Deixa eu adivinhar: você é daqueles barbudos que aguarda pelo fim de semana, e quando ele chega de fato, perde a linha na bebida, não é? Brincadeira jovem, não vamos conjecturar aqui, mas quer você beba muito ou pouco, eventualmente aquela dor de cabeça, seguida do Raul. Por isso vamos ajudá-lo a curar a ressaca de formas bem práticas.
Mas aqui vai um conselho de amigo, como o de costume. Melhor do que ter uma cura para ressaca, não saia por aí enchendo a cara de forma inconsequente. Longe de querermos ser agentes da vida alheia, mas aquela frase “aprecie com moderação” faz todo sentido quando seu fígado pede demissão e você acaba tendo que parar com a bebida de uma forma mais forçada.
Se mesmo assim você cair nessa, vamos às dicas para cuidar da ressaca.
Como curar a Ressaca com os seguintes métodos
Mantenha uma hidratação constante nessas horas
Água é o seu melhor amigo contra os efeitos da ressaca. Ela vai manter seu corpo livre das toxinas nas bebidas e garantir que você não fique tão derrotado durante as horas de agonia após beber aos montes. Se você quiser evitar de vez a ressaca, é melhor intercalar os copos de sua bebida alcoólica favorita com copos de água.
E outra coisa: mantenha o consumo de água mesmo quando você estiver enjoado. A ideia aqui, mais do que evitar aquele vômito, é manter a hidratação do corpo. 1 Copo a cada hora ou a cada 30 minutos é o suficiente para salvar seu fígado e estômago de uma noite desregrada.
Banho ajuda também… Mas não muito
Essa clássica, e não muito agradável para quem passou umas boas horas de calor intenso com a bebida e além. Na verdade, é bem uma falácia. O banho gelado ajuda a diminuir a temperatura, o que de quebra facilita a diminuir a sensação de enjoo e mal-estar por causa da bebedeira. Porém, ele não ajuda a aliviar os sintomas depois, por isso mesmo com um banho você acaba vomitando a passando muito mal depois.
Por isso, o banho é bom apenas quando você sente que as coisas não estão muito boas e você vai acabar na ressaca. Após se trocar com roupas limpas, e ficar com o corpo mais relaxado, você pode começar o tratamento de verdade, principalmente com água.
E complementando a dica acima, deixe uma garrafinha de água perto da cama, para não parar o repouso se levantando a todo momento. Se fizer direito, sua única caminhada durante vai ser no banheiro para urinar.
Exercícios leves ajudam a não chamar o Raul
Repare que não estamos falando de exercícios completos dignos de academia. Se você tentar algo do tipo porque é “monstrão”, ou você vai desmaiar pelo simples fato de estar desidratado o suficiente para o corpo não aguentar qualquer tipo de tensão a mais. A ideia aqui é que você aumente a circulação sanguínea e faça as toxinas presentes no álcool saírem, mas não ao ponto de perder mais líquido.
Podemos te indicar as seguintes atividades leves:
- Caminhada
- Andar de Bicicleta (mas sem exageros)
- Sexo (é uma atividade de baixo impacto, não? Mas isso eu duvido, porque sexo com uma pessoa bêbada…)
- Exercícios de alongamento de baixo impacto (flexões, agachamentos, squats… mas nenhum exercício que force o abdômen)
Para repor os líquidos nessas atividades, o ideal não é apenas água, mas bebidas que reponham os eletrólitos. Água de Coco ou aqueles Energy Drinks são boas ideias. E não, energéticos não são caso você pense em misturar a suas bebidas. Leve a sério tanto a bebedeira como a recuperação dela.
E coma mesmo enjoado
Comer de ressaca é ruim, mas ficar sem comer é pior ainda. Você precisa de nutrientes que ajudem a diminuir os efeitos etílicos no sangue, e não basta comer qualquer coisa também, pois assim como é o caso de exercícios pesados, eles podem piorar a situação.
O melhor caso aqui é comer alimentos que estimulem a produção de muco estomacal, para evitar outros efeitos como a azia; de alimentos que ajudem você a não perder glicose e reforcem o fígado quando ele estiver metabolizando o álcool; e de diuréticos, para expelir todas essas toxinas para fora.
Todas essas questões precisam ser resolvidas com alimentos leves, que sejam de fácil digestão. E não, coxinhas e outros alimentos fritos que você pode encontrar em alguma lanchonete aberta tarde da noite não são uma ideia nada boa. Esses alimentos gordurosos são vão aumentar a azia e tornar sua ressaca ainda mais pesada.
Eis algumas sugestões que podem ajudar a combater a ressaca.
- Chá de Gengibre (eu sei que não é comida, mas também ajuda no combate a ressaca)
- Tomate
- Banana (menos banana nanica)
- Alcachofra com Limão
- Aspargo
- Batata Doce
- Inhame
- Aipim
- Arroz Integral
- Cebola
- Folhas de Mostarda
- Abacaxi
- Melão
- Melancia
- Morango
Agora você pode beber aquela sua cerveja sem correr os riscos de ressaca, não é? Você pode comer antes também para reforçar o estômago e diminuir os riscos. Ou pode não encher tanto a cara e evitar a caça por alimentos leves no meio da noite, a escolha é sua.
Ah, um conselho muito importante: NÃO BEBA CAFÉ na manhã seguinte! Qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína só vão contribuir com a desidratação e a intensificação da ressaca. Ou seja, você só vai vomitar e ter mais dor de cabeça sem necessidade.
Evite os Remédios
Assim como o café e as demais bebidas com cafeína, quaisquer medicamentos que possuam este componente devem ser evitados, pelas mesmas razões, nenhum tipo de estimulante é considerado para não aumentar ainda mais os níveis de glicose no sangue.
Se houver apenas a opção de remédios para ajudá-lo a curar a ressaca, o ideal é buscar anti-inflamatórios sem esteroides. Também é crucial evitar medicamentos que contenham acetaminofeno, pois os riscos de prejudicar o fígado são ainda maiores graças aos péssimos efeitos que ele causa junto ao álcool presente no sangue. Portanto, nada de Tylenol.
As melhores indicações aqui são a aspirina e o ibuprofeno, pois seus efeitos ajudam a amenizar a dor de cabeça sem prejudicar os órgãos digestivos. Um comprimido é suficiente para surtir efeito. E nada de procurar esses medicamentos “tiro e queda” contra a ressaca – você só vai piorar ainda mais os efeitos.
Maneiras Curiosas de Curar a Ressaca pelo Mundo e pela História
Com todas essas maneiras práticas para cuidar da ressaca, você pode aproveitar bem suas noitadas e saídas por aí sossegado. Mas se as saídas que indicamos hoje são bem tranquilas, embora você ainda vá sofrer um bocado, já houve algumas alternativas curiosas e meio malucas pelo mundo inteiro. E como a bebida alcoólica que remonta desde os tempos dos vikings, e antes disso…
Vamos mostrar algumas delas aqui. Eu não recomendo que você as faça, é só um registro histórico para notar como a mente humana pode ir longe na hora de ser criativa com relação aos problemas. Além de rir um pouquinho.
O Consolo Bovino Siciliano…
Sicília, a ilha italiana bem conhecida por suas histórias envolvendo a máfia, entre outros grandes momentos históricos antigos. E por sua forma um tanto esquisita de acabar com a ressaca. E não, jovem, não foi só uma brincadeira o intertítulo: eles realmente comiam pênis de touro seco.
Por tradição popular, os homens comem essa peça acreditam que eles se recuperam da ressaca, como renovam a vitalidade e a virilidade. Você pode tentar a sorte se passar por Sicília um dia…
A receita Japonesa para Curar a Ressaca
Você já viu que o limão pode te ajudar a amenizar os efeitos da ressaca, mas os japoneses, que não costumam brincar em serviço, possuem uma solução ainda mais interessante. Trata-se do umeboshi, uma fruta bem mais azeda que o limão, que é vendida em conserva por lá.
No japão, se costuma fazer uma bebida a partir do umeboshi, mergulhando a fruta em um chá verde, para acabar com a ressaca de quem acabou bebendo sakê demais. O problema é que, mesmo uma solução prática e até rápida para dar fim nos efeitos da bebida, ela é bem azeda. Boa sorte na sua empreitada, caso ache que o limão não é suficiente.
A “Solução” Canadense
Deixamos bem claro a não ingestão de frituras, comidas muito doces ou gordurosas, certo? Pois bem, o Canadá arranjou uma solução “perfeita” para os seus problemas: o Poutine. É um prato feito com batatas fritas bem grossas, um molho de pimenta doce, e pedaços de queijo-coalho. Delicioso, não é? Melhor ainda para acabar com a ressaca… Só que não.
Esperamos que as dicas, e as curiosidades, sirvam para você curtir a vida e as suas bebidas favoritas sem perder muito a linha, jovem. Eu sei que nem sempre é possível curar a ressaca, principalmente estando entre amigos, mas é bom ficar esperto nessas horas para não estragar seu happy hour ou qualquer outra situação especial. Aproveite a vida com moderação, jovem, e até a próxima!
Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.