O básico e prático para cultivar uma barba de respeito!

Não há emblema maior de masculinidade do que poder cultivar uma barba cheia e grossa. Existe algo de poder na barba – ela faz você sentir como se você pudesse lutar com um urso, pegar um peixe com as mãos ou fazer outras atividades “de macho”. Mas cultivar uma barba é mais que apenas deixar a lâmina de lado – é necessário tempo, dedicação e uma habilidade sobre-humana de resistir a vontade de coçar (sim é algo inacreditável). 

Aqui vão algumas dicas úteis para ter uma barba tão bonita e lustrosa quanto a de Gandalf, o Cinzento.

 

Cultivar uma barba que nem o Gandalf é seu alvo?

Escolha um barbudo para ser sua inspiração.

São poucos os que acordam pela manhã de cara limpa e dizem a si mesmos: “Hoje eu vou deixar a barba crescer até o joelho”. Muitos são os que acabam desistindo logo nos primeiros dias, mas cultivar uma barba é um compromisso. Não existe aquele botão mágico que vai acelerar o crescimento dos pelos e deixar a sua barba volumosa e cheia como a de um viking.

E exatamente para que os dias ruins não te levem a pegar uma lâmina de barbear e atrapalhar todo o seu alvo, que é necessário você ter um exemplo de barba para se espelhar. Nessas horas é legal escolher um homem com uma barba beeeeeeeem foda, grande e cheia. Tem que inspirar ao ponto de você querer superar! Imprima a foto desse barbudo que você quer usar como inspiração e cole ela na geladeira da cozinha, cole no espelho do seu banheiro, cole no teto do seu quarto para que você olhe antes de dormir. Ok, talvez nem tanto, uma no banheiro já é o suficiente para ninguém achar que você está maluco. 😉

Temos aqui em nosso BLOG vários exemplos de barbudos para você se inspirar, até mesmo no mundo dos quadrinhos!

cultivar uma barba se inspirando

Ignore o mito de que fazer a barba irá deixá-la mais grossa.

Você provavelmente já ouviu o conselho de que fazer a barba faz com que ela cresça muito mais grossa, mas essa teoria não é verdadeira. É um mito criado por aqueles que queriam vender mais aparelhos de barbear e lucrar a longo prazo com os futuros barbudos.

cultivar uma barba grossa não está ligada a fazer a barba constantemente

A verdade é que quando se retira a barba, os pelos tem um crescimento inicial maior, mas logo voltarão a um crescimento ainda mais lento que antes, anulando os benefícios de usar a lâmina para crescer a barba. Então não caia nesse mito! Deixe a barba crescer! Não cometa a heresia de raspa-la novamente!

Pode-se ter a impressão de que a barba está mais grossa nas primeiras semanas após fazer a barba, mas isso é meramente uma ilusão de ótica. Os pelos quando voltam a crescer são naturalmente mais escuros e espessos na raiz do que nas pontas. Quando a barba crescer mesmo, você verá que não houve diferença alguma.

Se você é adepto da cara lisa e quer ser um barbudo agora preste atenção na sua pele. Pelos encravados e foliculite e acnes são aceitáveis e comuns nesta etapa inicial. Afinal estamos libertando os pelos de sua prisão! Brincadeiras a parte, com o barbear as micro lesões causadas pelas lâminas, a pele tende a se regenerar por cima do folículo. E agora que não terá a lamina para retirar essa pele, pode ser que em alguns casos você tenha uma foliculite.

Mas nada que um bom esfoliante para o rosto não possa te ajudar. Se este for seu caso, no processo inicial de crescimento tente usar o esfoliante todos os dias antes de dormir. E depois que a coceira e a foliculite passar, mantenha a rotina porem uma a duas vezes por semana.

 

Deixe crescer por 4 a 6 semanas.

leva de 4 a 6 semanas para cultivar uma barba.

O normal é levar um tempo de 4 a 6 semanas para que você tenha uma barba de fato. Já adiantamos para você que não será nada fácil no começo, podemos dizer que será de fato difícil! Ela pode começar a mostrar sinais de falhas e que está desigual. É nesse momento que a sua paciência será testada.

Todos à sua volta farão aqueles comentários chatos e piadinhas para desmerecer seu esforço, aquele tio chato que vai implicar com você de qualquer maneira, mas eles não entendem o seu alvo de ter uma barba foda!

Se quiser evitar esse tipo de interação com esses seres humanos você pode dar início ao seu projeto de barba no recesso do seu trabalho, ou no início de suas férias. Vai ganhar uma vantagem boa e poder aproveitar mais a sua barba sem essas críticas não construtivas. E quando voltar se atente em um modelo de barba que fique bem em você e que a galera do escritório vai invejar mais.

Aprenda a lidar com a coceira ao cultivar uma barba.

Aprenda a lidar com a coceira ao cultivar uma barba

O momento mais complicado no processo de crescimento de sua barba é quando ela começa a dar aqueles sinais de irritação e você começa a ter aquela vontade de ficar coçando ela a todo instante.  Uma pele irritada pode ser um grande problema quando  você decide cultivar uma barba, mas não se deixe levar – resista!

Lave a sua barba e seu rosto diariamente com produtos corretos para a limpeza do rosto e da barba. Não cometa o erro de sair pegando o primeiro sabonete que achar na sua frente para poder tentar se livrar da coceira, isso só irá piorar a sua situação. Com os produtos certos para a sua barba você evitará que ela fique seca e escamosa, além de reduzir a vermelhidão.

Mas a coceira não é eterna, ela é bastante rápida, assim que a barba cresce um pouco mais você sentirá que esse incomodo não é mais tão relevante! Então persevere!

Uma boa dica é utilizar um bom balm para barba. O balm irá hidratar os fios e também a sua pele do rosto e diminuirá consideravelmente a sensação de coceira.

 

Lave sua barba com shampoo para barba.

lave com shampoo para barbas na hora de cultivar uma barba

Lavar a barba é um ato muito importante, ainda mais quando feita com produtos certo! Não queira usar o mesmo shampoo para a cabeça na sua barba. Lavar a barba algumas vezes por semana com shampoo anti-caspa pode ajudar a aliviar a coceira e limpar escamas de pele, que podem deixar sua barba feia. Se você quiser, você também pode usar um pouco de balm para barbas para deixar sua barba macia e saudável.

 

O crescimento e espessura da barba depende bastante da genética.

cultivar uma barba foda depende da genética
Infelizmente, não existe uma poção mágica que garanta que você tenha uma barba bonita e fechada. Se existisse tal milagre na hora de cultivar uma barba, todos teriam barbas lindas e cheias do dia para a noite, mas sabemos que isso não existe não é mesmo?
Tudo dependerá dos seus genes (obrigado, pai!) e dos níveis naturais de testosterona que seu corpo produz. Dessa forma, você terá que ver o que pode fazer com a barba que você tem, deixando-a o mais saudável possível e estimulando seu crescimento. Então exercite-se regularmente, tenha hábitos saudáveis na sua alimentação, durma bem e seja feliz com sua barba!

No fim disso tudo, você verá que não é tão difícil deixar a barba crescer. Muitos conseguem, porque com você seria diferente? Com perseverança você terá uma barba legal e se orgulhará ainda mais de ter tido tanto comprometimento! Beleza jovem?

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este lhe ensinando a como cultivar uma barba foda? Então cadastre-se em nossa newsletter.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *