Já se foi o tempo em que exibir um rosto completamente liso era a única forma de parecer bem cuidado. Hoje, alguns dos homens mais elegantes e sofisticados do mundo já adotam uma abordagem mais robusta em relação aos seus cabelos faciais. Sendo assim, é certo dizer que aquela barba por fazer já não faz mais parte do grupo dos desleixados.

Esse estilo, em alguns casos, pode fazer o homem parecer um pouco cansado e abatido, quando a barba não é bem cuidada. Mas também transforma um rosto suave de bebê em algo muito mais masculino e atraente. Para ajudá-lo a se manter sempre com uma aparência ideal, confira dicas de como deixar a barba por fazer e ainda continuar com um aspecto saudável e bonito.

Como manter a barba por fazer

a barba por fazer dos famosos é super estilosa e você também pode ter uma

Então, como é que vamos conseguir esta aparência viril e distinta? Sentar e esperar que a barba cresça, certo? Infelizmente não. Voltar a sua atenção para os fios de modo a melhorar sua aparência requer um pouco mais de trabalho do que isso. É uma daquelas coisas “sem esforço” que requer, bem… esforço.

Este é o estilo certo para mim?

Primeiro, é preciso se perguntar se a barba por fazer é para você. Afinal, nem todos tem o mesmo gosto. Com isto em mente, aqui estão alguns indicadores simples para te ajudar a decidir se esse estilo é ou não o ideal.

Você deve usar esse tipo de barba se:

  • Sua pele reage mal ao barbear regular;
  • Você está cansado de parecer um menino e quer adicionar um pouco de masculinidade a sua aparência;
  • Não é adequado (talvez para o trabalho) deixar a barba cheia, então você procura algo menos chamativo.

Evite deixar a barba por fazer se:

  • Você tem falhas ou não tem pelo algum. Não há nada pior que fios descoordenados e cheio de buracos;
  • Você não está preparado para mantê-la;
  • Sua parceira não gosta de beijar um rosto áspero.

Preparação e modelagem

a barba por fazer de david beckham é uma das mais icônicas do futebol

Como já falamos, a barba por fazer pode ter sim uma pegada moderna, mas é preciso cuidado para não adotar aquele visual de mendigo. Uma das melhores maneiras de manter sua barba por fazer alinhadinha é “moldar” os fios para dar uma aparência mais limpa e arrumada.

A modelagem consiste em limpar as áreas externas ao crescimento natural de sua barba – as maçãs do rosto e a parte inferior do seu pescoço – para eliminar todos os fios dispersos, fazendo uma linha de contorno relativamente limpa ao redor da barba. Isto é particularmente importante se você tiver pelos escuros e resistentes, que cresçam espalhados de forma bem aleatória.

Para fazer a limpeza, a maior dica é garantir que você use um gel ou creme de barbear que não faça espuma durante o processo. Isto irá permitir que você veja claramente o que está fazendo (e assim você não raspa muito), e ainda lhe proporciona um melhor deslizar da lâmina.

Agora vamos ao processo:

Passo 1: Esfoliar

para deixar a barba por fazer você precisa se cuidar

Lave o rosto com um produto de alta qualidade ou esfoliante facial para remover as células mortas da pele e preparar a barba para um corte suave.

Passo 2: Gel de Barbear

Em seguida, aplique um creme ou gel de barbear na área que será limpa e deixe agir por 30 segundos, para permitir que sua barba dê uma suavizada.

Passo 3: Modele

Com a ajuda de sua lâmina ou barbeador, faça a barba com cuidado na direção do crescimento dos fios. Não se apresse nesta etapa e mantenha o controle de quanto você vai barbear com a mão leve. Você não vai querer remover muitos pelos e arruinar o seu design facial, não é mesmo?

Para um contorno preciso e rente, invista nas lâminas revestidas com platina. Caso use navalhetes, você vai precisar de lâminas bem afiadas e fortes. Limpá-las com álcool após o barbear vai ajudar a evitar a sua oxidação, além de esterilizá-la e ser uma felicidade a mais na vida de quem tem acne. Finalize aplicando um pós barba para que sua pele não fique irritada pelo uso da lâmina.

Mantenha o comprimento

Mas então, o que deve ser feito para que sua barba por fazer mantenha um comprimento adequado e não se torne muito cheia?

Para esse processo, você pode recorrer às maquininhas de cabelo, com pentes ajustáveis de altura. Outra opção são os aparadores de barba, que deixam o pelo um pouco mais baixo, mas também garantem uma boa uniformidade dos fios. Na falta de ambos, ou no caso das barbas que já estão muito longas, resta apelar para a boa e velha tesourinha.

O comprimento ideal para esse tipo de modelo são fios entre 3 a 5 milímetros. Um tamanho abaixo deste vai passar a impressão de um visual de crescimento, e acima já começa a dar um aspecto mais cheio e fechado, fugindo um pouco da essência do estilo.


A manutenção da barba por fazer

você também pode manter uma barba por fazer e ficar cheio de estilo!

Para esse item, o que é preciso ter em mente é que a barba por fazer deve “parecer” algo despojado e natural. Porém, para que sua aparência esteja sempre bem alinhada, sua barba bem tratada e limpa, é preciso ficar atento a alguns cuidados.

A primeira coisa é tratar da limpeza de todo o contorno da barba (como as maçãs do rosto e pescoço) e também do seu comprimento, como já falamos. O próximo passo é o uso de alguns produtos que ajudem os fios a se manterem fortes e saudáveis.

Mantenha sempre uma rotina de tratamento dos fios de sua barba (até mesmo os mais curtos) e da sua pele. É possível usar shampoos para barba, assim como loções fortalecedoras desde cedo, garantindo assim que ela cresça mais bonita e nutrida.

Algumas palavras finais

Apesar da grande quantidade de dicas, manter a sua barba bonita é mais fácil do que parece, e de quebra também pode adicionar aquela masculinidade mais robusta que podia estar faltando no seu visual.

Diversos famosos inclusive têm aderido a essa moda, que você provavelmente verá nos filmes, novelas, comerciais, premiações, etc. O estilo tem tudo a ver com as tendências atuais, que prezam por um visual mais dinâmico, menos preocupado e prático, para acompanhar nosso ritmo de hoje.

A barba por fazer é apenas o primeiro estágio de qualquer um que queira ter os fios bem cuidados e de dar inveja em qualquer outro que os veja. Para tal, é importante sempre ter muita atenção, desde a seleção dos produtos que vai usar, como com outras práticas e hábitos que vão manter a sua barba decente, como a de um homem adulto.

Para que você saiba exatamente o que, e quando usar, preparamos um material todo especial dedicado aos barbudos que buscam os produtos para manter uma barba de respeito.

Quer receber no seu email excelentes conteúdos iguais a este? Então cadastre-se em nossa newsletter.


One Response

  1. Avatar for Rodrigo Simone Mires
    Posted on 19/02/2018

Deixe sua pergunta ou opinião

Ad Blocker Detected

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Refresh