Por que homens tem barba? Você sabe o motivo?

Os homens tem barba por várias razões. De cuidados com a saúde a um símbolo de status e imponência, os pelos faciais podem se enquadrar em diversas categorias de estudo para justificar sua existência. E a não existência também, já que sabemos também dos motivos deles terem sido abandonados pela maioria dos homens em alguns períodos históricos.

Nós já falamos diversas vezes, ao longo dos tempos, sobre as vantagens de se ter uma barba, bem como alguns detalhes dos pelos faciais ao longo das épocas. Mas você sabe, de fato, os motivos que as fazem ser tão relevantes?

Vamos mostrar de tudo um pouco aqui. Seja pela biologia, pela história, ou até pela mitologia, vai ser bem legal saber a razão dos homens conservarem a barba até hoje.

Por que os homens tem barba, segundo a biologia

Por que homens tem barba, segundo a biologia?

A explicação é até bem simples. Diferente das mulheres, uma das características que definem o corpo masculino, e na verdade os machos da maior parte das espécies mamíferas, é a presença maior de testosterona.

O hormônio é responsável por diversas funções tanto masculinas como femininas, emboras nestas a presença dele seja bem baixa – e suficiente dada as funções do corpo feminino também. Mas já vamos chegar nessa parte. Como dissemos antes, a explicação é bem simples, porém a profundidade dela é o que dá aos barbudos mais clareza quanto a presença de barba no rosto.

A funcionalidade dos Hormônios

O Por que homens tem barba tem um nome: hormônios masculinos

Em primeiro lugar, é importante salientar a função dos hormônios. Muitos devem saber do que eles se tratam, mas a realidade é que muita gente sabe a funcionalidade deles, até para ingerir alguns não produzidos naturalmente, porém não sabem o que de fato define um hormônio.

Hormônios são substâncias produzidas em áreas específicas do nosso corpo, e orientadas pelo cérebro para que sejam produzidas na quantidade certa. Cada hormônio é responsável por funções biológicas que potencializam os órgãos ou processos no organismo.

É por isso que a Serotonina, por exemplo, é chamada de “hormônio do amor”: quando estamos apaixonados, ou felizes e satisfeitos de alguma forma, ela é liberada como uma forma de proporcionar esse prazer.

Hormônios são sempre produzidos em uma quantidade ideal para o corpo, salvo em casos de distúrbios ocorridos ou por doenças, ou por alguns maus hábitos. Por isso não é bom tomar hormônios de farmácia sem prescrição médica.

A testosterona no homem e na barba

A testosterona é um dos grandes motivos Por que homens tem barba

A testosterona é o hormônio que favorece a maior parte das características masculinas. Ele ajuda a desenvolver a musculatura, as cordas vocais que deixam a voz mais grave, e principalmente o crescimento de pelos.

E isso não é apenas na barba: cabelos, pelos no corpo inteiro (o que inclui costas, peito, braços e pernas) são bem comuns, e a intensidade varia conforme um outro fatores que veremos a seguir.

A testosterona é produzida em duas grandes áreas: nas glândulas suprarrenais, localizadas nos rins; e nas glândulas de Leydig, no centro dos testículos.

A próstata também possui um papel importante, mas não na produção de testosterona, mas na distribuição dela pelo organismo masculino. É por isso que distúrbios nessa região costumam levar a queda de cabelo e de barba em casos mais graves.

Isso significa que, quanto mais testosterona, mais os homens tem barba? Bem, mais ou menos, já que existe um segundo fator nessa matemática.

As barbas e a genética

Cuidados simples ajudam a entender Por que homens tem barba

Isso é algo bem comum, jovem. Muitos caras podem ter uma produção bem saudável de testosterona, e mesmo assim podem não desenvolver uma barba cheia e bem definida, e ainda ter pelos mais desenvolvidos em outras áreas do corpo. Isso é tudo culpa da genética.

Aí está um fator que não podemos mudar. Quando se fala em genética, é pura e simplesmente a combinação de cromossomos de seus pais, avós e gerações ainda mais antigas, que se combinam em probabilidades difíceis para um matemático calcular.

Mas em suma, sabendo que as combinações dos cromossomos são em pares, um homem terá uma chance em quatro de desenvolver uma barba cheia. Tudo vai depender das combinações passadas dos seus parentes em gerações passadas.

E mesmo que você seja um dos desafortunados que não tenham essa barba cheia tão idealizadas, existem saídas tanto estilosas para fazer bom uso da barba, como de procedimentos de sáude. Mas veremos mais adiante.

E por que as mulheres não tem barba?

A falta de testosterona é o motivo das mulheres não terem barba, e o Por que homens tem barba

Por dois motivos bem simples, jovem: primeiro, por que as mulheres possuem uma quantidade mínima de testosterona, suficiente para o crescimento de pelos e cabelos. O máximo que algumas mulheres podem desenvolver é o chamado “buço”, que se assemelha a um bigode, e se trata de um distúrbio hormonal.

O segundo motivo é a presença de outros hormônios que diminuem a ação da testosterona e beneficiam o próprio corpo feminino. A progesterona é o responsável pelas funções de fecundação, e de proteção do útero quando a mulher está grávida.

Já o estrogênio é o hormônio responsável por ajudar na regulação do ciclo menstrual junto a progesterona, e desenvolver o aparelho reprodutor feminino, bem como as demais funções de crescimento e dos órgãos. Eles, combinados, reduzem a testosterona apenas ao necessário.

Logo, você nunca verá uma mulher com barba. A menos que seja nas histórias do britânico Terry Pratchet: em seus livros da série Discworld, as mulheres anãs possuem barba, sendo muito difícil diferenciá-las dos anões homens…

As Resoluções “além” da natureza

A evolução é um dos fatores do Por que homens tem barba

O fato de homens não terem barba como gostariam está se resolvendo de duas formas. A primeira é através de produtos que ajudam a estimular os folículos capilares, que combinados a outras práticas importantes, dão uma “mensagem” ao cérebro de que a barba pode se desenvolver. Nestes casos, o crescimento é um pouco mais demorado, porém com ótimos resultados.

A outra resolução é através de procedimentos cirúrgicos e clínicos. Estes, um pouco mais caros, só são feitos através de tratamentos por medicamentos, hormônios bem trabalhados, e cirurgias. Mas estes são casos para barbudos que estão com falhas na barba, ou que precisam por motivos mais específicos.

O importante é saber que a medicina e a estética estão ajudando, de formas saudáveis,a  superar alguns detalhes da genética, sem alterar a natureza de fato. Os barbudos só tem a agradecer.

Por que os Homens tem barba, segundo a História

Por que os homens tem barba, segundo a história

Todos esses aspectos biológicos tem suas particularidades consumadas e já bem pesquisadas há séculos. Mas existe um outro motivo dos homens terem barba, e estes são bem mais palpáveis por serem parte constante da vida de muitas pessoas.

Afinal de contas, nós contamos e ouvimos histórias todos os dias, e daqui uns anos nossa época será estudada do mesmo jeito que nós estudamos o passado. E se você focar unicamente nos pelos faciais, vai ver que eles são uma parte intrínseca da história, presente em vários momentos como um aspecto determinante na sociedade.

O simbolismo dos pelos faciais para explicar porque homens tem barba

A história explica bem Por que homens tem barba

A barba, mais do que uma forma de proteção e características biológicas naturais do corpo, é também um símbolo. O significado varia muito conforme a sociedade e a época na qual está inserida, mas elas sempre dão algum tipo de sentido para seus usuários. Vejamos alguns dos símbolos mais comuns relacionados a barba.

Sabedoria

Esse é um dos mais clássicos, e mais presentes até hoje. No passado, mais especificamente na Grécia Antiga, as barbas eram relacionadas aos sábios, filósofos e estudiosos de uma forma geral, como uma forma de mostrar o poder do seu conhecimento.

Nobreza

Relacionado principalmente a reis, cavaleiros e outros figuras nobres de grande valia, as barbas bem cuidadas eram um sinal de valentia e bravura, característica comuns aos nobres… Ao menos em suas versões mais românticas. Mas isso é outro assunto.

Virilidade

Um homem barbudo, em diversas épocas, era relacionado a características sexuais fortes. Os pelos faciais, combinado a outros fatores, oferecem aquela segurança que seduz muitas mulheres. Isso inclusive já foi tema de pesquisas.

Selvageria

Se por um lado as barbas já foram consideradas um sinônimo de força e civilidade, por vários outros períodos elas foram um símbolo de fúria, violência e medo. Povos como os Vikings, algumas tribos de saxões na época do Império Romano, e mesmo alguns exemplos de piratas em épocas mais recentes, foram um sinal de que barbas eram algo ruim.

Estilo

E por fim, as barbas são um símbolo estiloso. Um cara que se cuida, ainda mais nos dias de hoje, pode mostrar seus pelos faciais como uma das formas mais diretas e interessantes de mostrar apreço pelo visual. Como bem se sabe, cuidar bem da barba é uma grande responsabilidade, e que gera bons frutos.

Cada um desses símbolos existem hoje em dia, o que é algo bem interessante de considerar com os pelos faciais hoje em dia. É um momento especial para aproveitar, inclusive, as referências de barbas e barbudos do passado. Como você vai ver logo a seguir.

Os visuais marcantes ao longo dos tempos

Barba Negra é um dos grandes motivos sobre Por que homens tem barba

Existem diversos exemplos de barbudos que fizeram enorme diferença não apenas com seus pelos faciais, como também em influência histórica. Vamos para alguns exemplos rápidos e variados, de barbudos que até hoje estão presentes no imaginário popular como grandes referências.

Barba Negra – Pirata lendário por sua ousadia, e por chamuscar a longa e mal cuidada barba escura.

Antonhy Van Dyke – Nobre pintor europeu que teve grande destaque na Itália e na região dos Flânders; Popularizou o estilo de cavanhaque que leva o seu nome.

Charles Darwin – Além de sua conhecida Teoria da Evolução, Darwin tinha uma barba longa. Muuuuito longa.

Tom Selleck – Ator famoso dos anos 70 a 90 pelo seriado Magnum. E pelo bigode de pintor muito popular.

Charles Chaplin – Ator e dramaturgo bem conhecido pelo bigodinho que depois seria usado pelo ditador Adolf Hitler. Mas seus filmes valem muito mais à pena do que isso.

Como você pode cuidar melhor da barba?

Saiba Por que homens tem barba é muito bom

Com tantos exemplos de barbudos e motivos para termos uma barba, faltou dizer o que você pode ganhar ao ostentar o seu visual, não é? Aqui vão alguns exemplos de vantagens que um barbudo pode conseguir, somados a cuidados essenciais para tal.

Maior proteção para o calor

Quer saber Por que homens tem barba? Veja uma barba cuidada, e você entenderá;.

A barba atua como um protetor solar natural para o rosto. Com um estilo bem cuidado e volumoso, os pelos faciais absorvem boa parte dos raios solares, deixando a pele do rosto mais conservada com o passar dos anos. Mas para tanto, é muito importante tratá-la de acordo, com recursos como o shampoo para barba, e o balm para barba.

Versatilidade ao montar o visual

Montar vários visuais é um bom Por que homens tem barba

Assim como os cabelos e os estilos de roupas, a barba também pode adicionar uma camada de personalização no seu visual. Existem diversos estilos de barba, que combinam muito bem com sua personalidade e até mesmo tipo de rosto. Considerar esses detalhes lhe dará mais consciência na escolher um tipo. E caso tenha dúvidas, pode procurar tranquilamente um barbeiro para lhe ajudar.

Porque os Homens tem barba acabem ficando mais atraentes

Quer saber Por que homens tem barba? Simples, porque é muito sexy

Claro que não é instantâneo, certo? Mas ter uma barba bem cuidada, aparada, e com produtos que a tornem mais chamativa, como um bom óleo para barba, por exemplo, facilita aqueles contatos mais íntimos. Somado a uma boa confiança, atitude, e bom-humor, a vida pode ser ainda mais interessante com os pelos faciais.

Agora você já sabe por que os homens tem barba? Então não deixe de cuidar ou criar a sua do zero! O que não falta são motivos para ter uma boa barba, inclusive nesse começo de 2018. Existem muitas possibilidades, então aproveite-as com atenção e respeito ao corpo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *