10 Guerreiros de barba que marcaram a história mundial

4.2/5 - (3828 votes)

Existem muitos guerreiros de barba por aí. Na verdade, é comum que o clássico guerreiro da fantasia medieval, ou mesmo das histórias mais clássicas da história, portem barbas pomposas e rústicas. E o uso não é a toa: ter barba é um fator de alta masculinidade em boa parte das civilizações antigas, como já falamos por aqui. Mas ainda não demos bons exemplos… até agora.

Hora de apresentar alguns dos maiores guerreiros de barba que você já viu. Sendo figuras heroicas, brutais ou apenas barbudas de respeito, vamos apresentar algumas das características mais interessantes de façanhas e como você pode ter uma barba tão foda quanto.

Vamos aos guerreiros.

Os Guerreiros de Barba para você se inspirar

1- Leônidas de Esparta

Lêonidas é um dos Guerreiros de Barba da história

É bem provável que você se lembre mais do personagem vivido por Gerard Buttler no filme “300” do que a figura histórica real. Mas Leônidas I foi um grande líder da cidade-estado de Esparta. Como um dos dois reis de Esparta, ele foi um líder feroz, desafiando até mesmo as figuras de liderança do local para lutar por seu povo nas Termópilas.

Leônidas é o barbudo guerreiro clássico. Estilo rústico, cheio, e deixando claro que seus inimigos sofrerão feio em suas mãos. Para os barbudos modernos, de rosto quadrado, deixar bem aparado nas linhas da bochecha, e explorar bem a linha do maxilar. Vai precisar de um bom aparador de barba e tesoura.

2 – Miyamoto Musashi

Musashi foi um dos Guerreiros de Barba mais mortais de seu tempo

Se você gosta de samurais, certamente você conhece o Musashi. Se você não conhece muito dessa cultura, é bem provável que você conheça o lendário samurai. Musashi firmou sua lenda como um samurai sem mestre, e passou anos peregrinando pelo Japão duelando com os adversários mais fortes de seu tempo.

Como boa parte dos japoneses, Musashi tinha uma barba um pouco mais fina, mas em seu caso completa. Bem, ao menos é o que os registros históricos definiram. Explore bem o cavanhaque, dando a ele mais destaque do que o restante da barba, e não esqueça do coque samurai para ficar mais estiloso.

3 – Basil II, o Matador Búlgaro

Basil II foi um dos Guerreiros de Barba mais cruéis

Basil II foi um dos imperadores mais cruéis a terem passado pela história,embora ele não seja muito conhecido por essas bandas. Só para você ter uma ideia da força do cara, Basil foi imperador do Império Bizantino entre os século IX e X, conquistando um vasto território que se estendeu pelo sul da Itália até o Cáucaso, chegando até as fronteiras da Palestina. Tudo isso conquistado a muito sangue…

Você não precisa seguir o exemplo sanguinolento de Basil. Mas como retrata suas pinturas, é possível seguir sua barba cheia, até bem próxima dos lenhadores pelo formato. Explore um bom balm para manter essas pontas mais rústicas.

4 – Hannibal Barca

Entre os Guerreiros de Barba, Hannibal Barca fez um verdadeiro estrago nos romanos

Não, jovem, não é o cara da série de tv e filmes como O Silêncio dos Inocentes. E nem o cara da ficção foi inspirado na figura histórica. Hannibal Barca não é muito lembrado porque Cartago, seu local de origem, foi literalmente apagado da história pelos romanos.

Mas felizmente, os registros de suas façanhas militares e estratégicas são utilizadas até hoje, e ele foi o único a dar um belo sarrafo nos romanos. Para quem deseja se inspirar no grande general, o segredo é ter uma barba cerrada, bem aparada e cuidado com um óleo para barba. E se você achou o nome engraçado, é porque não conheceu seu irmão, Asdrúbal. E não é brincadeira, viu…

5 – William Wallace

William Wallace fez história como um dos Guerreiros de Barba

“Freedooooooooom!” Quem assistiu Coração Valente sabe o quanto essa fala de Mel Gibson foi eternizada. Mas o verdadeiro William Wallace, o guerreiro que defendeu a Escócia contra a Inglaterra, foi um tanto diferente em vários pontos, inclusive com a presença da barba. Mas não vamos dar muitos detalhes aqui para não desconstruir o clássico guerreiro. Não dessa vez…

Wallace era um dos guerreiros de barba que fariam os antigos gauleses e celtas terem orgulho. Era uma barba cheia e longa, sendo quase possível fazer um nó. Você pode se inspirar bem nesse estilo, inclusive com um bead para barba para complementar o visual do norte da Europa.

6 – Eric Bloodaxe

Eric é um dos Guerreiro de Barba lendários da Noruega

É claro que não poderia faltar um Viking em nossa lista! Mas dessa vez não vamos falar de Ragnar Lothbrok, e sim de Eric Bloodaxe, o príncipe Norueguês que dominou a região das Notumbrias duas vezes. Em sua terra natal, Eric é considerado uma lenda Viking, tanto pela sua bravura em batalha, como pela habilidade estratégica e guerreira.

Eric é uma inspiração não apenas para os barbudos nórdicos, mas para aqueles que curtem a fantasia medieval. Vemos no guerreiro viking a verdadeira Barba dos Anões. Só daí já é possível tirar muitas ideias, jovem. Só não deixe de pentear bem para não embaraçar os pelos faciais.

7 – Átila, o huno

Átila o Huno foi um dos Guerreiros de Barba tão cruéis quanto os líderes romanos

Continuando entre os caras maus, mas com uma barba estilosa, temos Átila, o huno. Ele foi um dos vários líderes entre os chamados “bárbaros” pelos romanos, e comandou a região onde hoje é a Hungria com um horror prazeroso aos olhos. É sério, diziam que ele realmente matava seus inimigos com um prazer macabro.

Ainda que ele houvesse toda essa postura malévola, as retratações de Átila sempre são de um guerreiro de cabelos e barba enormes. Para os barbudos que desejam tomar o visual como referência, pega leve nos cuidados – uma aparação constante e o uso de um bom shampoo para barba são suficientes para segurar o visual.

8 – Vlad, o empalador

Os Guerreiros de Barba fazem toda diferença na história. Vlad fez de forma assustadora

Provavelmente você conhece a figura que foi inspirada por ele, o Conde Drácula. Vlad foi o regente da região onde hoje é a Romênia, e esse apelido bizarro dele veio justamente de seus métodos nada saudáveis de punir seus inimigos, empalando-os com estacas gigantes…

O visual do Conde Drácula também é inspirado em Vlad, incluindo aquele Van Dyke que usaram na última versão do filme. E se você já tem a barba grisalha, é melhor ainda, combinando com o cabelo na altura dos ombros.

9 – Ricardo Coração de Leão

Ricardo Coração de Leão foi um dos Guerreiros de Barba mais honrados e conhecidos da história

O Rei Ricardo, da antiga Inglaterra, só foi receber esse apelido Coração de Leão muitos anos depois de sua morte. Ele teve uma participação crucial na Terceira Cruzada, atuando diretamente na liderança das tropas para a tomada de Jerusalém pelos Sarracenos.

Como um clássico rei, Ricardo tinha uma barba muito bem cuidada e inspiradora. Para os guerreiros de barba que desejam se inspirar nesses líderes quase românticos, basta deixar a barba crescer muito bem, combinando o uso regular do shampoo com o balm para barba.

10 – Sun Tzu

Sun Tzu foi o maior entre os Guerreiros de Barba, sendo um grande estrategista também

E claro que não poderia faltar o grande clássico dos guerreiros com barba. Sun Tzu não foi só um guerreiro: trata-se do estrategista militar mais conhecido de todos os tempos. Seu livro, A Arte da Guerra, é a base para a guerra de todos os sentidos hoje em dia, e Sun Tzu não foi considerado uma lenda a toa na Antiga China.

Diferente do clássico Fu Manchu chinês, as artes que retratam Sun Tzu mostram um bigode até bem simples e básico, que exige aparação constante, mas com ótimos resultados. Para os barbudos que desejam algo mais diferenciado, tá aí um bigode da China.

Gostou dos guerreiros de barba? Para ser um barbudo convicto, essas figuras, mesmo as mais aterradoras, tem o seu peso. Escolha bem em quem se inspirar, e até a próxima, jovem!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *