carboidratos, como arroz, batatas e ervilhas, também se beneficiam muito bem com as propriedades da páprica. Uma dica aqui entre nós: experimente um caldo verde temperado com páprica. Vai nos agradecer depois.

Alho

O alho é um verdadeiro superalimento do, servindo como alimentos e temperos

Ele não é considerado um superalimento a toa. O alho é cheio de propriedades benéficas para o organismo, incluindo para os barbudos. Eu sei que eles possuem um sabor amargo, deixam aquele gosto peculiar na boca, e podem ser até um pouco difíceis de manusear de cara. Mas assim como a cebola, se usar adequadamente, o alho se torna o melhor aliado dos barbudos em qualquer tempero.

Alhos caem bem em qualquer alimento salgado. Seu uso deve ser de acordo com as receitas: alguns cortes bovinos e de frango são melhor beneficiado com o alho amassado, enquanto outras receitas assadas ganham os benefícios do dente do alho marinado junto a outros temperos.

Canela

A Canela é um dos Temperos mais versáteis

Nem todos os temperos precisam ser direcionados a pratos salgados. A canela é um exemplo claro disso, junto a outras opções interessantes como Alcaçuz e Lavanda, como uma opção de tempero interessante para os pratos doces. Utilizada em pó, pau ou lascas, elas são excelentes para quebrar o excesso de doce em alguns pratos, o que os torna mais elegantes.

A canela é muito utilizada em chás e algumas bebidas como chocolates e café. Mas seu uso também é excelente em bolos, alguns tipos de pães, compotas, cremes… Arrisque no queijo também, se quiser ser um barbudo ousado na cozinha.

Açafrão

O Açafrão é um dos Temperos mais antigos e mais apreciados

Também conhecido como cúrcuma, é um dos temperos mais antigos de que se tem notícia, e curiosamente tem muitas pessoas que não se lembram dele direito. O açafrão pode ser usado tanto em pratos doces como salgados, e além de adicionarem uma cor foda aos pratos, suas propriedades garantem uma maior proteção ao organismo contra doenças.

Use o açafrão como base para arroz, massas, caldos, e tempero de aves. Aliás, ele é um excelente tempero para se utilizar com frangos cozidos. O tempero dá uma bela valorizada no sabor do frango. Tortas e pudim também ganham um bom incremento do açafrão.

A lista de temperos vai muito além do que imagina, jovem. Dá só uma olhada no que ainda pode explorar na sua cozinha:

  • Cebolinha
  • Cardamomo
  • Lemon Pepper

Lemon Pepper é um dos muitos temperos ainda não explorados

  • Coentro
  • Noz Moscada
  • Louro
  • Manjericão

E a lista vai longe, mas com os temperos essenciais que mostramos acima, fica fácil para o barbudo começar a se especializar na cozinha e causar aquelas memórias boas de um bom jantar, um bom almoço, uma boa sobremesa… Seja inventivo com os temperos, jovem! Até a próxima!

Os 8 temperos essenciais que todo barbudo deve ter na cozinha
Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Written by Rodrigo

Avatar for Rodrigo

Barbudo com interesses diversos, expert em produtos para barba e cuidados, porem focado em ajudar outros barbudos em como cuidar melhor de suas barbas e ter seu estilo próprio.
Tem alguma dúvida? Pergunte-me e irei lhe ajudar no que for preciso para deixar sua barba top!

Como preparar o corpo e a barba para o horário de verão 2017

Usebarba: A Evolução das barbas de sucesso! [Especial-Marcas]